Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Dois Irmãos” termina exigindo entrega visceral do telespectador para seu entendimento


        Quem era o gêmeo mau? Como Yaqub e Lívia (Bárbara Evans) se  encontraram novamente?  O Telespectador menos atento ficou um  tanto perdido dentro da trama teatral , poética e trágica de Dois irmãos.  A minissérie da autora Maria Camargo exigiu a entrega visceral do telespectador à história, caso contrário qualquer deslize de atenção poderia ser  fatal para entendimento da narrativa.  


        Mais em seu conjunto  o que vimos foi mais uma obra prima tão bem retratada na tv,  com uma adaptação impecável da autora Maria Camargo, a direção  cirúrgica do Luiz Fernando Carvalho, além de detalhes como figurino, reconstituição de época, cenografia e   produção de arte que foram cruciais para o sucesso e credibilidade de Dois Irmãos.
        Mas de nada adiantaria todo esse conjunto sem o espetacular elenco, que parece ter sido  escolhido sob medida para cada personagem em cada fase.


        A Zana  que teve três interpretes foi construída de uma forma tão singular por cada atriz, que a passagem de fase ficava quase invisível o fato de termos outra atriz fazendo o papel. A impressão que me passou é que a Gabriela Mustafá (da primeira fase), envelheceu um pouco  realmente e  se transformou na Juliana Paes, na segunda fase e fechou o espetáculo com Eliane Giardini.


Aliás, Juliana Paes deu um novo status a sua carreira na pele da mãe superprotetora, que mesmo tendo toda a sua sensualidade emprestada para Zana, não foi apenas isso. A sensualidade era apenas um detalhe, a força do amor incondicional da Zana parecia ter embriagado a atriz que estava perfeita na entrega à personagem. E Eliane Giardini foi irrepreensível na fase de degradação daquela bela mulher, que refletia em seus olhos a destruição pela qual sua família passava.

        Antônio Calloni também defendeu com maestria o Halim.  O Ator já acostumado a viver personagens estrangeiros na tv, pontuou sua carreira na forte interpretação do turco que perdia a mulher diante dos seus olhos para o filho que ele inicialmente nunca desejou.


        Cauã Reymond sem dúvidas viveu seu melhor momento na tv em Dois Irmãos. Eu havia gostado muito do novo tipo que o ator havia feito no ano passado na minissérie Justiça, mais o Omar e o Yaqub exigiu uma entrega impressionante do seu intérprete, e o ator não se poupou e apresentou  os gêmeos  numa interpretação tão crível que com certeza mudou os parâmetros de qualidade de interpretação de gêmeos na tv. A loucura do Omar contrastando com a introspecção do Yoqub foi o grande destaque da minissérie e que nos deixava em um estado de nervos com o receio de que a qualquer momento  essa “bomba” fosse estourar. Como aconteceu no capítulo final, com o Omar despejando todo o seu ódio e desequilíbrio no irmão que ele julgara ter lhe destruído.


        Outros destaques: O Cantor/ator Bruno Anacleto, o Halim da primeira fase; Mateus Abreu, Omar e Yaqub, na segunda fase; Jahy Guajajara, a Domingas da segunda fase,  Antônio Fagundes, que deu vida ao Halim em sua fase final, além de  Maria Fernanda Cândido  (Estelita primeira fase)  e   Michel Melamed (Laval), que mesmo em pouquíssima aparições foram brilhantes.


        Acho que o único percalço no elenco foi a escalação de Irandhir Santos para viver  o personagem filho do Cauã Reymond. Claro que o ator tirou o personagem  de letra, mas visualmente falando, ficou difícil engolir o Irandhir mais novo que o Cauã.


        Mesmo com o tom teatral exacerbado, um charme à parte,  mesmo que  algumas cenas ficasse  impossível entender o que os personagens diziam, Dois Irmãos fez uma trajetória de sucesso, pedindo para o telespectador pensar e não apenas assistir, nos tragando para o clima poética trágico que inebriou  toda a minissérie.


Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

        

Comentários

  1. Rum hum hum! Não vi nada demais na interpretação do Cauã Reimond! Continua do mesmo jeito de quando iniciou na tv! Talento mandou lembrança!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...