Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Trilha Sonora Eterna – Mandala Nacional (1987)


        Parece algo inacreditável,  mas vocês sabiam que em 1987 a Globo apresentava em seu horário nobre uma trama que tinha como história principal um incesto entre mãe filho e um personagem bissexual. A protagonista era ainda filha de um comunista  que tinha problemas com o governo em um Brasil pós-ditadura militar entre outros detalhes que fizeram de Mandala, do autor Dias Gomes , uma trama que a Globo jamais ousou reprisar.
        Era muita ousadia para uma novela apenas, mas Mandala teve seus pontos positivos. Como resistir  a bela Vera Fischer, impecável como a deusa Jocasta;  o saudoso Carlos Augusto Strazzer como o paranormal Argemiro e Nuno Leal Maia em estado de graças na pele do Tony Carrado.
        Dias Gomes adaptou  a clássica história de Édipo e Jocasta  para o século 20, mas ficou em Mandala apenas até o capítulo  35, deixando a trama sob a responsabilidade de Marcílio Moraes e Lauro César Muniz. A Primeira fase  da trama, com 16 capítulos, empolgou o público, e foi nesse momento que brilhou em cena Giulia Gamm, na pele da Jocasta  jovem, em sua estreia em novelas.
        A novela claro,   teve muitos problemas com a censura, que  quase a impediu de ir ao ar, mas depois liberou com os devidos cortes. Porém voltou a intervir novamente quando foi anunciado o primeiro beijo entre Jocasta (Vera Fischer) e Édipo (Felipe Camargo). Consideravam a cena agressiva aos telespectadores. Porém, como os personagens desconheciam sua condição de mãe e filho, a cena foi finalmente liberada. A novela tinha de início forte conotação política, que também teve que ser atenuada por interferência da censura.

        Mesmo com uma forte trama mística,  que acabou suplantando os temas políticos e a história de Édipo e Jocasta, a trilha da trama foi mais uma daquelas clássicas da década de 80, com várias faixas de grandes intérpretes que viraram hits, marcando o estilo comercial que a Som Livre seguia na época.

        Impossível falar da trilha nacional de Mandala  e não lembrar imediatamente da faixa que foi o carro-chefe  do disco, “O Amor e o Poder” na voz da cantora  Rosana. Tocada incessantemente na novela cada vez que Vera Fischer esbanjava beleza em cena  e praticamente  24 horas por dia nas rádios do Brasil, a música se transformou em ícone das trilhas de todos os tempos e,  que  atirem a primeira pedra quem nunca performou ao estilo da Rosana nos anos 80 e cantarolou a música!
        Porém como nem só de “O Amor e o Poder” se fez a trilha de  Mandala. Vale muito a pena rever as outras faixas também marcadas pelo sucesso.

        “A Paz”,  um dos hinos do repertório da Zizi Possi,   entrou na trilha como tema da personagem Letícia, vivida pela exuberante LúciaVeríssimo.  Guilherme Arantes também integrou a trilha com uma das músicas marca registrada do seu repertório - “Um Dia, Um Adeus”, tema da personagem Vera, vivida pela atriz Imara Reis. Djavan , outro ícone da MPB reverenciado nos anos 80, entrou na trilha com “Dou-não-Dou” , tema do complexo personagem Laio (Taumaturgo Ferreira/Perry Salles).

        Cesar Camargo Mariano abria e fechava  o lp da trilha com duas músicas instrumentais: “Mitos”, o místico tema de abertura  e “Uma Mulher” em parceria como Léo Galdelman, o tema de amor  de Édipo e Jocasta.

        Felipe Camargo fez do Édipo o grande trampolim da sua carreira.  Ganhou alguns protagonistas nas tramas seguintes e ainda o coração de Vera Fischer na vida real. Para o seu tema na trama foi selecionada “Viagem ao Fundo do Ego” da Egotrip, banda formada na década de 80 e que ganhou grande projeção depois que a música estourou na trilha de Mandala. A Banda se desfez cerca de um ano depois da formação, devido a morte  do baterista de apenas 19 anos, Pedro Gil, filho do cantor Gilberto Gil.

        Outra banda esquecida lá nos anos 80, Areia Quente  foi integrante da trilha da trama com a música “Perdão”, tema de Débora ,  personagem da atriz Maria Ferreira.


        O Inesquecível banqueiro do jogo do bicho, Tony Carrado, vivido pelo Nuno Leal Maia, precisava de uma tema a altura das suas,  digamos “exagerices” e “cafonagens”. Assim  ganhou o clássico do Wando,  “Eu Já Tirei a Tua Roupa” sob medida.

        Mesmo sendo uma trama cosmopolita e sofisticada, não faltaram temas populares ou regionalistas na trilha nacional de Mandala. Como Alceu  Valença com “Bobo da Corte” tema do Vovô Pepe, personagem do Paulo Gracindo; Tânia Alves  com “Eu Quero um Absurdo” embalou a personagem Eurídice, da Aída Leiner e Zeca Pagodinho com o clássico “Tempo de Don Don” embalou o personagem Apolinário, do Milton Gonçalves.

        Gerson,  o monge budista que abandona a doutrina no decorrer de Mandala, vivido pelo Osmar Prado,  ganhou como tema a impecável “Meu Mestre Coração” em uma das melhores interpretações do Milton Nascimento.

        Fechavam o LP da trilha as músicas: “Personagem” tema da Mercedes e Américo, vividos pela  Ângela Leal e Osvaldo Loureiro, na voz da Fafá de Belém; “Preconceito” numa simples, porém impecável interpretação da cantora e atriz Via Negromonte, tema da personagem Marlucy, da Anna Gallo e “Eu Já Sei” da banda Garotos de Rua, tema do Toninho, personagem do Jandir Ferrari.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela