Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 atores que foram a alma de “Escrava Mãe”


        Escrava Mãe vai apresentar na próxima segunda-feira (09.01) seu último capítulo, e vai deixar muita saudade para o público cativo que se apaixonou pela história encantadora contada através de um roteiro impecável , e que provou para a RecordTv que independente da estreia, a emissora protelou por várias vezes com  receio de baixa audiência, um bom texto sempre será um bom texto.
        A novela estreou totalmente gravada, e nem o fato de não  poder altera-la conforme o gosto do público, ou talvez por isso mesmo, Escrava Mãe logo se mostrou uma trama atrativa, cheia de entrechos que aguçavam nossa curiosidade para o próximo capítulo. Nem mesmo a revelação de um grande segredo no início, a identidade do “Quem Matou?” e os velhos e manjados  clichês em tramas escravagistas tiraram o brilho do impecável trabalho do Gustavo Reiz.
        Mas claro que de nada adiantaria um bom texto, ótima direção e um roteiro ímpar sem um elenco que comprasse  as histórias de seus personagens, e nisso Escrava Mãe não ficou nos devendo nada. Cada ator vestiu a camisa do seu personagem  e o defendeu com unhas, dentes  e talento.
        Vamos à eles:
Thais Fersoza

        Na pele  da Maria Isabel, a grande vilã da trama, Thais Fersoza  escreveu para sempre seu nome na história da teledramaturgia nacional.  Fico imaginando o sucesso ainda maior que seria se Escrava Mãe tivesse sendo exibida na Globo, tendo a visibilidade e liderança do canal a seu favor. Mesmo assim, a atriz foi de uma segurança digna dos grandes atores. Ela  não se ateve apenas a caras e bocas para pincelar as vilanias de Maria Isabel, foi uma vilã nada caricata, o que só engrandece seu trabalho. A Thais Fersoza tem muito o que agradecer à Escrava Mãe e a Rede RecordTv, que a transformou de um rostinho bonito trazido da Rede Globo  em uma das estrelas e grandes profissionais da casa.


        Jussara Freire que já viveu vários tipos inesquecíveis  na tv, fez da Arruaca a grande atração cômica de Escrava Mãe. A Atriz que se queixou na imprensa do fato de não ter podido participar da novela Velho Chico na Globo, visto que a trama de Escrava Mãe, que aquela altura já estava toda gravada, ainda não tinha  estreado,  e a Globo não queria ver a atriz simultaneamente em duas produções inéditas.  Não deixa ser um grande consolo para a atriz ver que a espera valeu a pena. Aclamada pela crítica e uma das personagens mais queridas pelo público, apesar do gênio,  Arruaca entra para o hall dos grandes momentos da atriz na tv. Será que ela conseguiria tal feito na trama de Velho Chico?


        Com uma sensível interpretação, o que até diferencia a Dona Beatrice dos outros trabalhos  da Bete Coelho na Tv, sempre marcados por interpretações fortes, a personagem foi criando forças durante a trama, desabrochando como uma flor e se mostrando um mulher segura  e dona de sua vida. Assim a Bete Coelho finalmente ganhou na Record um personagem digno do seu talento


        Rosalinda Pavão é outra personagem de Escrava Mãe que abrilhantou o núcleo cômico. Esfuziante, esbanjou beleza e deu um show de intepretação. Foi a grande personagem que a Record devia a Luiza desde Máscaras, tentou se redimir com a Meg Pantaleão de Dona Xepa, mas   Rosalinda sem dúvidas deu um novo fôlego a carreira da atriz e mostrou para o público mais jovem todo seu   potencial.

Lidi Lisboa 

        Lidi Lisboa com certeza será uma daquelas atrizes que a Record recebe de outras emissora e  lhe dá  a chance de se transformar em estrela na casa. Ela veio de alguns personagens em tramas globais, mas  foi na pele da Isméria  que ele pode mostrar  toda sua capacidade  e faceta nas nuances da escrava vilã que se transformou em Sinhá Mocinha.  Na trama, emocionou em várias cenas,  nas dobradinhas com Adriana Lessa ou Tháis Fersoza. O Sucesso da  personagem já lhe rendeu papel de destaque na próxima trama das 07:30 da Record, Belaventura.

Adriana Lessa

        Adriana Lessa foi outra atriz que fez da sensibilidade o principal  ingrediente da Condessa Catarina. Encantou o público na pele da personagem que também sofreu mutações, chegou condessa, voltou a ser escrava e conseguiu, depois de comprada de volta pela irmã que procurou pela vida toda, voltar a ser Condessa .  A química entre ela e Lidi Lisboa,  que faz sua irmã,  rendeu grandes momentos a Escrava Mãe, num impecável trabalho de duas grandes profissionais.


Luiz Guilherme

        Luiz Guilherme pode dizer que já fez todos os tipos na tv nos seus mais de 30 anos de carreira. Vilões ou mocinhos, no drama e na comédia, mas o Coronel Quintiliano é um dos seus personagens melhores construídos e  um divisor de águas na carreira do veterano. Fico muito feliz  quando vejo uma astro já com uma certa  bagagem,   se renovando com um personagem desafiador nas mãos. E o Quintiliano, com todas as suas transformações no decorrer de Escrava Mãe, foi  exatamente isso para o Luiz Guilherme.

Fernando Pavão


        Fernando Pavão, que deu vida ao vilão Comendador Almeida, é outro que já está escalado para Belaventura.  Em Escrava Mãe o ator tinha o grande  desafio de  provar  que  poderia segurar  um personagem importante  de uma  trama sem a ajuda de um corpo desnudo (Como fez  em Pecado Mortal) ou um personagem emblemático (Como o Sansão de Sansão e Dalila). Mesmo com alguns deslizes, o Pavão  fez  do Almeida um dos destaques da trama dando um novo fôlego à sua carreira.

Roberta Gualda

        Não é segredo para ninguém que Ana Roberta Gualda, agora só Roberta Gualda, é uma criação da Record. Depois de uma personagem de destaque na trama de Mulheres Apaixonadas na Globo em 2003,  a atriz fez alguns personagens secundários na emissora carioca, mas foi em 2009 quando se mudou para a Record que viu seu nome crescer como a atriz   nas tramas de Bela, A Feia (2009), Rei Davi (2012), Balacobaco (2012) e Vitória (2014). Porém a Teresa é mais que um presente para o seu currículo. Com uma intepretação sob medida, a personagem mesclou sensibilidade e força no decorrer de Escrava Mãe, e deu um novo status ao trabalho da atriz.

Sidney Santiago

        O Escravo Sapião  é um personagem que mescla no seu perfil o humor e o drama. Ingênuo e eternamente apaixonado por Juliana (Gabriela Moreira), dava uma certa dose de esperança ao núcleo dos escravos com sua inocência.  Seu intérprete,  o ator Sidney Santiago é a grande revelação de Escrava Mãe. O Ator já teve alguns personagens  com pontuais destaque. Quem  lembra dele enganando os personagens de Caminho das Índias (2009),  na pele do esquizofrênico Ademir?  Ele já naquela época mostrava segurança no que estava fazendo, e o Sapião, quase sete anos depois é a prova de que o ator está pronto para seguir uma carreira promissora.

Menções Honrosas:

        No post acima detalhei 10 atores,  que na minha opinião  foram destaques em Escrava Mãe e deram um novo fôlego a suas carreira, mas claro que vale fazer menções a outros nomes que igualmente foram responsáveis pelo sucesso da trama do Gustavo Reiz :
·        Gabriela Moreyra  - Juliana
·        Pedro Carvalho  - Miguel
·        Milena Toscano – Felipa
·        Léo Rosa – Átila
·        Roger Gorbeth – Guilherme
·        Zezé Motta – Tia Joaquina
·        Karen Marinho  -Belezinha
·        Adriana Londõno – Irani
·        Jayme Periard – Osório , e
·        Cássio Scapin  - Tozé

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa   

        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Globo começa as chamadas de “Dona de Mim” - A nova novela das sete

        Dona   de   Mim , a   nova novela das sete que vai substituir   Volta   por Cima , já   tem data    de estreia.   A   Trama criada e escrita por  Rosane Svartman , com colaboração de Juan Jullian, Renata Sofia ,  Jaqueline Vargas , Michel Carvalho ,  Mário Viana  e Carolina Santos, tem   direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman , estreia   dia 28   de   abril.           Protagonizada por   Clara Moneke   e um grande elenco   encabeçado   como nomes como Tony Ramos , Claudia Abreu, Rafael Vitti, Giovanna Cordeiro, Juan Paiva     e uma   participação especialíssima   da Camila   Pitanga , entre   outros,   será marcada por um casamento que não se tornará uma celebração do amor de Filipa (Cláudia Abreu) e Abel (Tony Ramos...