Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Antônio Calloni



        Antônio Calloni fez mais um trabalho incrível na pele do visceral Libanês Halim,  na  segunda fase da minissérie Dois Irmãos. Mais um personagem do ator que comprova seu talento e capacidade de se reinventar.
        O Halim também marca na carreira do Calloni mais um personagem estrangeiro. Além do libanês da trama da minissérie da Maria Camargo,  o ator já fez português, italiano, turco e marroquino na tv, como veremos na seleção de personagens que ele imortalizou.
        Calloni estreou como ator na tv na trama de Hipertensão em 1986, na Rede Globo , e mesmo tendo feito tímidos trabalhos na década de 80, via sua carreira se firmar na tv mesmo durante a  década de 90 em papéis de destaque a cada novo trabalho.
        Além de ator, Antônio Calloni é também escritor e poeta. Tem uma carreira  de sucessos linear no cinema e no teatro. Em 1990,  ganhou o prêmio Moliere de melhor ator no papel de Karl Marx, com o espetáculo A secreta obscenidade de cada dia de Marco Antonio de la Parra. Em 2007,  recebeu o prêmio ACIE (Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil) de melhor ator, pelo filme Anjos do Sol. Em 2000,  recebeu o Prêmio Jorge de Lima (Academia Carioca de Letras e UBE - União Brasileira de Escritores) como autor revelação, com o livro de poemas Os Infantes de Dezembro.
        Para coroar e comemorar  o trabalho irrepreensível do Antônio Calloni  em Dois Irmãos, nada melhor do que relembrar os melhores trabalhos  na tv desse grande ator.


O Claudionor,  Clau Clau de Anos Dourados (1986)

        O Claudionor era o segundo personagem do Calloni na tv, e o primeiro a dar uma maior notoriedade ao seu trabalho. Claudionor, o Clau Clau, como seus amigos o chamavam,  integrava a trama da minissérie Anos Dourados, do autor Gilberto Braga, e era uma espécie de saco de pancadas  para os amigos do ginasial que adoravam fazer bulling com ele.


William Camargo de O Dono do Mundo (1991)

        Em 1991, Antônio Callini voltou a tv numa trama do autor Gilberto Braga. Ele entrou  na  segunda parte da narrativa da novela O Dono do Mundo, dando vida ao milionário William. Sendo um homem muito rico, porém tímido e introspectivo, William acaba ficando amigo de Olga (Fernanda Montenegro) que era também amiga de seu recém-falecido pai. No decorrer da história William tenta encontrar uma mulher que não veja como atrativo nele apenas sua fortuna. É nesse momento que  Olga coloca em seu caminho Taís, a personagem da Letícia Sabatella. William se apaixona por Tais, que apesar de não amá-lo acaba  casando com ele. Mesmo sendo uma pessoa de boa índole, William acaba sendo revelado no final como um desiquilibrado que acabou fazendo algumas vilanias contra Beija-Flor (Ângelo Antônio), o grande amor de Tais. Era um personagem pequeno, mas o autor com certeza viu que o Calloni poderia segura-lo em quaisquer proporções, e com base nisso foi lhe dando corda.


Maneco Dionísio de Era Uma Vez . . . (1998)

        Em 1998, Antônio Calloni deu vida ao hilário andarilho Maneco Dionísio na trama de Era Uma Vez, do autor Walther Negrão. O personagem chega à trama junto com Madalena, a protagonista vivida pela Drica Moraes, e é contratado por Xistus, do saudoso Cláudio Marzo, para pintar afrescos na pequena e modesta  igreja de  Frei Chicão (Diogo Vilella), que logo de cara não simpatiza nenhum pouco com ele. Para piorar a situação, Maneco ainda vai morar junto com o padre. A Dupla então proporciona cenas hilárias a novela  com as implicâncias mútuas.


Bartolo de Terra Nostra (1999)


        No finalzinho da década de 90, Antônio Calloni da vida ao personagem que seria um grande divisor de águas em sua carreira.  Acho que teve o Calloni antes e depois de Terra Nostra. Na trama do Benedito Ruy Barbosa,  o ator deu vida ao seu primeiro personagem estrangeiro.  Bartolo era um dos imigrantes italianos que chegavam ao Brasil no Navio Andrea I, junto com Lu Grimaldi, o ator protagonizou uma das cenas mais impactantes, emocionantes e emblemáticas da trama. Durante a viagem de vinda para o Brasil, o bebê que Bartolo e a mulher traziam é dado como morto devido a peste que assolava a tripulação. Nas crenças da época, todos os comedidos pela peste tinham que ser jogados ao mar para que não infectassem os outros. Desesperado pela suposta morte do bebê, Bartolo e Leonora (Lu Grimaldi), a mãe, não permitiam que os oficiais jogassem  seu bebê ao mar. Os soldados  o tomam a força, e ao levantarem para jogá-lo ao mar, o bebê chora  e emociona todos os tripulantes e telespectadores. A Cena consagrou o casal de atores que no decorrer da trama foram considerados  duas grandes revelações da novela.


Palma Cavalão de Os Maias (2001)


        Em Os Maias, Calloni deu vida a mais um estrangeiro em seu currículo. Na trama da autora Maria Adelaide Amaral, baseada no romance de Eça de Queiroz, foi o jornalista português Palma Cavalão, amigo e comparsa de Artur Corvello (Rodrigo Penna), que era  apaixonado por Rachel Cohen (Maria Luisa Mendonça). Para ajudar o amigo a ficar com sua amada, Palma arma um plano para dar um golpe no marido desta, Jacob Cohen (Cécil Thiré).

 
Mohamed de O Clone (2001)

        O Marroquino Mohamed foi outro personagem muito popular vivido pelo ator na tv. Na trama de O Clone, da autora Glória Perez, sua dobradinha com Letícia Sabatella (Revivendo o casal de O Dono do Mundo/1991) foi um dos grandes destaques da novela. O Brasil se encantou com as brigas, paixões e loucuras do casal  Mohamed e Latiffa.


Assis Chateaubriand de Um Só Coração (2004)

        Eu sempre digo que fazer um personagem da vida real é  um grande  desafio para um ator. Além das comparações,  tem o risco de cair no caricaturismo.   Antônio Calloni viveu esse desafio na trama de Um Só Coração, da autora Maria Adelaide Amaral, quando deu vida à Assis Cheteaubriand, o magnata das comunicações  entre os anos 30 e 60 no Brasil. Mas o ator tirou de letra e deu vida com o máximo de realidade possível  a um personagem tão importante para a história da tv.


Mustafá de Salve Jorge (2012)

        Outro estrangeiro, desta vez um Turco, apareceu para o currículo de Calloni na trama de Salve Jorge, da autora Glória Perez. Na trama, o personagem mostrou um lado obscuro da história tratando sobre adoção ilegal. Mustafá era muito rico, casado com Berna (Zezé Polessa)  e que adotou Aisha (Dani Monteiro). A menina adotada era brasileira e fora  levada ainda bebê para a Turquia. Quando adolescente, Aisha começa a questionar sua adoção e manifesta o desejo de conhecer sua família biológica. No decorrer da novela, é revelada que a adoção da menina foi irregular com a complacência da própria mãe, Berna. Isso acaba abalando a relação da mãe com a filha e com o marido.


Luis Carlos, O LC de Além do Horizonte (2013)

        O Primeiro vilão do Antônio Calloni veio em 2013, na pele do Luis Carlos, o LC da trama de Além do Horizonte, dos autores Carlos Gregório e Marcos Bernstein. Empresário de sucesso, some sem dar explicações a mulher Heloísa (Flávia Alessandra) e a filha Lili (Juliana Paiva). Depois de um tempo, é dado como morto. Apesar da boa vida, era um homem com muitos conflitos e parte em busca de sua felicidade. Ao lado da amante, Tereza (Carolina Ferraz), e do amigo Hermes (Alexandre Nero), cria um grupo e uma comunidade, na floresta Amazônica. Constrói dentro da comunidade  a “Maquina da Felicidade” que ele acredita fazer qualquer pessoa feliz esquecendo todos os seus problemas. Em busca dessa “Felicidade” doentia, acaba se tornando um homem mal e desequilibrado, morrendo no fim da trama vítima da máquina que criara.


Antenor Ferraz de Justiça (2016) 
      

        Outro vilão vivido como maestria pelo Calloni foi o Antenor Ferraz de Justiça, minissérie da Manuela Dias. Antenor  era o personagem da minissérie que passeava pelos quatro histórias. Ele era o sócio do Euclydes (Luis Carlos Vasconcellos), pai do Vicente (Jesuíta Barbosa) na G Transportes, empresa que ele deu um golpe deixando o sócio na miséria; foi ele  também quem atropelou a noiva do Mauricio (Cauã Reymond) lhe deixando tetraplégica,  o que obrigou o noivo a praticar a eutanásia.  Enfim, foi mais um grande momento do ator na tv que viveu com maestria o político corrupto, o homem violento e vários outros perfis que o personagem apresentava.




Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Meus Personagens Favoritos da Elizabeth Savalla (Parte 2)

A Cunegundes de “ Êta Mundo Melhor ”         Em 2016   Elizabeth Savalla presenteou o público com uma de suas atuações mais divertidas: a impagável Cunegundes, a matriarca impulsiva e hilária de Êta Mundo Bom!. E para a alegria dos fãs,   a personagem esta   de volta em    Êta Mundo Melhor ! , continuação da trama do Walcyr Carrasco .    —   A personagem que virou meme, caiu no gosto popular e garantiu momentos de puro humor na faixa das seis, deu a Savalla   esse novo status em sua carreira, com uma personagem cheia     de energia, celebrando reencontros com veteranos, novas parcerias em cena e o prazer de fazer comédia, algo que ela domina com maestria. Esse retorno reafirma não apenas sua importância histórica na teledramaturgia, mas também seu brilho contínuo. Aos 71 anos, Elizabeth Savalla segue firme, amada e absolutamente indispensável na TV brasileira no auge dos seus 51 de carrei...