Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Homenagem da Semana - Suzana Faini


Quem quer uma sogra como  a Dona Áurea de “Salve Jorge” ?

Suzana Faini (Nasceu em São Paulo – Sp no dia 09 de Março de 1933 – 80 anos)
        Uma das personagens mais críveis de Salve Jorge sem sombra de dúvidas é a Dona Áurea, a mãe super protetora  do Théo (Rodrigo Lombardi). O Cara já é uma marmanjão de mais de 30 anos ,  e continua morando com a mãe e ela o trata como um pré-adolescente. 

Foto : http://tv.i.uol.com.br
        O que mais existem por aí são “Donas Áureas” e a Suzana Faini sua intérprete merece todos os aplausos por viver de maneira tão perfeita uma  personagem do tipo que pudemos encontrar em cada esquina. Ela  consegue com toda educação impor sua vontade , o que  acabou infernizando a vida das candidatas a noras Morena (Nanda Costa) e Érika (Flávia Alessandra), mesmo sendo esta última sua preferida.
        A Atriz  já tem em seu currículo esse tipo de personagem, mãezonas ou as que tomas as vezes de mãe na falta delas  fazendo de tudo por seus filhos. Em Top Model (1989) novela do Antônio Calmon ela foi a “mãe de modelo” Cleyde, e fazia de tudo pela filha Duda (Malu Mader), e o que dizer da governanta Antônia de Escrito nas Estrelas (2011) da Elizabeth Jhin , que além de ser mãe da Mariana (Carol Castro) fazia as vezes de mãe honorária de vários personagens da trama.
Suzana com Jayme Matarazzo em ESCRITO NA ESTRELAS
        Suzana Faini foi bailarina dos 19 aos 34 anos, estreando com atriz na Tv em 1969 nas novelas Rosa Rebelde e Véu de Noiva  ambas da  autora Janete Clair.


        Em 1970 a  atriz vive seu primeiro papel de maior destaque em  Irmãos Coragem, Na trama também da autora Janete Clair , Suzana Faini interpreta a personagem Cema. Uma mulher simples, que no decorrer da trama é estuprada pelo  vilão Juca Cipó (Emiliano Queiroz). Depois do episódio ela engravida e vive um dilema , sem saber se o filho que espera é fruto do amor de seu marido ou do estupro. O Brasil inteiro torceu para que o filho de Cema fosse realmente do marido Brás Canoeiro (Milton Gonçalves). Em 1995 a atriz voltou com a Dalva no remake da trama escrito por Marcílio Moraes.
Foto : radiosbn.com.br 

        Durante a década de 70 a atriz praticamente fez uma personagem por ano . Foi a Sônia de  O Homem que Deve Morrer (1971)  e a Olga de Selva de Pedra (1972)  as duas da autora Janete Clair. Suzana Faini foi a única  a participar das duas versões de Selva de Pedra. No remake de 1986 ela viveu a advogada do Cristiano (Tony Ramos) , a Dra. Ana.
        Em 1973 ela foi a Renata de Carinhoso do autor Lauro César Muniz, em 1975 foi a Diva de Cuca Legal do autor Marcos Rey, em 1976 a Paula de Duas Vidas da autora Janete Clair ,  em 1978 foi a Anita de Dancin´Days do Gilberto Braga e  finalizou a década de 70 vivendo a Jussara na trama de Pai Herói (1979) da autora Janete Clair.
        Em 1981 Susana volta em outra trama de Gilberto Braga dando vida a Renée Sampaio na novela Brilhante. Na novela Eu Prometo (1983)  última trama da autora Janete Clair a atriz deu vida a personagem Iracema. Em 1984 foi a Marta de Livre para Voar do autor Walther Negrão ; em 1987 foi a Mercedes de Direito de Amar  também do Negrão e a Glória de Mandala do Dias Gomes . Já  em 1988 foi a Maria de Vida Nova do autor Benedito Ruy Barbosa.
        Na década de 90 a atriz participa das novelas Salomé (1991) do autor Sérgio Marques e O Mapa da Mina (1993) do Cassiano Gabus Mendes, deixando a Globo no ano seguinte para integrar o elenco de 74.5 Uma Onda no Ar na Rede Manchete.  
        Em 1995 a atriz retorna a Rede Globo vivendo personagem na temporada de Malhação daquele ano e no remake de Irmãos Coragem. Em 1996 ela troca novamente de emissora e integra o elenco de Perdidos de Amor novela da autora Ana Maria Moretzsohn  na Bandeirantes.
        De volta a Globo ele integra o elenco da novela O Amor Está no Ar (1997) do autor  Alcides Nogueira e da minissérie Chiquinha Gonzaga (1999) do autor Lauro César Muniz.
        Iniciam-se os anos 2000 e em 2002 Suzana Faini volta à Tv na pele de uma madre na novela Desejos de Mulher do autor Euclydes Marinho. Em 2004 foi a Juíza de Começar de Novo do autor Antônio Calmon e Elizabeth Jhin e participou das minisséries Hoje é Dia de Maria (2005) e Amazônia de Galvez a Chico Mendes (2007) da autora Glória Perez.
Suzana e Tarcísio em A FAVORITA
Foto : http://www.areavip.com.br
        Em A Favorita (2008) novela do autor João Emanuel Carneiro   a atriz viveu a Dona Iolanda , uma mulher que via seu casamente ruir depois de anos, quando seu marido reencontra um grande amor do passado. Na trama Suzana Faini e Tarcísio Meira que viviam esse casal prestes a se separar deram um show em cena, seus diálogos eram dignos de horas de aplausos. Também dois mestres em um bate bola!

Suzana com Zezé Polessa em ESCRITO NAS ESTRELAS
Foto : http://tv.i.uol.com.br/televisao
        Suzana tem em seu currículo mais 10 produções cinematográficas:

Foto : http://2.bp.blogspot.com
         Eu já devia essa homenagem a Suzana Faini há algum tempo. Uma das nossas grandes atrizes, que  consegue transformar pequenos personagens em grandes momentos na TV. Vou continuar na torcida para que a Dona Áurea continue infernizando a vida de qualquer namorada do Théo, nos presenteando com uma das melhores personagens de Salve Jorge.

Foto : http://www.jornalcopacabana.com.br

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com e teledramaturgia. Com
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube