Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Balanço das Minisséries 2016


        Mais um ano acabando e chegou a  hora de fazer o balanço de tudo de bom (e ruim) que a tv nos apresentou. A teledramaturgia foi de uma riqueza impressionante com muitas produções e grandes momentos que marcaram o ano de 2016.
        Vou começar o balanço do ano pelas minisséries. Só foram duas apresentadas pela Globo, porém tão impactantes que valeram pelo ano inteiro.

Ligações Perigosas (Globo – 04 à 15 de Janeiro de 2016)

        Manuela Dias foi a grande estrela  na autoria das minisséries deste ano. São dela as duas apresentadas pela Globo esse ano. No início do ano apresentou Ligações Perigosas, baseada no clássico francês Les Liaisons Dangereuses de Choderlos de Laclos.
        Ligações Perigosas cumpriu todas as expectativas. Manuela Dias conseguiu abrasileirar o clássico e mesmo sem a nudez de corpos, a minissérie chocou o Brasil mostrando o lado mais doentio do ser humano na arte de seduzir e de se deixar seduzir.
Na época li um comentário no Twitter que dizia que “Ao invés de corpos, Ligações Perigosas despiu almas”. Foi  exatamente o que aconteceu  na minissérie. A direção não tinha mais o que mostrar depois de Verdades Secretas (2015), novela do Walcyr Carrasco,  que abusou dessas nudes. A solução foi então despir a alma dos personagens. E o texto do romance prima por isso. São personagens que usam a paixão e o desejo, ou a fuga deles, para humilhar e destruir  as pessoas que o cercam pelo puro prazer do poder da sedução.
Com um elenco perfeito,  Ligações Perigosas mostrou atores totalmente entregues à seus personagens. Marjorie Estiano  irrepreensível  como a Mariana; Jesuíta Barbosa e Alice Weigmann  também defenderam bem seus personagens, assim como Aracy Balabanian que nos capítulos finais viu sua personagem se transformar no elo que tentava maquiar os acontecimentos, evitando ainda mais tragédias na trama.  Foi um bom momento da atriz que há tempos não ganhava uma personagem a sua altura.
Mas a grande cereja do bolo de Ligações Perigosas foi a química entre Selton Mello e Patrícia Pillar, na pele dos protagonistas Augusto e Isabel. Num jogo de cena incrível e uma troca de talento que enriqueceu muito a produção, o duelo de poder entre os personagens também atiçava o telespectador. A Composição e caracterização dos personagens foi  desde o figurino até a imposição de voz de ambos que revelava o lado psicológico e doentio de cada um. Patrícia Pillar imortalizou a Isabel,  nossa Glenn Close. Acho que não é exagero dizer  a atriz não ficou devendo em nada na interpretação da atriz americana  na versão cinematográfica.
A minissérie foi mais um produto excelente apresentado na Globo, como normalmente acontece com as produções neste formato.

Justiça (Globo – 22 de Agosto à 23 de Setembro de 2016)

        Justiça, também da Manuela Dias foi o grande destaque do ano. Muito mais do que uma minissérie inovadora, por sua narrativa, Justiça foi  um marco sem precedentes para a teledramaturgia nacional. A autora que foi uma aposta da Globo no início do ano com   Ligações Perigosas , se consagrou de vez com a minissérie que discutiu o verdadeiro sentido da palavra “Justiça”. 
        Além da narrativa inovadora que cruzava as quatro história de cada capítulo da semana, o elenco de Justiça parece que foi escolhido a dedo e estavam todos em estado de graças de tão perfeitos e entregues ao seus personagens. Foi o caso da Adriana Esteves (a estrela maior), Déborah Bloch, Leandra Leal, Vladimir Brichta, Luisa Arraes, Drica Moraes e Marjorie Estiano.
        Cauã Reymond foi uma surpresa na produção. No post de estreia sobre o fato do Cauã Reymond parecer fazer o mesmo personagem de sempre – Aquela pessoa injustiçada e que passa a procurar a qualquer custo sua inocência, como ele fez  A Regra do Jogo (2015) , no seriado O Caçador(2014) entre outros trabalhos do ator. Porém foi um erro baseado em preconceito. O Maurício tinha sim esse perfil vingativo por causa do acidente com sua mulher, porém apresentou um personagem totalmente diferente com uma interpretação mais contida e introspectiva, e exatamente por isso me chamou atenção. Foi um diferencial para o trabalho do Cauã que vem há anos marcando personagens com interpretações viscerais.  Vou bom vê-lo ligado apenas no 110woltts.
        Justiça é uma das produções que merecem uma continuação.  A Globo tem que explorar de novo esse ano de 2017 essa narrativa  que,  emocionou e conquistou como há muito tempo não acontecia o telespectador.
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...