Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Marco Ricca


        Liberdade, Liberdade, novela das 23 horas do Mário Teixeira,  está recheada de grandes personagens com atores em atuações que serão inesquecíveis. 
        Marco Ricca  está entre  eles na pele do bandido Mão de Luva que rouba cada cena que aparece. E nesta fase em que o personagem se encontrou com Dionísia, a personagem da Maitê Proença, a dupla enriqueceu ainda mais a trama.
        Com um sotaque mineiro preciso e uma interpretação visceral, o Mão de Luva  já entrou para o hall dos grandes personagens da história das novelas, graças ao trabalho impecável do Marco Ricca.
Adicionar legenda
        O Ator que já tem mais de 20 anos de carreira, estreou na tv já em um papel de destaque na trama de Renascer, do Benedito Ruy Barbosa, onde viveu  José Augusto, um dos filhos do José Inocêncio,  o protagonista vivido pelo Antônio Fagundes.
        No post de hoje vamos passear por esses mais de 20 anos dedicados a teledramaturgia, relembrando os mais diversos  personagens que o Marco viveu na Tv.

José Augusto de Renascer (1993)
Com o MARCOS PALMEIRA

         Como disse,  José Augusto de Renascer, foi o primeiro personagem do Marco Ricca na Tv.  Seu personagem era médico e o filho primogênito do José Inocêncio,  o personagem vivido pelo Fagundes. No início da trama José Augusto é um homem sem perspectivas  que mesmo já formado ainda vive às custas do pai. No decorrer da trama José Augusto se envolve com Buba  (Maria  Luisa Mendonça), a viúva de seu irmão, e acaba descobrindo a sua real condição sexual. Buba é hermafrodita, e essa revelação feita em pleno sertão baiano acaba confundindo a cabeça dos moradores e deixando Augusto numa situação complicada ante sua família.
       
Felício de Éramos Seis (1994)
com  LUCIANA BRAGA 
        Com o destaque em Renascer, Marco Ricca foi contratado pelo SBT e entrou na trama do remake de Éramos Seis, a adaptação de 1994 escrita por Silvio de Abreu e Rubens Edwald Filho.  Na trama ele deu vida a Felício, que acaba se envolvendo amorosamente com Isabel, a personagem vivida pela Luciana Braga, filha da Dona Lola, personagem da  Irene Ravache, mesmo sendo casado. A Descoberta de que a filha está apaixonada e decidida a juntar-se a uma homem ainda casado deixa Lola desolada.  A História de Felício e  Isabel,  ainda serviu de pano de fundo para discussão da Lei do Divórcio ainda não regulamentada na época em que a novela se passava.

André de Razão de Viver (1996)
COM ADRIANA ESTEVES 

        Em 1996, Marco Ricca voltou a protagonizar uma novela no SBT. Desta vez dando vida o carreirista André da trama de Razão de Viver, dos autores Analy A. Pinto e Zone Wide. Na história, André acaba abandonando a mãe, a simples Luzia (Irene Ravache),   depois de casar-se com a rica e ciumenta Olga (Mayara Magri). O Fato causa uma tristeza muito grande em Luzia, principalmente porque sabe que o filho não é feliz na vida que escolheu.

Augusto de O Beijo do Vampiro (2002)

        Em 2002, Marco Ricca foi um dos  protagonistas de O Beijo do Vampiro, uma espécie de Vamp 2, também escrita por Antônio Calmon. Na trama ele deu vida ao galã romântico apaixonado por Lívia, a protagonista vivida pela Flávia Alessandra.  Augusto carregava uma grande culpa pelo morte de sua esposa. Depois de uma briga, ela  sai descontrolada dirigindo com os filhos e a irmã no carro, e acaba sofrendo um acidente. A esposa morre,  o filho fica paralítico e a cunhada Marta (Júlia Lemmertz) cega. Mesmo com toda essa culpa Augusto nunca deixou de amar Lívia, e sua volta à cidade natal, onde ele é procurador, faz esse amor reascender novamente.

Gino de Ti Ti Ti (2010)

        No remake de Ti Ti Ti, escrito pela Maria Adelaide Amaral, baseada na original  do Cassiano Gabus Mendes, o ator deu vida ao simplório Gino, gerente das fábricas de tecidos de Rebeca , a personagem da Crhistiane Torloni,  onde começara como faxineiro. No decorrer da trama, depois da morte do marido de Rebeca, ele se descobre completamente apaixonado pela rica patroa, mas não tem coragem de se  declarar.

Samyr Hayalla de O Astro (2011)

        No remake de O Astro, sucesso da Janete Clair, atualizado em 2011 por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, Marco Ricca deu mais uma vez uma prova de o quanto pode diversificar em seus personagens. O Grande vilão da trama proporcionou das mais diversas situações na novela que iam desde seus planos para assumir a direção do grupo Hayalla até sua violência contra as mulheres com quem se envolvia.  Um personagem  que nas mãos do ator certo foi o grande destaque do ano.
       
Silvio de Doce de Mãe (2014)
com FERNANDA MONTENEGRO

        Em 2014,  Marco Ricca vive um dos protagonistas do seriado Doce de Mãe,  dos autores Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo,   interpretando o filho mais velho da adorável Picucha, a personagem da Fernanda Montenegro. Na trama ele recebe a mãe recém saída de um asilo, e tem que  enfrentar uma traição da esposa com quem vivia há 20 anos.

Wilson de Sangue Bom (2013)
COM MARCO PIGOSSI 

        Na trama de Sangue Bom,  Wilson Rabelo, o personagem vivido por Marco Ricca passou por um turbilhão de emoções no decorrer da trama da Maria Adelaide Amaral. Era um homem pobre quando jovem e conseguiu com esforços e graças a um casamento com Damaris (Marisa Orth) a subir na vida. Se transformou em um homem amargurado e intolerante, por ter perdido no passado o grande amor da sua vida e um filho. Anos depois ele descobre que esse filho que pensava está morto na verdade é Bento (Marco Pigossi), o menino de rua criado por seu irmão Gilson (Daniel Dantas) e que ele sempre desprezara. Com a descoberta Wilson vai se tornando uma pessoa melhor e encontra o amor nos braços do filho e de uma nova mulher, a bela Charlene (Mayana Neiva).

Fernando de Boogie Oogie (2014)

        O Fernando de Boogie Oogie, novela do autor Rui Vilhena,  pode ser considerado o personagem mais canalha  da história da teledramaturgia. Graças as suas várias amantes,  a trama foi se desenrolando  ou se enrolando. Foi a Susana (Alessandra Negrini) sua primeira amante quando a novela começa, que trocou  a filha de Fernando, Sandra (Ísis Valverde) por Vitória (Bianca Bin) começando assim o principal mote da trama.

Pedro Pedreira da Escolinha do Professor Raimundo (2015)

        Confesso que me surpreendi com o Marco Ricca na pele do Pedro Pedreira, na nova versão da Escolinha do Professor Raimundo, produzida para o Canal Viva e apresentada na Globo no final do ano passado. O personagem que foi imortalizado pelo saudoso  Francisco Milani na versão da década de 90, caiu como uma luva nas mãos do Marco e o ator deu um show de comédia no humorístico.

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com, memoriaglobo.com, Wikipédia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...