Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Porto dos Milagres (2001)


        Porto dos Milagres, novela dos autores Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, está completando  15 anos de estreia. A trama que foi livremente baseado nos romances Mar Morto e A Descoberta da América pelos Turcos, do autor Jorge Amado, foi a última exibida no horário nobre global com o rótulo de trama rural e ou regionalista, tendo o  realismo  fantástico como pano de fundo.
        A novela sucedeu o fenômeno Laços de Família, do autor Manoel Carlos,  e mesmo tendo sido taxada incialmente como uma mistura de tudo que os autores já haviam apresentados em Tieta (1989), Pedra sobre Pedra (1992), Fera Ferida (1994), A Indomada (1997) e Meu Bem Querer (1998), teve uma audiência  maior na estreia e se manteve com esse índice de sucesso até o final.

        A Novela contou a história do golpista Félix Guerrero (Antônio Fagundes0 e sua mulher Adma (Cássia Kis Magro), ao tentarem fugir da polícia  na Espanha, encontram uma cigana que profetiza que Félix atravessará o mar e será rei. É quando o casal decide voltar ao Brasil, mais precisamente à cidade de Porto dos Milagres, no litoral baiano, onde mora Bartolomeu Guerrero (também Antônio Fagundes), irmão gêmeo de Félix, o homem mais rico do lugar, que é vítima de Adma. A cunhada o envenena para que seu marido herde a fortuna.
Félix torna-se rei. Mas uma prostituta, Arlete (Letícia Sabatella), bate à sua porta trazendo no colo o recém-nascido filho de Bartolomeu. Para livrar-se do herdeiro legítimo, Adma ordena que Eriberto (José de Abreu), seu capataz, dê fim à mulher e criança. Eriberto pega um barco com Arlete e seu bebê ao mesmo tempo em que o pescador Frederico (Maurício Mattar), e sua mulher Eulália (Cristiana Oliveira), prestes a dar a luz, estão a bordo de  outro barco, navegando à procura de um médico. Eriberto mata Arlete e, quando vai se desfazer do bebê, uma onda o impede, virando o barco. A criança, numa cesta, é guiada até o barco de Frederico que tenta salvar a mulher, desesperado pela perda de seu filho que nasceu morto. O pescador, devoto de Iemanjá, retira do cesto o menino, filho de Arlete, mas que ele acredita ter sido enviado por Iemanjá. É assim que Frederico vai prometer a criança à Iemanjá, dizendo que do mar o menino nunca vai se afastar. Guma (Marcos Palmeira), então, filho de Bartolomeu, o homem mais rico da cidade, herdeiro legítimo da sua fortuna, acaba indo parar nas mãos de um pescador. E ali começa sua vida e sua saga.
As comparações com outras tramas dos autores perderam o foco para a boa trama de Porto dos Milagres, que embora não mostrasse novidades, tinha um elenco impecável que imortalizou personagens e transformou a novela em mais um sucesso no currículo do Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares.

Quatro atrizes  foram destaque absoluto na trama e  roubavam à cena cada vez que apareciam : Cássia Kiss Magro,  na pele da grande vilã Adma;  Zezé Polessa como a hilária   perua Amapola; Arlete Salles  que como a Augusta Eugênia conseguiu driblar as comparações com outra grande vilã do autor, a  Maria Altiva, que a Eva Wilma viveu em A Indomada (1997), firmou  o perfil  da  vilã falida e a fez brilhar; e Luiza Tomé, que entrou na reta final da novela causando como a Rosa Palmeirão.
Joana Fomm também esteve na trama de Porto dos Milagres,  mas desta vez fazendo uma personagem boa. Rita era a mãe de criação do Guma, o protagonista da trama.



No posto de musas da novela Flávia Alessandra, que estreava como protagonista no horário nobre, com a Lívia  e Camila Pitanga, que deu vida a Esmeralda,   brigaram e brilharam de igual para igual, com duas personagens fortes e que renderam bons momentos à trama.   
Ary Fontoura reviveu na trama o personagem  Deputado Pitágoras Pitaguary, criado  para A Indomada (1997).  O personagem incialmente faria apenas uma participação,  mas acabou virando  fixo.
A novela sofreu críticas de grupos do Movimento Negro da Bahia e de outros estados que reclamavam da falta de atores negros  na trama que se passava em uma cidade da Bahia, estado com o maior número de negros e afrodescendentes no Brasil.
Porto dos Milagres marcou a estreia em novelas  dos atores Vladimir Brichta, Miguel Thiré e Bárbara Borges.

Julia Lemmertz e Mônica Carvalho viveram irmãs na trama. Mas eram completamente diferentes. Socorrinho, a personagem da Mônica, vive implicando com Genésia, a da Julia, que é uma solteirona feia e reprimida. Nas brigas Socorrinho sempre acabava ficando de calcinha e sutiã na rua, para loucura geral da marmanjada de Portos dos Milagres.
A novela foi gravada em uma cidade cenográfica que representava a cidade alta e baixa, construída na ilha de Comandatuba, na Bahia e várias cenas gravadas no Hotel Transamérica. Mesmo depois do término das gravações a direção do hotel manteve a cidade de pé ainda por muitos anos, servindo de ponto turístico da ilha.
A novela foi marcada por cenas inesquecíveis como a do naufrágio do barco  em que  Guma enfrenta a tempestade,  que teve os efeitos especiais realizados em parceria com a Los Angeles Digital Dormain, que  foi a responsável pelo efeitos especiais dos filmes Titanic e O Segredo do Abismo.

A cena final entre Félix e Rosa Palmeirão marcou o último capítulo. Félix é eleito governado do Estado, mas no dia da sua posse, Rosa que ainda pensava ser ele o responsável pela morte de sua irmã 23 anos antes, esfaqueia seu grande amor acabando com a sua saga.

A morte da Adma, provando do próprio veneno que ela tanto usara durante toda a trama, também foi outro bom momento do capítulo final.

Tenho saudades desse tipo de trama no horário. Quem sabe com o retorno das novelas rurais ao horário nobre Global este ano com a trama de Velho Chico, do autor Benedito Ruy Barbosa,  seja a chance do Aguinaldo Silva voltar às suas tramas regionalistas também. Apesar do fracasso que foi o remake de Saramandaia (2013), do Ricardo Linhares, o estilo merece uma nova oportunidade para brilhar no horário que lhe consagrou.
Ficha Técnica :
Novela dos Autores Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares
Direção Geral : Marcos Paulo e Roberto Naar
Elenco:
ANTÔNIO FAGUNDES – Félix Guerrero
MARCOS PALMEIRA – Guma
FLÁVIA ALESSANDRA – Lívia
CÁSSIA KISS – Adma
LUIZA TOMÉ – Rosa Palmeirão
LEONARDO BRÍCIO – Alexandre
CAMILA PITANGA – Esmeralda
ARLETE SALLES – Augusta Eugênia
FÚLVIO STEFANINI – Osvaldo
TONICO PEREIRA – Chico
JOANA FOMM – Rita
JOSÉ DE ABREU – Eriberto
EDUARDO GALVÃO – Otacílio
ZEZÉ POLESSA – Amapola
KADU MOLITERNO – Dr. Rodrigo
PALOMA DUARTE – Dulce
CLÁUDIA ALENCAR – Epifânia
FLÁVIO GALVÃO – Deodato
JÚLIA LEMMERTZ – Genésia
MÔNICA CARVALHO – Socorrinho
GUILHERME PIVA – Alfeu
LOUISE CARDOSO – Maria Leontina
MARCELO SERRADO – Rodolfo Augusto
TAÍS ARAÚJO – Selminha Aluada
SÉRGIO MENEZES – Rufino
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Babau
NATHÁLIA TIMBERG – Ondina
CARLA MARINS – Judite
VLADIMIR BRICHTA – Ezequiel
ZEZÉ MOTTA – Mãe Ricardina
MIGUEL THIRÉ – Alfredo Henrique
BÁRBARA BORGES – Luísa
TADEU MELLO – Venâncio
MARCÉLIA CARTAXO – Quirina
DANIELA FARIA – Aydée Caolha
RENATA CASTRO – Bela
THIAGO FARIAS – Paçoca
CAMILLA FARIAS – Ana Beatriz
RICARDO PAVÃO – Delegado Ferrabrás
LUÍS MAGNELLI – Josiel
GUSTAVO OTTONI – Docinho
ALDRI D’ANUNCIAÇÃO – Juca
CRISTINA GALVÃO – Belmira
FERNANDA LOBO – Vênus
ANNA COTRIM – Francinete
BRUNO GIORDANO – Argemiro
ROBERTO BOMTEMPO – Jacques
PAULO VESPÚCIO – Severino
LEANDRO RIBEIRO – Milton
e
LIMA DUARTE – Senador Victório Vianna
DÉBORA DUARTE – Olímpia
ARY FONTOURA – Deputado Pitágoras Mackenzie
GLÓRIA MENEZES – Coló
ELOÍSA MAFALDA – Celeste
CARLOS EDUARDO DOLABELLA – Comendador Severo
ANA LÚCIA TORRE – Salete
BETE COELHO – Eunice
SEBASTIÃO VASCONCELOS – Bispo

participações especiais na 1ª fase
ANTÔNIO FAGUNDES – Bartolomeu Guerrero
LETÍCIA SABATELLA – Arlete
MAURÍCIO MATTAR – Frederico
CRISTIANA OLIVEIRA – Eulália
CAROLINA KASTING – Laura
TUCA ANDRADA – Leôncio
REGINALDO FARIA – Coronel Jurandir de Freitas
LUIZA CURVO – Cecília
HUGO CARVANA – Delegado Gouveia
ILVA NIÑO – Valderice
EUNICE MUÑOZ – Cigana


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....