Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Xica da Silva (1996)

Nudez e polêmicas em um dos últimos  sucessos da Rede Manchete



        Xica da Silva , novela do autor Walcyr Carrasco (que usava o pseudônimo de Adamo Rangel) baseado no romance  Xica que Manda da escritora Agripa Vasconcellos, pôs a Rede Manchete no segundo lugar do ranking de teledramaturgia brasileira, voltando ao sucesso seis anos depois do fenômeno  Pantanal (1990).


         A Novela  consagrou a atriz Taís Araújo, escolhida para viver a protagonista logo em seu segundo  papel na TV. A Emissora fez inúmeros testes com várias atrizes negras, mas não conseguiram chegar em um consenso.  Porém o que eles não sabiam era que a sua Xica estava ali pertinho. Tais Araujo estava acabando as gravações de Tocaia Grande , novela anterior no horário, e Walter Avancini bateu o pé e disse que teria que ser ela a Xica Rainha.
        Taís Araújo apesar da pouca experiência brilhou na interpretação da personagem, que vezes pedia um “caricaturismo” e outras muita emoção. E  a atriz segurou  muito bem os dois lados.  A Tão aguardada nudez da Tais Araújo só foi vista  depois de mais de 50 capítulos de novela. A Atriz ainda era menor quando iniciou a trama, ao completar seus 18 anos , o diretor Avancini comemorou brindando os telespectadores com sua nudez. Na cena,  Xica  toma banho no rio completamente nua.  Xica da Silva  é a única novela onde podemos conferir a nudez total de Taís Araújo.

Adicionar legenda
        Foi a protagonista Xica da Silva que abriu as portas da Globo para Tais Araújo, que tão logo terminou a trama foi contratada pela emissora  e estreou na trama do remake de Anjo Mau (1997) da autora Maria Adelaide Amaral

Adicionar legenda
        Sobre o forte apelo sensual da trama, podemos destacar também a personagem vivida por Adriane Galisteu, que foi quem mais apareceu nua em cena durante toda a trama. A Apresentadora até hoje não gosta de falar sobre sua atuação na novela.


        A Novela conta a história da escrava que virou rainha em pleno século XVIII. Atrevida e muito inteligente, Xica conquistou marido rico, deixou de ser escrava e escandalizou a sociedade hipócrita de sua época, movida pela cobiça do diamante.

        Xica da Silva foi uma novela forte, realista e empolgante, e praticamente em todos os capítulos  eram exibidas cenas de brigas, execuções, estupros e violência. Como um das cenas mais marcantes vale lembrar do esquartejamento da mãe de Xica, vivida pela atriz Zezé Motta. A personagem  tinha os braços e pernas amarrados em quatro cavalos e que assustados por um tiro corriam em lados opostos.


         No último capítulo da novela Zezé Motta, que viveu   Xica da Silva no cinema no filme de Carlos  Diegues de 1976, foi homenageada. O Capítulo tem uma passagem de tempo e ela volta à trama vivendo a Xica Velha e Taís Araújo volta como Joana , a filha de Xica.



        Além de Tais Araújo, Drica Moraes que viveu a vilã violante,  foi outro grande destaque da novela. Um papel marcante e um dos melhores momentos da atriz na Tv.


        O Ator Victor Wagner, que viveu o Comendador João Fernandes, o protagonista da trama fez muito sucesso na época, e ainda gravando a trama posou nu para revista G Magazine. Depois de mais alguns trabalhos na TV, o ator vive hoje com um bar-lanchonete em um bar de periferia.



        Walcyr Carrasco, na época contratado pelo SBT, foi convidado por Avancini para escrever a novela. O mesmo disse que aceitaria,  mas só se usasse um pseudônimo com receio de quebra de contrato com a emissora do Silvio Santos. O Suspense sobre quem seria o verdadeiro autor de Xica da Silva foi um mistério a parte fora da  trama. A imprensa chegou a divulgar nomes do casting global, mas faltando pouco mais de um mês para o término da trama a Rede Manchete  confirmou que era o Carrasco o autor da novela. Mesmo depois do escândalo, Walcyr ainda escreveu a novela Fascinação para o SBT. Foi  trama da Manchete que credenciou a entrada do autor na Rede Globo em 2000 com o arrebatador sucesso do horário das seis O Cravo e a Rosa.

        Em 2005,  O SBT surpreendeu a todos ao levar ao ar a reprise da trama. O Canal havia comprado os direitos de algumas novelas da massa falida da Rede Manchete. Foi criada uma nova abertura com Jorge Benjor cantando a famosa música  tema do filme de 1976. A Novela ficou no ar em horário nobre de 28.03 à 09.12.2005 em 218 capítulos com um considerável sucesso de audiência.
       
        Xica da Silva foi o último sucesso no setor de telenovelas da Rede Manchete, que fechou as portas em 1998 depois dos fracassos de Mandacaru (1997) e Brida (1998).

        A Direção primorosa e cirúrgica do saudoso Walter Avancini também foi um dos principais ingredientes para o sucesso da trama, que mesmo com um forte apelo erótico  não era apenas isso. Era uma trama gostosa de assistir e sem nenhuma barriga apesar dos 231 capítulos e que  teve um importante papel na história da teledramaturgia nacional.


Ficha Técnica :
Novela do Autor Walcyr Carrasco sob o pseudônimo de Adamo Angel
Direção Geral : Walter Avancini
Exibição : 17 de Setembro de 1996 à 11 de Agosto de 1997
Capítulos : 231


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa


Pesquisa : teledramaturgia.com e Wikipédia.com           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha dos Paralamas do Sucesso

      “Alagados, Trenchtown, Favela da Maré”         Escutar essa frase   me faz voltar uns 20 anos no tempo  e relembrar quando conheci   a banda Os Paralamas do Sucesso , cantando um dos seus maiores sucessos populares.      A Banda formada por Herbert Vianna (Vocal e Guitarra), Bi Ribeiro (Baixo) e João Baron e (Backing Vocal e Bateria) sempre misturou vários ritmos  em sua canções. De rock a reguee, e  nos  últimos anos uma pegada mais lounge.        Muitos pensam que os Paralamas fazem parte da turma de Brasília, por causa da naturalidade de Herbert Vinna e Bi , mas a banda em si  foi formada apenas quando os dois se encontraram no Rio de Janeiro  em 1977,  ainda sem a denominação atual.        O Sucesso  só veio em 1984  quando lançaram o álbum “ O Passo do Lui ” com  músicas que marcam até hoje os shows da banda : “Óculos”, “Me Liga”, “Meu Erro” entre outros.       A História da banda com as novelas começou em 1985 quando a música “ Me Liga ” entrou

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Sérgio Mamberti!

Ícone   representativo da arte e política   brasileira         Esse   ano está complicado para   a arte brasileira, nesta sexta-feira (03.09), perdemos mais um ícone   - O Ator Sérgio Mamberti.   Ele estava internado com uma infecção nos pulmões e faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.         Sérgio Mamberti imortalizou personagens que marcaram várias gerações – as crianças com o Dr. Victor do programa educativo Castelo Rá Tim Bum e os noveleiros com o cinéfilo mordomo Eugênio de ValeTudo (1988).         Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo ,   além de ator, foi dramaturgo, diretor, produtor, autor, artista plástico e político.         Na década de 70, juntamente com o irmão Claudio Marberti, participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia nacional como Regina Duarte , Beatriz Segall e Paulo José .         Nos cinemas estreou em 1966, no filme Nudista a Força e já tem mais de

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa