Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano  foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da  RecordTv   



        A “Rebeldemania” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto  que conquistou o  mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT.

        O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar  a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos  da teledramaturgia da emissora.



        Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a  emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa, adaptada por Pedro Damián, exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “Rebeldemania”.

        O Diretor geral Ivan Zettel apostou nas tramas paralelas como o grande diferencial da versão brasileira. Margareth Boury, a autora da versão, enriqueceu a novela com histórias   paralelas, virou uma espécie de “Malhação” da RecordTv , adotando vários temas relacionados ao mundo dos jovens e adolescentes.



        A escolha do elenco foi um dos pontos mais difíceis dessa versão. A novela precisava de rostos jovens , bonitos, atores que cantassem,  dançasse e atuasse muito bem. Foram mais de 600 profissionais testados até chegar  aos seis nomes – Artur Aguiar (Diego), Lua Blanco (Roberta), Sophia Abrhão (Alice), Micael Borges (Pedro), Mel Fronckowick (Carla) e Chay Suede (Tomás).

        O Sexteto brasileiro, assim como o estrangeiro,  virou fenômeno nacional, mesmo com as vários trocas de horários da novela o público se manteve cativo, e esses fãs saltaram a ficção e acompanharam os shows reais da banda, isso sem falar na repercussão nas redes sociais e produtos licenciados como bonecos, cadernos, bicicletas, esmaltes, livros on-line,  alguns de figurinhas, etc). Um verdadeiro sucesso comercial.

        Os seis jovens se transformaram em estrelas do dia para a noite e viraram o grande trunfo do RecordTv, que os levava para todos os programas da casa enquanto a novela esteve no ar.



        Chay Suede, que já havia aparecido para o grande público com um dos finalistas do reality musical do SBT Ídolos, depois de Rebelde  ainda fez algumas novelas na RecordTv  e depois foi contratado pela Globo ,  estrelou a novela Império (2014) e hoje é um dos maiores astros da sua geração.

        Micael Borges  que vinha da temporada de sucesso da Malhação de 2006, depois da RecordTv  voltou a Globo  e hoje é um dos astros da novela Fuzuê, no horário das sete da Globo.

        Artur Aguiar  voltou a Globo depois da passagem na RecordTv. Participou de vários sucessos  na emissora e foi o campeão do reality BBB22.



        As meninas  Sophia Abrahão e Lua Blanco,  seguiram na carreira de atrizes tambÉm  e participaram de várias outras novelas ainda na RecordTv ou na Globo, apenas Mel Fronckwaik seguiu a carreira de apresentadora.

        Rebelde foi a primeira novela da RecordTv a ser exibida em HD. A Trama teve em seu total 411 capítulos, somada as 2 temporadas ininterruptas. É a 6ª. novela mais longa da história da teledramaturgia brasileira. A primeira desta lista é  é Redenção (Excelsior, 1966, com  596 capítulos), segundo lugar vem As Aventuras de Poliana (SBT, 2018 com 564 capítulos), a terceira é Chiquititas (SBT, 2013 com 545 capítulos), a quarta é a trilogia de Os Mutantes (RecordTv, 2007 com 483 capítulos) e em quinto lugar é de Os Imigrantes (Band, 1981 com 459 capítulos).

        A Primeira temporada da trama conquistou a vice-liderança e tinha como foco os namoricos  dos protagonistas  - Alice e Pedro / Carla e Tomás / Roberta e Diego, porém na segunda temporada a fim de dar um toque  diferente na história, os  autores investiram em um misto de vampiros com RGP (Jogo em que os jogadores  assim os papéis de personagens e criam narrativas). Diante da  pouca repercussão dessa  temporada, Margareth Boury voltou a fórmula original, os encontros, desencontros e namoricos dos protagonistas jovens.

        A Estreia de Carrossel no SBT, em maio de 2012, foi a grande pedra no sapato de Rebelde. A trama infantil do SBT tomou o segundo lugar na liderança e a trama teen nunca mais conseguiu se firmar.

        Margareth Boury deixou de escrever a novela no capítulo 118 da segunda temporada, no ar em 21de agosto de 2012 e Emílio Boechat assumiu em definitivo, já que ele vinha realizando o trabalho, porem ainda sob a supervisão de Boury.



        Além do elenco jovem, nomes veteranos serviam de moldura para a trama  - Luciano Szafir, AdrianaGarambone, Ruan Alba, Cláudia Lira,  Floriano Peixoto, Cristina Mullins, Zezé Motta entre outros.

        Dulce Maria, estrela da versão mexicana da novela,  que deu vida a Roberta, fez uma participação especial  em alguns capítulos  da trama brasileira.



        A trilha sonora da trama oficial   tinha apenas a primeira faixa tocada pela banda fictícia da novela “Rebelde para Sempre”, afinal a banda dentro da história só se formaria por volta da metade da primeira temporada, e até então a novela precisava de temas para seus personagens, assim o CD teve faixa nas vozes da Adriana Calcanhoto, Manu Gavassi, Luiza Possi entre outros. Depois foi lançado outro CD com o subtítulo de “Rebeldes” (com o S), esse sim o compilado com as músicas cantadas pela banda na novela,   o que foi utilizado como divulgação dos shows fora da novela.

        Rebelde era vista como a grande “aposta” da RecordTv e  cumpriu seu objetivo. A fórmula cansou na segunda temporada, mas a Rebeldemania sempre estará viva dentro de nós, basta vermos o efeito  que o retorno da turnê com Anahí, Dulce Maria, Maitê Perrone, Christopher von Uckermann e Christian Chavez, vem causando.

 

Ficha Técnica :



Novela da  autora Margareth Boury

Baseada no original de Cris Morena

Escrita por Margareth Boury e Emílio Boechat

Direção Geral: Ivan Zettel

Elenco:



SOPHIA ABRAHÃO – Alice Albuquerque
MICAEL BORGES – Pedro Costa
LUA BLANCO – Roberta Messi
ARTHUR AGUIAR – Diego Maldonado
CHAY SUEDE – Tomás Penedo
MEL FRONCKOWIAK – Carla Ferrer
LUCIANO SZAFIR – Franco Albuquerque
ADRIANA GARAMBONE – Eva Messi
CLÁUDIA LIRA – Beth (Elizabeth Costa)
JUAN ALBA – Leonardo Maldonado
FLORIANO PEIXOTO – Jonas Araripe
ADRIANA LODOÑO – Leila Campos Sales Penedo
CRISTINA MULLINS – Teresa Silva
EDWIN LUISI – Genaro Zanetti / Osvaldo Zanetti
CÁSSIA LINHARES – Sílvia Torres Carvalho
ZEZÉ MOTTA – Dadá (Divina Alves)
ANTÔNIO POMPEO – Alceu Alves
ELIANA GUTMAN – Ofélia
ROCCO PITANGA – Lupi (Lupicínio Alves)
KAREN MARINHO – Cilene Zanetti
LISANDRA PARENTE – Débora Torre
LANA RHODES – Becky (Bernarda Pires)
EDUARDO PIRES – Vicente Campos
DANIEL ERTHAL – Artur Paz
RAYANA CARVALHO – Pilar Araripe
MICHEL GOMES – João Alves
CARLA DIAZ – Márcia Luz
PÉROLA FARIA – Vitória Paz
PEDRO CASSIANO – Binho (Fábio Correia)
BERNARDO FALCONE – Téo Marques
ANDRÉA AVANCINI – Luli (Luciana Pontes)
SYLVIO MEANDA – Pingo
NANDA ZIEGLER – Helena Ambrust
JULIANA XAVIER – Beatriz Alves
LUCAS COTRIM – Raul Costa
JHULIE CAMPELO – Maria Gomes
AUGUSTO GARCIA – Marcelo
CARLOS BONOW – Leonel
ALESSANDRA LOYOLA – Dani
ROBERTA SANTIAGO – Raquel Galvão
VERÔNICA DEBOM – Cris
ANA CLÁUDIA PADILHA – Sossô Soraia)
YAGO LOPES – Saulo
LUCAS CRISANTI – Paulo
MARCOS FERIAN – Augusto (Guto)
MARIANA CYSNE – Maria Eduarda (Duda)
VANESSA GABRIEL – Luísa Porto
RAFAEL SARDÃO – Celso Pompeu
CLÁUDIO CAPARICA – Túlio
JULIANA ROLIM – Juliana (Juju)
PATRÍCIA CHARLOTTE – Lia
BRUNO AHMED – Beto
LUCA POUGY – Júlio
GUILHERME VIEIRA – Ricardo
REBECCA AHMED – Mayara
GIL HERNANDEZ – Paulo Rubens
AUGUSTO VARGAS – Augusto Vianna

segunda temporada
THIAGO AMARAL – Miguel Zimmer
ULLY LAGES – Lucy Zimmer
VALÉRIA ALENCAR – Fátima
JOÃO VITTI – Adrian
GRETA ANTOINE – Estela
JOÃO VICTOR GRANJA – Artur Paz Filho
MARINA RIGUEIRA – Tatiana Campos Sales Torres
OSVALDO ROMANO – Jorge Campos
DIEGO MONTEZ – Murilo
RAFAELA FERREIRA – Penélope
ANTÔNIO JORGE – Vinicius
RODRIGO DORADO – Bernardo
PAULO LEAL – Tadeu
RODOLPHO BELLOS – Marco
ANITA AMIZO – Bruna
ALÉXIA PIRES – Solange

as crianças (a partir de agosto de 2012)
DIEGO KROPOTOF – Caíque
LARISSA HENRIQUE – Luana
ANA CLARA PINTOR – Nina
FERNANDA RIBEIRO – Milena
JOÃO VICTOR PIRES – Serginho
LETÍCIA PEDRO – Rosamaria
CLARA TIEZZI – Mariana
KARIZE BRUMO – Aline
CÁSSIO RAMOS – Lucas

Exibição :

1ª. Temporada  - 21 de Março de 2011 à 12 de Março de 2012 (247 capítulos)

2ª. Temporada – 13 de Março à 12 de Outubro de 2012 (164 capítulos)

 

Veja Também:

Canavial de Paixões 


Três Irmãs  (2008) 



O Mapa da Mina 



De quina pra Lua 



pecado mortal 



Amor a Vida (2013)

Onde Nascem os Fortes 



A Volta de Beto Rockfeller (1973) 



Beto Rockfeller (1968)

Éramos Seis (1994) 


Chay Suede 


Zeze Motta 


Luiza Possi


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedica.com.br www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

No Tema e Na Trilha da Madonna

            Madonna , cantora, dançarina, compositora, atriz, produtora musical e cinematográfica  e um misto de mito com musa do cenário musical mundial.         A Cantora é considerada o maior nome da música de todos os tempos  tal qual Michael Jackson .         Com 300 milhões de disco vendidos  Madonna  é um fenômeno  nesses seus mais de 30 anos de carreira.         Nas novelas a cantora  só teve três músicas liberadas para trilhas de novelas. Foram  poucas,  mas que   marcaram as trilhas para sempre.                  Vambora nessa viagem inesquecível com a deusa Madonna . Everybody ( Final Feliz – 1983)         “ Everydody ” foi o primeiro grande sucesso da Madonna logo em seu primeiro disco. A Globo não perdeu tempo e incluiu a música na trilha internacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro , e claro a trilha vendeu feito água e com certeza a inclusão da música ajudou muito nessa vendagem. Papa, Don´t Preach ( Hiperte

Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

A Electra Mancini de “ Família é Tudo ”         Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete   do Daniel Ortiz , mas o certo   é que Juliana Paiva   está a frente de   mais uma protagonista em sua carreira mostrando que    é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.         Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,   no teatro   amador   em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.         Seu   primeiro trabalho televisivo   já foi na Rede Globo , numa participação na novela   Viver a Vida , em   2009, do Manoel Carlos , e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato , da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid .           Sua beleza, carisma e muito   talento logo foram   percebidos e,   a cada novo personagem ganhava   a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da Maria

Remake de “Pecado Capital” entra para a Globoplay nesta segunda

          Remake da clássica novela da Janete Clair , Pecado Capital (1998), reescrito pela Glória   Perez, entra a partir desta segunda (06.05), para a Globoplay pelo projeto   Resgate .         Protagonizada por Francisco Cuoco , Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz, o remake não atingiu nem de   longe o êxito da sua original, e até então nunca foi reprisada.         Relembre a trama: Motorista de táxi, José Carlos Moreno, o Carlão   (Eduardo Moscovis), noivo da bela operária Lucinha(Carolina Ferraz), se vê diante de um dilema ético ao deparar com o dinheiro de um assalto que fora esquecido em uma mala em seu carro. A princípio, ele guarda o dinheiro, mas não resiste em usá-lo quando o pai, Raimundo (Roberto Bomfim), tem seus problemas de saúde agravados. Movido pela ambição, Carlão acaba se apossando da fortuna: abre sua própria frota de táxis e ascende socialmente. A ascensão social de Carlão acompanha o fim de sua relação com Lucinha, que, contra a vontade dele, torno

Uma Saudade - Elias Gleiser (1934 / 2015)

O Sr. Manel de “ Direito de Amar ”   e o   Frei José   de “ Sinha Moça ” ambas em reprise no Viva         Que saudades do nosso eterno   Bonachão! Elias Gleiser nos deixou há quase 10 anos, e cada nova trama   com a participação   dele que volta em reprise não tem como não se emocionar com   sua interpretação e quase incorporação do personagem.         Atualmente ele pode ser visto em 2 reprises   do Canal Viva - O Sr. Manel em Direito de Amar (1986)   e o   Frei José   de Sinhá Moça (2006).             O Ator tem um currículo recheado por mais de 50 personagens  em novelas minisséries e especiais, e os tipos bonachões sempre foram a característica principal de muito deles, assim com os    avôs de sangue ou postiços em várias novelas.               Tenho ótimas    lembranças do ator  em personagens que marcaram minha infância como  o Pedrão de Livre para Voar (1984),   o Donato Orsini de  Fera Radical  (1988) ambas     do  Walther Negrão ; O Jairo de  Tieta   (1989) do  Agu