Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Homenagem da Semana – Ângela Leal

A Dona Xepa

Ângela Maria Rodrigues Leal (08 de Dezembro de 1947 – 65 anos)

        Dona Xepa a nova novela da Record estreou na semana passada, e infelizmente não foi bem recebida pelo grande público, o alvo da trama que  entre outras coisas foca na nova classe C. Mas a novela já pode comemorar um feito, Ângela Leal no papel da protagonista. A emissora pensou em vários outros nomes do seu casting e inclusive foi feito um convite a Betty Faria, mas na última hora foi fechado com Ângela Leal, que teve que sair mais cedo de Balacobaco onde interpretava Heloísa para assumir o papel na próxima atração da casa.
Foto : http://sessao.tv.br/w
        Gustavo Reiz adaptou a peça de Pedro Bloch tal qual foi a primeira versão na Globo em 1977 do Gilberto Braga  com a saudosa Yara Cortes  no papel título  e a releitura em 1990 com o título de Lua Cheia de Amor  dos autores Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbosa, com Marília Pera vivendo a Genu papel corresponde a Xepa.
        Ângela Leal mostrou logo nos primeiros capítulos uma Xepa totalmente crível e sem caricaturas, uma mulher do povão, a qual poderíamos encontrar em qualquer feirão dessa Brasil a fora.
Com Bemwindo Siqueira
Foto : http://entretenimento.r7.com/blogs/
        A Atriz já merecia esse papel há um bom tempo, a Dona Xepa é sua primeira protagonista em uma carreira que já tem mais 43 anos de estrada. Embora não tenha feito nenhuma protagonista , seus personagens são sempre marcados por uma atuação brilhante em um sensível trabalho de constituição, sempre deixando grandes momentos para a Tv, provando que grandes talentos brilham independentes do tamanho do personagem.
        Ângela Leal se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e apesar de sempre ter gostado de teatro, não pensava em se profissionalizar.  A Atriz é mãe da também atriz e estrela global Leandra Leal. Mais tarde, insatisfeita com a profissão, decidiu fazer um curso de teatro com Sérgio Britto, e ao término do curso foi indicada para participar da novela Irmãos Coragem, da autora Janete Clair na  Rede Globo , onde interpretou Iolanda.




        Pronto,  estava iniciada a carreira profissonal daquela ex-advogada. Ainda na década de 70 Ângela  deu vida  a uma personagem  homônima na novela O Homem que Deve Morrer (1971), foi a Jane de Selva de Pedra (1972) e a Carmem de O Semideus (1973) todas  da autora Janete Clair.

Irmãos Coragem O homem que deve morrer 
Selva de pedra O semideus


        Em 1975 ela deu vida a Olga em Gabriela (1975) novela adpatada do romance de Jorge Amado por Walther George Durst; em 1976 foi a Carmem de Escrava Isaura  do Gilberto Braga e a Ruth de Vejo a Lua no Céu (1976) do autor Sylvan Paezzo.

Gabriela 
Escrava Isaura


        Em 1977 ela volta em outro grande sucesso de Janete Clair, vivendo a Laura da primeira versão de O Astro. No mesmo ano  integra o elenco da primeira versão de Dona Xepa adaptada  por Gilberto Braga , vivendo a personagem Regina.

        A Década de 80 se inicia com Angela Leal vivendo a Suely de Água Viva do Gilberto Braga; foi a Bebel Paraguaçu de O Bem Amado (1980) do Dias Gomes e a Yara da minissérie Quem Ama Não Mata (1982) do Euclydes Marinho.

        Na Globo ela participou ainda das novelas Sétimo Sentido (1982) da Janete Clair;  de Roque Santeiro (1985) do Dias Gomes  e da minissérie Tenda dos Milagres (1985) do Aguinaldo Silva.

Roque santeiro (1985) Tenda de milagres 

        Em 1986 Ângela deixa a Globo e integrou o elenco da minissérie Carne de Sol do autor Orlando Senha, ao lado de Carlos Vereza na Bandeirantes, passando pela Rede Manchete no  mesmo ano para integrar o elenco da novela Novo Amor (1986) do autor Manoel Carlos. Na emissora participou ainda no ano seguinte da minissérie A Rainha da Vida (1987) do Wilson Aguiar Filho e Leial Micollis.

Pantanal
Foto : http://www.jblog.blogger.com.br/
        Voltou a Globo em 1987 para uma partipação na novela Mandala do autor Dias Gomes ,  mas foi em 1990 que a atriz fez sua primeira personagem mais popular, dando vida a Maria Bruaca  na novela Pantanal do autor Benedito Ruy Barbosa na Manchete.  A atriz passou a década de 90 quase toda na Manchete , onde participou ainda das novelas A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991) do Marcos Caruso e Rita Buzzar; Guerra sem Fim (1993) dos autores José Louzeiro e Alexandre Lydia. Participou também da minissérie que nunca chegou a ser exibida , O Marajá dos autores José Louzeiro, Regina Braga , Eloy Santos e Alexandre Lydia e Confissões de Adolescentes (1994)  criação da Maria Mariana, e das novelas Tocaia Grande (1995) dos autores Duca Rachid, Marcos Teixeira e Marco Lazarini; Xica da Silva (1996) do autor Walcyr Carrasco sob o pseudônimo de Adamo Angel e Mandacaru (1997)  do autor Carlos Alberto Ratton.

        No finalzinho da década de 90 ela de volta a Globo participa do elenco da minissérie Chiquinha Gonzaga do autor Lauro César Muniz e em 2000 estreia na Record na novela Vidas Cruzadas dos autores Marcus Lazarini e Ecila Pedroso.

Chiquinha Gonzaga


        De volta à Globo em 2006 ela participa das novelas Páginas da Vida (2006) do Manoel Carlos e Sete Pecados (2007) do Walcyr Carrasco.

Sete pecados
Páginas da vida


        No mesmo ano de 2007 , Angela fecha contrato com a Rede Record (onde está até hoje) e estreia na novela Amor e Intrigas da Gisele Joras. Na emissora participou ainda das novelas Bela , a Feia (2009)  também da  Gisele Joras , da minissérie Rei Davi da autora Vivian de Oliveira e  novamente em outra trama da Gisele Joras,  Balacobaco (2013).

Foto : http://i1.r7.com/data/

        No cinema Ângela Leal  participou de 7 produções , entre elas o elogiadíssimo Zuzu Angel , que conta a história de Hildegard Angel.

        Cinema


Foto : http://i1.r7.com/d

Uma  dama na arte de interpretar assim é  Ângela Leal, que embora com toda essa bagagem de experiência, sempre nos surpreende com um personagem melhor  que o outro. Acho que na Globo a atriz foi injustiçada, mas sua fase na Manchete e seus últimos personagem na Record  fizeram jus ao  seu talento.

Termino essa homenagem na torcida para que a Dona Xepa consiga se firmar no horário, e que a Ângela Leal ainda nos brinde com mais cenas hilárias e emocionantes dessa feirante contagiante.

Foto : www.correiodeuberlandia.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : wikipédia.com , teledramaturgia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...