Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Porto dos Milagres (2001)


        Porto dos Milagres, novela dos autores Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, está completando  15 anos de estreia. A trama que foi livremente baseado nos romances Mar Morto e A Descoberta da América pelos Turcos, do autor Jorge Amado, foi a última exibida no horário nobre global com o rótulo de trama rural e ou regionalista, tendo o  realismo  fantástico como pano de fundo.
        A novela sucedeu o fenômeno Laços de Família, do autor Manoel Carlos,  e mesmo tendo sido taxada incialmente como uma mistura de tudo que os autores já haviam apresentados em Tieta (1989), Pedra sobre Pedra (1992), Fera Ferida (1994), A Indomada (1997) e Meu Bem Querer (1998), teve uma audiência  maior na estreia e se manteve com esse índice de sucesso até o final.

        A Novela contou a história do golpista Félix Guerrero (Antônio Fagundes0 e sua mulher Adma (Cássia Kis Magro), ao tentarem fugir da polícia  na Espanha, encontram uma cigana que profetiza que Félix atravessará o mar e será rei. É quando o casal decide voltar ao Brasil, mais precisamente à cidade de Porto dos Milagres, no litoral baiano, onde mora Bartolomeu Guerrero (também Antônio Fagundes), irmão gêmeo de Félix, o homem mais rico do lugar, que é vítima de Adma. A cunhada o envenena para que seu marido herde a fortuna.
Félix torna-se rei. Mas uma prostituta, Arlete (Letícia Sabatella), bate à sua porta trazendo no colo o recém-nascido filho de Bartolomeu. Para livrar-se do herdeiro legítimo, Adma ordena que Eriberto (José de Abreu), seu capataz, dê fim à mulher e criança. Eriberto pega um barco com Arlete e seu bebê ao mesmo tempo em que o pescador Frederico (Maurício Mattar), e sua mulher Eulália (Cristiana Oliveira), prestes a dar a luz, estão a bordo de  outro barco, navegando à procura de um médico. Eriberto mata Arlete e, quando vai se desfazer do bebê, uma onda o impede, virando o barco. A criança, numa cesta, é guiada até o barco de Frederico que tenta salvar a mulher, desesperado pela perda de seu filho que nasceu morto. O pescador, devoto de Iemanjá, retira do cesto o menino, filho de Arlete, mas que ele acredita ter sido enviado por Iemanjá. É assim que Frederico vai prometer a criança à Iemanjá, dizendo que do mar o menino nunca vai se afastar. Guma (Marcos Palmeira), então, filho de Bartolomeu, o homem mais rico da cidade, herdeiro legítimo da sua fortuna, acaba indo parar nas mãos de um pescador. E ali começa sua vida e sua saga.
As comparações com outras tramas dos autores perderam o foco para a boa trama de Porto dos Milagres, que embora não mostrasse novidades, tinha um elenco impecável que imortalizou personagens e transformou a novela em mais um sucesso no currículo do Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares.

Quatro atrizes  foram destaque absoluto na trama e  roubavam à cena cada vez que apareciam : Cássia Kiss Magro,  na pele da grande vilã Adma;  Zezé Polessa como a hilária   perua Amapola; Arlete Salles  que como a Augusta Eugênia conseguiu driblar as comparações com outra grande vilã do autor, a  Maria Altiva, que a Eva Wilma viveu em A Indomada (1997), firmou  o perfil  da  vilã falida e a fez brilhar; e Luiza Tomé, que entrou na reta final da novela causando como a Rosa Palmeirão.
Joana Fomm também esteve na trama de Porto dos Milagres,  mas desta vez fazendo uma personagem boa. Rita era a mãe de criação do Guma, o protagonista da trama.



No posto de musas da novela Flávia Alessandra, que estreava como protagonista no horário nobre, com a Lívia  e Camila Pitanga, que deu vida a Esmeralda,   brigaram e brilharam de igual para igual, com duas personagens fortes e que renderam bons momentos à trama.   
Ary Fontoura reviveu na trama o personagem  Deputado Pitágoras Pitaguary, criado  para A Indomada (1997).  O personagem incialmente faria apenas uma participação,  mas acabou virando  fixo.
A novela sofreu críticas de grupos do Movimento Negro da Bahia e de outros estados que reclamavam da falta de atores negros  na trama que se passava em uma cidade da Bahia, estado com o maior número de negros e afrodescendentes no Brasil.
Porto dos Milagres marcou a estreia em novelas  dos atores Vladimir Brichta, Miguel Thiré e Bárbara Borges.

Julia Lemmertz e Mônica Carvalho viveram irmãs na trama. Mas eram completamente diferentes. Socorrinho, a personagem da Mônica, vive implicando com Genésia, a da Julia, que é uma solteirona feia e reprimida. Nas brigas Socorrinho sempre acabava ficando de calcinha e sutiã na rua, para loucura geral da marmanjada de Portos dos Milagres.
A novela foi gravada em uma cidade cenográfica que representava a cidade alta e baixa, construída na ilha de Comandatuba, na Bahia e várias cenas gravadas no Hotel Transamérica. Mesmo depois do término das gravações a direção do hotel manteve a cidade de pé ainda por muitos anos, servindo de ponto turístico da ilha.
A novela foi marcada por cenas inesquecíveis como a do naufrágio do barco  em que  Guma enfrenta a tempestade,  que teve os efeitos especiais realizados em parceria com a Los Angeles Digital Dormain, que  foi a responsável pelo efeitos especiais dos filmes Titanic e O Segredo do Abismo.

A cena final entre Félix e Rosa Palmeirão marcou o último capítulo. Félix é eleito governado do Estado, mas no dia da sua posse, Rosa que ainda pensava ser ele o responsável pela morte de sua irmã 23 anos antes, esfaqueia seu grande amor acabando com a sua saga.

A morte da Adma, provando do próprio veneno que ela tanto usara durante toda a trama, também foi outro bom momento do capítulo final.

Tenho saudades desse tipo de trama no horário. Quem sabe com o retorno das novelas rurais ao horário nobre Global este ano com a trama de Velho Chico, do autor Benedito Ruy Barbosa,  seja a chance do Aguinaldo Silva voltar às suas tramas regionalistas também. Apesar do fracasso que foi o remake de Saramandaia (2013), do Ricardo Linhares, o estilo merece uma nova oportunidade para brilhar no horário que lhe consagrou.
Ficha Técnica :
Novela dos Autores Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares
Direção Geral : Marcos Paulo e Roberto Naar
Elenco:
ANTÔNIO FAGUNDES – Félix Guerrero
MARCOS PALMEIRA – Guma
FLÁVIA ALESSANDRA – Lívia
CÁSSIA KISS – Adma
LUIZA TOMÉ – Rosa Palmeirão
LEONARDO BRÍCIO – Alexandre
CAMILA PITANGA – Esmeralda
ARLETE SALLES – Augusta Eugênia
FÚLVIO STEFANINI – Osvaldo
TONICO PEREIRA – Chico
JOANA FOMM – Rita
JOSÉ DE ABREU – Eriberto
EDUARDO GALVÃO – Otacílio
ZEZÉ POLESSA – Amapola
KADU MOLITERNO – Dr. Rodrigo
PALOMA DUARTE – Dulce
CLÁUDIA ALENCAR – Epifânia
FLÁVIO GALVÃO – Deodato
JÚLIA LEMMERTZ – Genésia
MÔNICA CARVALHO – Socorrinho
GUILHERME PIVA – Alfeu
LOUISE CARDOSO – Maria Leontina
MARCELO SERRADO – Rodolfo Augusto
TAÍS ARAÚJO – Selminha Aluada
SÉRGIO MENEZES – Rufino
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Babau
NATHÁLIA TIMBERG – Ondina
CARLA MARINS – Judite
VLADIMIR BRICHTA – Ezequiel
ZEZÉ MOTTA – Mãe Ricardina
MIGUEL THIRÉ – Alfredo Henrique
BÁRBARA BORGES – Luísa
TADEU MELLO – Venâncio
MARCÉLIA CARTAXO – Quirina
DANIELA FARIA – Aydée Caolha
RENATA CASTRO – Bela
THIAGO FARIAS – Paçoca
CAMILLA FARIAS – Ana Beatriz
RICARDO PAVÃO – Delegado Ferrabrás
LUÍS MAGNELLI – Josiel
GUSTAVO OTTONI – Docinho
ALDRI D’ANUNCIAÇÃO – Juca
CRISTINA GALVÃO – Belmira
FERNANDA LOBO – Vênus
ANNA COTRIM – Francinete
BRUNO GIORDANO – Argemiro
ROBERTO BOMTEMPO – Jacques
PAULO VESPÚCIO – Severino
LEANDRO RIBEIRO – Milton
e
LIMA DUARTE – Senador Victório Vianna
DÉBORA DUARTE – Olímpia
ARY FONTOURA – Deputado Pitágoras Mackenzie
GLÓRIA MENEZES – Coló
ELOÍSA MAFALDA – Celeste
CARLOS EDUARDO DOLABELLA – Comendador Severo
ANA LÚCIA TORRE – Salete
BETE COELHO – Eunice
SEBASTIÃO VASCONCELOS – Bispo

participações especiais na 1ª fase
ANTÔNIO FAGUNDES – Bartolomeu Guerrero
LETÍCIA SABATELLA – Arlete
MAURÍCIO MATTAR – Frederico
CRISTIANA OLIVEIRA – Eulália
CAROLINA KASTING – Laura
TUCA ANDRADA – Leôncio
REGINALDO FARIA – Coronel Jurandir de Freitas
LUIZA CURVO – Cecília
HUGO CARVANA – Delegado Gouveia
ILVA NIÑO – Valderice
EUNICE MUÑOZ – Cigana


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa