Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do José Mayer


Meus Personagens Preferidos do José Mayer



        Engana-se quem acha que José Mayer é simplesmente aquele ator galã que pega todas as mocinhas das tramas. No decorrer de sua carreira , os galãs foram ponto fortes  na carreira do ator , mas José Mayer  vai muito além do galã.
        O Ator estreou na tv em 1979 em um dos  episódios  do Malu Mulher , e de lá para cá só coleciona grandes momentos na TV,  sejam os galãs,  ou personagens mais densos,  Zé Mayer imprime sua  viril sensibilidade  em cada um deles.
        Vamos lembrar então  meus 10 favoritos desse grande ator : 

10º. Jorge Fernando de Bandidos da Falange (1983)
Bandidos da falange

        Logo em seu primeiro trabalho na Tv , José Mayer foi um grande destaque como revelação. Era o Jorge Fernando da elogiadíssima minissérie do autor Aguinaldo Silva Bandidos da Falange. Na trama Jorge Fernando depois de detido em um delegacia na Ilha Grande , criava a facção criminosa Falange Vermelha, organização com códigos de honra baseados na fidelidade e força do grupo. A Atuação  de Zé Mayer foi muito bem vista pela crítica , e ajudou a alavancar a carreira do ator.
                                
9º. Comissário Alberto Matos de Agosto (1993)
Agosto
Foto : redeglobo.globo.com
        Exatamente 10 anos depois de sua estreia na TV, José Mayer volta em  mais uma minissérie que deixou sua marca na teledramaturgia brasileira. Agosto  minissérie de Jorge Furtado e Giba Assis Brasil , contou os últimos dias do ex-presidente Getúlio Vargas, em destaque os dias que antecederam o suicídio. José Mayer que viveu  o comissário Alberto Matos , fez parte do núcleo fictício da produção, dando vida ao policial que investigava o assassinato de um renomado empresário  envolvido com negociatas. O Ator viveu grandes momentos com Letícia Sabatella e Vera Fischer que viviam suas amantes na minissérie.

8º. Fernando Flores de Fera Radical (1988)  
Fera radical
Com Malu Mader
Foto : sergiozhz.blogspot.com

        O Fernando Flores de Fera Radical  do autor Walther Negrão foi o primeiro grande galã de José Mayer na teledramaturgia. Se repararmos, os outros  galãs  que fizeram mais sucesso tinham essa essência rústica, que misturavam o campo com a virilidade. Fera Radical abriu as portas para José Mayer, que com o sucesso da trama entrou de vez para o hall dos grandes atores globais.

7º. Pedro de Laços de Família (2000)
Laços de família
Com a Déborah Secco
Foto  : abril.com.br
        Na mesma linha do galã viril e Rústico do Fernando de Fera Radical , foi o Pedro de Laços de Família do autor  Manoel Carlos. O machão da trama sempre de cara fechada , conquistou várias das belas mulheres da trama, mas no final a fera foi domada pela menina Ísis (Déborah Secco) , que passou a trama inteira tentando conquista-lo.

6º. Osnar de Tieta (1989)
Tieta
Com Betty Faria
Foto : otos.noticias.bol.uol.com.br

        Na clássica novela do Aguinaldo Silva , baseada na obra de Jorge Amado , José Mayer deu vida ao inesquecível Osnar. O personagem era aquele tipo galã canastrão, que adorava provocar as solteironas da cidade, que sempre que flagravam -o sem roupas ficavam horrorizadas. O Ator viveu tórridas cenas com Betty Faria,  a estrela da trama e sua grande paixão. Inesquecível a cena em que Tieta conta para Osnar que não poderá viver com ele , ao explicar sua verdadeira profissão.  Osnar é outro  grande galã pegador do currículo do Mayer.

5º. Teobaldo Faruk de A Indomada (1997)
A indomada
Com Adriana Esteves
Foto : fotos.noticias.bol.uol.com.br
        Na trama de A Indomada do autor Aguinaldo Silva , ele era tratado como um forasteiro.  Teobaldo Faruk acabou se tornando um grande empresário em Greenville,  o que  calou a boca dos “quatrocentões” da cidade que o humilharam no passado. Mas para sua escalada ficar completa , faltava selar seu nome ao de Helena (Adriana Esteves) pertencente a uma das mais conceituadas famílias da cidade , apesar de falida. Assim começava a trama da novela , com Helena casando-se com Teobaldo depois dele tê-la salvo com sua mãe, mas o amor entre eles só nasceria muito tempo depois.
            
4º. Ricardo Mirando de Meu Bem Meu Mal (1990)
Meu bem meu mal
Com Silvia Pfeiffer
Foto : programabrecho.blogspot.com
        Em 1990 , José Mayer  estava mais uma vez em uma trama no horário nobre e  brilhou ao lado de Adriana Esteves. Na trama de Cassiano Gabus Mendes , ele era sócio de Cláudio Venturini (Herson Capri) , e exatamente por isso as famílias se odiavam. Com a morte de Cláudio , Isadora (Silvia Pfeiffer) assume a presidência das empresas, batendo de frente com Ricardo. Mas os telespectadores foram surpreendidos, depois de várias cenas de brigas entre eles ,  o autor revela que na verdade Ricardo e Isadora são amantes , e por ter descoberto isso é que Cláudio morreu de um enfarte fulminante. No decorrer da novela Ricardo acaba se envolvendo com Patrícia (Adriana Esteves) , a química entre eles foi tão grande , que  viraram o principal casal da novela, e no final da trama terminaram juntos.

3º. Pereirinha de Fina Estampa (2011)
Fina estampa
Foto : contamais.com.br


            Todo o glamour do galã pegador de José Mayer ,  parecia que seria quebrado quando ele apareceu tal qual um náufrago na novela Fina Estampa do autor Aguinaldo Silva. O personagem  preservava uma enorme barba que escondia praticamente todo o rosto de Mayer. Mas enganou-se quem pensou que ele ficaria só chupando o dedo na trama, Thereza Cristina (Christiane Torloni) a grande vilã, logo descobriu os dotes ( o robalo , pra ser mais exato ) do Pereirinha , e os dois protagonizaram cenas pra lá de calientes.

    2º. Fernando Reis de Presença de Anita (2001)
    Presença de Anita
    Jose Mayer com Mel Lisboa
    Foto : loucospelatv.blogspot.com
            Uma homem mal sucedido , com um casamento preste a terminar e fumante. Esse era o perfil do Nando , o Fernando Reis da minissérie Presença de Anita do autor Manoel Carlos no ar pela Globo em 2001. José Mayer que tinha acabado de fazer o Pedro de Laços de Família do mesmo autor , foi escolhido por ele para dar vida ao personagem. Assim o ator ao lado de Mel Lisboa , protagonizou as cenas mais sexy´s da tv daquele ano. Os dois apareciam completamente nús. Mas a nudez dos protagonistas não foi o ponto alto da minissérie, José Mayer conseguiu imprimir toda a sua sensibilidade interpretativa  para viver o personagem, e seu diálogos e brigas com Anita , também foram grandes momentos na minissérie.
                   
    1º. Zé do Burro de O Pagador de Promessas (1988)
    O pagador de promessas
    Foto : memóriatv.com.br 

            O Zé do Burro  personagem feito pelo ator na premiadíssima minissérie O Pagador de Promessas do autor Dias Gomes , foi o grande desafio da carreira de José Mayer. Ele teria que recriar um personagem  que estava imortalizado em nossa memória por Leonardo Villar no cinema. Mas o desafio foi aceito e cumprido. O Ator ficou um  mês em Monte Santo , morando em um casebre  e convivendo com o burro com o qual contracenava.  Ele incorporou o personagem de tal maneira , que os moradores da cidade já o chamavam de Zé do Burro. O esforço valeu a pena , Mayer viveu um dos seus melhores momentos na tv e foi aplaudido pela crítica.  Provando que era muito mais que um simples galã.


    Fonte :
    Texto  : Evaldiano de Sousa
    Pesquisa : Memóriaglobo.com e teledramaturgia.com

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    “Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

    Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

    Rapidinhas – 29.09.2024

    “ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

    Novelas Inesquecíveis – Gina (1978)

    A Novela das seis mais esquecida que “ O Amor é Nosso ”   e que marcou a estreia da Christiane Torloni como protagonista         Já disse aqui que o e10blog , além de falar dos sucessos da nossa teledramaturgia, também é apaixonado    por aquelas tramas que não fizeram tanto sucesso assim e,   que ficaram esquecidas , até mesmo pela própria emissora que a transmitiu.         A estrela   da seção “ Novelas Inesquecíveis ” este mês é exatamente uma novela das seis que ficou lá “esquecível’   no longínquo ano de 1978 – Gina , a trama   escrita por Rubens Edwal Filho, baseado no romance homônimo de Maria José Dupré (Mesma autora de Éramos Seis ), e que trouxe Crhistiane Torloni com sua primeira protagonista oficial.         Gina foi tão complexa, que ela é até menos lembrada que O Amor é Nosso ! (1981), trama do Roberto Freire e Wilson Agui...

    Tributo – Glória Menezes

            O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

    Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

               Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

    Aguardada cena do dilúvio em “Gênesis” marca um dos primeiros grandes momentos da trama da RecordTv

            A RecordTv exibiu no capítulo de quarta-feira (27.01) de Gênesis , a aguardada cena do dilúvio , uma das primeiras aguardadas   passagens da bíblia que a trama vai   retratar.         Com Oscar Magrini como o Noé, o capítulo mostrou   o dilúvio e Arca sendo   levada pelas águas salvando a família e vários animais do seu criador.         A cena repleta de efeitos especiais e computação gráfica, bem melhores e mais preparados do que as mostradas na primeira semana que retrataram os Jardins do Éden,   foi muito bem recebida pelo público e   deu picos de audiência para a trama dos autores Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro .         Na próxima fase da trama a passagem bíblica retratada será a construção e destruição da torre de babel, outro momento épico que a novela nos reserva. Veja...

    Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

              Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

    10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

            Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

    Rapidinhas – 07.12.2024

      “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

    Rapidinhas - 08.11.2025

    “ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...