Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha da Sandra de Sá


  
        Ela é chamada no meio de “Tim Maia de Saias” devido sua voz grave e singular , muito similar a do cantor, além das parcerias já firmadas com ele , como no inesquecível hit “Vale Tudo”.
        Sandra de Sá despontou  na carreira como compositora, quando Leci Brandão levou a canção “Morenando” virar sucesso nacional.
        Como cantora Sandra de Sá, que na época ainda era Sandra Sá, viu um sucesso bater a sua porta quando ficou entre as 10 finalistas do programa MPB 80 na Rede Globo   com a música “Demônio Colorido”.
        A  cantora foi a primeira a  gravar a música “Sozinho” do Peninha, que virou hit nacional e foi gravada por vários outros cantores de sucesso.
        Defensora  e principal representação nacional da black music, Sandra de Sá é um dos nomes mais constantes em trilhas de novelas, com sucessos que marcaram época, personagens e tramas.
        Para homenagear essa grande deusa da MPB  o e10blog  vai relembrar os clássicos  da cantora nas novelas.


10º. Picadinho de Macho (Quatro por Quatro – 1994)



        A Abertura da novela Quatro por Quatro trazia um combate de  quatro mulheres  tentando detonar um homem, mais precisamente fazer picadinho dele com espadas. Sandra de Sá cantou o tema de abertura da novela de Carlos Lombardi com a música  “Picadinho de Macho”.


9º. Enredo do Meu Samba (Partido Alto – 1984)



        Em 1984, Sandra de Sá já havia emprestado sua voz para a abertura de outra novela. Desta vez a cantora  em “Enredo do Meu Samba” que era um samba, embalou a abertura da novela Partido do Alto dos autores Aguinaldo Silva e Glória Perez.


8º. Ousadia (Elas por Elas – 1982)


        Eva Wilma viveu uma das estrelas da novela Elas por Elas, do autor Cassiano Gabus Mendes, vivendo a personagem Márcia. Como tema ela ganhou a música “Ousadia” na voz da Sandra de Sá.


7º. Romance (O Beijo do Vampiro – 2002)



        A Inesquecível vampira Mina que a Cláudia Raia viveu na trama de O Beijo do Vampiro, do autor Antônio Calmon, ganhou essa música como tema.


6º. Fogueira (Uga Uga – 2000)



        O Romance imprevisível que surgiu entre Maria João (Viviane Pasmanter) e Beterraba (Marcelo Novaes) na trama de Uga Uga, do autor Carlos Lombardi, foi acompanhada  pela música “Fogueira” na voz da Sandra de Sá.


5º. Azul da Cor do Mar (Meu Bem Querer – 1998)



        Em 1998, Sandra de Sá regravou o clássico “Azul da Cor do Mar” do Tim Maia, para um dos temas da novela Meu Bem Querer, do Autor Ricardo Linhares. A música embalou a personagem Tonha da Pamonha, vivida pela atriz Arlete Salles.


4º. Canção de Búzios (A Gata Comeu – 1985)



        A Doce e reprimida Ivete, personagem que a Nina de Pádua viveu na trama de A Gata Comeu, da autora Ivani Ribeiro,  sofria com o amor escondido que sentia pelo primo Edson (José Mayer) ao som de “Canção de Búzios” na voz da Sandra.


3º. Contrato Assinado (De Corpo e Alma – 1992)



        Em 1992, Vera Holtz deu vida a inesquecível Simone na trama de De Corpo e Alma da autora Glória Perez. Na trama a personagem que vivia um casamento  fracassado resolveu sair de casa e se envolveu com um stripper. Toda essa aventura da personagem foi acompanhada pela música “Contrato Assinado” que abria a trilha nacional da novela.


2º. Bye Bye Tristeza (Que Rei Sou Eu – 1989)


       
       “Bye Bye Tristeza” até hoje está no repertório da cantora. Eu até hoje me emociona quando ouço a canção que embalou a personagem que a Natalia do Vale viveu na trama de Que Rei Sou Eu , do autor Cassiano Gabus Mendes.


1º. Retratos e Canções (O Outro – 1987)


       

         Cláudia Abreu e Marcos Frota, que viveram os personagens Zezinha  e Pedro Ernesto na trama da novela O Outro, do autor Aguinaldo Silva, se apaixonaram e ganharam como tema “Retratos e Canções”. A Música virou hit nacional e se tornou assim como “Bye Bye Tristeza” uma das marcas registradas da Sandra de Sá.
 

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com e musicasdenovelas.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...