Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Coração de Estudante (2002)


“Dança Maria, Maria, lança seu corpo jovem pelo ar . . .”
        Era essa estrofe que abria a trama da novela Coração de Estudante, do autor Emanuel  Jacobina, no ar pela Globo no horário da seis em 2002.
        O diretor Ricardo Waddington  disse em entrevistas que a novela era uma grande mensagem de amor ao povo mineiro. A trama da novela se passava na fictícia cidade de Nova Aliança que ficava no interior de Minas Gerais. As cidades de Tiradentes e Vassouras serviram de locação para as gravações.

        Coração de Estudante não estava programada para ir ao ar naquele ano, na verdade uma sinopse da autora Maria Adelaide Amaral que tinha o nome provisório de Dança da Vida, já havia sido aprovada e tinha entrado em produção para substituir A Padroeira (2001). Faltando pouco para começar as gravações de Dança da Vida, a trama que tinha um cunho político, acabou sendo impedida pela justiça de ir ao ar, devido o ano político que  iria coincidir com a  sua estreia. Assim a Globo teve que se virar o mais rápido possível  e escalou Emanuel Jacobina, que era um dos roteiristas da Malhação, e o autor apresentou a sinopse de Coração de Estudante, que foi prontamente aprovada.

        Adriana Esteves e Fábio Assumção, que  iriam protagonizar Dança da Vida,  continuaram como protagonistas de Coração de Estudante.

        Preservação do meio ambiente e exercício da cidadania formavam os pilares  da novela que contava a história do professor de biologia Eduardo Feitosa (Fábio Assumpção) que  chega à cidade de Nova Aliança, em Minas Gerais, para dar aula na universidade local e para ficar noivo de Amelinha (Adriana Esteves), filha do maior fazendeiro da região, João Mourão (Cláudio Marzo). A chegada de Edu dá início a um triângulo amoroso entre ele, Amelinha e Clara (Helena Ranaldi), jovem advogada que luta contra os desmandos do prepotente João Mourão, numa disputa judicial por terras, que envolve ele e Ronaldo Rosa (Leonardo Villar), reitor da universidade. João Mourão pretende construir uma hidrelétrica numa área de floresta que fica na divisa entre o campus universitário e a fazenda Vitória, de sua propriedade. No entanto, a universidade e os moradores da região lutam na justiça para que a região de mata virgem seja transformada em área de preservação ambiental. Edu adere à luta, tendo Clara como aliada.   
        Mesmo com uma história cativante e mostrando novas locações e paisagens que fugiam do eixo Rio-São Paulo, a trama concebida para salvar o horário das seis não cativou o público. Carlos Lombardi foi chamado às pressas para fazer ajustes na novela e salvá-la do fracasso na audiência. Claro que o autor jogou pitadas de humor em vários núcleos, criou um novo personagem, o promotor de justiça Guerra, vivido pelo Bruno Garcia, e mudou da água para o  vinho o perfil do personagem Nélio, vivido pelo Vladimir Brichta.
        Depois dessas mudanças a trama entrou nos eixos e começou a ganhou o público cativo. Não foi nenhum fenômeno no horário, mas também não fez feio e se tornou uma novela daquelas que a gente lembra com muito afeto.

        Vladimir Brichta sem dúvidas foi o grande destaque cômico da novela. Depois da mudança do perfil do seu personagem, que inicialmente era um peão vilão, e que guardava um amor doentio por Amelinha,  acabou sendo transformado em um personagem cômico e com seu dotes acabava seduzindo toda a mulherada da cidade.

        Outro núcleo que chamou atenção na novela era o dos estudantes. A cidade de Nova Aliança era recheada de repúblicas dos estudantes que cursavam a universidade.  As principais eram  a Três Corações, liderada por Rosana (Alinne Moraes), e a República das Bananeiras, comandada por Baú (Cláudio Heinrch) . Os calouros, conhecidos como “bixos”, são obrigados a realizar a maior parte das tarefas domésticas. Mas todos os estudantes, sem exceção, dividem seu tempo entre a rotina acadêmica e a agitada vida de baladas noturnas, farras memoráveis e conquistas amorosas.

        Emanuel Jacobina abordou alguns temas socioeducativos na trama de Coração de Estudante.  Falou sobre a síndrome de Down através da protagonista vivida pela Adriana Esteves. Na sinopse da trama, Amelinha sofreria um aborto espontâneo, porém ao descobrir que o filho tinha a síndrome,   o autor muda os rumos da personagem e ela tem a criança e passa a mostrar sua adaptações à síndrome do filho. O Ator Luis Felipe Baldin, que tem a síndrome na vida real, entrou na trama para mostrar e derrubar os preconceitos. A novela encandeou uma campanha que incentivava os empresários a contratarem mais empregados com síndrome de Down.

        Os males provocados pelo uso das drogas mostrados através da personagem da Carolina Kasting   foi outro tema abordado pela novela.
        A importância da defesa do meio ambiente, reforma agrária, incentivos aos estudos, gravidez na adolescência, estimulo ao uso de preservativos, trabalho voluntário comunitário, alcoolismo, higiene de alimentos e saneamento básico foram temas também abordados por Coração de Estudante.
        A novela foi marcada por grandes nomes em seu elenco como : Claudio Marzo, Jussara Freire, Marcos Caruso, Angela Vieira, Leonardo Villar entre outros.

        Pedro Malta estreou na tv em Coração de Estudante. Ainda criança, o ator deu vida ao Lipe, filho do protagonista Edu.  A graça e talento do ator, assim como as peraltices do personagem  conquistaram o público e transformou Pedro Malta em astro nacional  ganhando praticamente todos os prêmios de Ator Mirim do ano.

        A novela marcou a estreia dos atores Paulo Vilhena, Alinne Moraes e Fernanda de Freitas.

        Coração de Estudante  será sempre aquele tipo de novela que nunca cansamos de ver. As histórias simples da trama parecem que podem a qualquer momento acontecer do nosso lado. O Autor Emanuel Jacobina tem essa pegada ao escrever.  Acho até que já estaria na hora da Globo lhe dar uma nova chance de voltar às novelas. Atualmente Emanuel voltou à Malhação, é dele a atual temporada da novela teen.
        A novela foi uma viagem inesquecível pelas belas paisagens das cidades mineiras e com certeza esse clima nostálgico interiorano foi um dos seus pontos mais fortes.
Ficha Técnica:
Novela do Autor Emanuel Jacobina
Direção Geral : Ricardo Waddington
Elenco:
FÁBIO ASSUNÇÃO – Edu (Eduardo Feitosa)
HELENA RANALDI – Clara Gouveia
ADRIANA ESTEVES – Amelinha Mourão
VLADIMIR BRICHTA – Nélio Braga
BRUNO GARCIA – Pedro Guerra
CAROLINA KASTING – Mariana Mendes
MARCELLO ANTONY – Leandro Junqueira
ÂNGELA VIEIRA – Esmeralda
CLÁUDIO MARZO – João Mourão
CAIO BLAT – Mateus Camargo
JÚLIA FELDENS – Rafaela
PAULO VILHENA – Fábio
ALINNE MORAES – Rosana
MARÍLIA PASSOS – Pati (Patrícia Gouveia)
CLÁUDIO HEINRICH – Baú (Gustavo Brandão)
RODRIGO PRADO – Carlos
BETITO TAVARES – Cardosinho
MICHELE BIRKHEUER – Bruna
JUSSARA FREIRE – Lígia Gouveia
MARCOS CARUSO – Raul Gouveia
LEONARDO VILLAR – Ronaldo Rosa
SÔNIA GUEDES – Madalena
PAULO FIGUEIREDO – Lineu Inácio
ALEXANDRA RICHTER – Rita Cordeiro
RICARDO PETRÁGLIA – Dr. Armando
DILL COSTA – Raimunda
MÁRIO CÉSAR CAMARGO – Beraldo
ÍTALO ROSSI – Juiz Bonifácio
TIÃO D’AVILA – Silvio
ANA CARBATTI – Eneida
JULIANA MARTINS – Ana
HUGO GROSS – Detetive Alceu
ANA PAULA BOTELHO – Bia
XANDO GRAÇA – Delegado Isolino
FERNANDA DE FREITAS – Lolô (Heloísa Cordeiro)
AMANDA LEE – Laura
MAURO JOSÉ – Padre Saulo
ADALBERTO NUNES – Miguel
as crianças
PEDRO MALTA – Lipe (Felipe Feitosa)
JÉSSICA MARINA – Sofia Mourão
NATHÁLIA FRANÇA – Carol
CACÁ BUENO – Horácio
RAMON FRANCISCO – Zé
MIGUEL RÔMULO – André
DORGIVAL JÚNIOR – Rodrigo
KAILANY GUIMARÃES – Vitinho (Vitor)
Exibição: 25 de Fevereiro à 28 de Setembro de 2002
Capítulos : 185
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : Teledramaturgia.com, memóriaglobo.com, Wikipédia.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...