Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Tropicaliente (1994)



        No último dia 16 de Maio a novela Tropicaliente do autor Walther Negrão  fez aniversário de 20 anos. Fiquei pensando como o tempo passa rápido. Parece que foi ontem que a minha cidade, que é próxima à Fortaleza, ficou toda ouriçada com a notícia de que atores globais estavam gravando cenas para a próxima novela das seis.

        Tropicaliente era ambientada nas belas praias do Ceará  e na  capital  Fortaleza. A Globo apostava em outras sedes  que não São Paulo e o Rio de Janeiro para suas novelas. A novela Sonho Meu , antecessora no horário , foi ambientada na cidade de Curitiba no Paraná.

        Sou fã das novelas do Walther Negrão e Tropicaliente ainda teve uma importância maior, por ter sido gravada aqui no meu Ceará. Para um fã de novelas desde criança ver os acontecimentos de uma novela em lugares por onde eu já havia  passado foi uma grande emoção.

Herson Capri e Regina Dourado em Tropicaliente, 1994. TV Globo


        Tropicaliente conta a história de Ramiro (Herson Capri)  líder de uma aldeia de pescadores em Fortaleza, no Ceará. Casado com Serena (Regina Maria Dourado), a companheira de todas as horas, é pai de dois filhos, Cassiano (Márcio Garcia)  e Açucena (Carolina Dieckmann). O rapaz é o namorado de Dalila (Carla Marins), filha do grande amigo de Ramiro, Samuel (Stênio Garcia), também pescador, marido de Ester (Ana Rosa), que tem mais um filho, Davi (Delano Avelar), um jovem que formou-se doutor mas se envergonha de sua origem humilde.

Herson Capri e Silvia Pfeifer em Tropicaliente, 1994. TV Globo

Letícia (Silvia Pfeiffer)  é filha do milionário Gaspar Velásquez (Francisco Cuoco), um homem que deixou as empresas nas mãos da filha para curtir a vida. Em casa, Letícia enfrenta problemas de relacionamento com os filhos, Vítor (Selton Mello) e Amanda (Paloma Duarte). Viúva e charmosa, ela procura um novo rumo para sua vida afetiva. Pretendentes não faltam, como o galante François (Victor Fasano), de olho em sua beleza e fortuna. Para conquistá-la, ele tem o auxílio de Franchico (Cássio Gabus Mendes), um tremendo picareta.
Mas Letícia fica balançada com o reencontro com Ramiro, a grande paixão de sua vida, o que vai desencadear uma série de conflitos, como o namoro de Vítor, o filho de Letícia, um rapaz com sérios problemas psicológicos, com a doce Açucena, a filha de Ramiro.

Carolina Dieckmann em Tropicaliente, 1994. Nelson Di Rago/TV Globo

Tropicaliente não é considerada um grande sucesso de audiência, mas claro que o valor afetivo  é o que mais me importa. Mas  com relação a audiência um fato curioso ocorreu. Em alguns países que foi apresentada a novela causou um alvoroço. Na Rússia , por exemplo onde a novela foi batizada de “Tropikanga = Mulher Tropical”  a trama teve recordes de audiências se comparada a novelas anteriores.   Pegando carona no sucesso,   eles compraram Mulheres de Areia que foi rebatizada  de “Tropikanka 2”. O Mais engraçado é que nós sabemos que uma trama não tem nada haver com outra, não são sequer  do mesmo autor, Mulheres de Areia é da Ivani Ribeiro. A única semelhança entre  elas eram as locações praianas.

Samuel

No elenco destaque absoluto para Stênio Garcia, na pele de mais um pescador Cearense ,  Samuel.  Stênio já  havia feito em 1982, na trama de Final Feliz , da autora Ivani Ribeiro, um simplório pescador  Cearense. Na ocasião o ator fechou contrato de um ano com o governo do Estado para divulgar o turismo. Em Tropicaliente,  junto com Paulo Ubirantan, diretor da trama, Stênio  ganhou o título de cidadão de Beberibe, cidade praiana do litoral cearense.

Serena Vítor Franchico Dalila
 Outros destaques do elenco foram :  a saudosa Maria Regina Dourado, incrível vivendo a Serena; Selton Mello que viveu um dos seus melhores trabalhos na Tv com o desiquilibrado Vitor; Cássio Gabus Mendes com o picareta Franchico e Carla Marins, linda com a esfuziante Dalila.

Cassiano

Tropicaliente marcou a estreia em novelas dos atores Márcio Garcia, Giovanna Antonelli e Daniela Escobar.

Carla Marins e Márcio Garcia em Tropicaliente, 1994. Arley Alves/TV Globo


A Produção da novela recebeu apoio do governo do Ceará e em contrapartida aumentou consideravelmente o turismo no Estado, que até então era visto apenas como uma opção “exótica” de viagem. Hoje , e com certeza por causa desse empurrão dado por Walther Negrão e pela Globo , Fortaleza  e as praias cearense já fazem parte do circuito internacional de turismo.
Muito bom relembrar os 20 anos de Tropicaliente. Uma trama  caribenha com  ginga cearense.


O Post também vai servir para lembrar a Rede Globo que está mais do que na hora de uma nova novela gravada aqui no Ceará. Depois de Tropicaliente, a Globo em 1998 produziu Meu Bem Querer, do autor Ricardo Linhares, que também era ambientada no Ceará, em São Tomaz de Trás, uma cidade cenográfica do litoral cearense.
Em vinte anos Fortaleza e o Ceará mudaram muito, e  uma nova trama seria bem vinda, afinal somos até  uma das sedes da copa do mundo !!

Ficha Técnica :
Tropicaliente
Novela do autor Walther Negrão
Direção Geral : Gonzaga Blota
Exibição : 16 de Maio  à 31 de Dezembro de 1995
Capítulos : 194


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Teledramaturgia.com , memóriaglobo.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Meus Personagens Favoritos da Elizabeth Savalla (Parte 2)

A Cunegundes de “ Êta Mundo Melhor ”         Em 2016   Elizabeth Savalla presenteou o público com uma de suas atuações mais divertidas: a impagável Cunegundes, a matriarca impulsiva e hilária de Êta Mundo Bom!. E para a alegria dos fãs,   a personagem esta   de volta em    Êta Mundo Melhor ! , continuação da trama do Walcyr Carrasco .    —   A personagem que virou meme, caiu no gosto popular e garantiu momentos de puro humor na faixa das seis, deu a Savalla   esse novo status em sua carreira, com uma personagem cheia     de energia, celebrando reencontros com veteranos, novas parcerias em cena e o prazer de fazer comédia, algo que ela domina com maestria. Esse retorno reafirma não apenas sua importância histórica na teledramaturgia, mas também seu brilho contínuo. Aos 71 anos, Elizabeth Savalla segue firme, amada e absolutamente indispensável na TV brasileira no auge dos seus 51 de carrei...