Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Meus Personagens Favoritos do Mário Lago


        Advogado, poeta, compositor, radialista e um dos grandes atores do brasileiro, esse é Mário Lago!
        Mário Lago começou nas artes através da poesia,  quando teve sua primeira publicada  ainda aos 15 anos. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Rio de Janeiro em 1930, hoje a Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro.  Foi na faculdade que Mário Lago iniciou na  militância política  então fortemente influenciado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Essa militância fizeram com que o ator fosse preso em 7 ocasiões: 1931, 1941, 1949, 1952, 1964 e 1969.
        Exerceu a profissão de advogado por alguns meses apenas, pois logo se envolveu no teatro de revista, atuando, escrevendo e dirigindo.
        Famoso por suas composições musicais que viraram hinos atemporais, sendo a primeira “Menina , eu sei de Uma Coisa” em parceria com Custódia Mesquita. Mas foi em 1935, quando Orlando Silva gravou “Nada Além”, composição também da dupla,  que Mário Lago ganhou notoriedade.
        Outras músicas do ator/compositor que quebraram a barreira do tempo e são sucesso até hoje : “Ai que saudades da Amélia", "Atire a primeira pedra", ambas em parceria com Ataulfo Alves; "É tão gostoso, seu moço", com Chocolate, "Número um", com Benedito Lacerda, o samba "Fracasso" e a marcha carnavalesca "Aurora", em parceria com Roberto Roberti, que ficou consagrada na interpretação de Carmen Miranda.
         Antes de estrear na Tv, Mário Lago foi  rádio/ator, quando participou atuando e escrevendo algumas novelas para a Rádio Nacional. Mas a televisão e a teledramaturgia era o seu destino e foi nela que Mário  se consagrou escrevendo seu nome para sempre no hall dos grandes profissionais das artes brasileira.
        Estreou em novelas no ano de  1966,  na trama de O Sheik de Agadir.  Já  são mais de mais 50 trabalhos entre novelas, minisséries e especiais para a Tv, e é através desses personagens que o post vai homenagear esse grande nome brasileiro que virou até nome de Troféu no Programa Domingão do Faustão, e que infelizmente nos deixou precocemente em 2002, aos 90 anos, mais ainda lúcido de ideias e muito talento.

Bruno de Verão Vermelho (1970)

        Depois de alguns personagens de pouco destaques em novelas por toda a década de 60, no início dos anos  70, Mário Lago ganha das mãos de Dias Gomes o seu primeiro personagem  com maior apelo popular. O Bruno de Verão Vermelho, era um homem bom,   sapateiro simplório que vê a tristeza da sua única filha, vivida pela atriz Dina Sfat,  em um casamento sem amor e prestes a desmoronar.

Oliveira Ramos de Assim na Terra como no Céu (1971)

        Em Assim na Terra como no Céu, outra trama do autor Dias Gomes, Mário Lago deu vida ao banqueiro Oliveira Ramos, um homem sofisticado e novamente pai de uma personagem vivida pela Dina Sfat.  Na  trama , Oliveira Ramos tinha uma esposa, a mãe de sua filha Helô (Dina Sfat) que vivia em uma casa de repouso, mas estava prestes a se casar como Suzy, uma jovem exuberante, vivida por ninguém menos que Maria Cláudia.

César Leão  de Minha Doce Namorada (1971)

        Os vilões sempre caíram muito bem ao Mário Lago .Em 1971, na trama de Minha Doce Namorada, do Vicente Sesso, o ator deu vida ao interesseiro César Leão, tio de Renato (Claudio Marzo), o protagonista da trama. Com interesse em herdar a fortuna de Pepe (Sadi  Cabral), arma  para separar o sobrinho de seu grande amor, Patrícia vivida pela Regina Duarte.
       
Sebastião de Selva de Pedra (1972)

        No ano seguinte, Mário foi o simples e austero Sebastião, pai do personagem Cristiano, vivido pelo Francisco Cuoco, na trama de Selva de Pedra, da Janete Clair Sebastião inicia a trama como um beato depois de abrir mão de sua herança de família para seguir esse dogma.

Atílio de Sousa de O Casarão (1976)

        Mário Lago interpretou na terceira fase de  O Casarão, novela do autor Lauro César Muniz, o personagem que mais representava a decadência do casarão  nesta fase da trama. Atílio havia sido um homem muito poderoso e que tomou Carolina (Sandra Barsotti) de João Maciel (Gracindo Jr). Na fase em que  Mário Lago assume o personagem, antes vivido pelo Denis Carvalho, Atílio é um homem esquecido pela cidade e pelos que o cercam. Vive em um mundo próprio cercado por lixos e lembranças do passado. Mário Lago deu uma interpretação tão simples e ao mesmo tempo visceral ao personagem que mesmo tendo sido o homem que separou o principal casal romântico da trama, fez com o público sentisse pena da sua situação de desgraça e esquecimento. Foi Mas um trabalho emocionante que só um mago do nível do Mário Lago para nos proporcionar.

Alberico Santos de Dancin´Days  (1978)

         Em 1978, Mário Lago foi um dos astros de Dancin´Days,  o fenômeno em forma de novela, do autor Gilberto Braga. O Alberico dos Santos era um espetáculo em forma de personagem e o Mário Lago foi impecável dando vida ao delírios do chefe de família que vivia em um mundo particular esbanjando requinte e sofisticação mesmo contando dinheiro para fechar o mês. Estou assistindo pela internet capítulo a capítulo de Dancin´Days e fico boquiaberto com a magia que o personagem tem em cena. Mais um grande momento do ator.

Agenor Rocha de Louco Amor (1983)

        Na trama de Louco Amor, do Gilberto Braga, Mário Lago viveu um ex-chefe de cozinha de um dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro e que foi muito aplaudido na época em que trabalhava. No decorrer da trama parece muito ligado a Renata, a vilã vivida pela Tereza Rachel, porém no final da trama depois de revelado todo o passado sujo de Renata, também é revelado que Agenor na verdade é seu pai verdadeiro.

Antero Sousa e Silva de Cambalacho (1986)

        Ele participou de poucos capítulos da trama de Cambalacho, do autor Silvio de Abreu, mas foi lembrado e mencionado a trama inteira. Na novela deu vida ao Antero Sousa e Silva, um milionário excêntrico que fazia questão de ter tudo sob seu controle. Assim perdeu o respeito do filho Tiago (Edson Celulari), por não aceitar a decisão do rapaz em virar bailarino, e acaba caindo nas garras da vilã Andrea (Nathalia do Vale). Antero ainda tinha uma filha que não via há 50 anos e começa despertar o interesse em encontrá-la, o que acaba despertando em Andrea a ideia de se livrar do velho antes que  tenha que dividir sua herança com essa filha.  Logo nos primeiros capítulos da novela o personagem é morto na explosão de uma prancha.
       
Antônio Villar de Roda de Fogo  (1986)

        Depois de sair da trama de Cambalacho, no mesmo ano Mário Lago volta às novelas na pele do grande empresário Antônio Villar, pai de Renato Villar, o protagonista de Roda de Fogo, vivido pelo ator Tarcisio Meira. Na trama do Lauro César Muniz,  Antônio  saia  do nada e construiu toda a base do sucesso empresarial do filho.

Dr. Molina de Barriga de Aluguel (1990)  e O Clone (2001)

        O Dr. Molina de Barriga de Aluguel, da autora Glória Perez, foi um dos últimos grandes e bons personagens do Mário Lago na Tv. Um cientista a frente do seu tempo, coube a ele discutir e bater de frente  com os colegas sobre a barriga de aluguel , procedimento que começava a ser amplamente divulgado no pais no início da década de 90.  Molina tinha reticencias contra os procedimentos e tinha que rebater isso como Dr. Baroni (Adryano Reis) e Dra.  Miss Brow (Beatriz Segall) que defendiam a técnica. Além do tema científico, Molina ainda passava pelo dilema de reencontrar seu grande amor do passado por causa da  técnica das barrigas de aluguel, a conceiturada dourora Miss Brow, especialista no assunto. Os telespectadores foram brindados com grandes momentos desses dois grandes astros contracenando e duelando em cena. O sucesso dos personagens foi  tão grande que 11 anos depois eles voltaram em uma nova trama da autora. Desta vez em O Clone (2001), Molina e Miss Braw “duelavam” por causa da clonagem humana.


Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : www.wikipédia.com.br  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa