Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Cristiana Oliveira


        Cristiana Oliveira está de volta a tv na pele da louca e feiticeira Mara, na nova trama da Record, A Terra Prometida. Depois da estreia na Rede Manchete e ter se consagrado na Globo, Cristiana é uma das apostas da emissora para enriquecer seu casting de grandes astros.
        A Atriz  iniciou a carreira como modelo e o que poucos sabem é que até os 19 anos,  depois de ter sua filha Rafaella, sofria com obesidade. Ela chegou a pesar 150 kg, mas com força de vontade conseguiu emagrecer  e se transformar em modelo de  sucesso em  fotos e capas de revistas no Brasil e países como a Itália e Alemanha.
        Em 1985, Cristiana Oliveira foi contratada pelo cantor Léo Jaime para lhe ajudar a responder as cartas de fãs.  No mesmo ano gravou um comercial com a direção do Walter Salles Junior  e foi exatamente esse comercial chamou a  atenção  Rede Manchete para Cristiana. A Emissora foi então  a primeira em que a atriz firmou contrato  para participar  de novelas. 
        Cristiana estreou em novelas no ano de 1989,   na trama de Kananga do Japão, mas foi em Pantanal  na pele da Juma Marruá que a atriz ganhou projeção nacional , virando estrela de primeira grandeza  e protagonista de várias outras novelas na Rede Globo.
        É exatamente essa trilha de personagens de sucesso que o post de hoje vai relembrar.

Juma de Pantanal (1990)

        A novela Pantanal foi o grande fenômeno  da teledramaturgia da década de 90, e assim como a trama do Benedito Ruy Barbosa, Cristiana Oliveira na pele da protagonista Juma , foi alçada ao posto de grande estrela logo em seu primeiro maior papel de destaque. Sua beleza nos inesquecíveis banhos de Juma nua nas águas do Pantanal  seduziu o Brasil, mas seu trabalho  foi muito  além da sua nudez. Seu  talento aparecia a cada nova cena da selvagem personagem. Por pouco Cristiana Oliveira não perdeu o papel  para Glória Pires. A Atriz acabou não se acertando com a Rede Manchete para estrelar a trama, e a emissora resolveu apostar em uma atriz menos conhecida depois da recusa da grande estrela Global. Cristiana ganhou  vários prêmios por sua atuação  e muitos apostaram que a personagem seria a única em sua carreira, ou pelo menos a de maior destaque. Claro que é impossível falar da Cristiana e não lembrar da Juma, mas a atriz trilhou um caminho de sucessos pós-Pantanal, como veremos ao falar dos seus  próximos trabalhos.


Camila e Mila de Amazônia (1991)

        Ainda na Manchete, depois do sucesso de Pantanal, Cristiana de Oliveira ganhou a protagonista da trama de Amazônia, do autores Jorge Duran e Denise Bandeira. Na trama a atriz viveu duas personagens nos  dois tempos distintos da narrativa da novela, Camila em 1899 e Mila em 1991, os tempos atuais.  Infelizmente Amazônia não chegou nem perto do sucesso de Pantanal, muito devido à crise pela qual a emissora começa a passar e que culminaria no fechamento de suas atividades em 1999. Mesmo assim   Cristiana fez um bom trabalho  se dividindo em dois papéis.

Paloma de De Corpo e Alma  (1992)
COM TARCÍSIO MEIRA 

        Em 1992, Cristiana foi contratada pela Globo já com status de grande estrela. A atriz iria protagonizar a minissérie Agosto (1993), mas na última hora a emissora resolveu escalar Cristiana para ser a protagonista da próxima trama das nove. Assim junto com Tarcísio Meira, Cristiana Oliveira  ganhou sua primeira protagonista no horário nobre global na trama de De Corpo e Alma, da autora Glória Perez.  A novela acabou ficando marcada mais pelo assassinato da atriz Daniela Perez, filha da autora e que também participava da trama, do que pela história propriamente dita, mas Cristiana brilhou esbanjando talento ao lado de grandes nomes com Tarcísio Meira, Stênio Garcia entre outros.  Foi também no ano de 1992, antes de estrear em De Corpo e Alma que Cristiana estrelou sua primeira e única capa de Playboy.

Marialva de Memorial de Maria Moura (1994)

        Em 1994, Cristiana Oliveira foi um dos destaques da minissérie Memorial de Maria Moura, dos autores Jorge Furtado e Carlos Gerbase.  Na trama,   Marialva sofre ao lado dos irmãos Tonho (Ernani Moraes), Irineu (Otávio Müller) e Firma (Zezé Polessa). Ao conhecer e se apaixonar por Valentim (Jackson Antunes), um integrante do circo, malabarista e atirador de facas, vislumbra uma possibilidade de escapar do duro convívio familiar. Os dois passam a lutar ao lado de Maria Moura, que trata Marialva como se fosse uma irmã.

Tatiana de Quatro por Quatro (1994)
com HUMBERTO MARTINS
        A Tatiana de Quatro por Quatro, novela do autor Carlos Lombardi,  foi a primeira experiência cômica da atriz na tv. Ao lado de Elizabeth Savalla, Letícia Spiller e a  saudosa Betty Lago, as outras protagonistas da trama, Cristiana viveu as mais curiosas e  engraçadas situações. A Atriz que vinha marcando sua carreira por personagens mais densas, deu uma diferenciada em seu currículo com a personagem.

Adriana de Salsa e Merengue (1996)

        Em 1996,  Cristiana Oliveira apareceu deslumbrante na pele da vilã carreirista  e interesseira Adriana, na trama de Salsa e Merengue dos autores Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa.  A personagem dava um grande golpe ao seduzir o milionário Guilherme, personagem vivido pelo saudoso Walmor Chagas. Guilherme acaba abandonando a esposa,   com quem era casado há mais de 30 anos para viver o romance com a golpista.
         
Selena de Corpo Dourado (1998)

        Na trama de Corpo Dourado, do autor Antônio Calmon, Cristiana Oliveira se desvencilhava de vez do posto de grande musa na pele da  protagonista Selena. Criada no campo como um peão, é rude nos gestos, nas atitudes e na fala. Desajeitada, corajosa, levemente cômica, aparentemente dura e forte como um rapaz, é secretamente feminina e, sobretudo, íntegra. Tem grande identificação com Chico (Humberto Martins) que, para ela, é a encarnação do herói viril, o Clint Eastwood com quem sempre sonhou em segredo.

Nicinha de O Clone (2001)

        Outro papel importante feito pela Cristiana foi a falsa e manipuladora Alicinha da trama de O Clone, da autora Glória Perez. Inicialmente se mostrando como uma moça tímida e prestativa, Alicinha acaba sempre conseguindo através de meios não  muito corretos tudo que queria,  e destruindo  todos a sua volta. A personagem tinha  um perfil psicopata e a autora tentava desvendar  para o telespectador  esse tipo que nos rodeia. Em 2009, na trama de Caminho das Índias, a autora voltou a apresentar uma personagem com esse perfil, entrando ainda mais fundo no mundo dos psicopatas com a Ivone, vivida pela Letícia Sabatella.

Carminha de Amazônia de Galvez à Chico Mendes (2007)

        Em 2007, Cristiana Oliveira participou da terceira fase da minissérie Amazônia de Galvez à Chico Mendes, da autora Glória Perez, dando vida a personagem Carminha, que na trama era esposa do delgado Bento, vivido pelo ator Lima Duarte.

Araci de Insensato Coração (2011)

                Em 2011,  Cristiana Oliveira chocou o público ao aparecer quase irreconhecível na pele da presidiária Araci, na trama de Insensato Coração, do autor Gilberto Braga. Livre de toda vaidade, Cristiana apareceu muito acima do peso  dando ainda mais credibilidade a personagem que foi muito importante para a trama. Mesmo sendo uma participação pequena, a Araci reascendeu os holofotes em cima da carreira de Cristiana dando um novo fôlego e abrindo novas partas para a atriz.  A personagem foi uma espécie de prova dos novas em sua carreira. Mesmo com um currículo   recheado de grandes sucessos e mulheres exuberantes, Cristiana não se incomodou em fazer uma personagem que ia contra o seu perfil de personagens que havia vivido até então, e provou que talento e algo que vai muito além de uma bela plástica e apego pela vaidade.



Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com.br, memóriaglobo.com, wikipedia.com.br 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha dos Paralamas do Sucesso

      “Alagados, Trenchtown, Favela da Maré”         Escutar essa frase   me faz voltar uns 20 anos no tempo  e relembrar quando conheci   a banda Os Paralamas do Sucesso , cantando um dos seus maiores sucessos populares.      A Banda formada por Herbert Vianna (Vocal e Guitarra), Bi Ribeiro (Baixo) e João Baron e (Backing Vocal e Bateria) sempre misturou vários ritmos  em sua canções. De rock a reguee, e  nos  últimos anos uma pegada mais lounge.        Muitos pensam que os Paralamas fazem parte da turma de Brasília, por causa da naturalidade de Herbert Vinna e Bi , mas a banda em si  foi formada apenas quando os dois se encontraram no Rio de Janeiro  em 1977,  ainda sem a denominação atual.        O Sucesso  só veio em 1984  quando lançaram o álbum “ O Passo do Lui ” com  músicas que marcam até hoje os shows da banda : “Óculos”, “Me Liga”, “Meu Erro” entre outros.       A História da banda com as novelas começou em 1985 quando a música “ Me Liga ” entrou

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Perdemos Sérgio Mamberti!

Ícone   representativo da arte e política   brasileira         Esse   ano está complicado para   a arte brasileira, nesta sexta-feira (03.09), perdemos mais um ícone   - O Ator Sérgio Mamberti.   Ele estava internado com uma infecção nos pulmões e faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.         Sérgio Mamberti imortalizou personagens que marcaram várias gerações – as crianças com o Dr. Victor do programa educativo Castelo Rá Tim Bum e os noveleiros com o cinéfilo mordomo Eugênio de ValeTudo (1988).         Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo ,   além de ator, foi dramaturgo, diretor, produtor, autor, artista plástico e político.         Na década de 70, juntamente com o irmão Claudio Marberti, participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia nacional como Regina Duarte , Beatriz Segall e Paulo José .         Nos cinemas estreou em 1966, no filme Nudista a Força e já tem mais de

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa