Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Kubanacan (2003)


        Hoje vou falar de uma das tramas mais complicadas, polêmicas e até hoje muito citadas e comentadas nas rodas de conversas sobre teledramaturgia.
        Claro que eu estou falando de Kubanacan, uma das últimas novelas marcadas pelo sucesso do autor Carlos Lombardi na Globo. A trama exibida no horário das 19 horas marcava mais uma parceria do autor com o diretor Wolf Maia e como ingrediente principal dessa parceria   muitas cenas de ação, pancadaria, torsos nus e belas mulheres sensuais.
        Em meio a trama confusa de Kubanacan, o misterioso pais del amor, com dizia a abertura, vale destacar  interpretações viscerais de seu elenco, sem dúvidas o ponto mais forte da novela.

        Marcos Pasquim que deu vida ao protagonista transformado em cinco personagens durante o decorrer da trama foi muito além do que “aquele ator que parece sem camisa nas tramas do Lombardi”. O Ator viveu o Esteban Maroto, o Dark Esteban (meu favorito), Pescador Parrudo, Adriano Allende e o Leon Rivera, sem sombra de dúvidas seu melhor momento na tv. 

        Danielle Winits viveu na trama sua melhor personagem em novelas. A Marisol  era muito sensual, mas não apenas isso. A personagem tinha um conteúdo, e com uma vida sofrida,  a sensualidade era mais um estado de espírito do que  pura e simples para chamar a atenção do  telespectador para sua bela plástica. A atriz deu um charme único a personagem que mesmo depois do Esteban e Lola (Adriana Esteves) se transformarem no principal par romântico da história ,  parte do público continuou torcendo para um final feliz entre Marisol e o Pescador Parrudo.

        Outras interpretações que merecem destaque na trama foram o do Vladimir Brichta e Adriana Esteves, que viveram no início da trama o casal Lola e Enrico. Nós não estávamos acostumados a ver a Adriana em uma personagem tão calma, mas os chiliques e delicadeza da Adriana , fizeram da Lola uma das principais da sua carreira.  A personagem ficou ainda mais apaixonante quando começa a cantar.
Assim como o Vladimir que na pele do malandro Enrico, acabou seduzindo o público que torcia  para que ele conseguisse se safar de cada novo “perdido”  que contava a mulher e depois a Rubi (Carolina Ferraz).

        Aliás a Carolina Ferraz que viveu a Rubi, também estreava em um papel diferente de tudo que havia feito na tv anteriormente. A Rubi tinha um perfil masculinizada e sonhava em entrar para o exército , algo impensável na década de 40 e 50,  onde a novela se passava. Mesmo durona, Rubi tinha seu charme e foi conquistando muitos admiradores no decorrer da trama. O Bom trabalho da atriz acabou transformando a personagem em uma das protagonistas da novela, brigando de igual para igual com Adriana Esteves e Danielle Winits.

        Betty Lago, Nair Bello, Lolita Rodrigues foram outros destaques do elenco com uma intepretação inesquecível em seus respectivos personagens. Os duelos entre  as  personagens da Nair e Lolita roubaram muitas risadas do telespectador. Duas divas da tv em cena,  em papéis despretensiosos,  mais feitos com tamanha maestria que nos enchia de orgulho.
        Em   meio a tantos personagens da trama, o que é uma característica das novela do Lombardi,  mas que em Kubanacan pesou na mão, só de participações especiais foram mais de 100, alguns atores não gostaram do rumo de seus papéis e pediram para sair da trama. Foi o caso de Humberto Martins, que vivia Carlos Camacho, que acabou voltando na reta final,   e Ângela Vieira,  a Perla Péron.
        A história da trama  se passa nos anos 50, num país fictício com o nome da telenovela, supostamente localizado no Caribe e com economia fortemente baseada na exportação de produtos agrícolas como a banana. A língua oficial do país seria o espanhol. O protagonista, Esteban Maroto (Marcos Pasquim) é um homem que sofre de amnésia, e que se vê transformado em um herói contra a própria vontade, sendo envolvido inclusive na política do país. Ao longo da trama descobrimos que Esteban sofre de um distúrbio (mais tarde diagnosticado como esquizofrenia) que lhe provoca dupla personalidade. No final, é revelado que quem dizia ser Esteban era, na verdade, Leon, filho dele com Rubi (Carolina Ferraz), vindo do futuro para impedir que a Fênix (uma arma de destruição em massa) matasse várias pessoas, como na época dele. Suas "lembranças", na verdade, eram fruto da árdua pesquisa sobre seu pai Esteban, em conjunto com a desorientação severa causada pela viagem no tempo. Leon descobre que Esteban estava vivo, mas manco de uma perna, devido a um acidente que sofrera ao cair de um avião.


        A novela mesmo apresentada num horário das sete,  ousou em algumas tramas como nas idas e vindas do casal Estevan, Lola, Marisol,  Enrico e Rubi , numa troca de casais nunca vista no horário até então.
        Carlos Lombardi fez uma homenagem à Que Rei Sou Eu?, do autor Cassiano Gabus Mendes, com o entrecho político da trama. Kubanacan apresentava uma alegoria de vícios ruins de países do terceiro mundo, com uma deliciosa sátira política  que deu um charme a mais à trama , o que diferencia Kubanacan de seus trabalhos anteriores,  que além de não ser uma trama atual e urbana, não centrava   única e exclusivamente a sua história   em encontros e desencontros   amorosos.

        O final de Kubanacan é considerado um dos mais polêmicos de todos os tempos. O próprio autor comentou em entrevistas depois do término da trama que a intenção era essa. Fazer o telespectador pensar sobre o final de uma trama e não simplesmente aceita-la. Algumas cenas  do último capítulo deram vazão  a interpretações distintas, como quem teria sido o personagem do Pasquim que entra no camarim de Marisol (Danielle Wintis) e a esbofeteia.  Foi o Estaban, o Dark Estaban,  O Leon . . .?
        Mas nada se compara ao fato de o Esteban ser filho dele mesmo com a  cunhada Rubi (Carolina Ferraz).
        Agora vem spoiler:

        No final da novela, após muitas perseguições, cenas de ação e brigas políticas, Esteban descobre sua verdadeira identidade: ele é o historiador Leon, filho de Rubi e do verdadeiro Esteban, que voltou ao passado em uma máquina do tempo para evitar a destruição de Kubanacan por Alejandro Rivera (Werner Schünemann), presidente exilado pelo general Camacho e inventor da primeira bomba de nêutrons da História, chamada de projeto Fênix. O verdadeiro Esteban e Adriano são, na verdade, irmãos gêmeos, filhos de Alejandro. Esteban não concorda com o projeto do pai e vem tentando impedi-lo de usar a bomba. Ninguém acredita na história de Leon, e ele é internado em um sanatório como louco. Leon (que achamos ser Esteban a novela toda) volta novamente no tempo, desta vez caindo em Kubanacan no dia certo. Ele aparece no mesmo avião onde estão Alejandro, seus capangas e o pai, Esteban, e impede que o pai seja jogado ao mar, como aconteceu na História. Esteban decide ficar no avião para desativar a bomba, salvar de vez Kubanacan e a vida do filho, empurrando Leon do avião, que explode. Leon cai na praia, onde Lola já o esperava, e os dois terminam juntos, em um final feliz.
        Muita loucura e imaginação da cabeça privilegiada do Carlos Lombardi fizeram de Kubanacan uma boa novela, que no mínimo fez o telespectador pensar e não simplesmente receber a trama mastigadinha. Kubanacan até então nunca foi reprisada (algo que não entendo). Quem sabe agora com a faixa indicativa mais flexível possa ser a vez da trama voltar no  Vale a Pena Ver de Novo, e com essa reprise alguns fatos perdidos e não entendidos na exibição original possam ser finalmente revistos e quem sabe melhores interpretados.
        Carlos Lombardi ousou criando uma trama original para ilustrar seu texto ágil de comédia-pastelão e romances-relâmpagos,  o que mostrou um diferencial em seu trabalho que viria a ser repetido na estreia do autor na Rede Record com a trama de Pecado Mortal (2013).

Ficha Técnica:
Novela do Autor Carlos Lombardi
Direção Geral : Wolf Maia
Elenco :
MARCOS PASQUIM – Esteban Maroto / Adriano Allende / León
ADRIANA ESTEVES – Lola
DANIELLE WINITS – Marisol / Frida
VLADIMIR BRICHTA – Enrico
CAROLINA FERRAZ – Rubi
HUMBERTO MARTINS – Carlos Camacho
BETTY LAGO – Mercedes
WERNER SCHÜNEMANN – Alejandro Rivera
ANDRÉ MATTOS – Augustin Tavalera
MARCO RICCA – Celso
LETÍCIA SPILLER – Laura
NAIR BELLO – Dolores
ÂNGELA VIEIRA – Perla Perón
DANIEL BOAVENTURA – Johnny
BRUNO GARCIA – Dagoberto
LUIZ GUILHERME – Manolo
LOLITA RODRIGUES – Isabelita
DANIEL DEL SARTO – Guijermo
RAFAELA MANDELLI – Soledad
IRAN MALFITANO – Carlito
TATYANE GOULART – Mercedita
MÁRIO GOMES – Ferdinando
FRANÇOISE FORTON – Concheta
WOLF MAYA – Don Diego
ÍTALO ROSSI – Trujillo
OSWALDO LOUREIRO – Coronel Pantoja
ROGER GOBETH – Jesus
ÉRIKA EVANTINI – Dulcinéia
GERO PESTALOZZI – Ramón
THALMA DE FREITAS – Dalila
MARCELO SABACK – Capacho
RAUL GAZOLLA – Herrera
FERNANDA DE FREITAS – Consuelo
BRUNO GRADIM – Calígola
WILSON DE SANTOS – camareiro do Night Club Copacabana
HAÍRTON JR. – coreógrafo do Night Club Copacabana
MÁRCIA MANCINI – Maria
ADRIANA TOLENTINO – Pinta
ELENA TOLEDO – Niña
ANDRÉA LEAL – Celeste
GABRIELA LINHARES – Bilma
NÁDIA ROWINSKY – Madalena
GLÁUCIO GOMES – Eliseu
as crianças
PEDRO MALTA – Gabriel
THAÍS MÜLLER – Antônia
RAISSA MEDEIROS – Pilar
JOÃO VÍTOR SILVA – Othelinho
THAMIREZ GUTIERREZ – Julieta Ofélia
AIMÉE UBACKER – Paloma
PEDRO HENRIQUE CRUZ – Thiaguinho
e
ADRIANO REYS – Pitágoras
ALEXANDRE PATERNOST – Henrique
ALEXANDRE ZACCHIA – Sanchez
ANA ROSA – Piedad
AUGUSTO NOVAES – noivo de Lúcia
AUGUSTO VARGAS – Pancrásio
BENVINDO SIQUEIRA
BETE COELHO – Cristal
CAIO ZACARIOTTO – Zazá
CARLA MARINS – Oleana
CARLOS BONOW – Pablo
CARLOS GREGÓRIO – (falso) Moralez
CARLOS MACHADO – Batista
CARLOS VEREZA – Schindler
CAROLINA ABRANCHES – Bernarda
CAROLINA KASTING – Zelda
CASTRO GONZAGA – Dr. Contreras
CECIL THIRÉ – Senador
CHICO DIAZ – Sebástian
CHRISTINE FERNANDES – Blanca
CLÁUDIA ALENCAR – circense
CLÁUDIA RODRIGUES – Milagros
CLÁUDIO CORREA E CASTRO – Tijon
CRISTIANA OLIVEIRA – Helena
DANIELA ESCOBAR – Vanda
DARTAGNAN JÚNIOR – Solano
DELANO AVELAR – Dimitri
DUDA RIBEIRO – Advogado
EDUARDO CANUTO – Raul
EDUARDO MOSCOVIS – Rodrigo
EMÍLIO ORCIOLLO NETO – Dr. Cristóban
ERNANI MORAES – Miguel
FÁBIO SABAG – Arrabal
FELIPE MARTINS – enfermeiro no hospício
FLÁVIA BONATO – Teresa
FLÁVIA MONTEIRO – Alma
FLORIANO PEIXOTO – Bolívar
GABRIELA DUARTE – Veruska Verón
GABRIEL BRAGA NUNES – Victor
GISELLE ITIÉ – Belinda
GUILHERME CORRÊA – Mendonça
HEITOR MARTINEZ – (novo) Esteban
HELENA FERNANDES – Marieta
IGOR ROBERTO LAGE – policial
ILYA SÃO PAULO – Galeano
INGRID GUIMARÃES – Rosita
JARDEL MELLO – Dualde
JAYME PERIARD – Fernando
JOANA FOMM – Caridad
JOÃO CAMARGO – Maldonado
JORGE PONTUAL – Felipe
JUAN PADILHA – Renato Crespo
KADU MOLITERNO – Dr. Moralez
KICO MASCARENHAS – Cindy
LÍCIA MAGNA – Tia Cotinha
LUCIANO VIANNA
LUIZ CARLOS TOURINHO – Everest
MALU VALLE – Remédios
MARA MANZAN – Ágata
MARCELO FAUSTINI – sentinela na Casa Amarilla
MARCELO MELLO – Bigode
MARCOS BREDA – Che Lopez / comandante do navio que traz Celso Camacho
MARIANA DU BOIS – Núbia
MARIANA HEIN – Lúcia
MARIA REGINA
MARILU BUENO – Sodoma
MAURO MENDONÇA – Sandoval
MICHEL MAX – Peloton
MIRIAN PIRES – viúva cega do dono do posto
MURILO ELBAS – delegado
MYLLA CHRISTIE – Cassandra
NATÁLIA LAGE – Frida
OTÁVIO AUGUSTO – Hector
OTHON BASTOS – Dr. Ortiz
PAULA FRANCO – Pepita Pantoja
PAULA HUNTER – Catarina
PAULO BETTI – Chacon
PAULO FIGUEIREDO – Fernando
PAULO REIS – Chico
PIA MANFRONI – Fiametta
RAQUEL NUNENS – Lúcia Allende
REGINA DUARTE – Maria Félix
RENATO RABELLO – Hernán
ROBERTO BOMTEMPO – Perón
SILVIA PFEIFER – Amanda
SOLANGE COUTO – mãe de santo
STÊNIO GARCIA – Rúbio
STEPAN NERCESSIAN – Gofredo
TATIANA MONTEIRO – Magrit
TELMA RESTON – Gomorra
THAÍS DE CAMPOS – Lulu
TONY TORNADO – macumbeiro
VANESSA GERBELLI – Amapola
VANESSA LÓES – Anabela
VICK MILITELLO
VIVIANNE PASMANTER – Lorena

Exibição : 05 de Maio de 2003 à 24 de Janeiro de 2004
Capítulos: 227

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Trilha Sonora Eterna – O Espigão (1974)

          A   clássica e complexa novela O Espigão , do autor Dias Gomes , comemorou seus 50   anos com a chegada ao Globoplay no último dia 08, e o e10blog , que   é claro,    está acompanhando a novela na plataforma, já está   apaixonado pela história, seus personagens e hipnotizado pela bela trilha sonora nacional   que vai   ser dissecada nesse post.           O Espigão , que em sua estrutura girava em torno da desumanização da cidade, de como o progresso descontrolado poderia esmagar o homem,   com avanço acelerado  e predatório da  imobiliária  sobre o meio ambiente é protagonizada  por  nomes como  Milton Moraes, Betty Faria , Vanda Lacerda, Susana Vieira  entre  outros. Palavras como “ ecossistema ”, “ ecologia ”  e “ espigão ”, que virou sinônimo de prédios altos  como “arranha-céus”, e assuntos como inseminação artificial e bebê  de proveta, entraram para o vocabulário popular ao serem discutidas na trama. Na época,  a Ecologia era discutida apenas  nos meios acadêmico