Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Transas e Caretas (1984)



        Há exatos 32 anos, Lauro César Muniz, novamente voltava a Rede Globo depois de um hiato de 5 anos com a curiosa trama de Transas e Caretas, uma novela que fundia dois mundos – o passado e o futuro – para contar a história de Francisca Moura Imperial e seus dois filhos Thiago e Jordão.
        Lauro César voltava a Globo depois da grande repercussão negativa de sua última novela na casa, Os Gigantes, tida como uma das novelas mais melancólicas da história da Globo e marcada por uma grande rejeição. Convidado às pressas para finalizar a novela Sol de Verão (1983), depois que o Manoel Carlos ficou impossibilitado devido à morte do protagonista da novela e seu grande amigo Jardel Filho, o autor acabou ganhando o horário das sete de presente no ano seguinte.

        É marca registrada do autor  escrever sobre inovações e novidades da Tv e Transas e Caretas também tinha esse mote. Dona Francisca Moura Imperial, Dona FMI  (Eva Wilma) como era conhecida , sentindo-se distante da realidade dos filhos, faz uma cirurgia plástica e fica 20 anos mais jovem em aparência, disposta a se dar melhor com os mesmos. Os dois rapazes, Jordão (Reginaldo Faria) e Thiago (José Wilker), apesar de irmãos, são totalmente diferentes: o primeiro gosta de viver como no século XIX, com pensamentos monarquistas e até uma mucama pessoal, Dorinha (Zezé Motta); já o segundo é totalmente moderno, contando em sua casa com um robô, Alcides, como seu mordomo, além de outras coisas do que há de mais revolucionário. Ambos, porém, mantêm uma mesma ideia: jamais se casarem. Dona Francisca, então, contrata a jovem Marília (Natália do Valle) para casar-se com um deles e dar-lhe um neto que prossiga o nome da família e os negócios. Marília torna-se noiva de Jordão, mas se apaixona por Thiago, iniciando o mote inicial da novela.

        Eva Wilma, apesar de ser apenas 4 anos mais velha que Reginaldo Faria e 12 que José Wilker, foi escolhida propositalmente como mãe dos irmãos para a fase em que Francisca Rejuvenesce. Nas primeiras cenas Eva Wilma usou uma pesada maquiagem que lhe envelhecia cerca de 20 anos.

                Natália do Valle esbanjou beleza e talento, e foi um dos grandes destaques da novela como  a protagonista Marília.

Aracy Balabanian, Monique Curi e Dedina Bernadelli 
        Mesmo com uma trama leve, a censura implicou com a personagem Ana , vivida pela Aracy Balabanian. As cenas da personagem tiveram que ser diminuídas, pois os sensores não aceitavam o fato de Ana ser uma mulher ainda casada e com filhos  e ter se apaixonado por outro homem.

        O robô Alcides, o “mordomo” do moderninho Thiago virou mascote e encantou os telespectadores. Na verdade  o robô era o ator Quinzinho, anão que já trabalhava no humorístico Os Trapalhões.

        A personagem Liana, seria vivida pela atriz Betty Faria, mas a atriz preferiu estrelar a próxima novela das oito , Partido Alto, do autor Aguinaldo Silva, ficando a personagem com a atriz Lady Francisco. Paulo Betti, que estreou na Globo em Transas e Caretas, e Lídia Brondi saíram da novela antes do seu término. Seus personagens que eram um dos pares românticos da trama se acertaram e foram embora. Paulo iria participar da próxima trama das sete, Vereda Tropical, do Carlos Lombardi e Lídia Brondi estava grávida da sua filha Isadora.  Renata Sorrah teve que aprender a tocar Harpa para viver a professora de música Sofia.

        O Saudoso José Wilker, além de viver um dos protagonistas da trama , também dividia a função de diretor com Mário Lúcio Bandarra.

        Impossível imaginar até mesmo hoje, 32 anos depois, uma trama tão inovadora quanto foi Transas e Caretas. Certamente na época  imaginava-se  logo que seriamos servidos por robores, que não demoraria muito para o acesso a essa tecnologia. Uma pena, mesmo hoje a trama ainda é  quase uma ficção científica. Mas Transas e Caretas  deu seu recado e em 1992 seu texto foi um dos maiores sucessos no Chile com o título de Trampas y Caretas.
        O primeiro capítulo da trama foi antológico com a apresentação do casamento de Tiago (José Wilker)  com uma macaca, dando início a excentricidades do personagem.

Destaque para a trilha internacional da trama  repleta de sucessos do ano  como “Ebony Eyes de Smokey Robinson e Rick James, “Joanna”, do conjunto Kool & the Gang, “Let's Stay Together” de Tina Turner e “Victims”, da banda Culture Club.


Na abertura da trama ao som do Grupo Los Angeles, que ficou muito famoso na década de 80, víamos  Raul Gazolla antes de estrear como ator. Ele era o modelo que  corria no vídeo game. 

José Wilker e Natália do Valle 
Transas e Caretas não chegou a ser um grande sucesso de audiência, mas foi muito elogiada pela crítica, que embarcou na história inovadora. Não teve grandes interpretações,  apesar do elenco estrelar, mas é uma novela que  certamente seria muito bem aceita se reprisada no Canal Viva, ou quem sabe um remake nos dias atuais. Os robôs ainda não são bem vistos nas novelas, basta lembrarmos recentemente de Tempos Modernos (2010) e Morde e Assopra (2011), mas quem sabe com uma bom folhetim das mãos do mago Lauro César Muniz esse carma pudesse ser vencido!?

Ficha Técnica:
Novela do Autor Lauro César Muniz
Direção Geral : José Wilker e Mário Lúcio Bandarra
Elenco:
NATÁLIA DO VALLE – Marília
JOSÉ WILKER – Thiago
REGINALDO FARIA – Jordão
EVA WILMA – Francisca Moura Imperial (FMI)
RENATA SORRAH – Sofia
LADY FRANCISCO – Liana
CLÁUDIO CAVALCANTI – Douglas
PAULO BETTI – Dirceu Valente
LÍDIA BRONDI – Luciana
ARACY BALABANIAN – Ana
JECE VALADÃO – Marcos
OTÁVIO AUGUSTO – Danilo
TETÊ MEDINA – Dusa
PAULO GOULART – Roberto Leme
KATE HANSEN – Fernanda
HENRIQUE MARTINS – Marcos Jacinto Cintra
JOSÉ DE ABREU – Renato
DEDINA BERNADELLI – Estela
JÚLIO BRAGA – Rick
MONIQUE CURY – Lívia
FLÁVIO GUARNIERI – Guto
NICOLE PUZZI – Leonor
MÔNICA TORRES – Cláudia Cowboy
MARCUS ALVISI – Beto
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Régis
ZEZÉ MOTTA – Dorinha
SÉRGIO MAMBERTI – Antônio
QUINZINHO – Alcides
JOFRE SOARES – Joaquim
YOLANDA CARDOSO – Dalva
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – Nestor
SUELY FRANCO – Gina
CLEMENTINO KELÉ – Zé Eduardo
THELMA RESTON – Célia
TÂNIA LOUREIRO – Vilma
NORMA GERALDY – Dona Efigênia
GERMANO VEZANI – Aderbal
e
CHRISTIANE TORLONI – Catarina (vencedora do concurso promovido por Francisca na intenção de encontrar uma noiva para seus filhos)
MILTON MORAES – Saraiva
ÍTALO ROSSI – Gilberto Braga (falso pai de Marília Braga)
RENATA FRONZI – Sônia Braga (falsa mãe de Marília Braga)
CARLOS KROEBER – Dom Manuel (bispo, irmão de Francisca)

Exibição : 09 de Janeiro à 21 de Julho de 1984
Capítulos : 167

Reginaldo Faria e Natália do Valle 
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Teledramaturgia.com, memóriaglobo.com e Wikipédia.com     

Comentários

  1. Eu adorava essa novela,na época tinha 11anos!! Que saudade queria muito rever essa novela no viva!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

“Os Outros” – Série aclamada da Globoplay estreia na Globo mostrando onde a falta de diálogo e intolerância pode levar as pessoas

        Série aclamada na Globoplay Os Outros , criada por Lucas Paraízo e colaboração da Fernanda Torres , chegou a Globo nesta quinta (18.04), seguindo a mesma   linha de sucesso do streaming,   muito bem recebida pelo público, e com um elenco totalmente entregue   a seus personagens, na maioria fora de suas zonas de conforto no qual estamos acostumados a vê-los nas novelas.         A   Produção conta a história de duas famílias que, após uma briga entre os filhos, vivem uma escalada   de violência. A Série   mostra até onde a falta de diálogo e intolerância   pode levar as pessoas.         Adriana Esteves e Milhem Cortaz – Cibele e Wando – são os criadores da   primeira situação que,   culmina nas grandes tragédias que a série apresenta.   Cibele, depois de ter o filho espancado pelo filho de Wando, não aceita as desculpas do   menino e do pai, e acaba cuspindo na cara de Wando, o que   desencadeia um sentimento de fúria, principalmente quando este percebe que, por vingan

“No Rancho Fundo” traz de volta ao horário das seis o romance e humor regional mesclado com temas importantes

        A nova novela das seis No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , já mostrou que é muito mais do que uma continuação de Mar do Sertão . Nesses 3 primeiros capítulos a novela mostrou que   vai falar de termas pertinentes com muito humor e romance regional, que é sempre bem vindo no horário.         Inspirado livremente na peça A Capital Federal , de   autoria   do Artur    Azevedo , a trama   apresentou   paisagens belíssimas, com uma direção de   tirar o fôlego, do Allan Fiterman , com destaque para as cenas do garimpo onde já brilhou de cara, como já era de se esperar   Andrea Beltrão , como   Zefa, a matriarca da família Leonel,   Muito bom ver uma atriz do nível dela em cena totalmente já dona do texto da sua personagem.         Conhecemos um pouco da família protagonista,   além de deixar explícito a força das mulheres dessa   família para sobreviver em um ambiente tão hostil , fomos apresentados   o bom humor de   tirar sarro dos homens que parece não estarem muito a fi