Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Transas e Caretas Internacional (1984)

 


                 Lauro César Muniz voltava a Globo depois da grande repercussão negativa de sua última novela na casa, Os Gigantes, tida como uma das novelas mais melancólicas da história da Globo e marcada por uma grande rejeição. Convidado às pressas para finalizar a novela Sol de Verão (1983), depois que o ManoelCarlos ficou impossibilitado devido à morte do protagonista da novela e seu grande amigo Jardel Filho, o autor acabou ganhando o horário das sete de presente no ano seguinte.

         É marca registrada do autor  escrever sobre inovações e novidades da Tv e Transas e Caretas  tinha esse mote. Dona Francisca Moura Imperial, Dona FMI  (Eva Wilma) como era conhecida , sentindo-se distante da realidade dos filhos, faz uma cirurgia plástica e fica 20 anos mais jovem em aparência, disposta a se dar melhor com os mesmos. Os dois rapazes, Jordão (Reginaldo Faria) e Thiago (José Wilker), apesar de irmãos, são totalmente diferentes: o primeiro gosta de viver como no século XIX, com pensamentos monarquistas e até uma mucama pessoal, Dorinha (Zezé Motta); já o segundo é totalmente moderno, contando em sua casa com um robô, Alcides, como seu mordomo, além de outras coisas do que há de mais revolucionário. Ambos, porém, mantêm uma mesma ideia: jamais se casarem. Dona Francisca, então, contrata a jovem Marília (Natália do Valle) para casar-se com um deles e dar-lhe um neto que prossiga o nome da família e os negócios. Marília torna-se noiva de Jordão, mas se apaixona por Thiago, iniciando o entrecho  principal  da novela.

        A novela está quase completando 40 anos e é engraçado imaginar que muito do que foi imaginado lá em  Transas e Caretas ainda nem estamos perto de alcançar.

        O e10blog  já dissecou em um post anterior a trilhanacional da trama, e agora é vez da Internacional.

        O Disco é um compilado  único de clássicos daquela metade dá década de 80, e alguns sucesso até hoje. Nomes como Tina Turner, Cynthia Rhodes, Kenny Jammes, Michael MacDonald, Umberto Tozzi entre outros integram o vinil.

 

“Let´s Stay Together”

Intérprete: Tina Turner

Compositores: Al Green



        A Trilha abre com a diva Tina Turner numa das melhores regravações de “Let´s Stay Together”, gravada originalmente por Al Green na década de 70. Com um belo arranjo vocal e uma introdução no teclado inconfundível, a música é um dos clássicos na voz da cantora, marcou a trilha como o  tema do protagonista Thiago, vivido pelo saudoso  José Wilker, e até hoje é impossível ficar inerte cada vez que ela toca nas rádios.

 

“Ebony Eyes”

Intérprete e Compositores: Rick Jones



        Hino das FM´s (até hoje), Rick Jones apaixonou muita gente com “Ebony Eyes”, e também os protagonistas Marília e Thiago, vividos pela Natália do Vale e José Wilker.

 

“Yah Mo Be There”

Intérpretes: James Ingram e Michael Macdonald

Compositores: Rod Terperton, James Ingram e Michael Macdonald



        “Yah Mo Be There” ,  do James Ingram e Michael Macdonald, tem um pegada gospel, com inclusive citações do nome de Deus. É uma faixa muito dançante e foi tema de locação da trama.

 

“Finding Out The Hard Way”

Intérprete: Cynthia Rhodes

Compositores:  Frank Stallone e Vince Dicola



        Luciana,  a personagem da Lídia Brondi, ganhou essa faixa  muito romântica na voz da Cinthia Rhodes.

 

“Gimme a Little Sing”

Intérpretes: Kenny James

Compositores: A. Smith, J. Wynn e J. Hooven



        Kenny  James entrou na trilha com essa faixa que foi outro tema de locação da trama. É uma canção bem dançante, com um refrão chiclete e a cara das festas dos anos 80.

 

“Almost Paradise”

Intérpretes: Ann Wilson e Mike Reno

Compositores: D.Pitchford e E. Carmen



        Altmost Paradise” é mais uma das lentinhas  que compuseram a trilha sonora de Transas e Caretas. A música foi mais um tema dos protagonistas Thiago e Marília, e já era uma faixa famosa por que também integrou a trilha do filme Footlose de 1984. Para a trilha da novela os intérpretes foram Ann Wilson e Mike Reno.

 

“Souvenir Of China”

Intérprete e Compositor: Jean Michel



        Uma faixa bem futurista veio na última do Lado A do disco. A Música instrumental tem uns arranjos bem modernos  do Jean Michel e fez muito sucesso aqui no Brasil. Foi mais um tema dos protagonistas Marília e Thiago.

 

“Talking Your Sleep”

Intérpretes: The Romantics

Compositores: Petter Soley



        O Lado B abre com “Talking Your Sleep”, dos The Romantics. A Música ficou mais famosa por ter embalado o comercial da COFAP. Na trilha foi tema de locação.

 

“Drifting  Dreaming”

Intérpretes: Cleo Laine e James Gallway

Compositores: Don Read



        “Drifting Dreaming”, tema da Sofia  (Renata Sorrah), é uma faixa com uma construção no  estilo de  ópera, bem lenta  e suave. A canção  é interpretada pela dupla Cleo Laine e James Gallway.

 

“Joana”

Intérprete: Kool e The Gang

Compositores: Charles Smith , James Taylor e Kool e The Gang



        Joana” , tema do Jordão (Reginaldo Faria), dos intérpretes Kool e The Gang é uma balada gostosa e foi um das faixas muito tocadas nas rádios na época da trama.

 

“Eva”

Intérprete: Umberto Tozzi

Compositores: Giancarlo Bigazzi e Umberto Tozzi



        Thiago (José Wilker) ganhou como tema solo internacional a gravação original de “Eva”, na voz do italiano Umberto Tozzi. A música, que é original de 1982, aqui no Brasil virou hit na regravação da banda Rádio Taxi em  1983, e claro se imortalizou na voz da Ivete Sangalo (Ainda na Banda Eva), na gravação do CD e DVD ao vivo em 1997.

 

“Victims”

Intérpretes e Compositores: Culture Club



        Claudio Cavalcanti entrou em Transas e Caretas na metade da trama para dar vida ao personagem Douglas, que também se interessava por Marília (Natália do Vale). Como tema o personagem ganhou “Victms” do Culture Club, uma canção com uma estrutura bem interessante. Uma primeira parte somente com voz  e piano, e a segunda com uma bateria forte  presente.

 

“Trouble in Paradise”

Intérprete: Sylvester

Compositores: J. Wirrick, J. Mehl e Sylvester



        Sylvester, que sempre teve excelentes balanços nas décadas de 70 e 80 entrou na trama com “Trouble in Paradise”, o tema da FMI ,  a Francisca Moura Imperial, vivida pela saudosa Eva Wilma.

 

“I´m Going  To Go”

Intérprete: Jago

Compositores: Violante e Kynsha



        Quem fecha o LP é Jago com  “I´m Going  To Go”, o tema do robô Alcides.

 

Veja Também:

Trilha Sonora O Mapa da Mina (1993) 


Patria Minha 



Plumas e Paetes 



Transas e Caretas 



O Amor Esta no Ar 

Rádio Taxi


Natalia do Vale 


Ultraje a Rigor 


Aberturas Inesquecíveis 



Novelas Inesquecíveis 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

Vídeos: You Tube

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...