Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Amazônia (1991)


“Viver em dois tempos ao mesmo tempo . . . Romper 100 anos em 1 segundo”
    Esse era o slogan da superprodução que a Rede Manchete lançou em 1991 com o intuito de repetir o grande sucesso de Pantanal (1990), do Benedito Ruy Barbosa.  A trama dos autores Jorge Duran, Denise Bandeira e Regina Bandeira foi um dos projetos mais caros produzidos pela emissora, que na época já estava em crise financeira. Infelizmente a trama de Amazônia que se passava simultaneamente em dois séculos distintos nos anos de 1899 e 1991, não cativou o público e acabou contribuindo muito para o fechamento da emissora em 1999.
Amazônia - 1991/1992

        A novela tinha a proposta de unir dois séculos: o final do XIX e o início do XXI, através da história da Amazônia.
No futuro, a ação é protagonizada por Milla (Cristiana Oliveira), uma jovem jornalista que troca o Rio de Janeiro por Manaus em busca de aventura, e seu envolvimento com Lúcio (Marcos Palmeira), chefe de uma gangue de trambiqueiros do Porto de Manaus, um rapaz que tem visões. Nelas surgem as tramas de 1899, onde a exploração dos seringais amazônicos domina a cena.
Amazônia - parte II - trecho da vinheta - I

É lá que Lúcio se vê como Caio (Marcos Palmeira), filho do todo-poderoso Comendador Mangabeira (Antônio Petrin), e noivo da doce Júlia , filha do comerciante de borracha, Sr. Peçanha (Leonardo Villar), duas famílias enriquecidas pela borracha.
Com a rejeição do público à trama, a Rede Manchete resolveu simplificar os acontecimentos da novela e a partir do capítulo 43 centrou a história apenas no passado abandonando os dois tempos apresentados até então. Mas era tarde demais,   o público não voltou.
Cristiana Oliveira interpretando a Princesa Camille na novela 'Amazonia-Parte ll', em 1992.

Cristiana Oliveira e Marcos Palmeira que protagonizaram à trama , tão logo terminaram Amazônia foram para a Globo  seguir uma carreira marcada de sucessos. Ele voltava à emissora, e reestreou em Renascer (1993), se consagrando como o  João Pedro .  Cristiana Oliveira, sondada desde Pantanal (1990),  foi contratada pela emissora carioca, foi capa da revista Playboy em fevereiro de 1992 e estreou em agosto do mesmo ano como protagonista da novela De Corpo e Alma (1992), da autora Glória Perez.
Logotipo e fragmentos da abertura de AMAZÔNIA (1991)

Jaime Monjardim seria o diretor da novela, mas antes do início da produção o autor abandonou o projeto. A direção de Amazônia ficou com Tizuka Yamazaki e Marcos Schertman.

A  abertura da primeira fase da novela mostrava modernos recursos de computação gráfica e era embalada pela música “Eldorado” do Marcus Viana. A Abertura recebeu vários prêmios na época, mas curiosamente com o início da segunda fase da trama Amazônia – Parte II ,  o vídeo foi substituído.
Amazônia tinha uma temática fadada ao sucesso, tal qual foi Pantanal, mas a narrativa da trama em dois tempos pode ter sido o grande problema da história. A novela perdia a simplicidade  e regionalismo  que Pantanal tanto explorava quando a história voltava para a atualidade.   

Contar uma história em dois tempos é uma estrada de mão dupla. O telespectador pode se perder com  a novidade da narrativa. A Globo já apostou algumas vezes neste tipo de história como em O Casarão (1976) do Lauro César Muniz e mais recentemente em Além do Tempo (2015) da Elizabeth Jhin, ambas marcadas pelo sucesso. Já  no remake de O Rebu, do George Moura e Sérgio Goldenberg, que também tinha uma narrativa inovadora, o sucesso de público não foi alcançado.
Ficha Técnica :
Autores : Denise Bandeira, Jorge Duran e Regina Braga
Direção Geral : Carlos Magalhães, Tizuka Yamazaki, Luis Carlos Magalhães, Marcos Schertmann
Elenco:
MARCOS PALMEIRA – Caio (1899) / Lúcio (1991)
CRISTIANA OLIVEIRA – Camilla (1899) / Milla (1991)
JULIA LEMMERTZ – Maria Luísa
ANTÔNIO PETRIN – Comendador Mangabeira
LEONARDO VILLAR – Sr. Peçanha
RAUL GAZOLLA – Daniel / Lírio Pessoa
HELENA RANALDI – Andréa
PATRÍCIA TRAVASSOS – Francisca
BETINA VIANNY – Françoise
JUSSARA FREIRE – Bárbara
JOSÉ DE ABREU – Marcelo Loureiro / Ryan Molina
TATIANA ISSA – Leninha
MARCÉLIA CARTAXO – Das Dores
LÚCIA ALVES – Maria Rabuda
ROBERTO BOMFIM – Quim
ANSELMO VASCONCELLOS – Ezequiel
RICARDO BLAT – Celestino
MARCELO GALDINO – Tonho
JOSÉ DUMONT – Raimundo
PASCHOAL VILLABOIM – Genival
VICENTE BARCELLOS – Noel Pereira
IVAN DE ALBUQUERQUE – Velho Índio (Pajé Moraicá)
RONEY VILELLA – Uira
ANTÔNIO GONZALEZ – Cacique Criá
JÚLIO BRAGA – Caixi
PAULO ROBERTO – Werner
HENRIQUE TAXMAN – Harry / Dr. Orlando Charcor
MARÍLIA BARBOSA – Olinda / Rosa
HENRIQUE CUCKIERMANN – Nando / Adiba / Regatão
GILSON MOURA – Ratão
TIÃO D’AVILA – Matias
TONICO PEREIRA – Gaspar
ANDERSON MÜLLER – Rudy / Adão
IRACEMA STARLING – Assunção
IZA DO EIRADO – Lolita
GLÁUCIA RODRIGUES – Marlene / Flor
RAFAELA AMADO – Mariana / Aritsé
MARIA SÍLVIA – Rosana
PAULO BARBOSA – Gandô
HAROLDO COSTA – Tinoco
WALDIR ONOFRE – Inocêncio
DAVID HERMAN – Mr. Yale
MARIA DULCE SALDANHA – Pérola
CATARINA ABDALLA – Severina
VERA SETTA – Josefina
MARTA RICHTER – Maria
NELSON PAULINO – Nepomuceno
PAULO VESPÚCIO – Alexandrino
EDMUNDO FÉLIX
e
JARDS MACALÉ – Dorotéo
EDUARDO CONDE – Gustavo Gusmão
RÚBENS CORRÊA – Muru
ANTÔNIO ABUJAMRA – Xerife / Dr. Homero Spinoza
Exibição: 10 de Dezembro de 1991 à 29 de Junho de 1992
Capítulos: 162
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : redemanchete.net, teledramaturgia.com, Wikipédia.com

Comentários

  1. Boa noite, Evaldiano! Parabéns pela sua matéria sobre a novela AMAZÔNIA! Apesar de ter sido considerada um fracasso na época de exibição e gerar dívidas à emissora, para mim, a história em si foi apaixonante e prendia a minha atenção. Os poderes paranormais do personagem de Marcos Palmeira (Lúcio) faziam com que a história saltasse do futuro (2010) para o passado (1899), bastando Lúcio observar um antigo porta-retrato que furtou de uma loja de antiguidades no centro de Manaus. Permita-me apenas uma correção? Fontes relatam a história futurista como passada em 1991. Porém, o ano de 1991 foi quando AMAZÔNIA foi produzida pela Manchete; o ano em que a história futurista se passava era de fato 2010 (engraçado, há 08 anos atrás), onde vimos figurino e cenário cuidadosamente preparado para ambientar esse período. A novela foi produzida numa época em que os atores estavam no auge de sua vitalidade: a beleza de Cristiana Oliveira, Jussara Freire e Tatiana Issa (sumida das novelas); o vigor de Marcos Palmeira, Raul Gazolla e Anselmo Vasconcelos (que viveu o feroz capataz de Nova Esperança Ezequiel). Além das grandes atuações de Rubens Correia, Antônio Abujamra e Ivan de Albuquerque, dentre outros. Se eu não me engano, foi em Amazônia que Helena Ranaldi estreou na Tv, vivendo Andrea, amante de Lúcio. Bem, vamos esperar se um dia alguma emissora brasileira (SBT ou Band) reprisem esse material, que pra nós, é deveras VALIOSO! Um super abraço e sucesso em 2018... e além!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Karine Teles e Isabel Teixeira marcam a semana em “Pantanal”

          A Despedida de Madeleine e a libertação de Maria Bruaca foram o destaque desta semana de Pantanal   e   comprovou   o talento de suas intérpretes que estão roubando a cena no remake.         Karine Teles com a sua Madeleine se despediu de Pantanal em uma cena emocionante e chocante no capítulo deste sábado (21.05). Assim como na sinopse original a personagem morre em um acidente de avião ao tentar voltar para o Pantanal com o intuito de reconquistar a vida   nos braços de José Leôncio (Marcos Palmeira) , abandonada   20 anos atrás.   Madeleine foi uma das personagens mais bem construídas nesse remake. Tanto pela Bruna Linzmeyer   como pela Karine Teles , que manteve toda a aura da personagem da primeira fase. Voluntariosa, mimada , afrontosa e mesmo já adulta, sempre com atitudes infantis. Eu que já citei alguma vezes que critiquei a escalação da Karine para a Madeleine na maturidade, tive que dar mais uma vez meu braço a torcer.   A atriz que tem um boa bagagem nos c

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v