Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Bruno Gagliasso




        O que dizer de um ator que com pouco mais de 14 anos  de carreira na Tv , contando com sua primeira aparição nas novelas com um personagem maior, na novela Chiquititas  em 2000 no SBT, e que já tem status de grande astro com sucesso junto ao grande público e aos críticos.

        Bruno Gagliasso vem fazendo uma carreira linear crescendo a cada personagem e mostrando uma nova faceta do seu talento. Aliás,  o ator  é um expert em viver tipos diferentes, personagens complexos que ele faz com uma maestria dos grandes.

Dupla identidade


        Na semana passada ele voltou a tv no seriado Dupla Identidade, depois da autora ter ganho a preferência do rapaz que era disputado pelos autores de Império e Alto Astral (Próxima trama das sete).  Antes mesmo da estreia  do seriado o ator foi anunciado como escalado para Babilônia, próxima novela das nove de autoria do  Gilberto Braga.
        A Preferência por Dupla Identidade conforme entrevista do ator, foi exatamente pela complexidade  que o personagem pede. Um psicopata escondido num corpo de um homem normal. E  pelo primeiro episódio, com certeza vem aí mais um sucesso pro currículo desse Tarcísio Meira  dos anos 2000.
        Claro que os personagens do ator que mais gostei são exatamente aqueles que se destacaram pela complexidade. Personagens que pediam um diferencial que só o Gagliasso saberia imprimir.
       

Inácio de Celebridade (2003)
Celebridade


        O Inácio foi o primeiro personagem do Bruno Gagliasso a chamar minha atenção. O Ator dava indícios de  deixar de ser o galãzinho teen e  começava a mostrar que era bem mais que um rosto bonito.  Na trama do autor Gilberto Braga, o ator deu vida ao complicado personagem que sofria com a rejeição da própria mãe que o acusava da morte de seu irmão em um acidente. A Crítica começava se render ao talento do rapaz e glorificou o Inácio.


Junior de América (2005)
América

com Eron Cordeiro 
        Em 2005, Bruno Gagliasso quase protagonizou o primeiro beijo gay da história da teledramaturgia. O Júnior, personagem que o ator viveu na trama de América da autora Glória Perez, era homossexual e se envolvia com um dos empregados da fazenda da mãe, personagem vivido pelo ator Eron Cordeiro. O Romance dos dois foi velado e o beijo que inclusive foi gravado acabou não indo para o ar. Mas vale destacar o sensível trabalho feito pelo Bruno na interpretação do personagem deixando o Júnior numa linha tênue entre o real  e  o caricato.


Ricardo de Sinhá Moça (2006)
Sinhá Moça

com a Isis Valverde 

        Em 2006, Bruno Gagliasso ganhou o papel de Ricardo no remake da novela Sinhá Moça, do autor Benedito Ruy Barbosa.  O personagem conquistou o público com a pegada cômica e as confusões amorosas em que se metia. Primeiro foi um dos pretendentes da Ana do Véu (Ísis Valverde), e depois caiu de amores pela Baronesa Cândida (Patricia Pillar) a esposa do vilão Barão de Araruna (Osmar Prado).


Ivan de Paraíso Tropical (2007)
Paraíso tropical


        O Ivan de Paraíso Tropical foi outro personagem marcante do Gagliasso. Mesmo  fazendo o irmão do grande vilão da trama, o Olavo, vivido pelo Wagner Moura, que aliás foi o grande destaque da trama do Gilberto Braga, o Ivan também teve seus bons momentos  e até ganhou um  lugar  na trama central ao se envolver com a gêmea má Tais (Alessandra Negrini).


Berilo de Passione (2010)
Passione

Com Gabriela Duarte e Leandra Leal 

        Bruno Gagliasso provou por a + b na trama de Passione que também estava pronto pra viver personagens cômicos na tv.  O Berilo de Passione, do autor Silvio de Abreu, em parceria com Leandra Leal e Gabriela Duarte foi o ponto forte da novela. As peripécias do safado para fazer com que as suas duas mulheres não se encontrassem eram hilárias. Muito bom ver um ator tão bom no drama e na comédia como o Bruno.


Timóteo Cabral de Cordel Encantado (2011)
Cordel encantado


        Mesmo já com um currículo invejável, foi apenas em 2011 que Bruno Gagliasso ganhou o seu primeiro antagonista oficial, o vilão Timóteo Cabral de Cordel Encantado, trama das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes. O Personagem ganhou vida própria dentro da trama e centralizou todos os acontecimentos  na eterna luta entre o bem e o mal com Jesuíno, vivido pelo Cauã Reymond, que era o verdadeiro protagonista da novela. Inclusive a imprensa divulgou várias notinhas sobre supostos desentendimento entre os atores, que claro a Globo e os próprios desmentiram tudo. Mas ficou claríssimo  que o Gagliasso apagou o Cauã em cena. Tudo bem,  o Jesuíno como protagonista foi sucesso também, mas muito aquém do vilão vivido pelo Bruno.



Tarso Cadore de Caminho das Índias (2009)
Caminho das Índias


        Acho que um ator nunca se entregou tanto a um personagem como o Gagliasso fez com o Tarso Cadore de Caminho das Índias, da autora Glória Perez. Na época do lançamento da trama , a autora citou em entrevistas que os esquizofrênicos eram os intocáveis brasileiros, comparando-os  as divisões por casta da Índia, locação da trama.  O personagem que era um jovem de classe média alta começava a trama perfeitamente sã, mas ia dando sinais da doença no decorrer dos capítulos.  Bruno Gagliasso foi irrepreensível vivendo o personagem e foi bombardeado com críticas positivas.  Era a primeira vez que a esquizofrenia era tratada de maneira tão clara em uma novela  prestando  um serviço social de preço incalculável.


Fonte :
Texto :Evaldiano de Sousa
Pesquisa : wikipedia.com , memóriaglobo.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Novelas Inesquecíveis – Dona Xepa (1977)

37 anos da última adaptação de Gilberto Braga para a Tv         A Novela Dona Xepa esta fazendo hoje 37 anos de sua estreia. A Primeira versão adaptada da peça de Pedro Bloch estreou dia 24 de maio de 1977  no horário das  seis da Globo .         A trama foi adaptada por Gilberto Braga que já vinha de outras adaptações de sucessos  no horário, como Helena (1975), Senhora (1975) e o fenômeno Escrava Isaura (1976). O sucesso de Dona Xepa abriu as portas do horário nobre para o autor, que no ano seguinte assinou  uma das principais novelas  da história da  teledramaturgia nacional, a inesquecível Dancin´Days (1977) , que atualmente é reprisada pelo Canal Viva . Adicionar legenda         A novela narra o cotidiano da feirante Dona Xepa ( Yara Cortes ), que criou sozinha  os filhos Rosália ( Nívea Maria ) e Edson ( Reinaldo G...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...