Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Homenagem da Semana - Letícia Sabatella


Força e delicadeza na arte de interpretar 

Letícia Sabatella (Belo Horizonte, 8 de março de 1972)

        Uma mulher traída que flagra seu marido em sua própria cama com a amante. Foi essa cena que Verônica personagem de Letícia Sabatella  na novela Sangue Bom da autora Maria Adelaide Amaral viveu na semana passada  e viu todo o seu castelo de cartas cair. Verônica é elegantíssima, dona de uma  empresa que prepara festas de casamento, sempre pensou que seu  era o mais feliz de todos, mas teve que lhe dar com a descoberta  do caráter do marido da pior maneira possível.


                 Essa descoberta vai fazer Verônica  dar uma reviravolta na trama. A personagem será convida para ir ao bar da novela “Cantaí”  e cantando num Karaokê acaba agradando a todos com sua bela voz. Assim a atriz mostrará mais uma faceta de seu talento : O Canto! Leticia revelou em entrevista que aprendeu cantar com sua mãe e avó. 
Foto : http://tv.i.uol.com.br/
        Sempre gostei do trabalho da Letícia, deste sua estreia. O Seu jeito de interpretar me encanta, a delicadeza em falar mostra o lado sensível da personagem , e ao mesmo tempo esconde a força que eles tem quando precisam se impor diante de alguma situação. Afinal quem imaginaria o tapa que a Verônica deu em Bárbara Ellen (Giulia Gam) , que lavou nossa alma ?
        Além de uma grande atriz já mostrada em vários trabalhos impecáveis, Letícia Sabatella se destaca por sua intensa  participação política e luta pelos direitos humanos.
        Letícia tinha doze anos de idade quando sua família se mudou de Belo Horizonte (MG) para a cidade mineira de Volta Grande, indo residir na vila da Usina Hidrelétrica de Volta Grande. Lá seu pai era engenheiro na usina. Ela conta que aprendeu a gostar da natureza nesse lugar cheio de verde e de pessoas de diferentes nacionalidades.  Mudando-se para Curitiba, viveu nessa cidade dos quatro aos vinte anos. Acreditando que os habitantes de Curitiba conseguem preservar suas raízes em grupos isolados, discorda até certo ponto da conhecida misantropia deles. Lá começou a se interessar por arte, tendo feito cursos de balé e teatro. Ingressou em uma escola de arte dramática, mas só ficou por dois anos porque foi convidada para participar do especial Os Homens Querem Paz, após ter feito um teste na TV Globo, em 1991.

        Foi a partir desse especial que Leticia Sabatella estreou em novelas,   vivendo no mesmo ano  a Tháis da novela O Dono do Mundo do autor Gilberto Braga. Na trama Tháis era uma prostituta de luxo , um das protegidas de Olga Portela (Fernanda Montenegro). O Carisma , a beleza e o bom trabalho da atriz foi reconhecido pelo público que caiu de amores pela personagem em detrimento a protagonista mocinha vivida pela Malu Mader. Foi em O Dono do Mundo que Letícia Sabatella e Ângelo Antônio se encontram , se apaixonaram e viveram juntos até 2003.  Eles faziam  o par romântico mais querido da novela.
O dono do mundo
Com Angelo Antônio
Foto : http://w2.ibsttc.net/
        Em 1993 Letícia volta a TV  como a analfabeta  e ingênua Salete da minissérie Agosto  do Jorge Furtado e Giba Assis Brasil que contava o último mês de vida do Presidente Getúlio Vargas.
Agosto
Foto : http://2.bp.blogspot.com
        Em 1994 a atriz muda-se para a Rede Manchete e protagoniza a novela 74.5 Uma Onda no Ar do autor Chico de Assis, voltando à Globo em 1995 para estrelar o remake de Irmãos Coragem  escrito por Marcílio Moraes, onde ela viveu a personagem Lara , que sofria de dupla e depois tripla personalidade.
Com Angelo Antônio e Raul Gazolla
Foto : http://redemanchete.net


Irmãos Coragem (1995)

Com Marcos Palmeira
Foto : leticiasabatella.blogspot.com
        Em 1998 voltou ao horário nobre Global vivendo a Celeste de Torre de Babel do autor Silvio de Abreu.  Comoveu o Brasil inteiro com sua crível interpretação da Dona Ana , uma mulher  que era obrigada a casar-se com um tirano para salvar seu pai da fogueira da Santa Inquisição  na minissérie A Muralha (2000)  da Maria Adelaide Amaral.
Torre de Babel A muralha
        O ano de 2001 marcou três personagens de Letícia Sabatella. Fez uma pequena participação na minissérie Os Maias da Maria Adelaide Amaral , participou da primeira fase da novela Porto dos Milagres do Aguinaldo Silva  e em outubro  integrou o elenco de O Clone da autora Glória Perez dando vida a marroquina Latiffa.
O clone
Foto : http://2.bp.blogspot.com/
        De volta à Tv em 2004 Letícia dá vida a Maria Luisa Sousa Borba na minissérie Um Só Coração da autora Maria Adelaide Amaral, e em 2005  protagoniza as duas temporadas da minissérie Hoje é dia de Maria  de Luiz Alberto de Abreu e Luis Fernando Carvalho.
Com Rodrigo Santoro em HOJE É DIA DE MARIA
Foto : http://p2.trrsf.com.br/
        Em 2006 Letícia volta em mais uma minissérie de Maria Adelaide Amaral, dando vida a Miss  e Amante de Juscelino Kubstichek , Marisa Soares  em JK. No mesmo ano ela vive a Irmã Lavínia da novela Páginas da Vida do autor Manoel Carlos.
J.K.
Com José Wilker
Foto : http://g.glbimg.com
        De volta ao horário das seis, ela vive em Desejo Proibido (2007) do autor Walther Negrão , a personagem Ana Fernandes.
Desejo proibido
Foto : http://ego.globo.com
        Em 2009 Letícia vive sua primeira vilã, a Ivone personagem da Glória Perez na novela Caminho das Índias. Na trama a personagem arma um golpe forjando a morte de seu amante  apoderando de todos os seus bens. O Trabalho da atriz na novela foi muito elogiado pela crítica.
Caminho das Índias
Foto : fw.atarde.uol

        Em 2010 ela integrou o elenco do seriado Afinal,  O Que Querem as Mulheres ; em 2011 foi a Maria da minissérie Chico Xavier  e em 2012 fez uma pequena participação na novela Guerra dos Sexos do autor Silvio de Abreu vivendo uma das ex-mulheres do Felipe (Edson Celulari).

Foto : http://www.leiaja.com
        No cinema Leticia Sabatella tem um currículo invejável, e até dirigiu um curta-metragem depois  de uma experiência com os índios, onde ela disse que os próprios a pediram que registrassem sua vida. Daí veio a ideia de falar sobre o Hotxuá, o palhaço sagrado, que tem a função de manter a autoestima da tribo e fazê-la superar as dificuldades através do humor", explicou. A atriz chegou a ser batizada pelos índios craós e uma das mulheres da tribo a adotou como filha, conforme manda seu ritual de integração à comunidade.
Cinema :
Ano
Título
Papel
Dente por Dente
Laura
Dona Benta
Anastácia
Esperidiana
Célia
Lúcia
Lúcia
Ana
Hotxuá
Diretora
Maria
Zezé
Circular
Cristina
The Mother War


Foto : http://estrelando.com.br
        Letícia Sabatella já foi convidada para protagonizar várias companhas publicitárias, mas a atriz não aceita por ser contra o consumismo.
        Consciente do seu dever  ao  mundo e a humanidade , isso faz de Letícia Sabatella uma pessoa ainda mais admirável, além de uma atriz única, com sua sensibilidade ao interpretar, ela mostra a preocupação com seu semelhante, no meio onde as pessoas só pensam em aparecer e serem melhores do que os outros.
        Antes mesmo de uma ótima profissional , Letícia é um ser humano ímpar e que uma pena esteja em extinção.

Foto : http://blogs.pop.com.br/
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com, teledramaturgia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“No Rancho Fundo” traz de volta ao horário das seis o romance e humor regional mesclado com temas importantes

        A nova novela das seis No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , já mostrou que é muito mais do que uma continuação de Mar do Sertão . Nesses 3 primeiros capítulos a novela mostrou que   vai falar de termas pertinentes com muito humor e romance regional, que é sempre bem vindo no horário.         Inspirado livremente na peça A Capital Federal , de   autoria   do Artur    Azevedo , a trama   apresentou   paisagens belíssimas, com uma direção de   tirar o fôlego, do Allan Fiterman , com destaque para as cenas do garimpo onde já brilhou de cara, como já era de se esperar   Andrea Beltrão , como   Zefa, a matriarca da família Leonel,   Muito bom ver uma atriz do nível dela em cena totalmente já dona do texto da sua personagem.         Conhecemos um pouco da família protagonista,   além de deixar explícito a força das mulheres dessa   família para sobreviver em um ambiente tão hostil , fomos apresentados   o bom humor de   tirar sarro dos homens que parece não estarem muito a fi