Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Nesta Segunda-feira estreia “Dois Irmãos” – A Nova minissérie da Globo


        Nesta segunda a Globo apresenta sua nova minissérie, Dois Irmãos, escrita por Maria Camargo, baseada no romance homônimo de Milton Hatoum.
        A Minissérie que foi gravada no início de 2015 tem nomes como Cauã Reymond, Antônio Fagundes, Juliana Paes, Eliane Giardini, Antônio Calonni entre outros no seu elenco.

        A narrativa acontece por meio da reconstrução da memória de Nael (Theo Kalper/ Rian Cesar/ Irandhir Santos), testemunha e personagem da história que se desenvolve no sobrado, o principal cenário, em Manaus, entre as décadas de 1920 e 1980. Ele conta o que presenciou e o que soube da família de Halim (Bruno Anacleto/ Antonio Calloni/ Antonio Fagundes) e Zana (Gabriella Mustafá/ Juliana Paes/ Eliane Giardini). Nael sabe que um dos gêmeos, filhos do casal, é seu pai, só não sabe qual…

No Porto de Manaus, o libanês Galib (Mounir Maasri) recebe libaneses, sírios e judeus marroquinos no restaurante Biblos, montado no térreo de seu sobrado. Viúvo, vive ali com a filha, Zana (Gabriella Mustafá), então com quinze anos. Um dos frequentadores mais assíduos é Halim (Bruno Anacleto), atraído pela beleza de sua filha. Ele busca uma aproximação que parece improvável. Halim se dedica à pescaria nos lagos da região para ofertar postas de surubim a Galib. Ganha, com isso, a simpatia do patrício. Mas não é o suficiente para conquistar Zana. Num rompante de coragem exacerbada pelo vinho, Halim declama para Zana versos de amor em árabe. A jovem sente as palavras na carne. Rendida, ela se casa com o muçulmano e o jovem casal passa a viver no sobrado de Galib, uma exigência dela.

A maternidade potencializa a personalidade de Zana (Juliana Paes). Como Halim (Antônio Calloni) temia, os filhos passam a ser sua maior motivação, em detrimento do casamento. Seu excesso de amor é, de maneira contraditória, o que detona os conflitos que destruirão a família. Já na primeira gravidez, Zana dá à luz a gêmeos. Com certa dificuldade respiratória, Omar (Lorenzo Rocha) é o segundo a nascer e por isso apelidado de Caçula. Preocupada com a suposta fragilidade dele, Zana desenvolve um carinho desmedido, que a faz mimar um filho sem perceber que planta o rancor no coração do outro, Yaqub (Lorenzo Enrico). É apenas a primeira de uma série de escolhas que a mãe faz para diferenciar os filhos, embora goste de repetir, como numa espécie de autonegação, que eles são idênticos. Ao mesmo tempo, a filha mais nova, Rânia (Raphaela Miguel), cresce à sombra da mãe, que não admite outra figura feminina a brilhar dentro da casa.

Mais do que as diferenças entre os gêmeos, a deturpação do afeto da mãe é um catalisador da tragédia. Na primeira infância, a disputa pela atenção de Zana é permanente, mas Omar sempre vence. Yaqub sente inveja da coragem do irmão diante de desafios infantis e se agarra à barra da saia de Domingas (Sandra Paramirim), a criada indígena que deu a ele o afeto negado. A relação dele com Zana se torna cada vez mais tensa, um filho arredio ao toque da própria mãe. Omar, ao contrário, sabe conquistá-la com notável facilidade. Ao invés de apaziguar, o tempo só alimenta a gangorra emocional que se estabelece entre os gêmeos.
Na adolescência, mais uma figura feminina se interpõe entre eles: Lívia (Monique Bourscheid). Recém-chegada da França para uma estadia na casa dos tios, a bela garota desperta o interesse dos dois irmãos – e parece até se divertir com o poder de sedução. Numa noite, uma sessão de cinematógrafo promete momentos de diversão, mas só dá lugar à exposição pública da tensão que existe há anos entre os irmãos. Após uma queda da energia elétrica, as luzes se acendem e os lábios de Lívia e Yaqub estão colados. Omar é tomado pelo ódio, quebra uma garrafa e corta o rosto do irmão. Os gêmeos são, enfim, diferenciados. Agora Yaqub está marcado por uma cicatriz.

Em meio às dificuldades da Segunda Guerra Mundial, cujos ecos chegam ao quase isolamento da floresta, e ao medo de que uma tragédia tome conta de sua família, Halim decide mandar os filhos para sua terra natal, no sul do Líbano. Teme as consequências de brigas mais violentas entre eles. Zana se mostra relutante até o último segundo, quando solta a mão de Yaqub, mas não consegue se desprender de Omar. A escolha é mais forte do que ela. Sem olhar para trás e ciente da escolha da mãe, Yaqub viaja sozinho. Os anos que passará longe da família e da única paisagem que conhece reforçam questões existenciais e o modificam de maneira irreversível. Zana (Eliane Giardini) e Halim (Antônio Fagundes) não podem imaginar o quanto. A volta de Yaqub (Cauã Reymond), vestindo roupas surradas e trazendo apenas alguns figos mofados, terá consequências inimagináveis.
Saiba quem é quem na minissérie:
BRUNO ANACLETO – Halim
GABRIELLA MUSTAFÁ – Zana
MOUNIR MAASRI – Galib (pai de Zana)
MUNIR KANAAN – Abbas (amigo de Halim)
SAMMER OTHMAN – Cid Tannus (amigo de Halim)
TUFIC NABAK – Talib (amigo de Halim)
ZEFERINO KUARAY – Adamor Perna de Sapo (peixeiro)
ANTÔNIO CALLONI – Halim
JULIANA PAES – Zana
LORENZO ROCHA – Omar (filho de Halim e Zana)
ENRICO ROCHA – Yaqub (filho de Halim e Zana)
RAPHAELA MIGUEL – Rânia (filha de Halim e Zana)
MARIANA NOLASCO – Nahda (filha de Talib)
SURA ZACHIA – Zahia (filha de Talib)
CAMILA SILVA – Pu Mulato (amante de Omar)
MATHEUS ABREU – 0mar / Yaqub (filho de Halim e Zana)
LETÍCIA ALMEIDA – Rânia (filha de Halim e Zana)
MONIQUE BOURSCHEID – Lívia (jovem disputada por Omar e Yaqub)
SANDRA PARAMIRIM – Domingas (índia empregada de Zana)
THEO KALPER – Nael (filho de Domingas)
EMÍLIO ORCCIOLO NETO – Aberlardo Reinoso (vizinho de Halim e Zana, tio de Lívia)
MARIA FERNANDA CÂNDIDO – Estelita (mulher de Aberlardo, tia de Lívia)
ISAAC BARDAVID – Abbas (amigo de Halim)
JITMAN VIBRANOVSKY – Cid Tannus (amigo de Halim)
SAMI BORDOKAN – Talib (amigo de Halim)
YASMIN GARCÊS – Nahda (filha de Talib)
GIULIA NADRUZ – Zahia (filha de Talib)
JÚLIO ADRIÃO – Adamor Perna de Sapo (peixeiro)
GREGORZ MIELEC – Bolislau (professor de Yaqub)
JIMMY LONDON – Lorde Wyckham (amigo de Omar)
VIVIANNE PASMANTER – Irmã Damasceno (freira do orfanato onde viveu Domingas)
ANTÔNIO FAGUNDES – Halim
ELIANE GIARDINI – Zana
CAUÃ REYMOND – Omar / Yaqub (filho de Halim e Zana)
BRUNA CARAM – Rânia (filha de Halim e Zana)
BÁRBARA EVANS – Lívia (jovem disputada por Omar e Yaqub)
ZAHY GUAJAJARA – Domingas (índia empregada de Zana)
RIAN CÉSAR – Nael (filho de Domingas)
ARY FONTOURA – Aberlardo Reinoso (vizinho de Halim e Zana, tio de Lívia)
CARMEM VERÔNICA – Estelita (mulher de Aberlardo, tia de Lívia)
VICTÓRIA BLAT – Nahda (filha de Talib)
MABEL CEZAR – Zahia (filha de Talib)
MICHEL MELAMED – Antenor Laval (amigo de Omar)
SILVIA NOBRE – Domingas (índia empregada de Zana)
IRANDHIR SANTOS – Nael (filho de Domingas)



Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...