Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Beleza Pura (2008)


        O Post de hoje vai relembrar uma novela recente, de 2008, que marcou o horário das sete, embora não tenha sido um grande sucesso de audiência e foi a primeira e única novela da Andrea Matarolli, autora que ficou conhecida com uma das mais famosas autoras das histórias de Malhação.

        Claro que  estou falando da novela Beleza Pura, no ar  em fevereiro de 2008 e que está completando 8 anos. A novela  contava a história Guilherme Medeiros (Edson Celulari), um engenheiro aeronáutico que vê sua vida desmoronar ao ser responsabilizado por um acidente de helicóptero. Sem saber que seu projeto foi sabotado, e julgando-se culpado pela morte de cinco pessoas – Sônia (Christiane Torloni), Olavo (Reginaldo Faria), Alex (Guilherme Fontes), Márcia (Helena Fernandes) e Mateus (Rodrigo Veronese) –, ele resolve dar continuidade aos projetos de vida das vítimas. A tragédia faz com que o protagonista, egoísta e mulherengo, reavalie seus valores. Ao mesmo tempo, ele se apaixona pela dermatologista Joana (Regiane Alves).
        Andrea Maltorolli fez um excelente trabalho na sua estreia  em novelas e certamente teria um bom futuro se juntando a essa nova safra de autores de novelas globais. Infelizmente,  Andrea faleceu cerca de um ano após o término da novela, vítima de um câncer de mama em 22 de setembro de 2009.  
     
        Regiane Alves estreava como protagonista oficial em novelas da Globo  em Beleza Pura, e defendeu muito bem a Joana em uma química perfeita com Edson Celulari, que fazia o outro protagonista e seu par romântico na trama. Regiane já havia sido protagonista da novela Fascinação no SBT, em 1998.

        Carolina Ferraz deu vida a grande vilã Norma e imortalizou o bordão “Sou ricaaaaaaaa!” quando a personagem depois de ter seus crimes descobertos e ser presa alegando que não ficaria ali por muito tempo.

        Christiane Torloni, que deu vida a personagem Sônia Amarante,  conquistou o prêmio Super Cap de Ouro de Melhor Atriz. Sua personagem participou dos 4 primeiros capítulos e só voltou à trama a partir do 86.

        Mas sem dúvidas o grande destaque do elenco foi Ísis Valverde, que na pele da cômica, atrapalhada e burrinha Rakelli, roubava as cenas e contribuiu muito para a repercussão da trama  junto ao  grande público.  Ísis Valverde abocanhou todos os prêmios de revelação, destaque e atriz daquele ano:  Prêmio Extra de Televisão, como melhor atriz coadjuvante; Meus Prêmios Nick 2008, como atriz favorita; Personalidade do Ano - IstoÉ Gente, na categoria Revelação; e Prêmio Minha Novela, do site M de Mulher, da Editora Abril, também como atriz coadjuvante. Além desses, Isis e Marcelo Faria foram eleitos o Casal do Ano, pela mesma pesquisa. 

        Outras tramas também renderam bons momentos à Beleza Pura  como a da  Mônica Martelli travestida de homem; Bruno Mazzeo e Carol Castro  que viveram um dupla de trambiqueiros inesquecível na busca da herança do tio Olavo (Reginaldo Faria), e os personagens do bairro da Saúde  com destaque para Ivete, a ex-chacrete vivida pela Zezé Polessa e Betão, do Rodrigo Lopez.
        Dez ex-chacretes fizeram uma participação especial no capítulo em que Rakelli se apresenta no Caldeirão do Huck. As ex-chacretes foram : Rita Cadillac, Marlene Morbeck, Índia Poti, Edilma Campos, Lucia Apache, Regina Polivalente, Sandra Toda Pura, Cleópatra, Cleo Toda Pura e Cris Saint Tropez.

        A novela também teve algumas ações socioeducativas ligados ao tema de prevenção de câncer de pele, aproveitando o fato da Joana, personagem da Regiane Alves ser dermatologista.  A pirataria foi combatida na cena em que Klaus (Rafael Cardoso) começa a vender um software que ele copiara  e Guilherme lhe dá uma lição de moral; além da  violência contra a mulher  que também foi citado na novela, em uma cena em que Valmiréia (Letícia Isnard) conversa com Eduardo (Antonio Calloni) sobre uma amiga que denunciou o marido por agressão e este foi preso.

        Beleza Pura marcou a estreia dos atores Rafael Cardoso e Letícia Isnard.

        Reginaldo e Marcelo Faria, pai e filho na vida real, contracenaram pela primeira vez juntos. Na trama eles eram primos.
        Andrea Maltarolli soube desenvolver a trama sob medida, tanto pelo elenco enxuto, com pouco mais de 30 atores, como pela história que mesmo tendo um crime como mote principal,  foi milimetricamente  bem contada mesclando as cenas cômicas que davam ótimo ibope à trama, com as que elucidavam  seus mistérios, dramas e o crime.

Ficha Técnica
Novela da Autora Andrea Maltarolli
Supervisão de Texto  do Silvio de Abreu
Direção Geral – Rogério Gomes
Elenco:
EDSON CELULARI – Guilherme Medeiros
REGIANE ALVES – Joana da Silva
CHRISTIANE TORLONI – Sônia Amarante (Estela Fonseca)
CAROLINA FERRAZ – Norma Gusmão
HUMBERTO MARTINS – Renato Reis
REGINALDO FARIA – Olavo Pederneiras
ZEZÉ POLESSA – Ivete Santos
KADU MOLITERNO – Gaspar Monteiro Saldanha
MARCELO FARIA – Robson Silveira
ÍSIS VALVERDE – Rakelli
RODRIGO LOPEZ – Betão Martins
MARIA CLARA GUEIROS – Suzy Cabral
LEOPOLDO PACHECO – Raul Freire
GUILHERME FONTES – Alex (Alexandre Brito)
SORAYA RAVENLE – Débora
ANTÔNIO CALLONI – Eduardo Passos
HELENA FERNANDES – Márcia
MÔNICA MARTELLI – Helena / Mateus
RODRIGO VERONESE – Mateus Císter / Tânia
BRUNO MAZZEO – José Henrique Brandão Soares
CAROL CASTRO – Sheila
GUSTAVO LEÃO – Felipe Cascudo
BIANCA COMPARATO – Luiza
MONIQUE ALFRADIQUE – Fernanda
RAFAEL CARDOSO – Klaus
PEDRO BRÍCIO – Erik Jensen
LETÍCIA ISNARD – Meu Bem (Valmiréia Jensen Assunção)
BIA MONTEZ – Sussú (Nazaré Assunção)
ELIAS ANDREATTO – Adamastor
PAULO VILELA – Anderson
ANDRÉ ABUJAMRA – Tiago
MARCELLA VALENTE – Bia
CLARISSA FREIRE – Tamires
CIBELE LARRAMA – Carol
EDUARDO SUCCINI – Dr. Sérgio (nutrólogo da clínica Beleza Pura)
ALINE BORGES – Luana (esteticista da clínica Renato Reis)
LUCIANNA MARTINS – Camila (esteticista da clínica Renato Reis)
JÉSSICA MANCINI – Cris (esteticista da clínica Renato Reis)
LUCIANA FREGOLENTE – Vilma (esteticista da clínica Renato Reis)
ANDRÉ LUIZ ROCHA – porteiro de Guilherme
as crianças
DAVID LUCAS – Hugo
POLLIANA ALEIXO – Dominique Amarante
Exibição: 18 de Fevereiro à 13 de Fevereiro de 2008
Capítulos  : 179

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro

        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz   brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone .   Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.         O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua   marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta.           Digamos que a Angela seja   inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “ Ângela Rô Rô ” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.         Composito...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

No Tema e Na Trilha do Zezé di Camargo e Luciano

          Eles estão completando   30 anos de carreira e um turbilhão de canções que   encantaram e fizeram muita gente se apaixonar. Zezé di Camargo e Luciano são os astros do post de hoje relembrando seus clássicos que embalaram nossas novelas.         O Primeiro disco foi lançado em 1991, quando o hit “ É O Amor ” invadiu as rádios de todo o Brasil, graças ao Pai da dupla, como vimos no filme “ Dois Filhos de Francisco ”. Depois disso foi um disco por ano sempre aumentando as vendagens e transformando Zezé di Camargo e Luciano em uma das duplas sertanejas mais importantes da história da MPB.         O single “ É o Amor ” , composição do Zezé,   é considerada uma das melhores composições de sertanejo da história do gênero, e embora a dupla nunca tenha cantado essa música para uma novela, em 1999, ninguém menos que Maria Bethânia a regravou, e a gravação...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....