Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Personagens desperdiçados em “A Regra do Jogo”


A Regra do Jogo entrou  em uma semana decisiva.  Preste a chegar ao capítulo 100, o autor João Emanuel Carneiro começa a dar sinais de quem seria o “Pai da Facção”,  o grande mistério da trama.
Kiki, a personagem da atriz Déborah Evelyn,  filha dos Stuart, mãe do Dante (Marco Pigossi) e ex-mulher do Romero (Alexandre Nero) vai aparecer na trama no capítulo  desta sexta-feira (11.12) dando mais indícios da identidade desse “Pai”.
Mesmo com grandes personagens em sua trama, e sempre marcado por ser um autor que sabe fazer novela dando atenção  e importância a todos os personagens, alguns de A Regra do Jogo parecem que simplesmente se perderão ao foram esquecido no meio da caminho, mesmo com perfis que poderiam render ótimas cenas e entrechos para a trama. A impressão que fica e que eles estão lá inertes apenas com o intuito de quem sabe, serem revelados o “Pai da Facção” para finalmente poderem se movimentar.
        Fiz uma lista de dez personagens que injustificadamente estão totalmente desperdiçados dentro da novela:
Orlando (Eduardo Moscovis)
        Um dos grandes nomes da facção, o Orlando do Eduardo Moscovis foi vendido como um grande personagem  que marcava a volta do ator às novelas de onde estava afastado desde 2005 quando protagonizou a novela Alma Gêmea, do autor Walcyr Carrasco, viu o perfil do seu personagem ficar desinteressante quando o JEC resolveu não apresenta-lo com um homossexual enrustido. A Mudança do perfil foi por receio de rejeição ao personagem, fazendo assim o mesmo que aconteceu com o personagem do Marcos Pasquim em Babilônia, do Gilberto Braga. O próprio ator já declarou que seu personagem morrerá na trama,   deixando claro sua decepção com o desperdício de um papel que poderia render muito.
Gibson  (José de Abreu)
        José de Abreu vem de três personagens que deram novo fôlego a sua carreira, o Nilo de Avenida Brasil (2012); o Ernest Hauser de Joia Rara (2013) e o Bernardo de O Rebu (2014). Mas em A Regra do Jogo o ator está  a quase 100 capítulos fazendo a mesma coisa , mandando internar filha, neta e quem mais ousar importunar sua falsa paz. O Gibson é o mais cotado e óbvio para ser o “Pai da Facção”. Quem sabe essa revelação salve o personagem do ostracismo no currículo do Zé de Abreu.
Nelita (Bárbara Paz)
        A Nelita da Bárbara Paz é sem dúvidas a mais desperdiçada dentre todos os desperdiçados de A Regra do Jogo. Com um perfil que poderia render muitas cenas, sua dupla personalidade foi dizimada apenas ao fato de beber  e se transformar numa  pantera na cama. A Atriz que é perita nesse tipo de personagem mais complexo, ficou presa a uma filhinha dondoca iludida por um homem mais esperto. Tai uma que não seria nada mal se fosse o “Pai da Facção”.

Adisabeba (Susana Vieira)
        A Adisabeba da Susana Vieira fez  sucesso antes  mesmo da novela começar. A atriz divulgou o nome e novo  visual nas redes sociais e logo se tornou “memes” nos quatro cantos do Brasil. Porém depois da estreia da novela, a Adisabeba não passou de uma dona de boate despachada  e com visual de periguete da terceira idade. Até a tão aguardada dobradinha entre ela e Cássia Kiss Magro, que viveu a Djanira, não rolou e a Adisabeba se resumiu a mãezona que vive em guerra com as pretendentes do filho galinha.

Merlô (Juliano Cazarré)
        Se a Adisabeba esta sendo desperdiçada na novela, o Merlô do Juliano Cazarré nem se fala. Um MC da favela com mente de criança, o personagem chega em certas cenas parecer um debilóide.  O personagem perde até para o camaleônico Ninho que ele viveu em Amor à Vida, do Walcyr Carrasco, em 2013.

Feliciano (Marcos Caruso)
        Com a faca e o queijo na mão, o Feliciano  tinha tudo para ser outro ótimo personagem cômico vivido pelo Marcos Caruso, como o Leleco de Avenida Brasil (2012),  também do João Emanuel Carneiro. Mas em quase cem capítulos o personagem apenas andou em círculos e não apareceu em cena. Até a pegada do triangulo amoroso entre ele e os personagens do José de Abreu e da Maria Padilha não  rendeu. Uma pena!

Ninfa (Roberta Rodrigues)
        Tão logo descobri que a Roberta Rodrigues voltaria às novelas para fazer mais uma periguete,  me animei lembrando  do sucesso que foi a Maria Vanúbia de Salve Jorge (2013).  Mas infelizmente a Ninfa ficou devendo muito a periguete interpretada  pela atriz para a trama da autora Glória Perez, e o que vimos a cada capítulo foi um  mar de  lamúria da Ninfa e sua “colega de casa” e de namorado. Até  o  grupo de funk onde ela e Alisson (Letícia Lima) sensualizavam com o Mc Merlô (Juliana Cazarré) o autor deixou de lado.

Cesário (Jonny Massaro)
        Toda novela que se preze precisa de um casal jovem  bem ao estilo Romeu e Julieta, e A Regra do Jogo que não conseguiu emplacar nenhum dos seus pares românticos principais, precisava mais do que nunca. O Cesário, personagem do Jonny Massaro e a Luana da Giovanna Lancelotti tinha tudo para ser esse casal. Mas inexplicavelmente o autor  os separou  sem um motivo claro. Assim o Cesário, que prometia ser outro bom personagem que o ator Jonny Massaro iria  fazer crescer, como fez em Meu Pedacinho de Chão (2014) e Amorteamo (2015) acabou  resolvendo sofrer por amor  da forma mais patética possível. Nos capítulos desta semana o Cesário resolveu sair do casulo e até foi atrás da Luana, mas ainda não rendeu.

Nora (Renata Sorrah)
        Acho que para qualquer autor ter Renata Sorrah em seu elenco é um presente com valor inestimável. Mais ai o João Emanuel Carneiro cria uma personagem tão engessada que nem a Renata  faz render. Estou com esperança que esse desperdício  de quase cem capítulos seja compensado por essa nova trama da personagem  se envolvendo  com o motorista vivido pelo Oscar Magrini.

Vavá (Marcelo Novaes)
        Claro que eu não esperava muito do Marcelo Novaes fazendo comédia,   ainda mais depois do Max de Avenida Brasil. Mas o Vavá abusa do direito de ser um personagem sem peso na trama de A Regra do Jogo.  Parece apenas um figurante  que nem de  luxo chega a ser. Deus queira que ele seja escolhido o “Pai da Facção”. Só isso para explicar tanto desperdício de um ator em uma novela.
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu