Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Geração Brasil” pecou ao focar na inovação e esquecer de investir nos personagens


        A novela dos  autores Felipe Miguez e Isabel de Oliveira depois do fenômeno que foi Cheias de Charme em 2012, terminou nesta sexta-feira (31.10) amargando uma das piores audiências do horário.
        Geração Brasil  foi muita  aguardada exatamente por ser o novo trabalho da dupla que parou o país com a história das empreguetes. Porém  a trama cibernética, a enxurrada de expressões de informática  mesclada com o “americanismo” de alguns personagens acabaram se transformando no maiores motivos  para que o público cativo do horário não   se identificar com a trama. A Linguagem teria sido melhor apresentada  dentro da Malhação.
        Acho que nem a Copa  do Mundo , o horário político e o horário de verão foram tão prejudiciais a Geração Brasil como a apresentação e o perfil dado a alguns personagens.  O esquecimento e desperdício de grandes personagens que os autores tinham em mãos foi  imperdoável.


        Claudia Abreu, Taís Araújo, Murilo Benício e Titina Medeiros entre outros  conseguiram tirar “leite de pedra” a cada cena. Renata Sorrah anunciada com a grande vilã da trama Glaucia Beatriz, não passou de uma figuração de luxo, o que foi um crime, pois a atriz poderia ter enriquecido muito a trama caso tivesse terreno para brilhar.
        Alguns personagens foram tão mal delineados que ficou impossível engolir o Brian, o pior personagem do Lázaro Ramos na tv , Herval (Ricardo Tozzi) ou o Shin Shoo (Rodrigo Pandolfo).

        Nessa contramão  e como compensação alguns personagens conseguiram saltar o fraco texto e   se sobressaíram. Foi o caso da Dorothy, a transgênero vivida magistralmente por Luis Miranda. A personagem logo em suas primeiras cenas  cativou o grande público  e mesmo com doses de comédia prestou um importante papel  no esclarecimento sobre esse gênero. Na reta final da trama a personagem ainda se viu envolta de uma polêmica. A Globo escondeu o beijo de amor entre André Gonçalves e Luis Miranda no último capítulo com balões, fazendo ressurgir aquelas velhas questões sobre o “beijo gay” na Tv.

        Leandro Hassun também  foi muito bem na sua estreia em novelas dando vida ao hilário Barata. Em muitos capítulos as tiradas dos personagens salvaram a trama.
        Foi  provado em outras tramas apresentadas   no horário das sete, como Bang Bang (2005) e Tempos Modernos (2010), que essa narrativa inovadora nem sempre é bem aceita pelo público. Uma pequena dose a mais nesses temas, que o acabam transformando em personagens ao invés de pano de fundo para os mesmos, pode ser o desencadeador de um insucesso.
        Assim em meio toda a  linguagem informatizada de Geração Brasil romances como o de Manu (Chandelly Braz) e Davi (Humberto Carrão), ou Davi e Megan (Isabelle Drumond) foram capazes de cativar um público. No início até haviam torcidas por casal Manu/Davi, mas a espinha dorsal do entrecho era tão fraca, que  esses mesmos torcedores mudaram de lado quando Davi se envolveu com Megan, ou seja os casais eram muito artificiais.
        A falta de química entre o quadrilátero Jonas/Verônica/Herval/Pâmela foi enfraquecendo em muito a trama, que com a demora em mostrar ao grande público quem realmente era o grande vilão da novela, acabou nos deixando perdido sem saber por quem torcer. Ainda bem que na última semana os autores  com um pedido de desculpas resolveram juntar Pâmela e Ernesto (Felipe Abib).
       
        Geração Brasil vai deixar saudades e foi bom tê-la acompanhado, principalmente por ter a certeza de que provavelmente a novela nunca será reprisada, por se tratar de um tema tão datado. Daqui a no mínimo dois meses, toda a tecnologia mostrada e anunciada na trama já vai está defasada. 
       A Dança do Jonas e Pâmela no “Concurso Geração Brasil”; O Sotaque e a troca de palavras da Pâmela; Ah e o Sotaque da Manu também, assim como o “Oh My God!”  da Dorothy , ficarão para sempre na memória.
        Geração Brasil pode não ter sido um fenômeno, mas a trama deu recado e pode ser usada como um exemplo principalmente nessa divulgação  ao acesso digital para a massa.  

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...