Meus Personagens Favoritos da Paloma Duarte


         Pouquíssimas atrizes filhas de atores consagrados  conseguem fazer uma carreira tão sólida e serena com Paloma Duarte.  Só por esse diferencial a atriz já merece nossos parabéns. Filha da Débora Duarte e neta do Lima Duarte, ela trilhou com as próprias pernas seu caminho.
         Em 2006 , já com a carreira consagrada, Paloma troca a comodidade da Globo e se arisca na nova fase de teledramaturgia da Rede Record, e em minha opinião esse foi um dos grandes acertos da atriz. Foi na Record que Paloma Duarte viveu seus melhores momentos na Tv e suas primeiras e espetaculares protagonistas, entrando para o  hall das grandes atrizes brasileiras.
        Atualmente a atriz vive a irresistível “mafiosa” Dorotéia  de Pecado Mortal do Carlos Lombardi, e mais uma vez destila todo o seu talento e perícia à frente da personagem.
        Nada melhor do que começar 2014  com meus personagens preferidos da Paloma Duarte,   trazendo bons presságios para este novo ano.

10º. Teka de Renascer (1993)
Renascer
Foto : http://extra.globo.com/
         Paloma Duarte estreou na Tv em 1991, no seriado Grande Pai  no SBT. Mas foi em 1993 com a menina de rua Teka de Renascer  que a atriz ganhou repercussão nacional. A Personagem entrava no meio da trama do Benedito Ruy Barbosa e abordava o tema das meninas de rua e gravidez na adolescência.  A Atriz foi a grande revelação daquele ano.

9º. Amanda Velasquez de Tropicaliente (1994)
Tropicaliente
Foto : http://4.bp.blogspot.com/
      Em 1994, Paloma Duarte ganhou do autor Walther Negrão um papel de maior destaque dentro da trama de Tropicaliente. A Personagem era a mimada Amanda Velascks , filha de Letícia (Silvia Pfeiffer). Na novela, Amanda usava sua beleza de adolescente para seduzir François (Victor Fasano) um quarentão e eterno apaixonado por sua mãe.           
  
8º.  Maria Elvira de Anjo de Mim (1996)
Anjo de mim
Foto : http://img1.mlstatic.com/cd-anjo-de-mim-internacional-frete-gratis_MLB-O-39472188_8959.jpg
        Em 1996, a Maria Elvira de Anjo de Mim do Walther Negrão, foi a primeira vilã da atriz.   Moça de personalidade forte capaz de usar qualquer arma para conseguir seus objetivos.  Depois de apaixonar-se por Floriano (Tony Ramos) se torna capaz de qualquer coisa para conseguir  a atenção de seu grande amor. Elvira tatua no corpo a marca que pode ser da reencarnação da mulher que Floriano procura.  Mas depois é revelado que ela descobrira a história , e num rompante de loucura se marca na tentativa de seduzir seu grande amor. Paloma Duarte nunca esteve tão bonita  como  quando fez a Maria Elvira,  a personagem que era riquíssima na trama desfilava a alta costura na moda da época.

7º. Leonor de Hilda Furacão (1998)
Hilda furacão
Foto : www.paloma-duarte.blogger.co
      Em meio a todo o glamour em volta da estreia da Ana Paula Arósio na Globo, Paloma Duarte conseguiu se destacar com a doce e meiga prostituta Leonor da minissérie Hilda Furacão da autora Glória Perez. Quem não se apaixonou por toda a sensibilidade da personagem que contrastava com a zona boêmia de Belo Horizonte dos anos 50. 

6º. Angélica de Terra Nostra (1999)
Terra nostra
Foto : http://2.bp.blogspot.com
      A Angélica de Terra Nostra, novela do autor Benedito Ruy Barbosa, foi outra cativante personagem da Paloma. Doce e recata , no início da trama Angélica sonhava em ser freira , mas esqueceu a vocação totalmente quando conheceu Augusto (Gabriel Braga Nunes). O Núcleo em que a Paloma Duarte trabalhava foi um dos mais interessantes  da trama, formado ainda  por Antônio Fagundes, Carolina Kasting e sua mãe Debora Duarte.

5º. Vilminha de Pecado Capital (1998)
Pecado capital (1998)
Vilminha
Foto : teledramaturgia.com 
      Em 1998, Paloma Duarte ganhou um presente da Glória Perez. A Atriz reviveu no remake de Pecado Capital, um dos clássicos da Janete Clair, o papel defendido por sua mãe na primeira versão.  Vilminha era frágil, carente, agressiva, temperamental, mimada e caprichosa. Muda de humor de um minuto para o outro.  Paloma deu um show interpretando essas nuances da personagem.

4º. Marina de Mulheres Apaixonadas (2003)
Mulheres apaixonadas
Com Rodrigo Santoro
Foto : http://blstb.msn.com/
        Em 2013,  Paloma Duarte foi uma das estrelas da novela Mulheres Apaixonadas do autor Manoel Carlos. Na trama, sua personagem  Marina se casa grávida do seu primeiro namorado, o mulherengo Diogo (Rodrigo Santoro). Os dois protagonizam as maiores brigas devido o gênio forte da menina,  e essas brigas pioram ainda mais quando ela descobre o envolvimento do marido com sua eterna  paixão, a prima Luciana (Camila Pitanga).  A Marina foi o último grande papel da atriz na Globo. Em 2004, Paloma Duarte ainda participou da  novela Começar de Novo do Antônio Calmon, mudando-se para a Record em 2006, emissora que  está até hoje.

3º Namelss de Máscaras (2012)
Máscaras
Foto : http://contamais.com.br
      Em meio à catástrofe que foi a novela Máscaras , a enigmática personagem que a Paloma Duarte viveu na trama foi o grande destaque. Mesmo com o equivocado texto , a atriz  apresentou uma interpretação impecável da misteriosa personagem  que sequer sabíamos o nome.  No  site da novela a personagem era designada como “NAMELLES (Sem nome) e no decorrer da trama ganhou o pseudônimo de Elisa Rainha.  Paloma Duarte foi escolhida para ler uma carta no final do último capítulo. No texto ela ressaltava o trabalho do ator,  enquanto  entrava nos estúdios do RecNov para gravar sua última cena da novela. Foi uma espécie de reconhecimento ao autor Lauro César Muniz, que fora tão criticado, inclusive  pelo próprio elenco, onde muitos foram as redes sociais reclamar de seus personagens.

2º. Fernanda Lira de Poder Paralelo (2009)
Poder paralelo
Com Gabriel Braga Nunes
Foto : http://extra.globo.com/i
       Em Poder Paralelo do Lauro César Muniz, Paloma Duarte viveu uma atriz na trama. Fernanda Lira era uma profissional em ascenção com sucesso na tv  e teatro. Mais uma vez a atriz foi impecável interpretando uma personagem do Lauro César, arrisco-me a dizer até que a atriz nasceu para os textos do autor, que alias lhe escreveu os melhores personagens dentro da Record.  O Triangulo amoroso formado por Fernanda Lira , Tony Castelamare (Gabriel Braga Nunes) e Bruno Villar (Marcelo Serrado) foi o ponto forte da trama, e a química entre Paloma e Gabriel Braga Nunes influenciou em muito para o sucesso dos personagens.

1º. Luiza de Cidadão Brasileiro (2006) 
Cidadão brasileiro
[cidadao_brasileiro_f_003.jpg]
Foto : http://3.bp.blogspot.com/
     Assim como   Cidadão Brasileiro, a  Luiza , personagem que  a atriz viveu na trama , são as minhas preferidas da Lauro César Muniz na Record. Cidadão Brasileiro é  aquele tipo de novela atemporal, sempre será um prazer revê-la. Fato curioso é que até então a Record nunca tenha cogitado uma  reprise da trama. Paloma Duarte foi  visceral ao viver a dondoca e mimada Luiza. A personagem passou pelas quatro fases da trama, incluindo a final em que ela aparece com Gabriel Braga Nunes com quase oitenta anos de idade.  Na segunda fase da trama , Luiza aparece com a  uma filha aos dez anos de idade. Para viver Dóris , foi escolhida a atriz mirim  Ana Clara Sanches Winter, filha de Paloma Duarte com o também ator Marcos Winter.
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários