Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Cláudia Raia



         Atriz, bailarina , cantora  e um furacão em forma de mulher ! Tudo isso é Cláudia Raia , a Lívia de Salve Jorge  novela da autora Glória Perez. Cláudia que estreou no programa “Viva o Gordo   usando de toda a sua sensualidade,   logo foi mostrando talento e mesmo continuando dando vida a mulheres  sensualíssimas, a atriz conquistou o posto de um das grandes atrizes brasileiras.
        Seu atual papel, a anunciada grande vilã de Salve Jorge Lívia Marini, acabou não agradando ao grande público, que não gostou do tom engessado dado à personagem, mas a Cláudia Raia já nos brindou com tantos outros personagens , que nós a perdoamos pela Lívia.
        Vamos lembrar o Top 10 dessa atriz completa :

10º. Tancinha de Sassaricando (1987)
Sassaricando
Foto : mariaclaudiaraia.blogspot.com
         Não é segredo para ninguém que o autor Silvio de Abreu é um dos fãs mais árduos  e declarados de Cláudia Raia. Os melhores papéis da atriz foram em novelas suas, só o nosso Top 10  traz cinco dessas personagens. A Tancinha de Sassaricando  foi o primeiro grande papel de Cláudia na TV. Na verdade ela estrearia em Cambalacho outra trama de Silvio de Abreu, mas em 1986 a novela Roque Santeiro onde a atriz viveu a namorada do lobisomen Ninon foi esticada , impossibilitando a participação dela na trama do Silvio. Mesmo assim o autor reservou um papel nos capítulos finais para Claúdia. Mas a Tancinha foi sem dúvidas quem abriu as portas nacionais para Cláudia Raia. A Personagem caiu no gosto do público de um jeito, que a novela acabou ficando centrada no triangulo amoroso formado por ela , Alexandre Frota e Marcos Frota, esquecendo os “sassaricos” de Aparício (Paulo Autran). Os trejeitos, a espontaneidade e o vocabulário da Tancinha ganharam as conversas de rodas Brasil a fora.  Foi nesta novela que ela e Alexandre Frota se casaram.  
  
9º. Adriana Ross de Rainha da Sucata (1990)
Rainha da sucata
Com Antônio Fagundes
Foto : www.noticiasdodia.com.br 
        Uma bailarina da coxas grossas e que destruia qualquer produção que participava. Essas eram as características de Adriana Ross na trama de Rainha da Sucata do autor Silvio de Abreu. Na trama Cláudia Raia brilhou no núcleo cômico ao lado de Antônio Fagundes , Marisa Orth e André di Mauro (que naquela época se chamava André Filippi). 

8º. Maria Escandalosa de Deus Nos Acuda (1992)
Deus nos acuda
Com Edson Celulari
Foto : diversãoterra.com.br 
         Ela era a trambiqueira da trama , e ao mesmo tempo a protagonista. Maria Escandalosa foi mais uma sensual e inesquecível personagem criada por Silvio de Abreu e interpretada por Cláudia Raia. Inesquecível a imagem de Maria  andando de bicicleta pelas ruas do Porto de Santos.

7º. Safira de Belíssima (2005)
Belíssima
Com Reynaldo Gianecchinni
Foto : fotos.noticias.uol.bol.com.br 
        A Química entre dois atores é o principal ingrediente para seus personagens fazerem  sucesso, cativar o público e cair logo no gosto popular. Em Belíssima outra trama de Silvio de Abreu , isso ocorreu com Cláudia Raia e Reynaldo Gianecchinni. A Safira e  o Paschoal  viraram logo em seus primeiros encontros o casal mais querido da trama, e Cláudia Raia  mais uma vez esbanjou sensualidade  e talento vivendo a fogosa mãe de família.

6º. Ângela Vidal de Torre de Babel (1998)
Torre de Babel
Foto : beneditodrinkpop.blogspot.com
        Em 1998 quando pensei que a Cláudia já tinha dado o que tinha de dar nas tramas do Silvio de Abreu , ela aparece em Torre de Babel  dando vida a sua primeira vilã do autor. Ângela era a grande administradora do Tropical Tower Shopping , a torre de babel do título que explodia logo nos primeiros capítulos da trama. No decorrer da novela Ângela foi se mostrando um mulher obsessiva , que só tinha olhos para Henrique (Edson Celulari) seu grande amor, e por ele foi capaz de fazer as maiores atrocidades  até  se jogar do alto do prédio em um ato de desespero. Cláudia Raia foi elogiadíssima pela crítica  dando vida sua primeira psicopata na tv, uma personagem totalmente diferente do perfil de trabalhos da atriz até então.

5º. Ramona de As Filhas da Mãe  (2001)
As filhas da mãe
Foto : tvg.globo.com 
        Em 2001 Silvio de Abreu reservou para Claudia uma personagem sob medida na trama de As Filhas da Mãe. Era Ramon, digo Ramona, uma transexual.  O Autor teve receio de lançar como uma das filhas da mãe em pleno o horário familiar das sete horas , um transexual, embora vivido por um mulher, mas a personagem foi um literal espetáculo. A Atriz mais uma vez abusou da sensualidade, e a personagem pedia toda essa feminilidade sensual , para explicar o mundo tão ainda incompreendido dos transexuais.

4º. Mina de Montmartre de O Beijo do Vampiro (2002)
O beijo do vampiro
Foto : teledrossie.com.br 
        Mas a Cláudia Raia, também viveu grandes papeis escritos por outros autores depois de Silvio de Abreu. Em 2002, a atriz aceitou a dar vida a vampira Mina de Montmartre , depois da desistência de Christiani Torloni. Mesmo grávida  da sua filha Sophia ,  a atriz deu um show na pele da vampira mais sexy da teledramaturgia. O Combinado seria que quando tivesse o filho , a personagem sairia da trama. E Assim aconteceu, Claudia tirou a licença-maternidade, mas o público exigiu que a Mina voltasse, e ela voltou pra finalizar a trama.
3º. Engraçadinha de Engraçadinha Seus Amores e Seus Pecados (1995)
Foto : fcclaudiaraia.blogspot.com 
        Cláudia Raia , surpreendeu a todos inclusive os diretores de Engraçadinha  - Seus Amores e Seus Pecados , minissérie do autor Leopoldo Serran, adaptada do romance homônimo de Nelson Rodrigues, ao dar vida a personagem título em sua segunda fase. Viver um personagem do mundo “Rodriguiano” é um desafio para qualquer ator, mas a atriz aceitou o convite e recebeu elogios da crítica por sua interpretação. Engraçadinha  na primeira fase vivida pela estreante Alessandra Negrini,  foi uma moça muito sensual e gostava de provocar os homens. Depois de se tornar mãe e casar-se com um homem mais velho , ela torna-se evangélica e assume uma postura de uma senhora respeitadíssima e fiel ao marido. Mas o passado de Engraçadinha lhe bate a porta na pele da prima que sempre foi apaixonada por ela ,  a asquerosa Letícia (Maria Luisa Mendonça). Na minissérie Claudia brilhou tanto nas cenas dramáticas como nas sensuais. Inesquecível a cena de amor  Luis Cláudio (Alexandre Borges) debaixo de um temporal.

2º. Donatella de A Favorita (2008)
A favorita
Com Patricia Pillar
Foto  : Renatofelix.wordexpress.com 
        Em 2008 nos capítulos iniciais de A Favorita, novela do João Emanuel Carneiro, protagonizada por Cláudia e Patrícia Pillar , não sabíamos quem era a vilã ou a mocinha, e apesar do grande sucesso da Patrícia Pillar  revelada como a grande vilã da trama , a mocinha vivida pela Cláudia Raia não foi ofuscada. Donatella  não se redimiu ao posto  da mocinha sofredora , que esperava os acontecimentos, ela brigou , foi atrás e  cravou com unhas e dentes sua participação na trama.

1º.  – Jaqueline de Ti Ti Ti (2010)
Ti ti ti (2010)
Claudia com a XUXA em uma participação na trama
Foto : mdemulher.abril.com.br 
        O Primeiro lugar desse top 10 não poderia ser de outra personagem se não a Jaqueline de Ti Ti Ti  , o remake escrito por Maria Adelaide Amaral do grande sucesso de Cassiano Gabus Mendes. Não me lembro de ter acontecido antes , uma personagem que nem era na verdade uma das protagonistas , ter roubada a novela de tal forma , que é impossível imaginar a trama de Ti Ti Ti sem a Jaqueline Maldonado criada de maneira exuberante e sensível pela Cláudia. Na primeira versão a saudosa Sandra Bréa interpretou a personagem, mas Maria Adelaide , deu um novo perfil a da segunda versão, e nos apresentou uma Jaqueline mais solta, deixando para Cláudia um leque de situações que consagraram a sua participação na trama.



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa  : memóriaglobo.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

“Os Outros” – Série aclamada da Globoplay estreia na Globo mostrando onde a falta de diálogo e intolerância pode levar as pessoas

        Série aclamada na Globoplay Os Outros , criada por Lucas Paraízo e colaboração da Fernanda Torres , chegou a Globo nesta quinta (18.04), seguindo a mesma   linha de sucesso do streaming,   muito bem recebida pelo público, e com um elenco totalmente entregue   a seus personagens, na maioria fora de suas zonas de conforto no qual estamos acostumados a vê-los nas novelas.         A   Produção conta a história de duas famílias que, após uma briga entre os filhos, vivem uma escalada   de violência. A Série   mostra até onde a falta de diálogo e intolerância   pode levar as pessoas.         Adriana Esteves e Milhem Cortaz – Cibele e Wando – são os criadores da   primeira situação que,   culmina nas grandes tragédias que a série apresenta.   Cibele, depois de ter o filho espancado pelo filho de Wando, não aceita as desculpas do   menino e do pai, e acaba cuspindo na cara de Wando, o que   desencadeia um sentimento de fúria, principalmente quando este percebe que, por vingan

“No Rancho Fundo” traz de volta ao horário das seis o romance e humor regional mesclado com temas importantes

        A nova novela das seis No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , já mostrou que é muito mais do que uma continuação de Mar do Sertão . Nesses 3 primeiros capítulos a novela mostrou que   vai falar de termas pertinentes com muito humor e romance regional, que é sempre bem vindo no horário.         Inspirado livremente na peça A Capital Federal , de   autoria   do Artur    Azevedo , a trama   apresentou   paisagens belíssimas, com uma direção de   tirar o fôlego, do Allan Fiterman , com destaque para as cenas do garimpo onde já brilhou de cara, como já era de se esperar   Andrea Beltrão , como   Zefa, a matriarca da família Leonel,   Muito bom ver uma atriz do nível dela em cena totalmente já dona do texto da sua personagem.         Conhecemos um pouco da família protagonista,   além de deixar explícito a força das mulheres dessa   família para sobreviver em um ambiente tão hostil , fomos apresentados   o bom humor de   tirar sarro dos homens que parece não estarem muito a fi