Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Homenagem da Semana - Eva Todor


Nós não a esquecemos!

Eva Todor Nolding (Budapeste9 de novembro de 1919)

        Ela pode ter sido esquecida no meio do numeroso elenco de Salve Jorge novela da autora Glória Perez, mas o e10blog nunca esquecerá Eva Todor , essa húngara que contribuiu muito para as artes brasileiras, seja no teatro, cinema e na tv.
        A Atriz atualmente era para está no ar como a personagem Dália na trama da novela das nove global, mas foi simplesmente rifada da trama sem mais explicações. Uma total injustiça afinal Eva Todor em cena é sempre um presente para seus fãs, e fazendo comédia ela dá um banho com já comprovamos em tantos outros papéis inesquecíveis da atriz.
Foto : tvg.globo.com
        Nascida de uma família de judeus húngaros ligados ao meio artístico, Eva começou nos palcos ainda criança, como bailarina da Ópera Real de Budapeste. Por conta das dificuldades financeiras que a Europa enfrentava no período pós-Primeira Guerra, a família Fodor abandonou sua terra natal e emigrou para o Brasil, em 1929. No ano seguinte, Eva, com apenas nove anos, retomou carreira como bailarina, no Rio de Janeiro. Aos 10 começa a estudar dança clássica com Maria Olenewa, no Theatro Municipal. Foi quando adotou o sobrenome artístico de "Todor" no lugar do original Fodor, cuja pronúncia no Brasil remeteria a um palavrão.
        Aos 12 anos, Eva faz um teste para o Teatro Recreio e em 1934 estreia como atriz no espetáculo Quanto Vale uma Mulher”, de Luiz Iglesias. Permanece na companhia e acaba por se casar com Iglesias em 1939, tornando-se a primeira atriz daquela companhia de revistas.

Foto : funarte.gov.br
        No ano de 1940, funda a companhia “Eva e Seus Artistas”, que estreia com “Feia”, de Paulo de Magalhães, sob a direção de Esther Leão.
        Sempre com personagens cômicos, seu primeiro papel dramático foi em “Cândida”, de George Bernard Shaw, um dos maiores sucessos da temporada carioca de 1946, e que ficou quatro meses em cartaz. Seguiu-se no ano seguinte “Carta”, de Somerset Maugham.
        No cinema, Eva estreou em “Os Dois Ladrões” (1960), produção de Carlos Manga e um dos últimos filmes de sucesso do gênero das chanchadas. Ao lado de Oscarito protagonizou uma das mais célebres passagens do cinema brasileiro, a “cena do espelho”. Em 1964 atua em “Pão, Amor e… Totobola”, de Henrique Campos.


        Mas foi a televisão que transformou Eva Todor em um nome nacionalmente conhecido. Em 1969 ela estreia com participações pequenas em As Aventuras de Eva e em 1970 na novela E Nós , Aonde Vamos (1970)  da Glória Magadan. Em 1975 Eva seria a Dona Pombinha da versão censurada de Roque Santeiro do autor Dias Gomes , papel que ficou com Eloisa Mafalda em 1985.

Foto : canalviva.globo.com
        Foi em 1977 que Eva viveu sua primeira grande personagem na TV , a Kiki Blanche de Locomotivas  do autor Cassiano Gabus Mendes. Kiki era uma ex-vedete dona de um dos mais famosos salões de beleza da região. A Novela foi um dos grandes sucesso do horário das seis , e Eva Todor conquistou o Brasil com seu carisma e talento à frente da personagem.
        No ano seguinte ela volta em outra trama de Cassiano, Te Contei dando vida a personagem Lola. Em 1979 foi a Agripina de Memórias de Amor  do autor Wilson Aguiar Filho  e em 1980 foi a Hortência de Coração Alado da Janete Clair.
        Em 1981 ela dá vida a Santinha Rivoredo de Sétimo Sentido , outra personagem de grande destaque da atriz na novela de Janete Clair.
Com Fernando Torres, Otavio Augusto e Ruth de Souza
Foto : redeglobo.globo.com
        Na Bandeirantes em 1983 , Eva Todor integrou o elenco da novela Sabor de Mel do autor Jorge Andrade, de volta a Globo em 1984 interpreta a Cecília de Partido Alto dos autores Aguinaldo Silva e Glória Perez.
        Na trama de A Gata Comeu de 1985 da autora Ivani Ribeiro , Eva Todor fez uma participação como ela mesma  em um das festas na mansão dos Penteados, e em 1987 dá vida a Dona Liúba de O Outro do Aguinaldo Silva.
        Em 1989 na novela Top Model do autor Antônio Calmon, Eva deu vida a matriarca da família Kundera. Morgana a personagem da atriz  teve uma grande importância na trama, sempre conciliando a briga entre os filhos Alex (Cécil Thiré) e Gaspar (Nuno Leal Maia).
Com Jaqueline Lawrence
Foto : topmodelnoviva2012.blogspot.com
        Na década de 90 a atriz participou  ainda das novelas De Corpo e Alma (1992) da Glória Perez; Olho no Olho (1993)  do Antônio Calmon; da minissérie Incidente em Antares (1994)  dos autores Charles Peixoto e Nelson Nadotti;  da novela Quem é Você (1996)  das autores Ivani Ribeiro e Solange Castro Neves; Hilda Furacão (1998) minissérie da autora Glória Perez  e da novela Suave Veneno (1999) do autor Aguinaldo Silva.
        Em 2000 , Eva Todor integra o elenco da novela O Cravo e a Rosa do autor Walcyr Carrasco dando vida  à Dona Josefa. A Personagem junto com  Maria Padilha que vivia sua filha Dinorá , nos proporcionaram cenas hilárias, em sua busca por um casamento rico para o irmão Heitor (Rodrigo Faro).
Com Maria Padilha e Ney Latorraca
Foto : teledossie.com.br
        No decorrer dos anos 2000 ela fez participações na Malhação (2002) e nos seriados Brava Gente (2002), Sob Nova Direção  e A Diarista em 2004. Voltou às novelas vivendo a Miss Jane de América da autora Glória Perez em 2005.
        Participou das minisséries JK (2006) da Maria Adelaide Amaral e Amazônia de Galvez a Chico Mendes (2007) da Glória Perez.
        Em 2009 voltou às novelas na trama de Glória Perez Caminho das Índias dando vida a Dona Cidinha. A atriz fez par romântico na trama com Elias Gleiser que vivia o Sr. Kadore.
        Em 2010 no remake da novela Ti Ti Ti escrito por Maria Adelaide Amaral , Eva Todor foi homenageada sendo convidada a revivier sua insquecível Kiki Blanche  de Locomotivas (1976) na trama. A Participação só durou um capítulo mais foi marcante.

Foto : televisao.uol.com.br
        É por causa desse curriculo invejável, que me revolto pelo fato de Eva Todor ter sido apagada do elenco de Salve Jorge. Se bem que pensando bem, não será melhor não participar da trama do que viver personagens sem vida como alguns grandes atores estão tendo que amagar dentro da novela ?
        O Certo é que Eva Todor é um dos grandes patrimônios brasileiros na história da dramaturgia na tv , teatro e cinema, e que sempre será lembrada e reverenciada por este blog, que preza pela memória de talentosos e grandes profissionais.
Foto : antonioguerreiro1.blogspot.com
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : wikipédia.com e memóriaglobo.com

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube