Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Tropicaliente (1994)



        No último dia 16 de Maio a novela Tropicaliente do autor Walther Negrão  fez aniversário de 20 anos. Fiquei pensando como o tempo passa rápido. Parece que foi ontem que a minha cidade, que é próxima à Fortaleza, ficou toda ouriçada com a notícia de que atores globais estavam gravando cenas para a próxima novela das seis.

        Tropicaliente era ambientada nas belas praias do Ceará  e na  capital  Fortaleza. A Globo apostava em outras sedes  que não São Paulo e o Rio de Janeiro para suas novelas. A novela Sonho Meu , antecessora no horário , foi ambientada na cidade de Curitiba no Paraná.

        Sou fã das novelas do Walther Negrão e Tropicaliente ainda teve uma importância maior, por ter sido gravada aqui no meu Ceará. Para um fã de novelas desde criança ver os acontecimentos de uma novela em lugares por onde eu já havia  passado foi uma grande emoção.

Herson Capri e Regina Dourado em Tropicaliente, 1994. TV Globo


        Tropicaliente conta a história de Ramiro (Herson Capri)  líder de uma aldeia de pescadores em Fortaleza, no Ceará. Casado com Serena (Regina Maria Dourado), a companheira de todas as horas, é pai de dois filhos, Cassiano (Márcio Garcia)  e Açucena (Carolina Dieckmann). O rapaz é o namorado de Dalila (Carla Marins), filha do grande amigo de Ramiro, Samuel (Stênio Garcia), também pescador, marido de Ester (Ana Rosa), que tem mais um filho, Davi (Delano Avelar), um jovem que formou-se doutor mas se envergonha de sua origem humilde.

Herson Capri e Silvia Pfeifer em Tropicaliente, 1994. TV Globo

Letícia (Silvia Pfeiffer)  é filha do milionário Gaspar Velásquez (Francisco Cuoco), um homem que deixou as empresas nas mãos da filha para curtir a vida. Em casa, Letícia enfrenta problemas de relacionamento com os filhos, Vítor (Selton Mello) e Amanda (Paloma Duarte). Viúva e charmosa, ela procura um novo rumo para sua vida afetiva. Pretendentes não faltam, como o galante François (Victor Fasano), de olho em sua beleza e fortuna. Para conquistá-la, ele tem o auxílio de Franchico (Cássio Gabus Mendes), um tremendo picareta.
Mas Letícia fica balançada com o reencontro com Ramiro, a grande paixão de sua vida, o que vai desencadear uma série de conflitos, como o namoro de Vítor, o filho de Letícia, um rapaz com sérios problemas psicológicos, com a doce Açucena, a filha de Ramiro.

Carolina Dieckmann em Tropicaliente, 1994. Nelson Di Rago/TV Globo

Tropicaliente não é considerada um grande sucesso de audiência, mas claro que o valor afetivo  é o que mais me importa. Mas  com relação a audiência um fato curioso ocorreu. Em alguns países que foi apresentada a novela causou um alvoroço. Na Rússia , por exemplo onde a novela foi batizada de “Tropikanga = Mulher Tropical”  a trama teve recordes de audiências se comparada a novelas anteriores.   Pegando carona no sucesso,   eles compraram Mulheres de Areia que foi rebatizada  de “Tropikanka 2”. O Mais engraçado é que nós sabemos que uma trama não tem nada haver com outra, não são sequer  do mesmo autor, Mulheres de Areia é da Ivani Ribeiro. A única semelhança entre  elas eram as locações praianas.

Samuel

No elenco destaque absoluto para Stênio Garcia, na pele de mais um pescador Cearense ,  Samuel.  Stênio já  havia feito em 1982, na trama de Final Feliz , da autora Ivani Ribeiro, um simplório pescador  Cearense. Na ocasião o ator fechou contrato de um ano com o governo do Estado para divulgar o turismo. Em Tropicaliente,  junto com Paulo Ubirantan, diretor da trama, Stênio  ganhou o título de cidadão de Beberibe, cidade praiana do litoral cearense.

Serena Vítor Franchico Dalila
 Outros destaques do elenco foram :  a saudosa Maria Regina Dourado, incrível vivendo a Serena; Selton Mello que viveu um dos seus melhores trabalhos na Tv com o desiquilibrado Vitor; Cássio Gabus Mendes com o picareta Franchico e Carla Marins, linda com a esfuziante Dalila.

Cassiano

Tropicaliente marcou a estreia em novelas dos atores Márcio Garcia, Giovanna Antonelli e Daniela Escobar.

Carla Marins e Márcio Garcia em Tropicaliente, 1994. Arley Alves/TV Globo


A Produção da novela recebeu apoio do governo do Ceará e em contrapartida aumentou consideravelmente o turismo no Estado, que até então era visto apenas como uma opção “exótica” de viagem. Hoje , e com certeza por causa desse empurrão dado por Walther Negrão e pela Globo , Fortaleza  e as praias cearense já fazem parte do circuito internacional de turismo.
Muito bom relembrar os 20 anos de Tropicaliente. Uma trama  caribenha com  ginga cearense.


O Post também vai servir para lembrar a Rede Globo que está mais do que na hora de uma nova novela gravada aqui no Ceará. Depois de Tropicaliente, a Globo em 1998 produziu Meu Bem Querer, do autor Ricardo Linhares, que também era ambientada no Ceará, em São Tomaz de Trás, uma cidade cenográfica do litoral cearense.
Em vinte anos Fortaleza e o Ceará mudaram muito, e  uma nova trama seria bem vinda, afinal somos até  uma das sedes da copa do mundo !!

Ficha Técnica :
Tropicaliente
Novela do autor Walther Negrão
Direção Geral : Gonzaga Blota
Exibição : 16 de Maio  à 31 de Dezembro de 1995
Capítulos : 194


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Teledramaturgia.com , memóriaglobo.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Minissérie “A E I O Urca” entra nesta segunda na Globoplay

        Curiosa minissérie sem muitas histórias para contar. Na retratação dos shows que fizeram a glória do Cassino da Urca estavam o charme e o encantamento do projeto. Escrita por   Doc Comparato  e  Antônio Calmon  a minissérie tem  Déborah Bloch , Carlos Alberto Ricelli  e  o saudoso   Raul Cortez  como  protagonistas.         A E I   O   Urca entra nesta segunda na plataforma da Globoplay pelo Projeto Resgate de Minisséries .           Relembre a trama   :         O Rio de Janeiro dos anos 1940 é uma cidade fervilhante de excitação. Enquanto no resto do mundo a Segunda Guerra Mundial se desenrola, o Cassino da Urca é uma ilha de animação e elegância. É nesse cenário que Tide, um  croupier  do Cassino, se apaixona pela bailarina Silvia,...