Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Tony Ramos



        Esta semana Tony Ramos finaliza mais um excelente trabalho na Tv. O Braga do remake de O Rebu  é mais um personagem que pontuou sua carreira.

        O Tony é aquele tipo de ator  que por mais que já o tenhamos visto fazendo os mais diversos tipos de personagens,  ele sempre nos surpreende a cada novo trabalho.  
        São cinquenta anos de carreira e mais de cem personagens na tv, teatro e cinema.
        Além da admiração por seu talento, o ator também desperta respeito por seu posicionamento diante da sociedade,  sempre engajado em campanhas que fizeram história no Brasil.
        Sucesso na Tv,  na publicidade, na vida real com um dos casamentos mais respeitados do meio,  Tony Ramos é um ícone da teledramaturgia nacional. Chegar a uma lista de 10 personagens para homenageá-lo foi uma das tarefas mais difíceis que já fiz pro e10blog. Mas esse grande profissional mais que merece essa homenagem.



Luciano de Ídolo de Pano (1974)
Ídolo de pano

Luciano e Andréa
com Elaine Cristina 

        Tony Ramos  estreou na tv em 1964 na Rede Tupi, e na emissora fez uma carreira promissora com trabalhos de sucessos nas novelas Antônio Maria (1968), Simplesmente Maria (1970), Vitória Bonelli (1972) entre outras, mas foi o Luciano de Ídolo de Pano, trama do autor Teixeira Filho, que foi ao ar em 1974,  que elevou o ator de vez ao status de grande astro. Sua dobradinha com Denis Carvalho que vivia o irmão invejoso foi o ponto alto da novela.


Márcio Hayalla de O Astro (1977)
O astro

Lili e Márcio
com Elizabeth Savalla 


        Em 1977, Tony Ramos é contratado pela Globo e estreia na trama de Espelho Mágico, do autor Lauro César Muniz. Mas foi na trama seguinte,  O Astro  da Janete Clair,  que Tony foi aclamado pela crítica e pelo público.  O Márcio Hayalla foi o primeiro protagonista do ator na Globo e na pele do rebelde filho de Salomão Hayalla (Dionísio Azevedo), que abria mão da fortuna do pai por não aceitar seu modo de dirigir as empresas e a família, protagonizou o primeiro nu masculino da teledramaturgia nacional. A Cena que foi ao ar no nono capítulo da trama, em 15 de dezembro de 1977 é uma das mais marcantes da novela. O Mais engraçado é que Tony Ramos na verdade nem havia sido escolhido para viver o personagem. Ele que ainda gravava Espelho Mágico, foi convidado por Daniel Filho para fazer  testes com algumas atrizes que seriam escolhidas para viver a Josê, uma das paixões de Márcio. Daniel Filho gostou tanto do Tony  vivendo o Márcio que não pensou duas vezes e lhe deu o papel.  A química entre Tony e Elizabeth Savalla foi tão grande que eles foram convidados para protagonizar a próxima trama da autora.    


André Cajarana de Pai Herói (1979)
Pai herói

Carina e André
novamente Elizabeth Savalla 

        Com o sucesso de O Astro, Tony Ramos e Elizabeth Savalla foram escalados para viver  os protagonistas da próxima novela de Janete Clair. E assim os dois estrelaram Pai Herói, outro novelão da autora  que entrou para a história da Tv. A Novela ficou centrada no drama de André, personagem do Tony que buscava limpar o nome do seu pai já morto, e que no decorrer da trama se apaixonava por Carina (Elizabeth Savalla) e depois era acusado de ter dado um sumiço  nela.  A química entre Tony e Elizabeth foi tão grande que a autora teve que mudar o final de Pai Herói por pressão do público. Na sinopse original André terminaria com Ana Preta (Glória Menezes), mas a empatia do público por Carina falou mais alto e o casal teve seu final feliz.



Quinzinho e João Victor de Baila Comigo (1981)
Baila comigo



        Em 1981, Tony Ramos ganhou mais um protagonista. Desta vez na verdade foram dois. O Ator deu vida aos gêmeos Quinzinho e João Victor da trama de Baila Comigo, do autor Manoel Carlos. O Ator foi aplaudido de pé pela crítica ao dar vida aos gêmeos, distinguidos apenas por recursos de voz, postura e entonação. Destaque absoluto para a cena em que os dois finalmente se encontram num jogo de luz  simples, mas primordial para o momento.


Pardal de Livre para Voar (1984)
Livre para voar

Com Carla Camurati 

        O Pardal foi o protagonista de Livre para Voar,   vivido pelo Tony Ramos na trama do autor Walther Negrão. A Novela não chegou  ao sucesso merecido, mas vale destacar o belo trabalho do Tony a frente do papel e sua dobradinha com saudoso Fernando Almeida, que na época ainda criança, deu vida ao carismático Gibi. A Dupla foi comparada a outras duplas de sucesso do autor como Shazan e Xerife, vividos pelo Paulo José e Flávio Migliaccio em O primeiro Amor (1972) e Era Uma Vez...(1998) e Ciro e Soró, Cláudio Marzo e Arnaud Rodrigues em Pão, Pão, Beijo, Beijo (1984).

       
Cristiano Vilhena de Selva de Pedra (1986)


com Christiani Torloni e Fernanda Torres 

        Em 1986, Tony Ramos começava a mudar o rumo da sua carreira, e ao invés de viver o típico galã ele deu vida a dúbio Cristiano Vilhena no remake de Selva de Pedra, da autora Janete Clair , reescrito por Regina Braga e Eloy Araújo. O Cristiano Vilhena apesar de ser o protagonista e galã, ele tinha alguns desvio de caráter  devido a grande ambição  em ascender  financeiramente. Ao lado de Fernanda Torres, ele nos proporcionou cenas memórias no remake.


Tonico de Bebê a Bordo (1988)
Bebê a bordo



        Seguindo a linha de papéis que fugiam do “mocinho” padrão das telenovelas, Tony Ramos em 1988 deu vida ao hilário Tonico da anárquica novela  Bebê a Bordo, do autor Carlos Lombardi, começando a exercitar sua veia cômica. O Exercício logo foi reconhecido e o Tonico se tornou  um dos mais engraçadas da trama cativando o público e mostrando que o ator poderia jogar em todas as posições.


Riobaldo de Grande Sertão :  Veredas (1985)
Grande sertão: veredas

com Bruna Lombardi 

        A Minissérie do autor Walther George Durst no ar em 1985 é considerada um clássico, e apesar de não ter  sido o primeiro a ser cogitado  para o papel, Tony Ramos foi um dos grandes acertos da adaptação para a Tv da obra de Guimarães Rosa. Ao lado de Bruna Lombardi, que deu vida ao jagunço Diadorim,  o ator conseguiu imprimir com sua atuação todo o clima do sertão mesclado com a sensibilidade da suposta relação homossexual com o amigo.



Abel de Sol de Verão (1982)
Sol de verão

com o saudoso Jardel Filho 
        Na trama de Sol de Verão, do autor Manoel Carlos, Tony Ramos deu vida ao surdo-mudo Abel, que era o protagonista da novela. A Trama foi encurtada devido a prematura morte de Jardel Filho, que também era um dos protagonistas, mas o sensível trabalho do Tony vivendo um personagem tão complexo e difícil de  interpretar marcou a produção, e mais uma vez o ator vencia um desafio e coleciona mais um grande momento para o seu currículo.



Clementino de Torre de Babel  (1998)
Torre de Babel


        Forte , denso e complexo é o mínimo que pudemos dizer sobre o Clementino, personagem que o Tony viveu na novela Torre de Babel, do autor Silvio de Abreu. Mais uma vez  víamos o ator vivendo um personagem totalmente diferente da maioria que viveu. Com um passado cheio de traumas, Clementino começa a trama saindo da cadeia depois de anos preso por ter matado a golpes de enxada a esposa  ao descobrir  uma  traição.  A Novela mostrava a relação deste homem com os parentes (pai, filhos, irmãos) que deixara antes da prisão, e a mistura de sentimentos de ódio, amor e desejo de vingança entre eles. O personagem começa a ter um novo perfil quando se apaixona novamente, agora pela  doce Clara (Maitê Proença), exatamente seu oposto.  A Composição do personagem feito pelo Tony foi tão crível, que em alguns momentos dava medo das expressões, tamanha a entrega do ator no universo traumático do Clementino.   


     Encerro aqui essa singela homenagem ao Tony Ramos, mas não posso deixar de fazer algumas menções honrosas para alguns personagens que não entraram na lista, mas que nem por isso  não tenham a mesma importância para história da tv ou para o currículo do ator :


com Vera Fischer 
·        Miguel de Laços de Família (2000)  
·        O Juca de A Próxima Vítima (1995)
·        O Manolo de As Filhas da Mãe (2001)
·        Coronel Boanerges de Cabocla (2004)
·        Opash Anada de Caminho das Índias (2009)  
·        Nikos de Belíssima (2005)
·        Tom de Chega Mais (1980)
·        Floriano Ferraz de Anjo de Mim (1996)
·        Otávio de Guerra dos Sexos (2012)


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Meus Personagens Favoritos da Carolina Kasting

A Rosana de “ Terra Nostra”   e a   Rosa de “ Além do Tempo ” na   Globoplay Novelas                 Elegante, versátil e dona de uma carreira marcada por personagens memoráveis, Carolina Kasting se consolidou como uma das artistas mais completas de sua geração. Muito além das novelas que a tornaram conhecida pelo grande público, sua trajetória envolve teatro, dança, artes visuais, poesia e performance — um verdadeiro universo criativo que ela vem expandindo ao longo dos anos.         No ar em 2 reprises   -    com a Rosana de Terra Nostra (1999) no Vale a Pena Ver de Novo e a Rosa   em Além do Tempo (2015) na Globoplay Novelas   - o público está   conferindo    alguns dos seus melhores e nos mostrando o quanto ela faz falta a tv.         Nascida em Florianópolis, Carolina ingressou...

Aguardada cena do dilúvio em “Gênesis” marca um dos primeiros grandes momentos da trama da RecordTv

        A RecordTv exibiu no capítulo de quarta-feira (27.01) de Gênesis , a aguardada cena do dilúvio , uma das primeiras aguardadas   passagens da bíblia que a trama vai   retratar.         Com Oscar Magrini como o Noé, o capítulo mostrou   o dilúvio e Arca sendo   levada pelas águas salvando a família e vários animais do seu criador.         A cena repleta de efeitos especiais e computação gráfica, bem melhores e mais preparados do que as mostradas na primeira semana que retrataram os Jardins do Éden,   foi muito bem recebida pelo público e   deu picos de audiência para a trama dos autores Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro .         Na próxima fase da trama a passagem bíblica retratada será a construção e destruição da torre de babel, outro momento épico que a novela nos reserva. Veja...