Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – A Barba Azul (1974)


        Muitos do que estão se deliciando com a reprise de A Gata Comeu (1985), no Canal Viva  nem imaginam que a trama já havia feito sucesso bem antes de 1985, sua exibição na Globo. É  que a trama é um remake de outra novela da autora Ivani Ribeiro, exibida pela Rede Tupi em 1974, e tal qual seu remake , foi sucesso absoluto na emissora.

        A Barba Azul tinha como protagonistas Eva Wilma e Carlos Zara,  que viveram Jô Penteado e o Professor Fábio , e aproveitando que o casal acabara de assumir seu romance quando a novela estreou,  a autora usava cenas verídicas de amor entre o casal.
        Para quem assisti ou assistiu A Gata Comeu a novela seguiu exatamente sua original numa cópia perfeita e como em poucas vezes,  um remake foi tão fiel ao original e conquistou o mesmo sucesso junto ao público.

        Jô também já vinha de sete noivados desfeitos e fazia de gato e sapato todos os seus pretendentes, por isso foi apelidada de A Barba Azul, o título da novela. A Relação de gato e rato entre ela e Fábio, que surgiu na ilha na qual eles ficaram como náufragos por meses, foi o grande destaque da novela, numa química perfeita entre os dois astros.
        O grupo de crianças que foi destaque em A Gata Comeu, também foi sucesso em A Barba Azul , que tinha entre outros os atores –mirins Haroldo Botta, Douglas Mazzola, Suzy Camacho e Nádia Lippi, que ainda fariam vários outros trabalhos na TV.


        As implicâncias da Ester (Lia de Aguiar) e Gláucia (Jussara Freire),  madrasta e irmã de criação de Jô,  também não faltaram. Jô e Gláucia protagonizaram também muitas brigas, sempre ocasionadas pela inveja que Gláucia sentia.

        O Casal Gustavo (Luiz Carlos de Moraes)  e Tereza (Elizabeth Hartmann) também viviam em pé de guerra, e a  Tereza depois de voltar da ilha e se descobrir grávida vai a forra fazendo o marido satisfazer seus desejos mais esdrúxulos. Ah, e a Babi (Nádia Lippi) que até então era filha única, também infernizava a vida dos pais depois do anuncio da chegada de um novo tripulante para a família.

Imagem relacionada

        Eva Wilma estava no auge da sua beleza e talento em A Barba Azul,  e deu um charme ímpar  para a inesquecível  Jô Penteado.
        A Barba Azul foi a primeira novela da Rede Tupi a ser apresentada em cores. A partir do dia 01 de julho de 1974, quando a novela estreou, toda a programação da Tupi ganhou cores no ar.  Foi também a partir da estreia de A Barba Azul que a Tupi unificou seus horários em todas as praças de retransmissão da programação. Até então havia diferenças de até dois dias  do que era apresentado no Rio de Janeiro e São Paulo.

        Durante a novela, o ator Nelson Caruso que interpretava o personagem Tony Duarte, um ator na trama, foi contratado pela Globo, mudando-se para o Rio de Janeiro. A Autora usou como desculpa para a saída do personagem exatamente a situação da vida real. Tony Duarte havia sido contratado por uma emissora “carioca”.  Ivani Ribeiro criou então um novo personagem/ator, Maurício Moraes, vivido pelo ator Edgar Franco. Em A Gata Comeu, a autora não precisou criar um novo personagem para substituir o Tony Duarte, vivido pelo Roberto Pirillo, que na época não foi contratado por nenhuma outra emissora.
        A Atriz Carminha Brandão atuava em Os Inocentes (1974), a novela das oito da Rede Tupi, quando deixou a trama para integrar o elenco de A Barba Azul, dando vida a personagem Ofélia. Enquanto iam ao ar os primeiros capítulos de A Barba Azul, a personagem de Carminha ainda era vista em Os Inocentes, assim a atriz aparecia em duas produções inéditas simultaneamente. No final de Os Inocentes (1974), Carminha Brandão voltou para fazer uma pequena participação e novamente apareceu nas duas produções da casa.
        A  atriz Rachel Martins, que vivia a Zazá, empregada do professor Fábio, morreu durante a novela. A personagem foi substituída por Olga, vivida pela atriz Wilma Aguiar.


        A Barba Azul teve tão bons índices de audiência que na época chegou ultrapassar sua concorrente na Globo, a novela Corrida do Ouro.


        A trama foi uma comédia romântica despretensiosa e que o público se apaixonou e a transformou em um novelão,  o que explica ainda mais o sucesso de A Gata Comeu no decorrer dos anos. Com uma história simples, a Ivani Ribeiro mais uma vez conseguiu nos apresentar uma história que nunca será esquecida e que só a consagrou ainda mais como a grande novelista que foi. Sem muitos clichês, histórias complexas ou grandes reviravoltas, ela manteve  a trama atraente com ingredientes que primavam pela pura simplicidade de um grande amor.

Ficha Técnica:
Novela da autora Ivani Ribeiro
Direção Geral: Henrique Martins
Elenco:
EVA WILMA – Jô Penteado (Joana Penteado)
CARLOS ZARA – Professor Fábio Coutinho
NEWTON PRADO – Horácio Penteado
LIA DE AGUIAR – Ester
JUSSARA FREIRE – Gláucia
EDNEY GIOVENAZZI – Vitório Galhardi (Conde de Parma)
NELSON CARUSO – Tony Duarte
EDGARD FRANCO – Maurício Moraes
KATE HANSEN – Paula
LUIZ CARLOS DE MORAES – Gustavo Penaforte
ELIZABETH HARTMANN – Tereza
NÁDIA LIPPI – Babi (Beatriz Penaforte)
PAULO FIGUEIREDO – Braguinha / Zé Mário (José Mário Braga)
ANALU GRACI – Lenita
CARLOS NUNES – Ernani
WANDA STEPHÂNIA – Ivete
YOLANDA CARDOSO – Conceição
IVAN MESQUITA – Oscar
PAULO PADILHA – Martim
CARMINHA BRANDÃO – Ofélia
GERALDO DEL REY – Rafael Benavente
LÉA CAMARGO – Doralice
LEONOR NAVARRO – Dona Sinhá
JOÃO SIGNORELLI – Tito
CARMEM MARINHO – Graziela
RACHEL MARTINS – Zazá
ARNALDO WEISS – Vicente
NORAH FONTES – Televina
WILMA AGUIAR – Olga
ALDO CÉSAR – Padre Aurélio
as crianças
DOUGLAS MAZZOLA – Cuca
ANA LUIZA LANCASTER – Adriana
DIMITRI ORRICO – Xande
SUZY CAMACHO – Sueli
HAROLDO BOTTA – Nanato
JOÃO LUIZ – Cecéu
JANICE BARRETO – Verinha
e
CUBEROS NETO
GENY PRADO
JOSÉ COUTINHO
JOSÉ PARISI JÚNIOR – Benjamin (um dos pescadores que rouba o dinheiro da ilha)
MÁRCIA RITA HURI
MUÍBO CÉSAR CURY
RILDO GONÇALVES
SILVIO FRANCISCO – Zé Bento (um dos pescadores que rouba o dinheiro da ilha)
TYHANA PERCKLE
ZÉLUIZ PINHO – Mauro (amigo de Tito que vendia as jóias que ele roubava)
Exibição: 1º de Junho de 1974 à 15 de Fevereiro de 1975

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa


Comentários

  1. No princípio da novela, bem no início da trama, eu pensava que Ruth e Raquel estava n'alma da Jô Penteado, depois, o mistério da bipolaridade da Jô foi mudando e Eva Wilma como uma boa pigmaleoa, deu um show de interpretação na sua maravilhosa interpretação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...