Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Tarcísio Meira (Parte 2)





        O post de hoje vai continuar a homenagem feita  a esse patrimônio  das artes nacional Tarcísio Meira.
        Nesta segunda parte  vou relembrar os personagens do ator do ano de 1985 em diante.

Capitão Rodrigo de O Tempo e o Vento (1985)
tempoeovento85


        Tarcísio Meira teve um grande destaque quando deu vida na tv ao inesquecível personagem de Érico Veríssimo, o Capitão Rodrigo Cambará da adaptação do romance O Tempo e o Vento em minissérie no ano de 1985. Forte, visceral e crível o ator conseguiu  interpretar um personagem impar na história da teledramaturgia.


Renato Villar de Roda de Fogo (1986)
rodadefogo86_logo

com a Bruna Lombardi 
        Em 1986, Tarcísio Meira novamente conquistou o Brasil vivendo o protagonista vilão da novela Roda de Fogo, um dos grandes sucessos do autor Lauro César Muniz e que marcou a teledramaturgia naquele ano. Renato Villar, mesmo sendo o vilão da trama, um homem sem escrúpulos, envolvido com negociatas e crime do colarinho branco, acabou ganhado a empatia do público que torceu por um final feliz entre ele e a juíza Lúcia Brandão (Bruna Lombardi), e se desesperou quando a imprensa anunciou que Renato morreria no final. Mesmo com a pressão do público o autor não pode mudar a história, e Renato morre na última cena da novela nos braços de Lúcia, seu grande amor. A Cena é uma das mais bonitas de finais de novelas da teledramaturgia nacional.

Bruno de Tarcísio e Glória (1988)
tarcisioegloria_logo

com a GLORIA MENEZES 

        Em 1988, ao lado da esposa Glória Menezes, Tarcísio Meira estrelou um seriado quinzenal  na Globo. O Tarcísio e Glória contava a história do empresário Bruno e da extraterrestre Ava Becher. Tal qual acontecera em Guerra dos Sexos (1983) ,  com muito êxito, Tarcísio voltou a  utilizar sua veia cômica. Além de atuar, Tarcísio  era produtor do programa.

Aristênio Catanduva de Araponga (1990)
araponga_logo

com TAUMATURGO FERREIRA 
        Na trama de Araponga, do autor Dias Gomes, Tarcísio Meira teve sua prova de fogo no campo da comédia. O Ator foi convidado para protagonizar a novela vivendo o atrapalhado detetive Araponga. Tarcísio Meira aceitou prontamente,  e se a novela não teve o êxito esperado, não foi por causa do seu protagonista. O Perfil cômico do personagem foi muito elogiado pela crítica,  principalmente pelo preocupação que Tarcísio teve em não copiar outro detetive caricato importante da teledramaturgia nacional,  o Mário Fofoca do Luiz Gustavo, criado na novela Elas por Elas do Cassiano Gabus Mendes.


Euclides da Cunha de Desejo (1990)
desejo_logo

com GUILHERME FONTES e VERA FISCHER 
        Em 1990, Tarcísio Meira voltou a viver os personagens mais densos e dramáticos com  o Euclides da Cunha , na minissérie Desejo, da autora Glória Perez, que contou a história e o fim dramático  do autor de Os Sertões. Tarcísio Meira,  Vera Fischer e Guilherme Fontes,  que fechavam o trio de protagonistas,  foram um dos pontos principais da minissérie e que a tornaram um dos grandes momentos da nossa teledramaturgia.


Diogo de De Corpo e Alma (1992)
decorpoealma_logo

com CRISTIANA OLIVEIRA e BRUNA LOMBARDI 
        Em 1992,  Tarcísio Meira voltou a contracenar com Bruna Lombardi, com quem tinha feito par romântico em Roda de Fogo (1986). Em De Corpo e Alma, da autora Glória Perez, a história se inverteu. Desta vez Diogo, o personagem do Tarcísio  é que era um juiz de direito que se apaixonava por Betina, a personagem da Bruna.  Por medo de viver esse amor, Diogo acaba desistindo de viver com Betina, e ela desesperada morre em uma acidente de carro. Sua família autoriza a doação de seus órgãos. Diogo inconformado com a perda do seu grande amor, descobre que o coração de Betina bate em outro peito, o de Paloma  (Cristiana Oliveira), e se apaixona perdidamente pela receptora do coração do seu grande amor.


Raul Pelegrini de Pátria Minha (1994)
patriaminha_logo


        Em Pátria Minha, do autor Gilberto Braga, Tarcísio Meira novamente viveu um grande vilão que se humanizava no final da trama. Raul Pelegrini foi capaz das maiores atrocidades dentro da novela  em mais um show de interpretação do ator que sabe fazer um vilão humano como poucos. Em uma das cenas mais polêmicas do vilão vale destacar a que  Raul Pelegrini humilha o simplório jardineiro Kennedy (Alexandre Moreno) com um texto execrável e recheado de racismo e preconceito. A cena apesar de ter o intuito contrário acabou chateando vários grupos de movimento negro que atacaram a Globo depois da exibição do capítulo. No final da trama, depois de levar um golpe da mulher Lídia Laport (Vera Fischer) e ficar pobre, ele acaba recomeçando a vida  ao lado de Cilene, a personagem da Isadora Ribeiro, que entra na novela para substituir Vera Fischer, demitida da trama por problemas pessoais.


Dom Jerônimo de A Muralha (2000)
muralha_logo


        Em 2000, na minissérie A Muralha, da autora Maria Adelaide Amaral, Tarcísio Meira deu um novo fôlego  a sua carreira  com a interpretação quase monstruosa e visceral do asqueroso Dom Jerônimo Taveira. O personagem é irmão de um inquisidor, comerciante e fingido diante das autoridades,  esconde da igreja a  sua verdadeira identidade de  homem pervertido e obsceno. Pelo personagem Tarcísio Meira ganhou o prêmio da APCA de melhor ator do ano.


João Medeiros de Um Anjo Caiu do Céu (2001)
umanjocaiudoceu_logo

com CAIO BLAT 
        Em 2001, Tarcísio Meira voltou às novelas  fazendo comédia protagonizando a trama de Um Anjo Caiu do Céu, do autor Antônio Calmon. Como destaque na trama ficou a dobradinha perfeita entre  o Tarcisão e Caio Blat que fazia o anjo e outro protagonista da novela.


Tibério Vilar de Saramandaia (2013)
saramandaia13_logo

com Fernanda Montenegro 
        O Tibério Vilar de Saramandaia, do autor Ricardo Linhares, é  até então o último trabalho do Tarcísio Meira na tv. No remake de um dos grandes sucessos do autor  Dias Gomes, o ator deu vida ao patriarca da família Vilar, que de tanto ficar parado acabou criando raízes literalmente. Esconde uma grande paixão do passado por Candinha, a personagem da Fernanda Montenegro e matriarca da família rival. No decorrer da trama os dois assumem essa paixão e ao se beijarem acabam se tornando árvores entrelaçadas para a vida eterna. A Cena foi um dos pontos fortes do remake.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis – Meu Bem Meu Mal (1990)

        Esta semana o blog vai falar novamente de  obra no horário nobre do autor Cassiano Gabus Mendes . Na semana passada foi Champagne (1983)  e hoje vou  falar de Meu Bem Meu Mal , a segunda e última novela do autor no horário nobre , que está completando 25 anos de estreia.         Com Meu Bem Meu Mal o autor resolveu não arriscar e logo declarou que não mostraria nada de novo. Assim Meu Bem Meu Mal foi realmente uma novela das oito, diferente de Champagne que tinha uma espinha dorsal de novela das sete apresentada no horário das oito.         Cassiano apresentou um leque de clichês e ganchos que fizeram o público logo se interessar pela trama, que conseguiu aos poucos se firmar no horário. Personagens passionais e dúbios que mostravam novas facetas a cada virada da trama aguçaram o interesse do público.       ...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Rapidinhas 07.02.2026

“ Vale Tudo ” e “ Amor a Vida ” de   volta no Globoplay Novelas         Se não houver nenhuma   mudança   de última hora,   Vale   Tudo (1988)   substituirá   Hipertensão (1986) a partir de 16/03 e Amor À Vida (2013) substitui Fina Estampa (2011) a partir do dia 23/03 no Globoplay Novelas .   Arminda continua causando em “ Três Graças ”         Mas uma semana de T rês Graças para aclamarmos   Grazzi Massafera   - A Atriz   que   já foi aplaudida pela estreia de Dona Beja na HboMax , deu     mais um show no capítulo desta sexta   da trama do Aguinaldo Silva empurrando a Joelly (Alana Cabral) escada abaixo.         Aliás todos ali estavam    ótimos e precisos    - A Alana Cabral, Paulo Nunes, Keizy Ecard e Juliano Cazarré .   “Coração Acelerado ” vai começar a ser...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

e10blog – Retrospectiva 2023 – Novelas Inesquecíveis

  Janeiro Corpo Dourado Fevereiro Deus Salve o Rei   Março A Volta de Beto Rockfeller  Abril Onde Nascem os Fortes Maio Amor a Vida  Junho Pecado Mortal  Julho De Quina Pra Lua  Agosto O Mapa da Mina Setembro Três Irmãs Outubro Canavial  de Paixões  Novembro Rebelde  Dezembro   Perola Negra    Veja Também: Novelas Inesquecíveis 2022  Meus Persoangens Favoritos  Meus Personagens 2021  No Tema e Na Trilha  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Meus Personagens Favoritos da Eva Wilma

         Homenagear Eva Wilma é uma responsabilidade muito grande, escolher seus melhores personagens chega a ser uma tarefa quase impossível, em pouco mais de 60 anos de carreira , a Vivinha como é chamada entre os amigos e colegas, nos presenteou com o seu talento vivendo grandes personagens que   são páginas importantes na história da teledramaturgia.         Sua estreia em 1953 no seriado Namorados de  São Paulo que posteriormente seria transformado no famoso   Alô Doçura por Cassiano Gabus Mendes , foi sucesso absoluto. Eva Wilma e Jonh Herbert que fazia par  com ela no seriado foram catapultados aos sucesso instantaneamente, e a química em cena saltou para a realidade e os dois realmente se casaram na vida real.         Iniciou a carreira como bailarina mais foi a arte de interpretar que transformou Eva Wilma em uma das damas da televisão brasileira. ...