Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Luiza Tomé


        O post de hoje vai falar de uma conterrânea desse autor que vus fala. Ninguém menos que a cearense e  deusa Luiza Tomé, que vem dando um show  em seu mais novo trabalho na tv, a esfuziante Rosalinda Pavão, na trama de Escrava Mãe, do Gustavo Reiz.
        Aos 52 anos, Luiza Tomé  tem um currículo invejável  com interpretações memoráveis de grandes mulheres que marcaram a teledramaturgia nacional.
        Musa dos anos 90, logo em seus primeiros papéis a atriz provava que era bem mais do que uma bela mulher.
        Sua estreia foi em 1984, na trama de Corpo a Corpo, novela do autor Gilberto Braga. Daí então  foi praticamente um personagem por ano, cada um mais marcante que outro.
        Para celebrar  mais esse trabalho da atriz,  o e10Blog vai relembrar suas melhores personagens  numa viagem inesquecível por grandes momentos  da atriz nas novelas.

Carol de Tieta (1989)

        A “Teúda e Manteúda” de Modesto Pires (Armando Bógus), da novela Tieta, do autor Aguinaldo Silva, baseado no romance de Jorge Amado,  foi a segunda personagem da Luiza Tomé na tv e a primeira que lhe deu destaque nacional. Carol esbanjava beleza e no decorrer da trama, depois de livrar-se das garras de Modesto , encontra o amor  nos braços de Osnar (José Mayer)   e todo o respeito das mulheres de Santana do Agreste, que inicialmente a menosprezavam.  Luiza Tomé construiu a personagem mesclando a sensualidade da mulher nordestina com uma pitadinha de humor, e mesmo num elenco cheio de grandes intérpretes encabeçados por Betty Faria, ela conseguiu brilhar.

Francisca de Riacho Doce (1990)

        Em 1990, Luiza Tomé ganhou mais uma personagem que se tornaria inesquecível na tv, a Francisca da minissérie Riacho Doce, do autor Aguinaldo Silva, baseada na obra de José Lins do Rêgo. Sua personagem começava a trama como uma das últimas amantes de Nô, o protagonista vivido pelo Carlos Alberto Ricelli. Francisca vivia afastada das demais mulheres da aldeia por que Vô Manuela (Fernanda Montenegro), uma espécie de guia espiritual dos moradores e avó de Nô, não a perdoara por ter engravidado do seu neto prometido à Deus.  No decorrer da trama, Francisca acaba seduzindo, mesmo sem querer, o neto mais novo de Manuela. O Amor entre eles acaba quebrando a praga que a velha havia lhe jogado, secando seu útero.  Grávida, mesmo depois da morte do seu grande amor, Francisca pode ser feliz novamente. Na trama além de uma interpretação impecável, Luiza Tomé esbanjou e exibiu sua nudez em várias cenas. Ficava difícil dizer o que era mais bonito: Luiza Tomé ou as belas paisagens de Fernando de Noronha?

Vida de Pedra sobre Pedra (1992)

        Outra personagem marcada pela sensualidade vivida pela Luiza Tomé foi a cigana Vida da novela Pedra sobre Pedra, do autor Aguinaldo Silva. A cigana previa o futuro de todos ao seu redor, e era reprimida para o amor até conhecer Carlão, personagem do Paulo Betti . O Bom vivant da cidade de Resplender consegue quebrar as barreiras de Vida que acaba se entregando a uma  linda história de amor  em seus braços. Esse amor enfrenta várias obstáculos principalmente pelo fato de Carlão não ser Cigano.    

Maria dos Remédios de Fera Ferida (1993)

        Em 1993, Luiza Tomé defendeu novamente outra personagem do autor Aguinaldo Silva. Em Fera Ferida, a atriz deu vida a recatada e simplória Maria dos Remédios.  A personagem tinha umas curiosidades. Era Analfabeta e vive quase uma paixão pelo Professor Praxedes (Juca de Oliveira) quando este resolve alfabetizá-la. Maria dos Remédios ainda é embalada por outro mistério. Apesar de casada há anos com Chico da Tirada, o personagem do Tonico Pereira, ela ainda é virgem.  No decorrer da trama é revelado que a personagem sofria do que chamamos popularmente de  “hímen-elástico” e por isso continuava supostamente virgem mesmo mantendo relações.

Scarlett de A Indomada (1997)

        Fogosa e temperamental! Essa era a Scarlett, a primeira dama de Grenvillle, cidade fictícia  da novela A Indomada, do autor Aguinaldo Silva.  Totalmente  perua e fútil, Scarlett se faz de burra  mas na verdade é a mais esperta da família Mackenzie. Acaba fazendo do pai Pitágoras (Ary Fontoura) e  Ypiringa (Paulo Betti), seu marido,  o que bem quer.  Inesquecível a cena em que Scarlett gemendo de tanto amor para dar ao marido, consegue transpassar as grades da carceragem da delegacia da cidade onde Ypiranga fora preso,  para dormir em seus braços. 

Rosa Palmeirão de Porto dos Milagres (2001)

        A Rosa Palmeirão, personagem que a atriz viveu na trama de Porto dos Milagres, mais uma inesquecível criado por Aguinaldo Silva para ela, era uma mulher de “fogo nas ventas”, capaz de qualquer coisa por ódio ou por amor. Na primeira fase da trama Rosa era meiga e dedicada ao noivo com quem estava prestes a casar. Depois de vingar a morte da irmã, assassinada depois de um estupro, passa 20 anos na cadeia e se transforma em um mito  na região. Ao retornar a Porto dos Milagres ela funda um famoso bordel que choca as beatas da cidade. A beleza de Rosa consegue derrubar as muralhas de Félix Guerreiro (Antônio Fagundes) e ele quebra a pacto de amor e cumplicidade com a esposa vilã Adma (Cássio Kiss Magro). Mesmo apaixonada por Félix, Rosa é a responsável pelo seu assassinato deste quando descobre sua verdadeira face de mau-caráter. A personagem forte e ao mesmo tempo muito feminina sem dúvidas foi uma das melhores da atriz  e  uma espécie de grande despedida da Globo. Depois de Porto dos Milagres, Luiza fez a novela Começar de Novo (2004) e ao seu término foi convidada  pela Record , sendo   hoje  uma das grandes estrelas da emissora.

Teresa de Cidadão Brasileiro (2006)

        Em 2006, Luiza Tomé estreou em grande estilo na Rede Record. Ela deu vida a professora Teresa, uma mulher de 36 anos  e desquitada,  na trama de Cidadão Brasileiro, do autor Lauro César Muniz.  Sua personagem era uma professora que tentava a todo custo mostrar a importância da alfabetização e lutava pela implantação de escolas rurais na cidade de Guará.  Mais a personagem   passou por um dilema depois que se apaixona pelo jovem Marcelo (Bruno Ferrari) por quem sua filha Eleni (Maytê Piragybe) também se apaixona. Sua relação com Marcelo   não é aceita pela sociedade preconceituosa da cidade,  além de criar um grande abismo entre mãe e filha.

Geraldine de Máscaras (2012)

        Em 2012, Luiza Tomé volta a interpretar uma personagem do autor Lauro César Muniz. O mesmo que lhe deu a inesquecível Teresa de Cidadão Brasileiro, presentou Luiza com a Geraldine da novela mais conhecida com o maior fracasso da casa, Máscaras.  Luiza Tomé num ato desesperado foi âs  redes sociais pedir para sair da novela , pois achava que  sua personagem  era um peso morto na trama. O pedido e declaração da atriz caiu como uma bomba nos bastidores de Máscaras que já sofria com uma enxurrada de críticas da imprensa  e do grande público.

Meg Pantaleão de Dona Xepa (2013)  
 
        Em 2013, Luiza Tomé volta às novelas e desta vez com uma personagem à sua altura. No remake de Dona Xepa, do autor Gustavo Reiz , baseado na peça homônima de Pedro Bloch. Mulher bonita, rica e extravagante. Típica socialite perua.  Adora expor toda a sua riqueza, o que é motivo de muitos conflitos com a filha Lis (Rayana Carvalho). Faz todo tipo de tratamento de beleza para continuar estampando as embalagens dos produtos da Sabor e Luxo, a empresa de sucos da família. É uma mulher que defende a família com determinação e pode surpreender quem acredita que ela é apenas uma socialite fútil. A Meg Pantaleão corresponde às personagens Glorita, que   Ana Lúcia Torre viveu  na primeira adaptação do romance em 1977 feita pelo Gilberto Braga, e a Kika Jordão, que a Arlete Salles viveu em Lua Cheia de Amor, releitura da trama escrita pelos autores Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsonh e Maria Carmem Barbosa. As três personagens marcadas pelo sucesso e destaque nas três versões.

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com, rederecord.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha do Lionel Richie

        O norte-americano Lionel Richie tem a marca de mais de 100 milhões de discos vendidos só em carreira solo. O Cantor e produtor musical  foi saxofonista  da famosa banda The Commodores logo no início da sua carreira.         Em 1982, Lionel Richie tomou coragem e seguiu em carreira solo abandonando  o The Commodores , porém manteve em seu primeiro disco lançado o mesmo estilo da banda.         No ano seguinte Lionel Richie teve seu primeiro grande sucesso em uma trilha de novela e é essa e  os outros temas do cantor nas novelas que vamos relembrar no post de hoje. My Love ( Eu Prometo – 1983)         A Saudosa   Dina Sfat foi uma das estrelas da novela Eu Prometo , última trama da autora Janete Clair . Darlene, sua personagem ganhou essa música como tema. All Nigth Long ( Champagne – 1983...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...