Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – As Pupilas do Senhor Reitor (1994)




        Nesta semana, mas precisamente no domingo dia 06.12, a novela As Pupilas do Senhor Reitor,  remake do autor Lauro César Muniz , baseado no romance do escritor Júlio Diniz, exibida pelo SBT em 1994 está completando 21 anos da sua estreia.
        A novela  tinha uma grande  responsabilidade, segurar a boa audiência que o SBT havia conseguido com a exibição de Éramos Seis, a novela antecessora no horário. Para isso o SBT fez uma produção impecável e contratou como uma das estrelas da novela a atriz Déborah Bloch, que pela primeira e única vez saia da Globo
        As Pupilas do Senhor Reitor do SBT é um remake da novela homônima que o Lauro César também escreveu na Tv Record entre os anos de 1970 e 1971. Nesta versão, Dionisio Azevedo deu vida ao Sr. Reitor e também era o diretor da trama.

        A novela conta história de Póvoa do Varzim, região do Minho em Portugal e  os conflitos dos moradores locais. Após a morte de seu pai, Margarida (Guida), a personagem da Déborah Bloch,  vai viver com sua meia-irmã Clara (Luciana Braga), filha de sua madrasta. A madrasta morre e confere a educação das meninas ao Padre Antônio, o Senhor Reitor (Juca de Oliveira). A partir daí o Reitor começa a cuidar das duas mocinhas.

Pedro (Eduardo Moscovis), um homem simples que trabalha no campo como seu pai, o Sr. José Das Dornas (Elias Gleiser), dono da fazenda mais importante da aldeia, é noivo da ambiciosa Clara. Guida, por sua vez, é a prometida de Daniel, que voltou à aldeia graduado como médico, destituindo o posto do Dr. João Semana (Luis Carlos Arutin). Mas o rapaz não se lembra de Guida, nem da promessa de casamento feita anos antes à jovem, assim como não se acostuma com a vida humilde da pequena aldeia.

O Reitor se inspirava na natureza para proteger e cuidar de suas flores (Guida e Clara), utilizando sua sabedoria para controlar as incríveis confusões que surgirão.
A Vontade do SBT era tão grande de emplacar As Pupilas do Senhor Reitor que passou a apresentar a novela em dois horários no mesmo dia às 19:45h e 21:40h.
A Novela infelizmente não chegou ao fenômeno de audiência que foi Éramos Seis (1994), mas também é considerada um dos sucessos de teledramaturgia da emissora.

        Muito desse sucesso deve-se ao elenco impecável encabeçado por Juca de Oliveira. Um dos destaques da novela foi o trio de fofoqueiras formado por Ana Lúcia Torre, Cláudia Mello e Miriam Mehler.

        Cláudio Fontana, que viveu o Manoel do Alpendre, também teve um grande destaque da novela, graças a interpretação crível e sensível do ator. O Autor reconhecendo o que o ator e o personagem fizeram pelas Pupilas, lhe deu a última cena da trama como homenagem.

        Daniela Camargo, que viva a antagonista Amália, acabou ganhando a empatia do público quando esta  desenvolve tuberculose e morre  no último capítulo com um fim trágico depois de salvar a vida de seu grande amor Daniel. O Fim da personagem emocionou o público que já vinham torcendo para um final feliz . Isso deixou o autor em maus lençóis, pois  viu a protagonista Guida, vivida pela atriz Déborah Bloch, perder a pouca empatia que tinha ante o público.



        Valéria Alencar ganhou o posto de musa da novela com os sensuais banhos de rios da fogosa Francisquinha.

        Em plena a barriga da trama, no meio de exibição, eis que entra a grande vilã Eugênia Carlota, vivida impecavelmente por Joanna Fomm. A personagem deu um novo fôlego à trama  com suas vilanias e revelações de alguns segredos.

        O Tema de abertura  “Canção do Mar” , na voz da cantora portuguesa Dulce Pontes virou sucesso nacional  e marca registrada da novela.
        As Pupilas do Senhor Reitor foi um dos últimos trabalhos do ator Luis Carlos Arutin, que viveu o médico João Semana.

        A novela teve em seu elenco  grandes atores consagrados do casting da Globo como Elias Gleiser, Lucinha Lins, Rosamaria Murtinho, Rogério Marcio, Roberto Bonfim, Elizangela, Paulo Goulart entre outros.
        A novela é um clássico. Com uma primorosa constituição de época e contextualização de Portugal do início do século trouxe para a tv todo esse clima bucólico, o que até explicaria o sucesso da trama em Portugal. Mas independente da audiência As Pupilas do Senhor Reitor merece um lugar de destaque na história da teledramaturgia nacional.
Ficha Técnica:
Novela do Autor Lauro César Muniz
Baseado no romance de Júlio Diniz
Elenco:
JUCA DE OLIVEIRA – Senhor Reitor (Padre Antônio)
DÉBORA BLOCH – Margarida (Guida)
LUCIANA BRAGA – Clara
EDUARDO MOSCOVIS – Daniel
TUCA ANDRADA – Pedro
ELIAS GLEIZER – Sr. José das Dornas
LUIZ CARLOS ARUTIM – Dr. João Semana
DANIELA CAMARGO – Amália
CLÁUDIO FONTANA – Manoel do Alpendre
DENISE DEL VECCHIO – Joana
JOFRE SOARES – Mestre Álvaro
VALÉRIA ALENCAR – Francisquinha
ANA LÚCIA TORRE – Zefa das Graças
CLÁUDIA MELLO – Brásia
MÍRIAM MEHLER – Rosa
ROGÉRIO MÁRCICO – Pereirinha
ROBERTO BOMTEMPO – Padre José
LÚ GRIMALDI – Elvira
LULU PAVARIN – Donana
CLÁUDIO CURI – Rogério
FERNANDA MUNIZ – Mariazinha
OSCAR MAGRINI – Augusto
CAIO BLAT – Henrique
JOANA FOMM – Eugênia Carlota
RENATO BORGHI – João da Esquina
ELIZÂNGELA – Tereza
LUCINHA LINS – Magali do Porto
RONEY FACHINI – Malaquias
LÚCIA ROMANO – Isabel
ARIELA GOLDMAN – Maria do Porto
FERNANDO NEVES – Joaquim
LAVÍNIA PANUZZIO – Antonieta
OLAIR COAN – Padre Emílio
BRI FIOCCA – Liduina
ALEXANDRE REINECKE – Capitão
ÉLIDA MARQUES – Leonor
RIBA CARLOVICH – Jorge
LUIZ GUILHERME – General Afonso D’Alencastro
EDUARDO GALVÃO – Fernão da Ribeira
MARCOS BREDA – Gama
PHELIPE LEVY – Cardeal Joaquim
GISELA ARANTES – Adelaide
LOURDES DE MORAES – Vitória
PAULO DE ALMEIDA – Antônio (cocheiro da cidade)
SÔNIA GUEDES
ELIETE CIGARINI
CRISTINA PADIGLIONE
BETO MAGNANI
RITINHA MARTINS
primeira fase
ROSAMARIA MURTINHO – Ressurreição
CRISTINA BESSA – Margarida
PAULA KLEIN – Clara
JIDDU PINHEIRO – Daniel
OBERDAN JÚNIOR – Pedro
BRUNO GOMES
SABRINA BERÁGUAS
ANA CAROLINA
e
PAULO GOULART – Dom Arlindo
Exibição: 06 de Dezembro de 1994 à 08 de Julho de 1995
Capítulos: 186

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...