Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Tarcísio Meira (Parte 2)





        O post de hoje vai continuar a homenagem feita  a esse patrimônio  das artes nacional Tarcísio Meira.
        Nesta segunda parte  vou relembrar os personagens do ator do ano de 1985 em diante.

Capitão Rodrigo de O Tempo e o Vento (1985)
tempoeovento85


        Tarcísio Meira teve um grande destaque quando deu vida na tv ao inesquecível personagem de Érico Veríssimo, o Capitão Rodrigo Cambará da adaptação do romance O Tempo e o Vento em minissérie no ano de 1985. Forte, visceral e crível o ator conseguiu  interpretar um personagem impar na história da teledramaturgia.


Renato Villar de Roda de Fogo (1986)
rodadefogo86_logo

com a Bruna Lombardi 
        Em 1986, Tarcísio Meira novamente conquistou o Brasil vivendo o protagonista vilão da novela Roda de Fogo, um dos grandes sucessos do autor Lauro César Muniz e que marcou a teledramaturgia naquele ano. Renato Villar, mesmo sendo o vilão da trama, um homem sem escrúpulos, envolvido com negociatas e crime do colarinho branco, acabou ganhado a empatia do público que torceu por um final feliz entre ele e a juíza Lúcia Brandão (Bruna Lombardi), e se desesperou quando a imprensa anunciou que Renato morreria no final. Mesmo com a pressão do público o autor não pode mudar a história, e Renato morre na última cena da novela nos braços de Lúcia, seu grande amor. A Cena é uma das mais bonitas de finais de novelas da teledramaturgia nacional.

Bruno de Tarcísio e Glória (1988)
tarcisioegloria_logo

com a GLORIA MENEZES 

        Em 1988, ao lado da esposa Glória Menezes, Tarcísio Meira estrelou um seriado quinzenal  na Globo. O Tarcísio e Glória contava a história do empresário Bruno e da extraterrestre Ava Becher. Tal qual acontecera em Guerra dos Sexos (1983) ,  com muito êxito, Tarcísio voltou a  utilizar sua veia cômica. Além de atuar, Tarcísio  era produtor do programa.

Aristênio Catanduva de Araponga (1990)
araponga_logo

com TAUMATURGO FERREIRA 
        Na trama de Araponga, do autor Dias Gomes, Tarcísio Meira teve sua prova de fogo no campo da comédia. O Ator foi convidado para protagonizar a novela vivendo o atrapalhado detetive Araponga. Tarcísio Meira aceitou prontamente,  e se a novela não teve o êxito esperado, não foi por causa do seu protagonista. O Perfil cômico do personagem foi muito elogiado pela crítica,  principalmente pelo preocupação que Tarcísio teve em não copiar outro detetive caricato importante da teledramaturgia nacional,  o Mário Fofoca do Luiz Gustavo, criado na novela Elas por Elas do Cassiano Gabus Mendes.


Euclides da Cunha de Desejo (1990)
desejo_logo

com GUILHERME FONTES e VERA FISCHER 
        Em 1990, Tarcísio Meira voltou a viver os personagens mais densos e dramáticos com  o Euclides da Cunha , na minissérie Desejo, da autora Glória Perez, que contou a história e o fim dramático  do autor de Os Sertões. Tarcísio Meira,  Vera Fischer e Guilherme Fontes,  que fechavam o trio de protagonistas,  foram um dos pontos principais da minissérie e que a tornaram um dos grandes momentos da nossa teledramaturgia.


Diogo de De Corpo e Alma (1992)
decorpoealma_logo

com CRISTIANA OLIVEIRA e BRUNA LOMBARDI 
        Em 1992,  Tarcísio Meira voltou a contracenar com Bruna Lombardi, com quem tinha feito par romântico em Roda de Fogo (1986). Em De Corpo e Alma, da autora Glória Perez, a história se inverteu. Desta vez Diogo, o personagem do Tarcísio  é que era um juiz de direito que se apaixonava por Betina, a personagem da Bruna.  Por medo de viver esse amor, Diogo acaba desistindo de viver com Betina, e ela desesperada morre em uma acidente de carro. Sua família autoriza a doação de seus órgãos. Diogo inconformado com a perda do seu grande amor, descobre que o coração de Betina bate em outro peito, o de Paloma  (Cristiana Oliveira), e se apaixona perdidamente pela receptora do coração do seu grande amor.


Raul Pelegrini de Pátria Minha (1994)
patriaminha_logo


        Em Pátria Minha, do autor Gilberto Braga, Tarcísio Meira novamente viveu um grande vilão que se humanizava no final da trama. Raul Pelegrini foi capaz das maiores atrocidades dentro da novela  em mais um show de interpretação do ator que sabe fazer um vilão humano como poucos. Em uma das cenas mais polêmicas do vilão vale destacar a que  Raul Pelegrini humilha o simplório jardineiro Kennedy (Alexandre Moreno) com um texto execrável e recheado de racismo e preconceito. A cena apesar de ter o intuito contrário acabou chateando vários grupos de movimento negro que atacaram a Globo depois da exibição do capítulo. No final da trama, depois de levar um golpe da mulher Lídia Laport (Vera Fischer) e ficar pobre, ele acaba recomeçando a vida  ao lado de Cilene, a personagem da Isadora Ribeiro, que entra na novela para substituir Vera Fischer, demitida da trama por problemas pessoais.


Dom Jerônimo de A Muralha (2000)
muralha_logo


        Em 2000, na minissérie A Muralha, da autora Maria Adelaide Amaral, Tarcísio Meira deu um novo fôlego  a sua carreira  com a interpretação quase monstruosa e visceral do asqueroso Dom Jerônimo Taveira. O personagem é irmão de um inquisidor, comerciante e fingido diante das autoridades,  esconde da igreja a  sua verdadeira identidade de  homem pervertido e obsceno. Pelo personagem Tarcísio Meira ganhou o prêmio da APCA de melhor ator do ano.


João Medeiros de Um Anjo Caiu do Céu (2001)
umanjocaiudoceu_logo

com CAIO BLAT 
        Em 2001, Tarcísio Meira voltou às novelas  fazendo comédia protagonizando a trama de Um Anjo Caiu do Céu, do autor Antônio Calmon. Como destaque na trama ficou a dobradinha perfeita entre  o Tarcisão e Caio Blat que fazia o anjo e outro protagonista da novela.


Tibério Vilar de Saramandaia (2013)
saramandaia13_logo

com Fernanda Montenegro 
        O Tibério Vilar de Saramandaia, do autor Ricardo Linhares, é  até então o último trabalho do Tarcísio Meira na tv. No remake de um dos grandes sucessos do autor  Dias Gomes, o ator deu vida ao patriarca da família Vilar, que de tanto ficar parado acabou criando raízes literalmente. Esconde uma grande paixão do passado por Candinha, a personagem da Fernanda Montenegro e matriarca da família rival. No decorrer da trama os dois assumem essa paixão e ao se beijarem acabam se tornando árvores entrelaçadas para a vida eterna. A Cena foi um dos pontos fortes do remake.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Meus Personagens Favoritos da Elizabeth Savalla (Parte 2)

A Cunegundes de “ Êta Mundo Melhor ”         Em 2016   Elizabeth Savalla presenteou o público com uma de suas atuações mais divertidas: a impagável Cunegundes, a matriarca impulsiva e hilária de Êta Mundo Bom!. E para a alegria dos fãs,   a personagem esta   de volta em    Êta Mundo Melhor ! , continuação da trama do Walcyr Carrasco .    —   A personagem que virou meme, caiu no gosto popular e garantiu momentos de puro humor na faixa das seis, deu a Savalla   esse novo status em sua carreira, com uma personagem cheia     de energia, celebrando reencontros com veteranos, novas parcerias em cena e o prazer de fazer comédia, algo que ela domina com maestria. Esse retorno reafirma não apenas sua importância histórica na teledramaturgia, mas também seu brilho contínuo. Aos 71 anos, Elizabeth Savalla segue firme, amada e absolutamente indispensável na TV brasileira no auge dos seus 51 de carrei...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...