Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Beto Rockfeller (1968)


                Quando falamos em “Fenômeno da Teledramaturgia Nacional” em relação a uma trama que se destaca em audiência  e empatia do público como ocorreu por último agora com Os Dez Mandamentos, a expressão se torna até um exagero se lembrarmos da novela que dividiu a teledramaturgia em antes e depois.
        Beto Rockfeller, novela idealizada por Cassiano Gabus Mendes, e escrita por Bráulio Pedroso, é considerada a mãe dos modelos das novelas atuais, mostrando um novo padrão de textos, interpretações e criação de personagens.
        A Rede Tupi que concorria na época com as superproduções da TV Excelsior, viu sua audiência crescer satisfatoriamente assim que o público começou a se ver em Beto Rockfeller e  nos vários outros personagens da trama.

        Beto Rockfeller abandonou a linha de atitudes dramáticas artificiais   que marcavam o gênero da telenovela na época, e apresentou uma linguagem coloquial  com diálogos que rompiam os padrões estabelecidos .  Na verdade a novela não mudou só os diálogos e sim a estrutura das histórias de teledramaturgia a partir de então.
        Mesmo sendo uma ficção, a novela dava ao público um gosto de realidade, principalmente pelo fato de alguns assuntos que aconteciam no cotidiano, eram  comentados pelos personagens de Beto Rockfeller, tal qual fazemos com amigos e vizinhos.

        Luiz Gustavo  foi consagrado pela crítica e pelo público ao viver Beto Rockfeller, o primeiro protagonista anti-herói e que fugia dos padrões dos mocinhos extremamente justos perpetuados pelo gênero. O maniqueísmo da trama passou a fazer parte  integrante do perfil do próprio personagem.  Alberto – ou Beto – é um charmoso representante da classe média-baixa que mora com os pais, Pedro (Jofre Soares) e Rosa , e a irmã, Neide (Irene Ravache), no bairro de Pinheiros, em São Paulo, e trabalha como vendedor em uma loja de sapatos na Rua Teodoro Sampaio. Com sua intuição, perspicácia e malandragem, o vendedor Beto se transforma em Beto Rockfeller, primo em terceiro grau de um magnata norte-americano, e consegue penetrar na alta sociedade, através de sua namorada rica, Lu (Débora Duarte), filha dos milionários Otávio (Walther Foster)  e Maitê (Maria Della Costa). Assim, ele consegue frequentar as badaladas festas e as rodas da mais alta sociedade paulistana.

        A trama deu chances aos atores de dar uma interpretação mais crível e moderada aos personagens, diferentemente das exageradas ao qual estávamos acostumados. O próprio Luiz Gustavo declarou em entrevista, que fazia questão de dar ao Beto Rockfeller a interpretação mais simples possível e próxima de personagens da vida real. E foi  exatamente essa simplicidade que  tornou explicito o talento de muitos dos atores da novela que pela primeira vez mostravam sem exageros a perícia de seus trabalhos.  
        Sem a obrigação de marcação de câmeras e ganchos “puxados” finalizando  os capítulos,  os atores tinha mais liberdade em cena, pudendo mostrar um trabalho artístico também na Tv.

        Beto Rockfeller, apesar de nunca ter tido sua trilha lançada, também inovou nesse campo. Abandonou os temas instrumentais e apresentou  músicas nacionais e internacionais de sucesso na época com interpretações de Luiz Melodia, Erasmo Carlos, Bee Gees e The Beatles entre outros.  

        Porém o sucesso de Beto Rockfeller teve  sua contramão. O “espichamento”  da trama que ficou 13 meses no ar somando 230 capítulos, acabou deixando em exaustão o autor Bráulio Pedroso, que foi substituído por uma trinca de autores liderada por Eloy Araújo; o diretor Lima Duarte, foi substituído por Walther Avancini, e alguns atores do elenco tiveram que entrar em férias fazendo com que seus personagens ganhassem “férias” também na novela.  Para fechar esses buracos de personagens que ficaram , o então diretor Lima Duarte, chegou a viver cinco personagens em participação especial.
        Até o protagonista Luiz Gustavo se afastou da novela, alegando cansaço, e só voltou a gravar os capítulos finais.

        Mesmo esses percalços, serviram de ensinamentos para as próximas produções, mostrando que as emissoras precisavam de uma melhor estrutura de bastidores para suas novelas.  Felizmente essa barriga de Beto Rockfeller em nada prejudicou o sucesso do conjunto da obra da novela.  
voltadebeto_logo

        No rastro do sucesso da novela foram lançados o filme Beto Rockfeller (1970) e A Volta de Beto Rockfeller (1973), uma espécie de continuação da novela, ambos sem muita repercussão.
        Beto Rockfeller foi à primeira novela a apresentar tomadas aéreas e também a primeira a inserir, mesmo que não oficialmente,  merchandising. Como Beto bebia muito, sempre tomava em cena um remédio para ressaca. A  empresa Engov então  pagava 3 mil  cruzeiros a Luiz Gustavo, cada vez que o personagem mencionava o nome do remédio em cena.

        Outro fato inédito ocorrido em Beto Rockfeller foi o encontro de Lu, personagem da Débora Duarte,  com Heloísa, a personagem da Aracy Balabanian, em Antônio Maria, trama do horário das sete da emissora na época. As duas se esbarravam ao irem visitar uma cartomante. A cena foi apresentada em ambas as novelas e foi mais uma inovação apresentada pela trama de Bráulio Pedroso.

        Hoje existem pouquíssima imagens da trama de Beto Rockfeller. Na época a Rede Tupi, que já entrava em crise financeira, fazia de tudo para conter despesas e reaproveitava as fitas, regravando capítulos em cima dos já apresentados. A trama do Bráulio Pedroso seria uma ótima opção de remake para o horário das onze da Globo. Certamente o público se apaixonaria novamente pelo dúbio protagonista e os personagens apaixonantes que o cercam.
        Este é o último post de 2015 da seção “Novelas Inesquecíveis” e escolhi falar do clássico Beto Rockfeller para relembrar a importância dessa trama para as novelas atuais, que mesmo criada quase por um improviso, depois que Cassiano Gabus Mendes viu uma cena inusitada em uma boate da qual era dono da época, nasceu um dos personagens mais aplaudidos e consagrados da história da Tv.
Ficha Técnica:
Novela do Autor : Bráulio Pedroso
Idealizador : Cassiano Gabus Mendes
Autores substitutos : Eloy Araújo , Ilo Bandeira e Guido Junqueira
Direção Geral : Lima Duarte e Walter Avancini
Elenco:
LUIZ GUSTAVO – Beto Rockfeller
BETE MENDES – Renata
DÉBORA DUARTE – Lu
ANA ROSA – Cida
PLÍNIO MARCOS – Vitório
IRENE RAVACHE – Neide
WÁLTER FORSTER – Otávio
MARIA DELLA COSTA – Maitê
MARÍLIA PÊRA – Manuela
RODRIGO SANTIAGO – Carlucho
YARA LINS – Clô
JOFRE SOARES – Pedro
ELEONOR BRUNO – Dirce
WALDEREZ DE BARROS – Mercedes
RUY REZENDE – Saldanha
WLADIMIR NIKOLAIEF – Lavito
HELENO PRESTES – Tavinho
PEPITA RODRIGUES – Bárbara
MARILDA PEDROSO – Mila
RENATO CORTE REAL – Bertoldo
ETTY FRASER – Madame Waleska
LIANA DUVAL
ALCEU NUNES – Polidoro
LUÍS AMÉRICO – Tomás
ESTER MELLINGHER – Tânia
GÉSIO AMADEU – Gésio
ZEZÉ MOTTA – Zezé
MARILU MARTINELLI
OTHON BASTOS
JAYME BARCELLOS – Fernando
LOURDES MORAES – Magda
LUÍSA DI FRANCO – Bia
RAFAEL LODUCA – Vicenzo
DALVA DIAS
ROBERTO MIRANDA
MARTHA OVERBECK
DIAS BARRETO – Secundino / Domingos
LIMA DUARTE – Secundino / Domingos / Duarte / Manoel Maria / Conde Wladimir
Exibição: 04 de Novembro de 1968 à 30 de Novembro de 1969
Capítulos: 230


Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com, teledramaturgia.com
       


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...