Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Jussara Freire


        Ela vem roubando  a cena na trama de Escrava Mãe, na pele da falida e ambiciosa Dona Urraca. Esbanjando o talento que já lhe é peculiar, Jussara Freire é um dos principais motivos que me fazem ver a trama do Gustavo Reiz. Com uma personagem escrita sob medida,   a repercussão da Urraca nas redes sociais soa até como uma espécie de compensação para Jussara, que foi algumas vezes para imprensa reclamar dos vários adiamentos da novela. A atriz chegou a declarar que perdeu um papel importante em Velho Chico, trama das novela Global, por causa dos adiamentos da estreia de Escrava Mãe. A Globo não quis arriscar contratar a atriz sabendo que ela tinha uma novela inédita gravada em outra emissora.
        O fato é que com o talento  já  consagrado,  Jussara Freire provou que valeu muito a pena esperar pela tão adiada estreia de Escrava Mãe.
        Jussara Freire iniciou sua carreira no teatro, mas foi na televisão que ficou conhecida nacionalmente, quando estreou na trama de Venha Ver o Sol (1973),  na Rede Record.
No teatro, Jussara participou do elenco de Veneza (2005), A Flor do Meu Bem Querer (2003) e Inseparáveis (1998), entre outros. A atriz estreou no cinema nos anos 1970, e foi dirigida por importantes nomes da comédia erótica como Fauzi Mansur e Ody Fraga, em filmes como Sedução e O Sexo Mora ao Lado, respectivamente. Jussara Freire foi também apresentadora do programa VT Show.
Voltando a sua carreira nas novelas, Jussara Freire  passou pelas 4 mais importantes emissoras nacionais,  onde interpretou personagens que marcaram a teledramaturgia.
 São essas personagens que vamos relembrar no post de hoje...

Glaucia Brandão de A Barba Azul (1974)

        A Primeira personagem de maior destaque da Jussara Freire, foi a vilazinha Gláucia Brandão, a Gláucia Pérfida  da trama de A Barba Azul, sucesso da Ivani Ribeiro na Rede Tupi.  A personagem era a meia-irmã da protagonista Jô, vivida pela Eva Wilma, e as duas viviam sempre em pé de guerra, principalmente pelo fato de Gláucia morrer de inveja da irmã.  

Dora Castilhos de Os Imigrantes (1981)


        Em 1981, Jussara Freire deu vida a esfuziante Dora Castilhos na trama de Os Imigrantes, do autor Benedito Ruy Barbosa. A personagem era uma atriz  de fama internacional que  havia acabado de chegar dos Estados Unidos e acaba se envolvendo com Antônio de Sávio (Rubens de Falco) , quando o casamente deste com Mariinha (Denise Del Vecchio)  entra em crise.

Filó de Pantanal (1990)

        Em 1990, Jussara Freire se consagrava de vez com grande atriz ao viver a inesquecível Filõ, a prestimosa mulher da fazenda de  José Leôncio (Cláudio Marzo) na trama de Pantanal, também do Benedito Ruy Barbosa. Sua personagem fez com que a Globo pela primeira vez em 16 anos perdesse o Troféu Imprensa de Melhor Atriz para uma emissora concorrente – A Filó da Jussara foi a agraciada do ano. A Jussara realmente estava perfeita e no seu auge em Pantanal ,  com uma personagem que até parece que foi escrita especialmente para ela. Impossível imaginar outra atriz vivendo a Filó.

Clotilde de Éramos Seis (1994)
com IRENE RAVACHE E DENISE FRANGA 
        Na trama de Éramos Seis, o remake adaptado do romance homônimo de Maria José Dupré,  por Silvio de Abreu e Rubens  Edwald Filho  para o SBT em 1994, Jussara Freire deu vida a hilária  Clotilde, irmã mais velha de Dona Lola (Irene Ravache),  uma solteirona  que encontra o amor nos braços de Almeida, o personagem do Paulo Figueiredo, mas não antes de enfrentar o obstáculo do divórcio de Almeida.  Jussara Freire também participou da versão da trama de 1977, apresentada pela Rede Tupi. Nesta,  a atriz deu vida a personagem Olga, irmã mais nova da protagonista Lola.

Lígia de Coração de Estudante (2002)

        Jussara Freire é   reconhecida por ser uma atriz “camaleoa”. Vive com maestria personagens interioranas, caricatas ou  mulheres sofisticadas. A Lígia de Coração de Estudante, novela do autor Emanuel Jacobina, é um exemplo da versatilidade do seu trabalho. Na trama Lígia é a diretora do Grupo Escolar da Cidade e no decorrer da novela confessa ter cometido adultério e revela que sua filha Clara (Helena Ranaldi), na verdade é filha do grande inimigo de sua família,  o fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo).

Siá Bina de Cabocla (2004)

        Outra caracterização e construção de personagem inesquecível da Jussara foi a Siá Bina do remake de Cabocla, sucesso do Benedito Ruy Barbosa, baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto. A personagem era a mãe da protagonista Zuca (Wanessa Giácomo) e junto com o Zé da Estação (Otávio Augusto), seu marido, administrava uma espécie de pousada e venda na pequena cidade de Vila da Mata.  Depois de Cabocla, Jussara fez uma pequena participação em Belíssima (2005), trama do Sílvio de Abreu e no ano  seguinte fechou contrato com a Rede Record  participando  do elenco da trama de Vidas Opostas (2006)  do Marcílio Moraes.          

 Arlete de Chamas da Vida (2008)


        Com a Arlete de Chamas da Vida, trama da autora Cristiane Fridmann, Jussara Freire se destacou na pele da tresloucada e nova rica. Mesmo sendo fútil e deslumbrada com o luxo que o dinheiro lhe proporciona, Arlete é uma mulher com a alma humilde e bondosa e ajuda muitos ao seu redor. 

Donana Veneto de Pecado Mortal (2013)


        Donana Veneto, a personagem que a Jussara viveu na trama de Pecado Mortal,  estreia do autor Carlos Lombardi na Record , iniciou mostrando uma personagem que tinha tudo para ser o destaque da trama. Seus embates em cena com Betty Lago , que vivia a protagonista Stela , rendeu momentos memoráveis à trama considerada confusa. Porém a frágil doença da Betty, fez com que suas personagens fossem sacrificadas em cena, e nitidamente a trama perdeu muito com a saída de ambas as atrizes. A História ainda prometia um triângulo amoroso da terceira idade bem interessante entre elas e Luiz Guilherme, mas que felizmente também não pode ser explorado como deveria. Enfim mesmo com uma personagem mutilada, Jussara Freire foi impecável em sua composição e com certeza uma das melhores da sua história na tv.
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com.br , memóriaglobo.com.br

Comentários

  1. Ela fez ''Os Inocentes'' também,não sabia,a novela passava na mesma época de A Barba Azul.Não entendi como ela conseguia,ela tinha o dom da ubiquidade,rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez boas novelas na antiga tv tupi - uma atriz maravilhosa - em 2024 esta na serie da netflix PEDAÇO DE MIM.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...