Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Mário Lago


        Advogado, poeta, compositor, radialista e um dos grandes atores do brasileiro, esse é Mário Lago!
        Mário Lago começou nas artes através da poesia,  quando teve sua primeira publicada  ainda aos 15 anos. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Rio de Janeiro em 1930, hoje a Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro.  Foi na faculdade que Mário Lago iniciou na  militância política  então fortemente influenciado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Essa militância fizeram com que o ator fosse preso em 7 ocasiões: 1931, 1941, 1949, 1952, 1964 e 1969.
        Exerceu a profissão de advogado por alguns meses apenas, pois logo se envolveu no teatro de revista, atuando, escrevendo e dirigindo.
        Famoso por suas composições musicais que viraram hinos atemporais, sendo a primeira “Menina , eu sei de Uma Coisa” em parceria com Custódia Mesquita. Mas foi em 1935, quando Orlando Silva gravou “Nada Além”, composição também da dupla,  que Mário Lago ganhou notoriedade.
        Outras músicas do ator/compositor que quebraram a barreira do tempo e são sucesso até hoje : “Ai que saudades da Amélia", "Atire a primeira pedra", ambas em parceria com Ataulfo Alves; "É tão gostoso, seu moço", com Chocolate, "Número um", com Benedito Lacerda, o samba "Fracasso" e a marcha carnavalesca "Aurora", em parceria com Roberto Roberti, que ficou consagrada na interpretação de Carmen Miranda.
         Antes de estrear na Tv, Mário Lago foi  rádio/ator, quando participou atuando e escrevendo algumas novelas para a Rádio Nacional. Mas a televisão e a teledramaturgia era o seu destino e foi nela que Mário  se consagrou escrevendo seu nome para sempre no hall dos grandes profissionais das artes brasileira.
        Estreou em novelas no ano de  1966,  na trama de O Sheik de Agadir.  Já  são mais de mais 50 trabalhos entre novelas, minisséries e especiais para a Tv, e é através desses personagens que o post vai homenagear esse grande nome brasileiro que virou até nome de Troféu no Programa Domingão do Faustão, e que infelizmente nos deixou precocemente em 2002, aos 90 anos, mais ainda lúcido de ideias e muito talento.

Bruno de Verão Vermelho (1970)

        Depois de alguns personagens de pouco destaques em novelas por toda a década de 60, no início dos anos  70, Mário Lago ganha das mãos de Dias Gomes o seu primeiro personagem  com maior apelo popular. O Bruno de Verão Vermelho, era um homem bom,   sapateiro simplório que vê a tristeza da sua única filha, vivida pela atriz Dina Sfat,  em um casamento sem amor e prestes a desmoronar.

Oliveira Ramos de Assim na Terra como no Céu (1971)

        Em Assim na Terra como no Céu, outra trama do autor Dias Gomes, Mário Lago deu vida ao banqueiro Oliveira Ramos, um homem sofisticado e novamente pai de uma personagem vivida pela Dina Sfat.  Na  trama , Oliveira Ramos tinha uma esposa, a mãe de sua filha Helô (Dina Sfat) que vivia em uma casa de repouso, mas estava prestes a se casar como Suzy, uma jovem exuberante, vivida por ninguém menos que Maria Cláudia.

César Leão  de Minha Doce Namorada (1971)

        Os vilões sempre caíram muito bem ao Mário Lago .Em 1971, na trama de Minha Doce Namorada, do Vicente Sesso, o ator deu vida ao interesseiro César Leão, tio de Renato (Claudio Marzo), o protagonista da trama. Com interesse em herdar a fortuna de Pepe (Sadi  Cabral), arma  para separar o sobrinho de seu grande amor, Patrícia vivida pela Regina Duarte.
       
Sebastião de Selva de Pedra (1972)

        No ano seguinte, Mário foi o simples e austero Sebastião, pai do personagem Cristiano, vivido pelo Francisco Cuoco, na trama de Selva de Pedra, da Janete Clair Sebastião inicia a trama como um beato depois de abrir mão de sua herança de família para seguir esse dogma.

Atílio de Sousa de O Casarão (1976)

        Mário Lago interpretou na terceira fase de  O Casarão, novela do autor Lauro César Muniz, o personagem que mais representava a decadência do casarão  nesta fase da trama. Atílio havia sido um homem muito poderoso e que tomou Carolina (Sandra Barsotti) de João Maciel (Gracindo Jr). Na fase em que  Mário Lago assume o personagem, antes vivido pelo Denis Carvalho, Atílio é um homem esquecido pela cidade e pelos que o cercam. Vive em um mundo próprio cercado por lixos e lembranças do passado. Mário Lago deu uma interpretação tão simples e ao mesmo tempo visceral ao personagem que mesmo tendo sido o homem que separou o principal casal romântico da trama, fez com o público sentisse pena da sua situação de desgraça e esquecimento. Foi Mas um trabalho emocionante que só um mago do nível do Mário Lago para nos proporcionar.

Alberico Santos de Dancin´Days  (1978)

         Em 1978, Mário Lago foi um dos astros de Dancin´Days,  o fenômeno em forma de novela, do autor Gilberto Braga. O Alberico dos Santos era um espetáculo em forma de personagem e o Mário Lago foi impecável dando vida ao delírios do chefe de família que vivia em um mundo particular esbanjando requinte e sofisticação mesmo contando dinheiro para fechar o mês. Estou assistindo pela internet capítulo a capítulo de Dancin´Days e fico boquiaberto com a magia que o personagem tem em cena. Mais um grande momento do ator.

Agenor Rocha de Louco Amor (1983)

        Na trama de Louco Amor, do Gilberto Braga, Mário Lago viveu um ex-chefe de cozinha de um dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro e que foi muito aplaudido na época em que trabalhava. No decorrer da trama parece muito ligado a Renata, a vilã vivida pela Tereza Rachel, porém no final da trama depois de revelado todo o passado sujo de Renata, também é revelado que Agenor na verdade é seu pai verdadeiro.

Antero Sousa e Silva de Cambalacho (1986)

        Ele participou de poucos capítulos da trama de Cambalacho, do autor Silvio de Abreu, mas foi lembrado e mencionado a trama inteira. Na novela deu vida ao Antero Sousa e Silva, um milionário excêntrico que fazia questão de ter tudo sob seu controle. Assim perdeu o respeito do filho Tiago (Edson Celulari), por não aceitar a decisão do rapaz em virar bailarino, e acaba caindo nas garras da vilã Andrea (Nathalia do Vale). Antero ainda tinha uma filha que não via há 50 anos e começa despertar o interesse em encontrá-la, o que acaba despertando em Andrea a ideia de se livrar do velho antes que  tenha que dividir sua herança com essa filha.  Logo nos primeiros capítulos da novela o personagem é morto na explosão de uma prancha.
       
Antônio Villar de Roda de Fogo  (1986)

        Depois de sair da trama de Cambalacho, no mesmo ano Mário Lago volta às novelas na pele do grande empresário Antônio Villar, pai de Renato Villar, o protagonista de Roda de Fogo, vivido pelo ator Tarcisio Meira. Na trama do Lauro César Muniz,  Antônio  saia  do nada e construiu toda a base do sucesso empresarial do filho.

Dr. Molina de Barriga de Aluguel (1990)  e O Clone (2001)

        O Dr. Molina de Barriga de Aluguel, da autora Glória Perez, foi um dos últimos grandes e bons personagens do Mário Lago na Tv. Um cientista a frente do seu tempo, coube a ele discutir e bater de frente  com os colegas sobre a barriga de aluguel , procedimento que começava a ser amplamente divulgado no pais no início da década de 90.  Molina tinha reticencias contra os procedimentos e tinha que rebater isso como Dr. Baroni (Adryano Reis) e Dra.  Miss Brow (Beatriz Segall) que defendiam a técnica. Além do tema científico, Molina ainda passava pelo dilema de reencontrar seu grande amor do passado por causa da  técnica das barrigas de aluguel, a conceiturada dourora Miss Brow, especialista no assunto. Os telespectadores foram brindados com grandes momentos desses dois grandes astros contracenando e duelando em cena. O sucesso dos personagens foi  tão grande que 11 anos depois eles voltaram em uma nova trama da autora. Desta vez em O Clone (2001), Molina e Miss Braw “duelavam” por causa da clonagem humana.


Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : www.wikipédia.com.br  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...