Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Homenagem da Semana – Carlos Lombardi

Que estreia hoje na Record com “Pecado Mortal”

Carlos Lombardi (São Paulo, 27 de agosto de 1958), autor de telenovelasroteirista e produtor de televisão .
      Excepcionalmente a homenagem desta semana do e10blog está sendo editada  na quarta-feira  pegando carona na estreia da nova novela da Record Pecado Mortal , que marca a chegada de Carlos Lombardi na emissora depois de mais de 30 anos de Globo.
      E é exatamente Carlos Lombardi o nosso homenageado.  Esse mestre em fazer novelas anarquicas, recheadas de cenas de ação e corpos desnudos que são sua  marca registrada.
Pecado mortal
Foto : http://rd1.ig.com.br
    Como ele mesmo divulgou nas reportagens de lançamento de Pecado Mortal, a novela é definida como um melodrama de ação com doses de humor. Ou seja  , nada diferente do que o autor fez na Globo, o  que o levou a consagração com novelas como Quatro por Quatro (1994) e Uga Uga (2000).
Bebê a bordo
Foto : http://1.bp.blogspot.com/
    A Primeira novela do Carlos Lombardi que assiti foi Bebê a Bordo  (1988) , e confesso que o estilo exagerado das cenas de ação e de sexo me fizeram estranhar a novela. Aquela confusão de pessoas em torno da Heleninha (o bebê) , protagonista da história, mas parecia um seriado do que uma novela  as quais estava  acostumado.  Porém a estranheza foi inicial, não demorou muito para me apaixonar por personagens como o Tonico, que trouxe o Tony Ramos fazendo comédia; Raio de Luar e sua falta de ar sempre que se excitava vivida pela Silvia Buarque. Isso sem falar nas dúbias personagens vividas pela saudosa Dina Sfat e Isabela Garcia,  mãe e filha, que nos deixavam a dúvida de saber quem afinal de conta era a culpada pela vida da outra.

     Lombardi é formado em comunicação social (Rádio e Televisão) pela USP , tendo Antônio Abujamra como professor.  Iniciou como escritor na TV roteirizando alguns programas para o Telecurso 2º. Grau  e sua estreia nas telenovelas foi na mal fadada Como Salvar Meu Casamento na Rede Tupi  no ano de 1979 em parceria com Ney Marcondes e Edy Lima. A Novela acabou sendo cancelada depois que a emissora resolveu fechar as portas em sua última crise financeira.
Como salvar meu casamento

        No mesmo ano , Lombardi assumiu no meio com a mesma parceira de Edy Lima e Ney Marcondes , a novela O Todo Poderoso na Rede Bandeirantes. A trama que tinha como mote principal a paranormalidade não caiu no gosto do público e a emissora mais uma vez fracassou na tentiva de competir com a Globo na área de telenovelas.  
O todo poderoso

      Em 1981, Carlos Lombardi estreou na Globo como colaborador informal de Silvio de Abreu em Jogo da Vida. No ano seguinte foi creditado como colaborador de Cassiano Gabus Mendes em Elas Por Elas. Ainda em 1982, escreveu para a Tv Cultura,  Maria Stuart baseada na peça de Friedrich Schiller.  Em 1983 , voltou a trabalhar com Silvio de Abreu em um dos maiores sucesso da teledramaturgia brasileira no estilo comédia escrachada, a novela Guerra dos Sexos. Fico imaginado quanto de Carlos Lombardi teve na primeira versão de Guerra dos Sexos, principalmente se levarmos em conta o remake da trama feito no ano passado, que não chegou nem perto do sucesso e do magnestismo da primeira.
Jogo da vida Elas por elas  Guerra dos sexos
     Porém a grande prova de Carlos Lombardi veio em 1984 quando assumiu sozinho (embora tivesse a colaboração de Silvio de Abreu) como titular a novela Vereda Tropical. Movimentada e divertida, dentro da linha e estilo de Carlos Lombardi,  a trama foi um dos grandes sucessos do horário da sete.
Foto : http://www.trash80s.com.br/

   Como prêmio pelo sucesso de Vereda Tropical , em 1988 Carlos Lombardi voltou ao horário das sete em alto estilo como o novelão Bebê a Bordo, que trazia Isabela Garcia, Tony Ramos e Dina Sfat como protagonistas. A novela perpetuou o estilo do autor que conquistou o público de vez com suas novelas de aventura.
    Para o horário das sete o autor escreveu sucessos como Perigosas Peruas (1992), Quatro por Quatro (1994) , Uga Uga (2000) e Pé na Jaca (2006).
Perigosas peruas Quatro por quatro Pé na jaca
     Curiosamente, o autor  viu algumas de suas novelas fracassarem . Embora tivessem a mesma espinha dorsal dos sucessos já citados, os corpos desnudos e a sensualidade explicita, tramas como Vira Lata (1996) e Kubanacan (2003)  foram rejeitadas pelo público. Em Vira Lata o autor teve que mudar o foco da história,  mudando a protagonista. Andreia Beltrão que viva Helena, a protagonista inicial,  não tinha empatia com o público, assim Renata vivida pela Carolina Dieckmann que fazia uma personagem secundária, teve sua história com Fidel (Marcelo Novaes)  transformada em principal trama da novela. O esforço foi reconhecido pelo público, mas infelizmente a estreia de Jorge Fernando dirigindo uma trama do autor acabou ficando abaixo das espectativas. Kubanacan que era uma espécie de microcosmo de um país cheios de vícios e corrupção, confundiu o público com a pontuação da história,  que  apesar de se passar em meados dos anos 40, costumeiramente era possível ver objetos e linguagem impossíveis de existirem na época. Assim  o público e a crítica ficaram  sem entender afinal de contas que era o Esteban (Marcos Pasquim). Ao longo da trama descobrimos que Esteban sofre de um distúrbio (mais tarde diagnosticado como esquizofrenia) que lhe provoca dupla personalidade. No final é revelado que quem dizia ser Esteban era na verdade Leon, filho dele com Rubi (Carolina Ferraz), vindo do futuro para impedir que a Fênix (uma arma de destruição em massa) matasse várias pessoas como na época dele. Suas "lembranças", na verdade, são frutos da árdua pesquisa sobre seu pai Esteban, em conjunto com a desorientação severa causada pela viagem no tempo. Leon descobre que Esteban estava vivo, mas manco de uma perna devido a um acidente que sofreu ao cair de um avião. Nada mais confuso para uma trama   que foi exagerada em tudo, a começar pelas  dezenas de participações especiais.
Vira-lata
Foto : http://i1.ytimg.com


Kubanacan
Foto : http://3.bp.blogspot.com

    Em 2002,  Lombardi entrou no campo das minisséries com a bombástica e polêmica O Quinto do Infernos. A Minissérie  contava a história da chegada da família real ao Brasil. Muitos dos parentes da realeza não gostaram de ver grandes personagens da história brasileira ser  retratados de maneira caricata. Dona Maria I  (Eva Wilma)   tinha como característica principal sua loucura; D. Pedro I  (Marcos Pasquim) e Carlota Joaquina (Betty Lago)  eram  mostrados com um grande apetite sexual. A Minissérie que trazia Betty Lago, Marcos Pasquim, Humberto Martins e Danielle Winits como protagonistas , atores que viraram figurinhas carimbadas em tramas do autor na Globo, foi um dos maiores sucessos do ano.
O quinto dos infernos
Foto : http://www.teledossie.com.br/w

    O Autor colaborou nas tramas de Coração de Estudante (2003) do Emanuel Jacobina e Bang Bang do Mário Prata em 2005.
Coração de estudante  Bang bang
     O último trabalho do autor na Globo foi o seriado Guerra e Paz em 2008 , protagonizado por Danielle Winits e Marcos Pasquim. Desde  o término do seriado , Carlos Lombardi vem tentando emplacar uma nova novela na emissora  o que só lhe era negado. Provavelmente essa “geladeira”  tenha sido o principal motivo para Lombardi  ter trocado a Globo pela Record, que lhe deu todas as regalias para escrever uma grande novela.
Guerra e Paz
Foto : http://contigo.abril.com.br

     Pecado Mortal estreia hoje com a responsabilidade de salvar o núcleo de teledramaturgia da Record. Internamente  está sendo veiculado que se a novela repetir o insucesso de audiência dos trabalhos anteriores da emissora (Máscaras, Balacobaco e Dona Xepa) o núcleo de teledramaturgia da casa será fechado.
Pecado mortal

     Ao levar em conta pelas chamadas Pecado Mortal promete repetir o sucesso do autor na Globo. Todo o casting masculino e feminino da emissora já aparece nas chamadas em várias cenas de ação ou de sensualidade, o que já  é um dos principais chamarizes para novela. Seu amuleto de sorte (Betty Lago) também está na trama. Então é só rezar para que Pecado Mortal seja um golpe certeiro!

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com, teledramaturgia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...