Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Carlos Augusto Strazzer


        A AIDS  já tirou do mundo das artes grandes nomes que se apagaram por complicações da doença, mas que escreveram uma história tão bonita que são inesquecíveis.
        Carlos Augusto Strazzer  foi um desses.  O Ator que começou a carreira na década de 70 nos deixou em 1993, e  nos presentou  personagens inesquecíveis que marcaram a história da teledramaturgia nacional.
        O Ator ficou marcado na tv por viver galãs, mas os vilões e personagens místicos eram os  que lhe caíam melhor, mostrando todo o talento , elegância e ambiguidade do ator em cena.
        Um talento inesquecível que poderia ter brilhado ainda mais. No post de hoje vou relembrar e matar saudades de alguns dos mais marcantes personagens do ator. Confesso que só acompanhei duas tramas com o Carlos Augustos, Mandala (1987) e Que Rei Sou Eu? (1989). Os outros personagens do post foram escolhidos através de informações colhidas da internet e vídeos de grandes momentos que me deixaram impressionado com o Carlos Augusto Strazzer  em ação.

Manuel do Alpendre de As Pupilas do Senhor Reitor (1970)

        O Enigmático Manuel do Alpendre da trama de As Pupilas do Senhor Reitor, foi o primeiro personagem do Carlos Augusto Strazzer em novelas. A Adaptação foi também um dos primeiros grandes sucessos do Lauro César Muniz no gênero. A Record viu sua audiência crescer com a novela, tanto que trocou de horário, das 7 para 20 horas. Carlos Augusto Strazzer   apesar de uma participação pequena fez com maestria o personagem que sempre se destacou em todas as adaptações do romance de Júlio Diniz.     

Walther de Vitória Bonelli (1972)

        Em 1972,   desta vez na Rede Tupi, Carlos Augusto Strazzer ganhou um papel de destaque na clássica trama de Vitória Bonelli, do autor Geraldo Vietri. Na trama ele viveu o bom vivant Walther, filho do principal credor da Família falida Bonelli, e acaba conseguindo se casar com Verônica (Anamaria Dias), filha de Vitória (Berta Zemmel). A novela foi muito elogiada pelas grandes atuações do seu elenco, entre eles Carlos Augusto.

Carlos de Éramos Seis (1977)

        Na mais fiel e emocionante adaptação do romance Éramos Seis, da escritora Maria José Dupré, escrito por Silvio de Abreu e Rubens Edwald Filho, o ator deu vida a um dos protagonistas, Carlos o filho mais velho de Dona Lola (Nicette Bruno). Carlos Augusto Strazzer novamente brilhava na pele de um galã.


Daniel de O Profeta (1977)

        Antes mesmo do término de Éramos Seis, Carlos Augusto Strazzer voltou ao ar como o protagonista de O Profeta,  da autora Ivani Ribeiro. Carlos seu personagem em Éramos Seis morria na primeira fase da trama. A Morte foi imposta pela emissora  que exigia ter Carlos Augusto como o protagonista  da trama da Ivani Ribeiro.    Como o Daniel de O Profeta, ele começava a interpretar personagens mais  densos  e complexos. O Paranormal ,   assim como a novela foi um grande sucessos e lhe rendeu o prêmio de Melhor ator do ano de 1977 pela APCA. Assim como Ivani Ribeiro, Carlos Augusto Strazzer também era adepto da doutrina do espiritismo e talvez por isso tenha interpretado de maneira tão magistral  e crível o personagem que virou paradigma para outros paranormais da teledramaturgia nacional. Sem dúvidas o personagem mais marcante da carreira de Strazzer.

Albertinho Limonta de O Direito de Nascer (1978)

        Carlos Augusto Strazzer interpretou   vários personagens enigmáticos e marcantes na Tupi, e  em 1978 viveu seu  último personagem na emissora antes de se mudar para a Globo. O ator deu vida ao Albertinho Limonta em mais uma adaptação do clássico O Direito de Nascer,  do autor  Teixeira Filho e Carmem Lídia. A Trinca Eva Wilma/Cléo Simões/Carlos Augusto Strazer marcou a trama com tamanho talento e química dos seus protagonistas.
         
Leandro de Moinhos do Vento (1983)

        Depois de estrear na Globo na década de 80  e brilhar em novelas como Coração Alado (1980) e Jogo da Vida (1981) , Carlos Augusto Strazzer protagonizou a elogiada e premiadíssima minissérie Moinhos de Vento, do Daniel Más e Leilah Assumpção. A minissérie era centrada no casal principal vivido pelo Strazzer e Renée de Vielmond  que passavam por várias mudanças em suas vidas depois da descoberta de uma doença terminal.  

Danilo de Livre para Voar (1984)

        O Danilo de Livre para Voar, novela do autor Walther Negrão,  foi um dos vilões vividos  com maestria pelo Carlos Augusto Strazzer. Na trama ele é o mau-caráter  executivo da fábrica de cristais e apaixonado por Bebel , a personagem vivida pela Carla Camurati.  Também  vivia  uma relação doentia com Helena, a personagem vivida pela atriz Dora Pelegrino, e os dois foram responsáveis  por grandes momentos da novela.

Ângelo de Sá  de Mania de Querer  (1986)
com a NÍVEA MARIA 
        Depois do destaque em Livre para Voar, Carlos Augusto foi contrato como  grande astro pela Rede Manchete para ser um dos protagonistas de Mania de Querer, novela do autor Sylvan Paezzo. Na trama ele deu vida a Ângela Sá, o personagem que sabia de um segredo do passado de Vanessa, a protagonista vivida pela Nívea Maria.

Argemiro de Mandala (1987)

        Uma interpretação memorável é  o mínimo que podemos dizer sobre o Argemiro, que o Carlos Augusto viveu em Mandala, trama obscura do autor Dias Gomes. O Ator estava em estado de graças, e fez do místico e guru  um dos seus personagens mais marcantes na história da tv. Mandala foi a primeira novela com o ator em que assisti na exibição original, tinha apenas 9 anos e ficava encantado com a força do  Argemiro em cena. Seus embates com o Édipo (Felipe Camargo) na reta final da novela me deixava hipnotizado na frente da tv.  Foi esse personagem que me fez conhecer a fundo o trabalho do ator e ficar fã do artista com um talento daquele nível.

Crespy de Que Rei Sou Eu? (1989)

        Que Rei Sou Eu , tida como a melhor novela do Cássiano Gabus Mendes, trouxe  Carlos Augustro Strazzer naquele que seria seu último grande papel na tv. Depois da trama, Carlos Augusto estrelou a minissérie  O Sorriso do Lagarto em 1991, e viria a falecer em 1993. Na trama de Que Rei Sou Eu, ele interpretou um dos conselheiros de Avilan,  Crispy, o mais cruel deles.  Os conselheiros da trama representavam uma espécie do senado federal e isso rendeu à trama situações inacreditáveis e junto com um quinteto formado por Daniel Filho, Jorge Dória, John Herbet, Laerte Morrone, Oswaldo Loureiro e Guilherme Leme fomos presenteados com grandes momentos.


Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com e Wikipédia.com   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...