Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)



     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.
        As opções são :  Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbosa; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente  (1994) , ambas do autor Walther Negrão.
        Das três opções,  Despedida de Solteiro  era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.
        Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “Mago das Seis” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.
        Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mulheres de Areia, que teve que ser adiada por causa da gravidez de Glória Pires, e mesmo assim conseguiu fazer bonito e entrar pro hall  das grandes novelas do autor.


        O Lp internacional da novela foi o primeiro “DISCO” que eu comprei com o suor do meio trabalho. Lembro-me como hoje a minha ânsia aguardando minha Tia (quem eu havia pedido para fazer a compra na capital) chegar com aquela bolachona com o quarteto protagonista na capa (Paulo Gorgulho , Felipe Camargo, Eduardo Galvão e João Vitti). Aliás, a trilha internacional da novela é inesquecível com  clássicos como “Breakaway”  da Donna Summer; “Do It To Me” do Lionel Ritchie; “Please Don´t Go” do Double You; “Why” na voz da Annie Lennox; “I Like Shopin 91” do Gazebo entre outros. 


        A  novela conta a história de Pedro (Paulo Gorgulho), Paschoal (Eduardo Galvão)  e Xampu (João Vitti) que  passam a noite na farra comemorando o casamento de João Marcos (Felipe Camargo). A festa termina numa cachoeira, e a jovem Salete (Gabriela Alves) é assassinada. João Marcos é preso na cerimônia de seu casamento com Lenita (Tássia Camargo), e segue para a penitenciária com seus três amigos. Eles são condenados a 21 anos de prisão por um crime que não cometeram. O episódio fere Flávia (Lúcia Veríssimo), irmã de Xampu e apaixonada por Pedro e faz com que Marta (Lucinha Lins) abandone o filho Léo (Patrick Oliveira) para assumir os negócios deixados por seu irmão Paschoal. Por sua vez, Lenita é envolvida pelo mau-caráter Sérgio Santarém (Marcos Paulo) e se casa com ele.
Após sete anos de prisão, os quatro jovens retornam à cidade natal, Remanso, em liberdade condicional. Mas Xampu volta doente e pede no leito de morte que antes de partir quer se casar com Bianca (Rita Guedes). A morte de Xampu é um duro golpe para Dona Emília Sousa Bastos (Lolita Rodrigues), sua mãe, que passa a acumular ainda mais ódio contra Pedro, inviabilizando seu namoro com sua filha Flávia. Os três amigos que restaram ainda têm de lutar contra Sérgio Santarém, que não mede esforços para mandá-los de volta à prisão, ainda mais porque Lenita, sua mulher, nunca esqueceu seu ex-noivo, João Marcos.


No meio dessa batalha, o trio ganha um novo aliado, Mike (Jayme Periard), um americano cheio de mistérios chega a cidade, mais especificamente na oficina de Cirineu (Mauro Mendonça), onde consegue trabalho e moradia. O jovem estrangeiro é disputado pelas duas filhas de Cirineu, Bianca e Nina (Helena Ranaldi), braço direito do pai na oficina e que conquista o coração do jovem americano.
Diferente do que se pensava o crime, mote principal da trama, não a transformou em uma trama sofrível, pelo contrário, Despedida de Solteiro era uma novela alegre e cheia de personagens marcantes, como já é praxe nas novelas do Negrão.
Cirineu  Socorro
Além da trama principal vale destacar o romance de Cirineu e Socorro, personagens do Mauro Mendonça e Cristina Mullins. No decorrer da trama ele é abandonado pela esposa, a  alpinista social Soraia,  que passa a dar valor ao marido depois desse romance que ele engata com a Socorro.
Vitório  Léo
A Relação entre Vitório e Léo , personagens do Elias Gleiser e Patrick Oliveira , foi outro ponto forte da trama. Depois do Vitório,  o ator  viveu outros personagens com a mesma vibe, cativando os telespectadores em especial as crianças, como o Tio Zé  de Sonho Meu  (1993) do autor Marcílio Moraes;  o Canequinha de Anjo de Mim (1996) e Vô Pepe de Era Uma Vez . . . (1998)   ambas do Negrão.
Adicionar legenda
No elenco vale destacar ainda interpretações perfeitas de Lúcia Veríssimo como a dura Flávia; Lucinha Lins como a doce Marta e Lolita Rodrigues,  como a implacável Dona Emília Sousa Bastos.


Mas o destaque feminino mesmo ficou por conta da recordista Ana Rosa, que viveu a interesseira Soraia, com as suas idas e vindas ao interesse de casar sua filha Bianca com um homem rico.  Acho a Soraia o melhor momento da Ana na Tv nesta década.

Adicionar legenda
Marcos Paulo chegou a ser ostilizado nas ruas por conta do perverso Sérgio Santarém, o vilão da trama que ele viveu com maestria.  Mais um galante vilão do autor, tal qual o Senhor de Montserrat, que o Carlos Vereza interpretou em Direito de Amar (1987).
Walther Negrão contou em entrevista na época do lançamento da trama no choque que sofreu quando descobriu a quantidade de detentos infectados com o vírus da AIDS, isso naquela época. O Autor havia passado horas por dia  numa casa de detenção para a construção do personagem Xampu. Na sinopse original, ele seria violentado na prisão e contrairia o vírus da AIDS. O Tema foi considerado pesado para o horário, a Globo vetou e o Xampu contraiu hepatite B, depois de uma briga com outro detento.


        Despedida de Solteiro apresentou para o grande público  três atrizes que fariam carreira promissora e hoje são considerada estrelas globais: Rita Guedes no auge da sua beleza; Letícia Spiller que tinha acabado de deixar o Xou da Xuxa para se dedicar a carreira de atriz e Helena Ranaldi , que viveu a Nina. Inesquecível a cena final  da personagem em que depois de casar-se com Mike, volta “americanizada” da lua de mel. O Autor usou essa mesma ideia em Flor do Caribe (2013) com a personagem Thais, vivida pela Débora Nascimento.
        Frederico Mayrink , hoje diretor consagrado de novelas, participou da trama como o jovem Dudu, irmão da protagonista Lenita, vivida pela Tássia Camargo.



        A Abertura da trama era um charme só. Ao som de uma nova versão de “Sugar-Sugar” do D.J. Les And The Kol Kat featuring The Archies, o mocinho  salvava sua amada de todos os perigos. Mostrada em Pixel-Art a luta do casal para ficar juntos lembrava  um jogo de videogame.


       
        Apesar de está torcendo pela vitória de Lua Cheia de Amor, na enquete para reprise no Viva,  por vários motivos, sendo o principal  deles o fato de ser a única das três ainda não reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Porém  caso Despedida de Solteiro seja a escolhida também ficaria contente. Acompanhei a trama na exibição original e a não perdi um capítulo sequer da reprise  em 1996.



        Despedida de Solteiro fez 22 anos de estreia no mês de junho, mas a trama foi tão marcante que posso fechar os olhos e rever mentalmente cenas que marcaram minha adolescência. A novela pode sim ganhar o apelido de “novelão” e tal qual  Pão Pão Beijo Beijo (1984), Direito de Amar  (1987), Fera Radical (1987)  entre outras, está no patamar das melhores já feitas pelo autor.
        Como já é marca registrada sua, o Negrão consegue  apresentar um folhetim dramática, sem deixar a carga dramática acabar com o charme da novela. E Despedida de Solteiro foi assim, nos emocionou, nos fez chorar, nos fez rir, tudo na sua hora certa e sob medida.

Ficha Técnica :
Novela do Autor Walther Negrão
Direção Geral : Reynaldo Boury
Elenco :
Paulo Gorgulho, Felipe Camargo, Lúcia Veríssimo, Tássia Camargo, Eduardo Galvão, Marcos Paulo, João Vitti, Lolita Rodrigues, Elias Gleiser, Lucinha Lins, Mauro Mendonça, Jayme Periard, Helena Ranaldi, Ana Rosa, Rita Guedes, Cristina Mullins, Sérgio Viotti, Maria Estela, Yoná Magalhães, Othon Bastos, Cinira Camargo, Léa Camargo, Guga Coelho, Frederico Mayrink, Patrícia Perrone, Danton Mello, Buza Ferraz, André Valle, Leila Lopes, Patrick Oliveira, Fernanda Nobre entre outros
Exibição : 1º. de junho de 1992 à 29 de Janeiro de 1993
Capítulos : 206


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com
      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Meus Personagens Favoritos da Carolina Kasting

A Rosana de “ Terra Nostra”   e a   Rosa de “ Além do Tempo ” na   Globoplay Novelas                 Elegante, versátil e dona de uma carreira marcada por personagens memoráveis, Carolina Kasting se consolidou como uma das artistas mais completas de sua geração. Muito além das novelas que a tornaram conhecida pelo grande público, sua trajetória envolve teatro, dança, artes visuais, poesia e performance — um verdadeiro universo criativo que ela vem expandindo ao longo dos anos.         No ar em 2 reprises   -    com a Rosana de Terra Nostra (1999) no Vale a Pena Ver de Novo e a Rosa   em Além do Tempo (2015) na Globoplay Novelas   - o público está   conferindo    alguns dos seus melhores e nos mostrando o quanto ela faz falta a tv.         Nascida em Florianópolis, Carolina ingressou...

Aguardada cena do dilúvio em “Gênesis” marca um dos primeiros grandes momentos da trama da RecordTv

        A RecordTv exibiu no capítulo de quarta-feira (27.01) de Gênesis , a aguardada cena do dilúvio , uma das primeiras aguardadas   passagens da bíblia que a trama vai   retratar.         Com Oscar Magrini como o Noé, o capítulo mostrou   o dilúvio e Arca sendo   levada pelas águas salvando a família e vários animais do seu criador.         A cena repleta de efeitos especiais e computação gráfica, bem melhores e mais preparados do que as mostradas na primeira semana que retrataram os Jardins do Éden,   foi muito bem recebida pelo público e   deu picos de audiência para a trama dos autores Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro .         Na próxima fase da trama a passagem bíblica retratada será a construção e destruição da torre de babel, outro momento épico que a novela nos reserva. Veja...