Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Elizabeth Savalla


        Elizabeth Savalla que vem dando uma show com a ex-chacrete Márcia na trama de Amor á Vida , marca o seu retorno   ao horário nobre  29 anos depois.  A última personagem da atriz no horário das 8 e agora 9 foi a Isadora de Partido Alto  em 1984 novela dos autores Aguinaldo Silva e Glória Perez.
        Elizabeth Savalla é aquele tipo de atriz que cativa apenas com o olhar, seja fazendo  uma mocinha como no início da carreira, uma vilã, grandes mulheres   ou as personagem hilárias que ela começou a viver a partir da década de 90. 
        A Márcia de Amor à Vida  com certeza será mais uma personagem da atriz  inesquecível , e em pouco mais de duas semanas de novelas já deu provas disso.
        Escolher os  10 melhores entre os melhores personagens da Elizabeth Savalla foi um martírio , mais vamos então relembrar  essas adoráveis e inesquecíveis mulheres vividas por essa grande atriz :

10º. Malvina de Gabriela (1975)
Gabriela
Foto : http://2.bp.blogspot.com
        A Malvina foi assim, digamos a primeira personagem de maior destaque da Elizabeth Savalla. A atriz  havia estreado em “A Casa Fechada” um teleteatro na TV Cultura. Mas chamar a Malvina de personagem de destaque chega a ser injusto, ela  brilhou de tal maneira dentro da trama de Walther George Durst que adaptou o romance de Jorge Amado, que rendeu a atriz o prêmio de revelação  da televisão brasileira da APCA , além do Troféu Imprensa como personalidade feminina do ano. A Personagem era  ousada e inconformada com a atual situação da mulher na época e exatamente por isso sempre batia de frente com o pai. Inesquecível a cena da surra que Malvina leva do pai repressor, quando este  descobre seu  envolvimento  com um homem casado.

9º.  Lili de O Astro  (1977)
O astro
Com Tony Ramos
Foto : http://mdemulher.abril.com.br
        No final do ano de 1977,  Elizabeth Savalla volta a Tv na pele da espevitada e despachada Lili de O Astro da autora Janete Clair. A personagem  cresceu muito dentro da trama , e ao lado de Tony Ramos , Lili e Márcio Hayalla viraram o casal queridinho  da trama.  Elizabeth contou em entrevista que na época de O Astro ,  a personagem tomou uma dimensão tão grande , que os fãs destruíram o cemitério onde a mãe do seu então marido , o também ator Marcelo Picchi estava sendo enterrada, querendo ver e toca-la. A Química entre Tony e Savalla lhes renderam  os protagonistas da próxima trama da autora,  Pai Herói em 1979.

8º. Carina de Pai Herói (1979)
Pai herói
Com Tony Ramos novamente
Foto : https://www.google.com.br
        Elizabeth Savalla mais uma vez cativou o público quando viveu a Carina de Pai Heroi , mais uma trama de Janete Clair. Bailarina clássica, formada no American Ballet Theatre, nos Estados Unidos. É presidente das empresas do Grupo Econômico Limeira Brandão. Casada com César Reis (Carlos Zara), mas apaixona-se perdidamente por André (Tony Ramos ) ao conhecê-lo.  A Empatia da personagem junto ao público mudou o rumo da trama,  e assim no término  da novela André e Carina tiveram um final feliz. Janete Clair declarou em entrevistas que havia escrito Pai Herói com um final feliz entre André e Ana Preta (Glória Menezes) , mas o público praticamente exigiu que Tony Ramos ficasse com a personagem de Savalla.

7º. Marcela de Plumas e Paetês (1980)
Plumas e paetês
Com Cláudio Marzo
Foto : http://3.bp.blogspot.com/
        Em Plumas e Paetês do Cassiano Gabus Mendes , Elizabeth Savalla era a mocinha mas teve que morrer no final da trama. Nascida e criada no interior de Minas Gerais pela avó. Com a morte dela, passa a morar com os tios, pessoas muito rigorosas. Envolve-se com Renato (José Wilker) e engravida. É obrigada a se mudar para São Paulo e, depois de um acidente, assume a identidade de outra pessoa. Conhece Edgar (Cláudio Marzo), por quem se apaixona. A  censura não permitiu que uma personagem que fingiu ser outra pessoa tivesse um final feliz, e assim a Marcela morre no último capítulo, causando comoção aos fãs da novela que mais uma vez tinham sido conquistado por uma personagem da atriz.

6º. Maria de Meu Marido (1991)
Meu marido
Com Nuno Leal Maia
Foto : http://3.bp.blogspot.com
        Em 1991 Elizabeth deu um show de drama vivendo Maria na minissérie Meu Marido do autor Euclydes Marinho e Lula Campelo Torres. Na minissérie Maria expulsava de casa o marido que ela acreditava ser um corrupto. Carlos  (Nuno Leal Maia) era auditor de contas da União e havia encontrado irregularidades em uma hidrelétrica. Como não tinha aceitado suborno em troca do arquivamento do processo, a cilada da cocaína foi armada para incriminá-lo. Na prisão, ele recebe uma oferta para que, em troca de sua liberdade, o processo da hidrelétrica seja arquivado. Carlos aceita o acordo, recebendo dinheiro em troca. É, no entanto, expulso de casa por sua mulher e muda-se para o apartamento de Carmem (Imara Reis) . A advogada rompe o relacionamento com Carlos por não suportar viver nada parecido com um casamento. Bêbado, ele volta para a casa de Maria, contando-lhe sobre as ameaças que recebia. Também lhe revela que sempre soube quem eram os responsáveis pelas drogas colocadas em seu carro. Maria, ainda mais decepcionada, critica-o. Diz que ele deve explicações à polícia, inclusive sobre sua conta milionária. Inesquecível a cena final da minissérie em que Carlos  pergunta a Maria se ela está disposta a ajuda-lo encontrar a verdade. Ela com lágrimas nos olhos lhe acena com a cabeça que não.

5º. Auxiliadora de Quatro por Quatro (1994)
Quatro por quatro
Com Leticia Spiller , Cristiana Oliveira e Betty Lago
Foto : http://3.bp.blogspot.com
        As personagens cômicas  no currículo de Elizabeth Savalla  começaram  com a Auxiliadora de Quatro por Quatro  do autor Carlos Lombardi. A personagem era uma mulher batalhadora que ao lado do marido Alcebíades (Tato Gabus) conseguiu construir um patrimônio, mas ele ao melhorar de vida resolve  troca-la por uma jovem de 20 anos. Pronto é a partir dessa história que Auxiliadora começa um plano de vingança contra esse marido traíra, e nos proporciona várias cenas hilárias inesquecíveis.  Foi Auxiliadora que apelidou a amante do marido de “Paquita Erótica”  expressão  usado até hoje para designar essas menininhas que seduzem homens mais velhos.

4º. Imaculada de A Padroeira (2001)
A padroeira
Foto : http://4.bp.blogspot.com
        A Imaculada de A Padroeira  foi outra grande personagem cômica da atriz. Na verdade a Imaculada era a grande vilã da novela, perversa com a filha , o público rejeitou a megera no início da trama, com as reformulações que a novela sofreu , o perfil da personagem foi totalmente modificado  e a Imaculada má virou uma “vilazinha” cômica e caiu no gosto do público. A Imaculada foi a primeira personagem da Elizabeth nas tramas do Walcyr e de lá pra cá a atriz esteve presente em todas as novelas do autor , com exceção do remake de Gabriela (2012), que a Maria Machadão que iria ser vivida por ela  acabou ficando com a Ivete Sangalo.

3º. Jezebel de Chocolate com Pimenta (2003)
Chocolate com pimenta
Foto : http://tv.i.uol.com.br
        A Excêntrica Jezebel de Chocolate com Pimenta ,  outra  personagem cômica da atriz foi  outro presente do Walcyr Carrasco. A Jezebel foi a vilã da novela, depois que perdeu a herança do irmão para a “Maria Mijona” da Ana Francisca (Mariana Ximenes). Na trama a personagem criou o filho como se fosse uma menina até os 15 anos. Hilária a cena em que todos descobrem o verdadeiro sexo de Bernadete (Kayky Brito) .

2º. Maria Luiza de Quem é Você (1996)
Quem é você
Afonso e Maria Luísa
Com Alexandre Borges
Foto : teledramaturgia.com.br 
        A Maria Luiza de Quem é Você, última novela da Ivani Ribeiro ,   era uma personagem muito rica e cheia de nuances, e a Elizabeth a construiu  com uma sensibilidade incrível. Com traumas de infância devido o abandono do pai, Maria Luiza fazia  bonecos com os rostos de todos que a cercavam  de papel machê , uma espécie de válvula de escape. Como se não bastasse o trauma de infância, ela ainda teve que lhe dar  com a traição da irmã que no passado   seduzira seu marido e tido um filho com ele. No decorrer da trama , Maria Luiza descobre a verdadeira face da irmã Beatriz (Cássia Kiss Magro). Quando Lauro César Muniz assumiu a trama , Maria Luisa acabou perdendo seu lado lúdico e de volta a realidade  arma um plano de vingança contra a irmã , levando Beatriz a loucura com seus aparecimentos e desaparecimentos . A Novela não chegou a ser um sucesso se comparada as outras  tramas da autora, mas a Maria Luiza da Elizabeth me marcou muito, foi uma grande personagem e que poucas atrizes fariam de uma maneira tão crível.

 1º. Bruna de Pão-Pão, Beijo-Beijo (1983) 
Pão-pão beijo-beijo
Foto : http://2.bp.blogspot.com
        Essa personagem foi recusada por Renata Sorrah, e graças a esta recusa Elizabeth Savalla assumiu o papel e acabou vivendo sua primeira anti-heróina na tv, personagem bem diferente das mocinhas sofredoras que ela vivera até então. A Bruna de Pão-Pão Beijo-Beijo , novela do autor Walther Negrão, foi o grande destaque da trama. Moça geniosa, caprichosa e de personalidade forte. No início da história, é noiva de Julio (Edwin Luisi), mas não tem certeza se o ama. Ao conhecer Ciro (Cláudio Marzo), no acidente, sente-se ameaçada e acredita que a família corre perigo de se envolver com um aproveitador. É descendente de uma família de imigrantes, moça rica, mas não de origem tradicional. Quando percebe a paixão de sua irmã Luiza (Maria Cláudia) por Ciro,  acaba se envolvendo com ele também , entrando numa disputa com ela pelo amor desse homem.



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Trilha Sonora Eterna – O Espigão (1974)

          A   clássica e complexa novela O Espigão , do autor Dias Gomes , comemorou seus 50   anos com a chegada ao Globoplay no último dia 08, e o e10blog , que   é claro,    está acompanhando a novela na plataforma, já está   apaixonado pela história, seus personagens e hipnotizado pela bela trilha sonora nacional   que vai   ser dissecada nesse post.           O Espigão , que em sua estrutura girava em torno da desumanização da cidade, de como o progresso descontrolado poderia esmagar o homem,   com avanço acelerado  e predatório da  imobiliária  sobre o meio ambiente é protagonizada  por  nomes como  Milton Moraes, Betty Faria , Vanda Lacerda, Susana Vieira  entre  outros. Palavras como “ ecossistema ”, “ ecologia ”  e “ espigão ”, que virou sinônimo de prédios altos  como “arranha-céus”, e assuntos como inseminação artificial e bebê  de proveta, entraram para o vocabulário popular ao serem discutidas na trama. Na época,  a Ecologia era discutida apenas  nos meios acadêmico