Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Francisco Cuoco


        Francisco Cuoco já é um ícone na história da tv e da teledramaturgia nacional, com mais de 50 anos de carreira e dezenas de personagens inesquecíveis.
        Com o seu retorno em Boogie Oogie, vivendo o ranzinza Vicente na trama do autor Ruy Vilhena, Francisco Cuoco vem fazendo os saudosos relembrarem seus bons momentos na Tv.
        Com um currículo invejável, Francisco Cuoco era o astro preferido da autora Janete Clair, que inclusive escreveu seus melhores personagens. Na nossa lista dos 10 mais do ator, inclusive a maioria deles foram os escritos por ela.
        Adoro fazer os “Meus Personagens Favoritos” com grandes astros, dá mais trabalho escolher entre tantos  bons personagens apenas 10 para falar, mas ao mesmo tempo a viagem é uma emoção só.
        Então vamos “apertar os cintos”  e viajar pelos inesquecíveis personagens desse grande astro brasileiro.


Pai Gaudêncio de  Da Cor do Pecado (2004)
Da cor do pecado

       
        Vou começar essa lista com um personagem do Francisco Cuoco que talvez tenha ficado marcado mais pela novidade do que pela importância dele dentro da trama. Em 2004, depois de acostumados a vermos o Francisco vivendo grandes galãs, o ator aceitou fazer uma participação na trama de Da Cor do Pecado, do autor João Emanuel Carneiro. O personagem era  Pai Gaudêncio, um guru-vidente afeminado “afetadíssimo” que mostrou o lado cômico e versátil do ator. Pai Gaudêncio teve uma recepção tão boa, que acabou ficando até o final da novela.


Olavo de Passione  (2010)
Passione

Com Irene Ravache 
        Em 2010, na trama do autor Silvio de Abreu, Francisco Cuoco ao lado de Irene Ravache, nos proporcionaram as cenas mais hilárias da trama da novela Passione. Olavo era um empresário que trabalhava com reciclagem de lixo, e por isso era conhecido como o “Rei do Lixo” e Clô, sua esposa, a Rainha do Lixo, titulo que ela detestava e ele adorava ostentar.

Dr. Fernando Silveira de Redenção (1966)

        Redenção,  do autor Raimundo Lopes foi a maior novela da história da tv. Totalizou 596 capítulos e quase dois anos no ar. A novela consagrou Francisco Cuoco como grande ator e  galã da época. Cuoco estava com menos de 5 anos de carreira e viu seu trabalho tomar um “up” graças ao dúbio médico de Redenção

Severo de O Salvador da Pátria (1989)
O salvador da pátria


        Outro galã inesquecível na carreira do ator , foi o nada correto Severo Blanco de O Salvador da Pátria, do autor Lauro César Muniz. Severo, que era um famoso deputado do interior na cidade de Ouro Verde, escolhe um simplório Boia-fria para casá-lo com sua amante Marlene (Tássia Camargo), e assim  não atrapalhar sua carreira política. Na trama Francisco Cuoco e Susana Vieira que  formavam o casal Toledo Blanco, nos proporcionaram grandes cenas.

Paulo e Denizard de O Outro (1987)
O outro


        Não poderia faltar no currículo de Cuoco um personagem duplo, e em 1987 o ator deu vida aos sósias Paulo e Denizard na trama de O Outro, do autor Aguinaldo Silva. Os personagens se conheciam em um banheiro de posto de gasolina, e exatamente na hora desse encontro acontece uma explosão.  Paulo é dado como morto  e Denizard ocupa seu lugar nos negócios e na família.  Essa troca é o ponto inicial da trama que começa a mostrar a verdadeira face das pessoas que cercavam os sósias. Nas gravações da novela Francisco Cuoco passou por apuros. Foi contratado um profissional para fazer uma máscara de gesso idêntica a face de Cuoco. O Material foi preparado e o ator recebeu a massa para tirar o molde, só que na hora de tirar a máscara os pelos da barba de Cuoco prenderam ao gesso e a produção levou quase 5 horas para conseguir tirá-la.


Cristiano Vilhena de Selva de Pedra (1972)
Selva de pedra

Com Regina Duarte 
        Em 1972, começa a parceira de sucessos do Francisco Cuoco com Janete Clair. Na primeira versão de Selva de Pedra, Francisco Cuoco deu vida a um dos grandes personagens da sua carreira, o ambicioso Cristiano Vilhena. A trama chegou a marca 100 pontos de pico de audiência na cena em que Simone (Regina Duarte) era desmascarada.  O Elenco da trama foi elogiadíssimo e Francisco Cuoco brilhou ao lado de Dina Sfat, Carlos Vereza e Regina Duarte.


Tião Bento de Sétimo Sentido (1982)
Sétimo sentido

Tião Bento e Priscila Capricce
com Regina Duarte 
        A Cena mais  marcante que tenho na memória de Sétimo Sentido, outra trama da Janete Clair, é o casamento cigano de Tião Bento e Priscila Caprice (Regina Duarte). Novamente em parceria como Regina Duarte em uma trama da usineira de sonhos. Francisco Cuoco conquistou o país com mais esse  personagem inesquecível.

Lucas Cantomaia de Eu Prometo (1983)
Eu prometo

com Dina Sfat, Malu Mader, Fernanda Torres e Julia Lemmertz 
        Francisco Cuoco não poderia faltar no último trabalho de Janete Clair e  em 1983 o ator protagonizou a novela Eu Prometo, na pele do deputado Lucas Cantomaia. O Personagem pretendia uma carreira no senado da república e para isso tinha que manter o modelo de família que mostrava para a sociedade. O que Lucas não contava e que em seu caminho apareceria Kelly Romani (Renne de Vielmond), uma jovem por quem ele se apaixona perdidamente, pondo em risco sua imagem de homem de família. Francisco Cuoco conta em entrevista que tem um carinho muito grande por Lucas Cantomaia, até mesmo por saber que aquela seria a última vez que trabalharia com a autora que ajudou a consolidar sua carreira de sucessos.


Herculano Quintanilha de O Astro (1977)
O astro


    De vidente de churrascaria à figura importante de um governo ditatorial. Essa foi a travessia de Herculano Quintanilha na trama de O Astro, da autora Janete Clair. A Novela se transformou em um fenômeno e o Brasil passou cinco meses tentando adivinhar quem teria sido o assassino de Salomão Hayalla (Dionísio Azevedo). Mesmo Francisco Cuoco vivendo um personagem dúbio, o Brasil se rendeu ao magnetismo do bruxo feito com perfeição pelo ator. Em 2011, no remake da novela,  Francisco Cuoco voltou a trama como um conselheiro do Herculano Quintanilha, nesta versão vivido pelo ator Rodrigo Lombardi.


Carlão de Pecado Capital (1975)
Pecado capital

com Betty Faria 
        Em 1975,  Francisco Cuoco viveu o  mais famoso anti-galã da história da teledramaturgia nacional, o Carlão de Pecado Capital, da autora Janete Clair. Na sinopse original, Carlão que se chamaria Rafa, era um mocinho padrão como vários outros. Porém Daniel Filho, quando leu a sinopse resolveu mudar tanto o perfil do Carlão, transformando-o em um anti-galã dúbio e humanizou  Salviano Lisboa (Lima Duate) que seria seu rival no amor por Lucinha (Betty Faria). A Mudança foi crucial, e o Carlão transformou Francisco Cuoco em um dos grandes astros da nossa tv. A Cena da morte de Carlão no último capítulo é antológica e uma das mais marcantes  na história da tv. Em 1998, no remake da trama feito por Glória Perez, Francisco Cuoco voltou  fazendo desta vez Salviano Lisboa, que na primeira versão havia sido defendido por Lima Duarte.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : memóriaglobo.com , Wikipédia.com 

Comentários

  1. Pra mim o Severo foi um grande personagem da carreira de Cuoco. Grande atuação

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Severo foi uma grande interpretação de Francisco Cuoco. Mais uma em sua grande carreira!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

No Tema e Na Trilha da Madonna

            Madonna , cantora, dançarina, compositora, atriz, produtora musical e cinematográfica  e um misto de mito com musa do cenário musical mundial.         A Cantora é considerada o maior nome da música de todos os tempos  tal qual Michael Jackson .         Com 300 milhões de disco vendidos  Madonna  é um fenômeno  nesses seus mais de 30 anos de carreira.         Nas novelas a cantora  só teve três músicas liberadas para trilhas de novelas. Foram  poucas,  mas que   marcaram as trilhas para sempre.                  Vambora nessa viagem inesquecível com a deusa Madonna . Everybody ( Final Feliz – 1983)         “ Everydody ” foi o primeiro grande sucesso da Madonna logo em seu primeiro disco. A Globo não perdeu tempo e incluiu a música na trilha internacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro , e claro a trilha vendeu feito água e com certeza a inclusão da música ajudou muito nessa vendagem. Papa, Don´t Preach ( Hiperte

Meus Personagens Favoritos da Cláudia Raia

           Atriz, bailarina , cantora   e um furacão em forma de mulher ! Tudo isso é Cláudia Raia , a Lívia de Salve Jorge   novela da autora Glória Perez. Cláudia que estreou no programa “ Viva o Gordo ”    usando de toda a sua sensualidade,     logo foi mostrando talento e mesmo continuando dando vida a mulheres   sensualíssimas, a atriz conquistou o posto de um das grandes atrizes brasileiras.         Seu atual papel, a anunciada grande vilã de Salve Jorge Lívia Marini, acabou não agradando ao grande público, que não gostou do tom engessado dado à personagem, mas a Cláudia Raia já nos brindou com tantos outros personagens , que nós a perdoamos pela Lívia.         Vamos lembrar o Top 10 dessa atriz completa : 10º. Tancinha de Sassaricando (1987) Foto : mariaclaudiaraia.blogspot.com            Não é segredo para ninguém que o autor Silvio de Abreu é um dos fãs mais árduos   e declarados de Cláudia Raia . Os melhores papéis da atriz foram em novelas suas, só o

Atores Consagrados que são os grandes destaques de “No Rancho Fundo”

        Com cada vez mais aumentando a desvalorização de grandes profissionais que fizeram a história da nossa teledramaturgia, quase sempre   sendo preteridos a atores   com mais seguidores na internet, a trama das seis da Globo , No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , correu por fora e mostrou que   a mistura de nomes   consagrados com rostos novos ainda é sem   dúvidas uma grande fórmula para o gênero.         Na trama,   como não se emocionar com as cenas protagonizadas por atores que nem precisaram provar mais nada, mas se entregam de uma forma magistral ao texto – Andrea Beltrão (Zefa Leonel), Alexandre Nero (Tico Leonel) , Deborah Bloch (Deodora) e Eduardo Moscovis (Ariosto). Eles provam que o talento somado à experiencia sempre será bem vinda   na teledramaturgia, fazendo com que a história flua com coerência e contexto.         Os protagonistas oficiais de No Rancho Fundo , os quase estreantes   Quinota e Artur, vividos pela Larissa Bottino e Túlio Starling, não estã

Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

A Electra Mancini de “ Família é Tudo ”         Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete   do Daniel Ortiz , mas o certo   é que Juliana Paiva   está a frente de   mais uma protagonista em sua carreira mostrando que    é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.         Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,   no teatro   amador   em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.         Seu   primeiro trabalho televisivo   já foi na Rede Globo , numa participação na novela   Viver a Vida , em   2009, do Manoel Carlos , e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato , da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid .           Sua beleza, carisma e muito   talento logo foram   percebidos e,   a cada novo personagem ganhava   a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da Maria