Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Edson Celulari



         Um galã que virou um grande ator. Assim é Edson Celulari, que foi conquistando aos poucos o seu posto de grande ator. Atualmente no ar como o Felipe do remake de  Guerra dos Sexos , ele vem dando um novo banho de interpretação.
        No início da trama o Felipe ao invés de engraçado estava debiloide, mas acho que o Edson já achou o tom certo do personagem , e tal qual aconteceu com o Tarcísio Meira que viveu o personagem na versão de 1983, Edson Celulari está arrasando na pele do galã maduro trapalhão.
        Então vamos ao meu TOP 10 desse grande ator : 
10º. Thiago de Cambalacho (1986)
Foto : http://www.google.com.br
        Em 1986 Edson Celulari estava em uma trama do Silvio de Abreu, dando vida ao Thiago de Cambalacho. Na trama o personagem era um bailarino que se apaixonava por Ana Machadão (Déborah Bloch), uma mecânica. Com o casal o autor trocava as profissões tradicionalmente masculina e feminina, provando que qualquer pessoa pode exercer qualquer função independente do sexo. A Química entre Déborah e Edson foi tão grande que o casal acabou ganhando a capa da trilha internacional da novela.

9º. Ricardo de Deus nos Acuda (1992)
Deus nos acuda
Com Claudia Raia
Foto : http://www.google.com.br
        A Novela Deus nos Acuda , outro sucesso do Silvio de Abreu com Edson Celulari, marcou o encontro dele com Cláudia Raia. Foi nessa trama que os dois se apaixonaram e casaram-se na vida real. Também não era pra menos , a química entre eles foi explosiva.  Edson com esse trabalho entrou de vez para o hall dos grandes atores. Na trama Ricardo tinha um hobby, o mergulho. E o ator fez questão de aprender mergulhar e  ele mesmo fazer as cenas submarinas. Inclusive na capa da trilha internacional Edson aparece vestido com roupa de mergulho.  
8º. Mariel Batista de Decadência (1995)
Decadência
Foto : http://www.google.com.br
        Em 1995 , Edson viveu um dos personagens mais polêmicos de sua carreira, o Mariel Batista da minissérie do autor Dias Gomes Decadência. O Personagem se transforma  no decorrer da minissérie de um simples motorista de uma tradicional família a um pastor de igreja evangélica. A produção chamou mais atenção pelos inflamados discursos de Mariel a seus seguidores, o que causou a ira da igreja Universal  do Reino de Deus, que chegou até entrar na justiça cobrando uma indenização por danos morais. Mas na minissérie ficou mais do  que nítido que a Globo não criticava diretamente nenhuma religião e sim o fanatismo religioso, tão bem representado pelo personagem. Inesquecível a  cena  da primeira noite de amor entre Mariel e Carla , personagem vivida pela Adriana Esteves. Na cena ela tira a calcinha e põe sobre a bíblia aberta em cima da cama.

7º. Júlio Falcão de Explode Coração (1996)
Explode coração
Com Maria Luisa Mendonça e Teresa Seiblitz
Foto : http://www.google.com.br
        O Júlio Falcão vivido pelo Edson Celulari na novela Explode Coração da autora Glória Perez, com certeza foi um dos mais difíceis vividos pelo ator. O Personagem protagonista da história e ao mesmo tempo o grande vilão, pois sua paixão por Dara (Tereza Seiblitz) desencadeou todos os acontecimentos  que fizeram essa cigana abandonar seus costumes. Como vários outros galãs da Glória Perez, o Júlio Falcão era dúbio, tinha desvios de caráter, mas nem isso o impediu de viver esse grande amor com ela. Mais engraçado é que eu preferida o Júlio com a prima de sua esposa Eugênia (Françoise Forton) com quem ele se envolve depois de separado. Achava o casal mais crível do que Dara e Julio.

6º. O Glauco de América (2005)
América
Com Cléo Pires
Foto : www.google.com.b
        Outro personagem criado por Glória Perez para Edson Celulari,  mais diferentemente do Julio Falcão de Explode Coração , o Glauco de América conquistou o Brasil inteiro, principalmente quando abandonou a família complicada (Uma mulher Cleptomaníaca, e uma filha tresloucada) para viver um grande amor ao lado de Lurdinha (Cléo Pires), a amiga da filha que tinha a idade da mesma e que enlouqueceu o “Tio”. A Química entre ele e Cléo Pires foi perfeita e fez o casal virar um dos mais queridos da trama.

5º. Capitão Hélio de Aquarela do Brasil (2000)
Aquarela do brasil
Com Maria Fernanda Candido e Thiago Lacerda
Foto : http://www.google.com.br
        Ao lado de Maria Fernanda Candido e Thiago Lacerda, Edson Celulari protagonizou o último trabalho de Lauro César Muniz na Globo. A Minissérie tratava sobre a segunda guerra mundial na década de 40  e o amor do Capitão Hélio vivido pelo ator,  por Isa (Maria Fernanda Candido) , uma aspirante a cantora na era  do rádio. Edson Celulari  segurou o papel, apesar de viver a ponta do triangulo amoroso  composto ainda por Maria Fernanda e Thiago que tinham feito sucesso absoluto em Terra Nostra um ano antes. Apesar do chamariz para os dois atores , Edson conseguiu se sobressair na pele do capitão.

4º. Ciccilo Matarazzo de Um Só Coração (2004)
Um só coração
Com Ana Paula Arósio
Foto : http://www.google.com.br
        Viver um personagem da vida real é sempre um grande desafio para um ator, desafio esse que Edson Celulari passou na minissérie Um Só Coração em 2004 da autora Maria Adelaide Amaral. A Minissérie contava a história dos 450 anos de São Paulo , e Edson deu vida ao Italiano Ciccilo Matarazzo um dos amores  de Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio). A Caracterização do personagem foi perfeita , e o ator ficou irreconhecível com o visual.

3º. Silvio de Páginas da Vida (2006)
Páginas da vida
Com Ana Paula Arósio
Foto : http://www.google.com.br
        Em 2006 Edson volta a fazer par romântico com Ana Paula Arósio, os dois se casam logo nos primeiros capítulos de Páginas da Vida  do autor Manoel Carlos. O Casal causou polêmica na trama , por causa do stripper de Ana Paula Arósio na pele da sua personagem na noite de núpcias para o marido. A Atriz de despia peça a peça do vestido de noiva, a cena abusou da sensualidade de ambos os atores, e chocou os mais conservadores do horário nobre global.

2º. Vadinho de Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998)
Dona Flor e seus dois maridos
Com Marco Nanini e Giulia Gam
Foto : colunistas.ig.com.br
        Em 1998 Edson Celulari recebeu outro desafio, viver um personagem de Jorge Amado, com um agravante, o Vadinho de Dona Flor e Seus Dois Maridos , estava imortalizado em nossa memória no filme  de Bruno Barreto de 1976 , onde José Wilker viveu o canastrão baiano.      Mas Celulari brilhou no papel, e o Vadinho dele em nada lembrou o do Wilker, mas foi sucesso absoluto da mesma forma. Novamente o ator fazia par com Giulia Gam. Em entrevista na época do lançamento da minissérie, Celulari foi perguntado sobre a grande exposição de sua nudez na produção (o ator tinha praticamente  80% de suas cenas sem roupas, e inclusive sua nudez de costas foi mostrada amplamente),  em resposta ele disse : “Um ator expõe muita mais que a própria bunda!

1º. – Jean Pierre de Que Rei Sou Eu?  (1989)
Que rei sou eu?
Com Giulia Gamm
Foto : televisao.uol.com.br
        O Jean Pierre de Que Rei Sou Eu foi o primeiro protagonista de Edson Celulari, e o ator não perdeu essa oportunidade e fez do personagem de Cassiano Gabus Mendes um dos mais marcantes da sua carreira. Mesmo com tantos astros no elenco que imortalizaram seus personagens, como Antônio Abujamra com o Ravengar, Tereza Rachel a Rainha Valentine e Stênio Garcia na pele do Corcoran, o Jean Pierre roubou a novela para si, e no final o público se dividiu em duas torcidas  para ver quem ficaria com o verdadeiro rei de Avilan, Suzanne (Nathalia do Valle) ou Aline (Giulia Gamm) ? . No final o primeiro amor falou mais alto e Jean Pierre fica com Aline, numa química perfeita em cena entre ele e Giulia. Os dois ainda viveriam par romântico em 1993 na novela  Fera Ferida e em 1998 na minissérie Dona Flor e Seus Dois Maridos.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas 18.01.2025

  Claudia Abreu de volta ás novelas         Longe dos folhetins desde A Lei doAmor (2016), Cláudia Abreu acertou sua volta às novelas da Globo . A atriz será casada com Tony Ramos em Dona de Mim , trama escrita por Rosane Svartman que vai substituir Volta por Cima na faixa das sete. A atriz  Clara Moneke  será a grande protagonista da obra, depois de ter encantado o público em Vai na Fé' e No Rancho Fundo .   A trama central girará em torno de Leo, uma jovem que começa a trabalhar como babá por acaso e terá a missão de cuidar de Sofia, uma menina rica de uma família decadente da elite carioca. O elenco também contará com Rafael Vitti, Marcello Novaes, Felipe Simas, Humberto Morais e Adélio Lima . Juan Paiva e Giovanna Lancellotti estão nos acertos finais para entrar na trama. Allan Fiterman será o diretor artístico.   Próximas tramas do Canal Viva         Caras e Bocas , ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa