Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Homenagem da Semana – Ângela Leal

A Dona Xepa

Ângela Maria Rodrigues Leal (08 de Dezembro de 1947 – 65 anos)

        Dona Xepa a nova novela da Record estreou na semana passada, e infelizmente não foi bem recebida pelo grande público, o alvo da trama que  entre outras coisas foca na nova classe C. Mas a novela já pode comemorar um feito, Ângela Leal no papel da protagonista. A emissora pensou em vários outros nomes do seu casting e inclusive foi feito um convite a Betty Faria, mas na última hora foi fechado com Ângela Leal, que teve que sair mais cedo de Balacobaco onde interpretava Heloísa para assumir o papel na próxima atração da casa.
Foto : http://sessao.tv.br/w
        Gustavo Reiz adaptou a peça de Pedro Bloch tal qual foi a primeira versão na Globo em 1977 do Gilberto Braga  com a saudosa Yara Cortes  no papel título  e a releitura em 1990 com o título de Lua Cheia de Amor  dos autores Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbosa, com Marília Pera vivendo a Genu papel corresponde a Xepa.
        Ângela Leal mostrou logo nos primeiros capítulos uma Xepa totalmente crível e sem caricaturas, uma mulher do povão, a qual poderíamos encontrar em qualquer feirão dessa Brasil a fora.
Com Bemwindo Siqueira
Foto : http://entretenimento.r7.com/blogs/
        A Atriz já merecia esse papel há um bom tempo, a Dona Xepa é sua primeira protagonista em uma carreira que já tem mais 43 anos de estrada. Embora não tenha feito nenhuma protagonista , seus personagens são sempre marcados por uma atuação brilhante em um sensível trabalho de constituição, sempre deixando grandes momentos para a Tv, provando que grandes talentos brilham independentes do tamanho do personagem.
        Ângela Leal se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e apesar de sempre ter gostado de teatro, não pensava em se profissionalizar.  A Atriz é mãe da também atriz e estrela global Leandra Leal. Mais tarde, insatisfeita com a profissão, decidiu fazer um curso de teatro com Sérgio Britto, e ao término do curso foi indicada para participar da novela Irmãos Coragem, da autora Janete Clair na  Rede Globo , onde interpretou Iolanda.




        Pronto,  estava iniciada a carreira profissonal daquela ex-advogada. Ainda na década de 70 Ângela  deu vida  a uma personagem  homônima na novela O Homem que Deve Morrer (1971), foi a Jane de Selva de Pedra (1972) e a Carmem de O Semideus (1973) todas  da autora Janete Clair.

Irmãos Coragem O homem que deve morrer 
Selva de pedra O semideus


        Em 1975 ela deu vida a Olga em Gabriela (1975) novela adpatada do romance de Jorge Amado por Walther George Durst; em 1976 foi a Carmem de Escrava Isaura  do Gilberto Braga e a Ruth de Vejo a Lua no Céu (1976) do autor Sylvan Paezzo.

Gabriela 
Escrava Isaura


        Em 1977 ela volta em outro grande sucesso de Janete Clair, vivendo a Laura da primeira versão de O Astro. No mesmo ano  integra o elenco da primeira versão de Dona Xepa adaptada  por Gilberto Braga , vivendo a personagem Regina.

        A Década de 80 se inicia com Angela Leal vivendo a Suely de Água Viva do Gilberto Braga; foi a Bebel Paraguaçu de O Bem Amado (1980) do Dias Gomes e a Yara da minissérie Quem Ama Não Mata (1982) do Euclydes Marinho.

        Na Globo ela participou ainda das novelas Sétimo Sentido (1982) da Janete Clair;  de Roque Santeiro (1985) do Dias Gomes  e da minissérie Tenda dos Milagres (1985) do Aguinaldo Silva.

Roque santeiro (1985) Tenda de milagres 

        Em 1986 Ângela deixa a Globo e integrou o elenco da minissérie Carne de Sol do autor Orlando Senha, ao lado de Carlos Vereza na Bandeirantes, passando pela Rede Manchete no  mesmo ano para integrar o elenco da novela Novo Amor (1986) do autor Manoel Carlos. Na emissora participou ainda no ano seguinte da minissérie A Rainha da Vida (1987) do Wilson Aguiar Filho e Leial Micollis.

Pantanal
Foto : http://www.jblog.blogger.com.br/
        Voltou a Globo em 1987 para uma partipação na novela Mandala do autor Dias Gomes ,  mas foi em 1990 que a atriz fez sua primeira personagem mais popular, dando vida a Maria Bruaca  na novela Pantanal do autor Benedito Ruy Barbosa na Manchete.  A atriz passou a década de 90 quase toda na Manchete , onde participou ainda das novelas A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991) do Marcos Caruso e Rita Buzzar; Guerra sem Fim (1993) dos autores José Louzeiro e Alexandre Lydia. Participou também da minissérie que nunca chegou a ser exibida , O Marajá dos autores José Louzeiro, Regina Braga , Eloy Santos e Alexandre Lydia e Confissões de Adolescentes (1994)  criação da Maria Mariana, e das novelas Tocaia Grande (1995) dos autores Duca Rachid, Marcos Teixeira e Marco Lazarini; Xica da Silva (1996) do autor Walcyr Carrasco sob o pseudônimo de Adamo Angel e Mandacaru (1997)  do autor Carlos Alberto Ratton.

        No finalzinho da década de 90 ela de volta a Globo participa do elenco da minissérie Chiquinha Gonzaga do autor Lauro César Muniz e em 2000 estreia na Record na novela Vidas Cruzadas dos autores Marcus Lazarini e Ecila Pedroso.

Chiquinha Gonzaga


        De volta à Globo em 2006 ela participa das novelas Páginas da Vida (2006) do Manoel Carlos e Sete Pecados (2007) do Walcyr Carrasco.

Sete pecados
Páginas da vida


        No mesmo ano de 2007 , Angela fecha contrato com a Rede Record (onde está até hoje) e estreia na novela Amor e Intrigas da Gisele Joras. Na emissora participou ainda das novelas Bela , a Feia (2009)  também da  Gisele Joras , da minissérie Rei Davi da autora Vivian de Oliveira e  novamente em outra trama da Gisele Joras,  Balacobaco (2013).

Foto : http://i1.r7.com/data/

        No cinema Ângela Leal  participou de 7 produções , entre elas o elogiadíssimo Zuzu Angel , que conta a história de Hildegard Angel.

        Cinema


Foto : http://i1.r7.com/d

Uma  dama na arte de interpretar assim é  Ângela Leal, que embora com toda essa bagagem de experiência, sempre nos surpreende com um personagem melhor  que o outro. Acho que na Globo a atriz foi injustiçada, mas sua fase na Manchete e seus últimos personagem na Record  fizeram jus ao  seu talento.

Termino essa homenagem na torcida para que a Dona Xepa consiga se firmar no horário, e que a Ângela Leal ainda nos brinde com mais cenas hilárias e emocionantes dessa feirante contagiante.

Foto : www.correiodeuberlandia.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : wikipédia.com , teledramaturgia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...