Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Cláudia Abreu


        Cacau ! É por esse apelido que a atriz Cláudia Abreu é chamada no meio artístico. Uma das mais queridas atrizes do Brasil  Cláudia Abreu é aquele tipo de atriz que nos faz esquecer  que estamos assistindo um novela, e passamos a viver o que sua personagem vive em cena.
       Lembro-me como hoje dos problemas da Clara de Barriga de Aluguel (1990), das peraltices da princesa Juliette de Que Rei Sou Eu (1989)  e o que dizer da Chayene de Cheias de Charme (2012) , que foi uma novela em forma de personagem?!
       Dona de um talento e uma beleza singular  a “Cacau”,  chamo assim  por que acompanho sua carreira a tanto tempo que me dou o direito de me sentir íntimo, a atriz a cada personagem consegue se superar e nos apresentar um trabalho impecável.
       Vamos agora relembrar, essas personagens  apaixonadas e apaixonantes vividas por esse furacão em forma de atriz :
10º. Zezinha de O Outro (1987)
       Em O Outro novela do Aguinaldo Silva ,  Cláudia Abreu deu vida a personagem Zezinha, filha do Denizard um dos sósias protagonistas da trama vivido pelo Francisco Cuoco. A Atriz vivia seu  segundo personagem na TV .O primeiro foi a Luzia de Hipertensão (1986).  Inclusive a atriz pode ser vista ao mesmo tempo nos capítulos iniciais de O Outro e nos finais de Hipertensão  para resolução do assassinato da sua personagem na trama.

9º. Imperatriz Amélia de O Quinto dos Infernos (2002)
O quinto dos infernos
Com Marcos Pasquim e Luana Piovanni
Foto : http://www.teledossie.com.br/
      Em 2002 Cláudia Abreu deu um show de comédia vivendo a Imperatriz Amélia de Leuchtenberg na minissérie O Quinto dos Infernos do Carlos Lombardi. A personagem era  a segunda mulher de D. Pedro I (Marcos Pasquim) e ao lado de Luana Piovanni que viveu um das amantes, nos proporcionou cenas hilárias.

8º. Princesa Juliette de Que Rei Sou Eu (1989)
Que rei sou eu?
Com Dercy Gonçalves
Foto : http://l.yimg.com/bt
      Pra mim a Princesa Juliette de Que Rei Sou Eu é  o  primeiro grande personagem da Cláudia Abreu, e ela mostrou a que veio vivendo a princesinha de Avilan. A Personagem criada por Cassiano Gabus Mendes  era uma espécie ‘periguete” da realeza. Vocês lembram que ela vestiu a primeira minissaia de que se tem notícia na trama ? Assim era Juliette adoravelmente irresistível !

7º. Vitória de Belíssima (2005)
      Essa personagem que a Claudia Abreu  viveu na trama de Belíssima do autor Silvio de Abreu  lançou moda em todo o Brasil com seus vestidos brancos com estampas florais  que ganharam as ruas e viraram uniformes das mulheres durante toda a exibição da  novela. A Vitória era uma ex-menina de rua  que se casava Pedro Assumpção (Henri Castelli) um jovem muito rico, porém os dois tiveram que enfrentar a fúria da grande vilã da novela, a avó de Pedro,  Bia Falcão (Fernanda Montenegro). Numa reviravolta  na novela Vitória descobre que é filha de Bia.

6º. Olívia de Força de Um Desejo (1999)
Força de um desejo
Com Paulo Betti e Marcelo Serrado
Foto : http://1.bp.blogspot.com
     Força de Um Desejo  é pra mim a melhor novela do Gilberto Braga, e a mais injustiçada também. Se tivesse passado em horário nobre a novela teria sido um “novelão” daqueles que só o Gilberto sabe escrever. Na novela Cláudia Abreu viveu um dos principais personagens,  a inesquecível escrava branca Olívia. A Personagem não era bem uma mocinha literal, usava de alguns subterfúgios para conseguir seus objetivos mais ganhou a novela com seu jeito sapeca, ofuscando até a protagonista principal Esther , vivida pela Malu Mader.

5º. Alice de Pátria Minha (1994)
Pátria minha
Com Fábio Assumpção
Foto : http://www.novelasdaglobo.com/
     Em 1994 Cláudia Abreu viveu a adolescente Alice na trama da novela Pátria Minha do autor Gilberto Braga. A personagem representava  os jovens brasileiros naquela década de 90, e ela viveu vários dilemas por quais eles passavam na época, como a escolha da profissão, a primeira transa entre outros. Como protagonista da trama Alice acaba se tornando a antagonista de Raul Pelegrini (Tarcisio Meira) quando presencia um acidente de carro cometido por ele, e não aceita  mentir no depoimento para livrar a cara do grande empresário. Com a recusa Alice passa a ser a principal inimiga de Raul ,  e descobre depois que é neta dele. Cláudia Abreu é uma das atrizes preferidas de Gilberto Braga, e ganhou dele seus melhores papéis.

4º. Clara de Barriga de Aluguel (1990)
Barriga de aluguel
Com Victor Fasano e Cássia Kiss Magro
Foto : http://blu.stb.s-msn.com/i
      A Clara de Barriga de Aluguel da  Glória Perez, foi mais uma mocinha dúbia da autora,  e a  Cláudia Abreu interpretou com tamanho talento  que reinou absoluta na trama  onde viveu sua primeira protagonista. A Clara ao mesmo tempo em que mentia e forçava situações, representava a pureza com o seu lado  crédulo sem nunca  perder  a esperança, principalmente no amor. Sofreu o pão que o diabo amassou nas mãos do Tadeu (Jairo Mattos) ,  e até chegou a ser rejeitada pelo público por causa desse seu duplo caráter, mas ganhou o Brasil quando resolveu lutar pelo filho que carregava na barriga. A Clara era tão dúbia, que em um capítulo podíamos odiá-la , mas no outro amá-la e até brigar na rua em sua defesa. Entre as mocinhas da Glória Perez , a Clara será sempre a minha preferida.

3º. Heloisa de Anos Rebeldes (1992)
      Outra personagem especial criado por Gilberto Braga  para Cláudia Abreu  foi a Heloísa da minissérie  Anos Rebeldes. Mais uma vez a atriz foi impecável  com um bom papel em mãos, e acabou protagonizando a cena mais marcante da minissérie , a morte da Heloísa a tiros em uma blitz da ditadura. A Minissérie é um marco na história da teledramaturgia  sobre os anos de chumbo no Brasil , e a personagem da Cláudia Abreu representou muito bem esses jovens   na transformação da Heloísa  de alienada em um das principais ativistas da trama.

2º. Laura de Celebridade (2003)
Celebridade
Com Fábio Assumpção
Foto : http://noticias.r7.com/
     Viver uma grande vilã é sempre um momento especial na carreira de uma atriz, mas a Laura de Celebridade novela do Gilberto Braga no ar em 2003, foi bem mais do que isso para  Cláudia Abreu. A Personagem  literalmente foi  a dona da novela com a  dobradinha na eterna disputa  pelo poder como Renato personagem do Fábio Assumpção e sua cumplicidade com o “michê” Marcos vivido pelo Márcio Garcia.  A Atriz usou de uma caracterização perfeita para viver a falsa amiga que se torna  principal antagonista por pura inveja e despeito. A Laura  virou a grande personagem de Cláudia Abreu e eu mesmo imaginei que seria impossível ela viver  outra personagem tão rica dramaturgicamente que pudesse ofuscar o sucesso da “cachorra” de Celebridade, porém em 2012 veio a Chayene.
  
1º. Chayene de Cheias de Charme (2012)
       A Chayene de Cheias de Charme  um dos últimos sucessos do horário das sete  foi muito mais do que um simples “personagem” , a Chayene foi um fenômeno em forma de mulher e deu a Cláudia Abreu mais uma vez um destaque absoluto dentro de uma trama. Ela era a vilã da trama de Felipe Miguez e Isabel de Oliveira , mas foi sem dúvidas a grande estrela da novela   e para quem pensou que depois da Laura de Celebridade (2003) Claudia Abreu tinha “encerrado” a carreira de grandes personagens teve que engolir a “Amadinha” Chayene ,  uma  estrela maior que mais uma vez confirmou o talento da atriz , sem falar na beleza da Cacau que estava em perfeita forma física.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com , teledramaturgia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha dos Paralamas do Sucesso

      “Alagados, Trenchtown, Favela da Maré”         Escutar essa frase   me faz voltar uns 20 anos no tempo  e relembrar quando conheci   a banda Os Paralamas do Sucesso , cantando um dos seus maiores sucessos populares.      A Banda formada por Herbert Vianna (Vocal e Guitarra), Bi Ribeiro (Baixo) e João Baron e (Backing Vocal e Bateria) sempre misturou vários ritmos  em sua canções. De rock a reguee, e  nos  últimos anos uma pegada mais lounge.        Muitos pensam que os Paralamas fazem parte da turma de Brasília, por causa da naturalidade de Herbert Vinna e Bi , mas a banda em si  foi formada apenas quando os dois se encontraram no Rio de Janeiro  em 1977,  ainda sem a denominação atual.        O Sucesso  só veio em 1984  quando lançaram o álbum “ O Passo do Lui ” com  músicas que marcam até hoje os shows da banda : “Óculos”, “Me Liga”, “Meu Erro” entre outros.       A História da banda com as novelas começou em 1985 quando a música “ Me Liga ” entrou

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Sérgio Mamberti!

Ícone   representativo da arte e política   brasileira         Esse   ano está complicado para   a arte brasileira, nesta sexta-feira (03.09), perdemos mais um ícone   - O Ator Sérgio Mamberti.   Ele estava internado com uma infecção nos pulmões e faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.         Sérgio Mamberti imortalizou personagens que marcaram várias gerações – as crianças com o Dr. Victor do programa educativo Castelo Rá Tim Bum e os noveleiros com o cinéfilo mordomo Eugênio de ValeTudo (1988).         Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo ,   além de ator, foi dramaturgo, diretor, produtor, autor, artista plástico e político.         Na década de 70, juntamente com o irmão Claudio Marberti, participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia nacional como Regina Duarte , Beatriz Segall e Paulo José .         Nos cinemas estreou em 1966, no filme Nudista a Força e já tem mais de

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa