Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha do Zeca Pagodinho


        Um dos ícones brasileiros quando se fala de samba e pagode, Zeca Pagodinho é um dos artistas mais bem sucedidos no gênero com mais de 20 discos gravados.
        O Cantor e compositor começou a carreira nas rodas de samba nos bairros de Irajá e Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro, e hoje é um dos shows mais requisitados do cenário musical, com temporadas em grandes casas do eixo Rio  e São Paulo.
        Porém o que mais chama atenção no artista, além do talento claro, é sua simplicidade e a preocupação com o próximo. Até hoje Zeca mantem  em Xerém, distrito de Duque de Caxias, um sítio e uma escola de música para crianças carentes da localidade. 
        Zeca Pagodinho foi apadrinhado por Beth Carvalho. Em 1983, por intermédio da madrinha ele gravou seu primeiro sucesso “Camarão que dorme a Água Leva” do Arlindo Cruz. A Música virou sucesso absoluto e o cantor passou a ser conhecido em todo o Brasil.
        O Acústico MTV que o Zeca gravou em 2003, é o seu trabalho mais vendido até então, e já coleciona vários prêmios entre eles três Troféus Imprensa de melhor cantor (2003, 2004 e 2005).
        O Cantor é figura sempre presente em trilhas de novelas, e são essas músicas que vamos relembrar no post de hoje.


Judia de Mim (Hipertensão – 1986)
hipertensaot1
       
        “Judia de Mim” foi o carro-chefe da trilha nacional de Hipertensão, novela da autora Ivani Ribeiro. A Música foi tema do personagem Marcos, vivido pelo saudoso Carlos Eduardo Dolabella.

Tempo de Don Don (Mandala – 1987)
mandalat1

        Milton Gonçalves viveu o deputado Apolinário na trama de Mandala, do autor Dias Gomes, e como tema ganhou esse samba na voz do Pagodinho.

Sem Essa de Malandro Agulha (Pecado Capital – 1998)
pecado98t1


        “Sem Essa de Malandro Agulha”  foi o tema do “nada” malandro Tenorinho, personagem vivido pelo ator Eri Johnson, na trama do remake de Pecado Capital, da autora Glória Perez.

Jura (O Cravo e a Rosa – 2001)
cravot

        O Cravo e a Rosa , novela do autor Walcyr Carrasco, teve como tema de abertura a música “Jura” na voz do Zeca.

Alto Lá (O Clone – 2001)
clonet1


        Deusa e Edvaldo, personagens da Adriana Lessa e Roberto Bomfim, eram os donos do salão da gafieira da novela O Clone,  da Glória Perez. Como tema,  o casal ganhou  “Alto Lá”.


Caviar (Celebridade – 2003)
celebridadet2


         Um dos clássicos do cantor, a música “Caviar” integrou a trilha da novela Celebridade, no cd  especial da trama só com as músicas de samba.  


Samba do Aproach (Da Cor do Pecado – 2004)
dacort1

        Verinha e Eduardo, personagens vividos pela Maitê Proença e o Ney Latorraca, foram os destaques da novela Da Cor do Pecado, do autor João Emanuel Carneiro,  e essa música  foi o tema dos personagens.

Quem é Ela (América – 2005)
americat5

        A Sensual Creuza, personagem vivida pela Juliana Paes, na novela América, da autora Glória Perez,  seduzia suas vítimas ao som dessa música.  

Em um Outdoor (Avenida Brasil – 2012)
avenidabrasilt2


        As belas locações do bairro Divino da novela Avenida Brasil, do autor João Emanuel Carneiro , foram embaladas por esse sucesso do Zeca Pagodinho.


Griselda (Fina Estampa – 2011)
finaestampat1

         Griselda, foi a protagonista da novela Fina Estampa, do autor Aguinaldo Silva.   A música homônima foi composta por Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Sombrinha especialmente para a personagem de Lília Cabral.

E Mais: 
amoravidat1insensatot1caminhoindiast1profeta06tpaginast1luamedisset

Trem das Onze (Amor à Vida/2013)  
Poxa (Insensato Coração/2011)
Uma Prova de Amor (Caminho das Índias/2009)  
Beija – Me (O Profeta/2006)
O que Resta de Nós (Páginas da Vida/2006)
Ninguém Merece (A Lua Me Disse/2005)  

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

“Estranho Amor” , minissérie sobre violência doméstica, estreia nesta segunda na RecordTv

        Estranho Amor é uma série brasileira desenvolvida pela Visom Digital , em coprodução com a RecordTv e o canal AXN . A trama se inspira em histórias reais de feminicídio ocorridas no Brasil, trazendo à tona uma temática urgente e sensível. A criação é de Carlos de Andrade , com textos assinados por Ingrid Zavarezzi, Inácio Ramos e Vitor de Oliveira . A direção geral fica a cargo de Ajax Camacho . A produção teve sua estreia no AXN em 10 de outubro de 2024 e   chega à grade da Record no dia 5 de janeiro de 2026. A minissérie   acompanha a trajetória da policial Vânia (Mony Gester/Juliana Knust), que encara o desafio de assumir seu primeiro cargo como delegada na Delegacia da Mulher, na zona Oeste do Rio de Janeiro. No novo posto, ela se dedica intensamente ao acolhimento das vítimas de violência, ao mesmo tempo em que precisa lidar com suas próprias feridas emocionais, resultado de um trauma profundo vivido no passado. Paralelam...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...