Novelas Inesquecíveis - O Machão (1974)


        A quarta novela mais longa da história da teledramaturgia brasileira que ficou mais de um ano no ar  com 371 capítulos exibidos. Hoje vamos falar da trama de O Machão, um dos grandes sucessos da Rede Tupi, de autoria do Sérgio Jockman com base em um argumento de Ivani Ribeiro.
        Vale a pena explicar que  os capítulos da trama tinham apenas 20 minutos diários sem intervalo comercial, ou seja era bem menos tempo no ar do que as novelas anteriores que normalmente tinha 45 minutos e três intervalos. A trama também apresentou novidades em sua narrativa mudando o seguimento da ação a cada 9 capítulos, em que a trama se focava   em outro personagem para destaque na história.

        A Ideia original de fazer a trama baseada em A Indomável, trama que Ivani Ribeiro apresentou em 1965 na Tv Excelsior,  que tinha inspiração em A Megera Domada  de Shakespeare, se perdeu no decorrer  dos capítulos, e  a partir do  40,   Sérgio Jockyman  assumiu a trama que vinha sendo escrita por Ivani e Dárcio Ferreira (seu marido) até então,  e resolveu centrar a trama na história Julião Petrucchio e Catarina Batista, o casal vivido por Antônio Fagundes e Maria Izabel de Lizandra, que vinham do sucesso de Mulheres de Areia, em personagens semelhantes, o Alaor e a  Malu. Com a mudança do rumo da trama e dosagem de comédia inserida por Jockman, O Machão se transformou em um fenômeno de audiência e conquistou um público cativo que adorava acompanhar as brigas e reconciliações do casal. Aproveitando essa pegada  cômica instaurada na trama, o autor ainda usou de realismo fantástico. Um exemplo foi Yara Lins que explodiu em O Machão antes mesmo que a Wilza Carla em Saramandaia (1976).

        Maria Izabel de Lizandra e Antônio Fagundes se transformaram em astros de primeira grandeza graças ao sucesso da trama.  Logo que terminou O Machão, Fagundes foi contratado pela Globo e estreou na emissora  vivendo o Lua Viana de Saramandaia (1976).  
        João José Pompeo, que viveu o Cornélio e Liana Duval, a Lulu Abrantes, também   fizeram seus personagens ter grande empatia junto ao público.

        Além de Antônio Fagundes e Clarice Abujamra, que eram casados na vida real, vários outros   casais de atores na vida real também   integraram o elenco de O Machão:  Etty Fraser e Chico Martins, Ruthinéa de Moraes e João José Pompeo e Riva Nimitz e Henrique César.

        Inacreditavelmente,  os capítulos de O Machão começavam e se encerravam com Antônio Fagundes imitando o urro de um leão no logotipo da trama, o que já fazia o telespectador entrar no ritmo cômico da trama. No decorrer da novela, os urros do encerramento foram substituídos por algum personagem da trama contando uma passagem cômica.
        Antônio Fagundes e João José de Pompeo receberam o prêmio de melhor ator de 1974 pela APCA (Juntamente com Cláudio Correa e Castro por Os Inocentes) e Paulo Hesse, que viveu Dr. Voncourt em O Machão, ficou com o prêmio de Revelação do ano.

        Em 2000, a Globo produziu O Cravo e a Rosa, escrita pelo autor Walcyr Carrasco, que tinha como ponto de partida a novela O Machão, com Eduardo Moscovis e Adriana Esteves no papel de Petruccio e Catariana. Tal qual O Machão, a trama Global foi sucesso imediato e considerada uma das melhores escritas pelo autor.
        Paulo Hesse foi o único ator que participou das duas tramas, vivendo o Dr. Valcourt em O Machão e o Delegado Sansão Farias em O Cravo e a Rosa.
Resultado de imagem para FOTOS DA NOVELA O MACHÃO

        A trama simples de O Machão contava a história do  rude e determinado Julião Petruchio (Antônio Fagundes), na iminência de perder suas terras numa dívida, recebeu uma missão aparentemente impossível: domar a megera Catarina (Maria Izabel de Lizandra), uma moça temperamental que tem aversão por homens e casamento. Feminista convicta na rígida moral da década de 20 a moça faz de tudo para espantar todos os seus pretendentes, que são vários, pois é filha de Batista (Rogério Marcico), um rico fazendeiro do  café que pagará uma fortuna a quem desposar sua filha. Por isso a ardilosa Dinorá (Irene Ravache), sabendo da situação de Petruchio, sobrinho de seu submisso marido Cornélio (João José Pompeo), lhe propõe conquistar Catarina em troca do pagamento de suas dívidas. É essa também a maneira que Dinorá encontrou para casar seu irmão mais novo, Heitor (Jacques Lagoa), com a caçula dos Batista, Bianca (Lisa Vieira). A jovem moça está apaixonada, mas o pai só permite o namoro entre ela e Heitor depois que Catarina se casar. Mas não será fácil para o machão Petruchio dobrar a indomável Catarina, mesmo depois que se descobrem apaixonados um pelo outro.
        O Machão foi uma comédia de costumes que mesmo com mais de  350 capítulos não cansou o público em nenhum momento, consagrou seus intérpretes e entrou para o hall dos grandes momentos da teledramaturgia nacional.

Ficha Técnica:
Novela do autor Sérgio Jockman
Com argumento de Ivani Ribeiro
E escrito por Dárcio Ferreira
Direção Geral: Luis Gallon e Edison Braga
Elenco:
ANTÔNIO FAGUNDES – Julião Petruchio
MARIA ISABEL DE LIZANDRA – Catarina Batista
ROGÉRIO MÁRCICO – Batista
CLARISSE ABUJAMRA – Santuza
IRENE RAVACHE – Dinorá
JOÃO JOSÉ POMPEO – Cornélio Valente
LIZA VIEIRA – Bianca
ELIAS GLEIZER – Comendador Stromboli
LIANA DUVAL – Lulu Abrantes
ETTY FRASER – Mimosa
ABRAHÃO FARC – Calixto
FLÁVIO GALVÃO – Edmundo
JACQUES LAGOA – Heitor
JOHN HERBERT – Mário Maluco
EDGARD FRANCO – Celso
CAZARRÉ – Basílio Cizânio
MARCOS PLONKA – Fritz Von Schnapps
CLEYDE RUTH – Candinha
WALDEREZ DE BARROS – Serafina
RIVA NIMITZ – Rosa
YARA LINS – Josefa
RUTHINÉIA DE MORAES – Leonor
TEREZINHA SODRÉ – Jandira
CLENIRA MICHEL – Zozó (Zoraida)
HENRIQUE CÉSAR – Rachid
CHICO MARTINS – Armando
ROBERTO BOLANT – Inácio
PAULO HESSE – Dr. Valcourt
FELIPE LEVY – Dr. Osvaldo
JACK MILITELLO – Delegado
INDIANARA GOMES – Lúcia
ODAIR TOLEDO – Buscapé
MEIRE DE CARVALHO – empregada
RICARDO PETRÁGLIA
VERA PAXIE
ÍRIS BRUZZI 
SEBASTIÃO CAMPOS
EUGÊNIA DI DOMÊNICO
KLEBER AFONSO
NICOLE PUZZI
MICHELE MOREN
DIRCE MILITELLO
TYHANA PERCKLE
KARIN RODRIGUES
GILBERT
e
SUZY CAMACHO – neta de Catarina e Petruchio no último capítulo
MARCO ANTÔNIO APUD – neto de Catarina e Petruchio no último capítulo
Exibição: 05 de Fevereiro de 1974 à 15 de Abril de 1975
Capítulos: 371

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários