Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Tropicaliente (1994)



        No último dia 16 de Maio a novela Tropicaliente do autor Walther Negrão  fez aniversário de 20 anos. Fiquei pensando como o tempo passa rápido. Parece que foi ontem que a minha cidade, que é próxima à Fortaleza, ficou toda ouriçada com a notícia de que atores globais estavam gravando cenas para a próxima novela das seis.

        Tropicaliente era ambientada nas belas praias do Ceará  e na  capital  Fortaleza. A Globo apostava em outras sedes  que não São Paulo e o Rio de Janeiro para suas novelas. A novela Sonho Meu , antecessora no horário , foi ambientada na cidade de Curitiba no Paraná.

        Sou fã das novelas do Walther Negrão e Tropicaliente ainda teve uma importância maior, por ter sido gravada aqui no meu Ceará. Para um fã de novelas desde criança ver os acontecimentos de uma novela em lugares por onde eu já havia  passado foi uma grande emoção.

Herson Capri e Regina Dourado em Tropicaliente, 1994. TV Globo


        Tropicaliente conta a história de Ramiro (Herson Capri)  líder de uma aldeia de pescadores em Fortaleza, no Ceará. Casado com Serena (Regina Maria Dourado), a companheira de todas as horas, é pai de dois filhos, Cassiano (Márcio Garcia)  e Açucena (Carolina Dieckmann). O rapaz é o namorado de Dalila (Carla Marins), filha do grande amigo de Ramiro, Samuel (Stênio Garcia), também pescador, marido de Ester (Ana Rosa), que tem mais um filho, Davi (Delano Avelar), um jovem que formou-se doutor mas se envergonha de sua origem humilde.

Herson Capri e Silvia Pfeifer em Tropicaliente, 1994. TV Globo

Letícia (Silvia Pfeiffer)  é filha do milionário Gaspar Velásquez (Francisco Cuoco), um homem que deixou as empresas nas mãos da filha para curtir a vida. Em casa, Letícia enfrenta problemas de relacionamento com os filhos, Vítor (Selton Mello) e Amanda (Paloma Duarte). Viúva e charmosa, ela procura um novo rumo para sua vida afetiva. Pretendentes não faltam, como o galante François (Victor Fasano), de olho em sua beleza e fortuna. Para conquistá-la, ele tem o auxílio de Franchico (Cássio Gabus Mendes), um tremendo picareta.
Mas Letícia fica balançada com o reencontro com Ramiro, a grande paixão de sua vida, o que vai desencadear uma série de conflitos, como o namoro de Vítor, o filho de Letícia, um rapaz com sérios problemas psicológicos, com a doce Açucena, a filha de Ramiro.

Carolina Dieckmann em Tropicaliente, 1994. Nelson Di Rago/TV Globo

Tropicaliente não é considerada um grande sucesso de audiência, mas claro que o valor afetivo  é o que mais me importa. Mas  com relação a audiência um fato curioso ocorreu. Em alguns países que foi apresentada a novela causou um alvoroço. Na Rússia , por exemplo onde a novela foi batizada de “Tropikanga = Mulher Tropical”  a trama teve recordes de audiências se comparada a novelas anteriores.   Pegando carona no sucesso,   eles compraram Mulheres de Areia que foi rebatizada  de “Tropikanka 2”. O Mais engraçado é que nós sabemos que uma trama não tem nada haver com outra, não são sequer  do mesmo autor, Mulheres de Areia é da Ivani Ribeiro. A única semelhança entre  elas eram as locações praianas.

Samuel

No elenco destaque absoluto para Stênio Garcia, na pele de mais um pescador Cearense ,  Samuel.  Stênio já  havia feito em 1982, na trama de Final Feliz , da autora Ivani Ribeiro, um simplório pescador  Cearense. Na ocasião o ator fechou contrato de um ano com o governo do Estado para divulgar o turismo. Em Tropicaliente,  junto com Paulo Ubirantan, diretor da trama, Stênio  ganhou o título de cidadão de Beberibe, cidade praiana do litoral cearense.

Serena Vítor Franchico Dalila
 Outros destaques do elenco foram :  a saudosa Maria Regina Dourado, incrível vivendo a Serena; Selton Mello que viveu um dos seus melhores trabalhos na Tv com o desiquilibrado Vitor; Cássio Gabus Mendes com o picareta Franchico e Carla Marins, linda com a esfuziante Dalila.

Cassiano

Tropicaliente marcou a estreia em novelas dos atores Márcio Garcia, Giovanna Antonelli e Daniela Escobar.

Carla Marins e Márcio Garcia em Tropicaliente, 1994. Arley Alves/TV Globo


A Produção da novela recebeu apoio do governo do Ceará e em contrapartida aumentou consideravelmente o turismo no Estado, que até então era visto apenas como uma opção “exótica” de viagem. Hoje , e com certeza por causa desse empurrão dado por Walther Negrão e pela Globo , Fortaleza  e as praias cearense já fazem parte do circuito internacional de turismo.
Muito bom relembrar os 20 anos de Tropicaliente. Uma trama  caribenha com  ginga cearense.


O Post também vai servir para lembrar a Rede Globo que está mais do que na hora de uma nova novela gravada aqui no Ceará. Depois de Tropicaliente, a Globo em 1998 produziu Meu Bem Querer, do autor Ricardo Linhares, que também era ambientada no Ceará, em São Tomaz de Trás, uma cidade cenográfica do litoral cearense.
Em vinte anos Fortaleza e o Ceará mudaram muito, e  uma nova trama seria bem vinda, afinal somos até  uma das sedes da copa do mundo !!

Ficha Técnica :
Tropicaliente
Novela do autor Walther Negrão
Direção Geral : Gonzaga Blota
Exibição : 16 de Maio  à 31 de Dezembro de 1995
Capítulos : 194


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Teledramaturgia.com , memóriaglobo.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...