Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha da . . . Simone


        A Partir desta quarta , a seção “Trilha Sonora Eterna” tira férias e entra em seu lugar  O “No tema e Na Trilha . . .” que também fala de grandes trilhas das  novelas , minisséries e seriados brasileiros, só que  ao invés de relembrarmos uma trilha específica , vamos passear pelas trilhas de um cantor. E  para a reestreia nada mais , nada menos que a gloriosa : Simone Bitencourt de Oliveira , a Simone !
        Aos 63 anos Simone está mais jovial do que nunca.  A Cantora sempre quebrou tabus e regras. Foi a primeira cantora a gravar um disco com tema de Natal , a música “Então é Natal” virou  hino  das festas de final de ano . Foi a primeira artista a interpretar “Caminhando” depois da liberação da censura  e a lotar sozinha o estádio do Maracanãzinho  em 1981 com o espetáculo “Amar”.
        O Talento de Simone é nato , não se tem nenhum registro de que a cantora tenha frequentado escola de formação musical, e talvez seja exatamente esse extinto por cantar que a tornou um dos grandes nomes da MPB.
        A cantora foi uma das poucas , depois do Rei Roberto Carlos a ter um especial na Globo  na década de 80 , isso sem falar no especial Mulher 80 ,  um marco na história da luta da mulheres pela igualdade, que a cantora junto com outras nomes do cenário musical e as atrizes Regina Duarte e Narjara Turetta que protagonizavam o seriado Malu Mulher, estrelaram na emissora.
        Seus temas em novelas  são  a certeza do personagem embalado pela canção cair no gosto popular , e foram inúmeras canções , filtrar apenas 10 , que ao meu ver são as melhores,  foi desafiador.  Mas vamos  curtir o “No Tema e Na Trilha com Simone  :

10º. Começar de Novo ( Malu Mulher – 1980 )

        O seriado marcou a década de 80 e até hoje é citado como um dos mais representativos da luta feminina pela igualdade de direitos. A música “Começar de Novo” especialmente escrita para o seriado por Ivan Lins e Vitor Martins virou um hino dessa luta na voz da Simone. A letra  marcou uma geração com versos que falavam sobre reconstruir, sozinho, a vida após uma separação: “Começar de novo/ E contar comigo/ Vai valer a pena/ Ter amanhecido/ Ter me rebelado/ Ter me debatido/ Ter me machucado/ Ter sobrevivido. 

9º. O Tempo não Para ( O Salvador da Pátria – 1989)
O Salvador da Pátria - Nacional

        O Clássico do Cazuza em parceria com Arnaldo Brandão   “O Tempo não Para” caiu como uma luva na voz de Simone , que gravou a música para a novela O Salvador da Pátria , como tema do Severo Blanco (Francisco Cuoco) .

8º. Tô que Tô ( Sol de Verão – 1982 )
Sol de Verão - Nacional

        Os temas de aberturas  de novelas também sempre ficam mais interessantes quando Simone está em um deles. Uma pena que atualmente temos tantas Maria Rita´s , Paula Fernades ´s , etc. Mas em Sol de Verão a cantora gravou  “To que Tô” da dupla Kleiton e Kleidir especialmente para abrir a trama  do Manoel Carlos. E a letra da música casava direitinho com a abertura que mostrava corpos  em trajes mínimos tomando sol , com direito a muito suor e sensualidade.

7º. Raios de Luz ( De Corpo e Alma – 1992 )
De Corpo e Alma - Nacional

        Outro tema de abertura de novela cantado pela Simone foi o da trama da autora  Glória Perez “De Corpo e Alma”. A música “Raios de Luz” de autoria dos compositores Abel Silva e Cristóvão Bastos , além de abrir a novela , também servia como tema da protagonista Paloma  vivida pela atriz Cristiana Oliveira , que estreava na Globo depois do sucesso na Rede Manchete com a  novela Pantanal (1990) do autor Benedito Ruy Barbosa. Na trama a personagem sofria um transplante de coração , e o amante da pessoa que lhe doou o órgão passa a amá-la com se nela , sua paixão estivesse renascida.

6º. É Festa ( Senhora do Destino - 2004 )
Senhora do Destino - Nacional

        Dois dos mais argilosos personagens de Senhora do Destino , novela do autor Aguinaldo Silva , ganharam a  música “É Festa” como tema. A composição do Ivan Lins e  Paulo César Pereio embalou o casal Viviane (Letícia Spiller) e Reginaldo (Eduardo Moscovis). Ela a assessora que todo parlamentar gostaria de ter, principalmente na cama, e ele o político que muitos não gostariam de conhecer, a corrupção em forma de gente.

5º. Então me Diz ( Belíssima – 2005)
Belíssima - Nacional

        Essa música parceria da Zélia Duncan com Damien Rice na voz da Simone , embalou  o romance de Júlia e André na trama de Belíssima do autor Silvio de Abreu , personagens da Glória Pires e Marcelo Antony. O Casal acabou não engrenando na trama , afinal o André era um tremendo mau caráter que traiu Júlia inclusive com a sua filha Érika (Letícia Birkheuer), mas a música foi uma das mais tocadas da trilha nacional.

4º. Migalhas ( Viver a Vida – 2009)
Viver a Vida - Nacional

        Uma música perfeita para uma personagem que falava com os olhos, com são as interpretadas por Bárbara Paz.Migalhas” de autoria do Rei Roberto Carlos e Erasmo Carlos  condizia muito bem com a situação da garota, que mendigava o amor de um homem que devido seus problemas com bebida já tinha perdido todo o amor e respeito por ela.

3º. Muito Estranho ( Desejos de Mulher – 2002 )
Desejos de Mulher - Nacional

        Clássico na voz do Dalto , a música “Muito Estranho” em co-autoria com Cláudio Rabello , foi regravado pela cantora numa versão inesquecível para tema da personagem Andréia Vargas  vivida pela Regina Duarte na trama de Desejos de Mulher do autor Euclydes Marinho.

2º. Uma Nova Mulher ( Tieta – 1989 )
Tieta - Volume 2



        A trilha sonora da novela Tieta  do autor Aguinaldo Silva, inspirada na obra do Jorge Amado, é especialmente inesquecível, recheada de grandes sucessos que até hoje tocam nas rádios, e “Uma Nova Mulher”  dos compositores Paulo Debétio e Paulinho Rezende que veio no volume 2 da trama é uma  dessas músicas. Os Versos “Que venha de dentro de mim , onde de onde vier”  não poderiam ser empregados tão bem quando na personagem de Tonha (Yona Magalhães) , que depois de anos reprimida  se libertava e voltava a Santana do Agreste totalmente repaginada.

1º. Quem é Você ( A Próxima Vítima – 1995 )
A Próxima Vítima - Nacional

        Em 1995 a Simone cantou novamente uma tema  para uma personagem de Yoná Magalhães. A novela era A Próxima  Vítima do Silvio de Abreu , e a personagem Carmela, que embalada  pela música “Quem é Você”  do Eduardo Dusek e Isolda , tentava provar para suas irmãs que seu relacionamento com um homem mais jovem era erguido apenas por amor, e não por interesse como todos pensavam.

Outras músicas da cantora em  trilhas :

·         A Outra" (Roque Santeiro)
·         "Amor Explícito" (Corpo Santo)
·         "Anjo de Mim" (Anjo de Mim)
·         "Apaixonada" (Pantanal)
·         "Beija, Me Beija, Me Beija" (O Amor Está no Ar)
·         "Carta Marcada" (Araponga)
·         "Cigarra'" (Cara a Cara)
·         "Desafio" (Mulheres de Areia)
·         "Desesperar jamais" (Água Viva)
·         "Ela Disse-me Assim" (Os Imigrantes - Terceira Geração)
·         "Em Flor" (Roda de Fogo)
·         "Enrosco" (Paixões Proibidas)
·         "Então Vale a Pena" (Salário mínimo)
·         "Existe um céu" (Paraíso Tropical)
·         "Face a Face" (O Pulo do Gato)
·         "Íntimo (Uma Esperança no Ar)
·         "Jura Secreta" (O Profeta e Memórias de Amor)
·         "Loca-Crazy" (Torre de Babel)
·         "Love" (Insensato Coração)
·         "Medo de Amar nº 2" (Sinal de Alerta)
·         "Medo de Amar nº 2" (Três Irmãs)
·         "Mulher da Vida" (Champagne)
·         "Mundo Delirante" (Elas por Elas)
·         "Naquela Noite com Yoko (Brilhante)
·         "O Que Será" (Dona Flor e Seus Dois Maridos)
·         "Pensamentos (Explode Coração)
·         "Povo da Raça Brasil (Terras do Sem Fim)
·         "Sentimental Demais" (Laços de Família)
·         "Será" (Perigosas Peruas)
·         "Seu Corpo" (Sassaricando)
·         "Sob Medida" (Os Gigantes)
·         "Um Desejo Só Não Basta (Corpo a Corpo)
·         "Valsa do Desejo" (Força de um Desejo)
·         "Veneziana" (A Lua me Disse)
·         "Vento Nordeste" (Pé de Vento)
  
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com , teledramaturgia.com  
Vídeos : You Tube 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Sinhá Moça (1986)

        Dez anos depois do grande sucesso de Escrava Isaura (1976), do Gilberto Braga , a novela que a abriu de vez o mercado  internacional para as  tramas brasileiras, a Globo    levou ao ar a trama de Sinhá Moça , escrita por Benedito Ruy  Barbosa , baseada no romance homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes .         A trama foi escolhida por ter o mesmo cunho abolicionista de Escrava Isaura , e a Globo fez questão de manter o casal Lucélia Santos e Rubens de Falco como protagonistas, vendendo a trama para o mercado internacional com uma “Nova Escrava Isaura”.         Sinhá Moça foi um grande sucesso no  Brasil  e  teve uma ótima carreira internacional. A partir do próximo dia 29   a novela  está de volta pelo Canal Viva   e poderemos  acompanhar  de novo a bela história de amor entre Sinhá Moç...

Novelas Inesquecíveis – Duas Vidas (1976)

44 anos de u ma das tramas realistas da Janete Clair que mais foi mutilada pela Censura Federal         Todo mundo deve ter brincado daquele de cama de gato quando criança, certo?  Cama de Gato é um  jogo  feito com um barbante nas mãos onde vão se formando figuras geométricas e o barbante vai passando de mão em mão, sempre formando novas figuras.       Esse jogo foi divulgado no Brasil  no finalzinho de 1976 quando entrou no ar a abertura da novela  Duas Vidas   da autora  Janete Clair . A Autora   continuava apostando em tramas realistas e a novela tinha como personagem principal a obra do metrô no bairro do palácio do catete no Rio de Janeiro,   uma obra do Governo Federal, o que acabou transformando a novela , que estreava há 44 anos,   em uma das obras mais mutiladas pela censura federal.            Cenas simples como a dos personagens r...

Novelas Inesquecíveis – Meu Bem Meu Mal (1990)

        Esta semana o blog vai falar novamente de  obra no horário nobre do autor Cassiano Gabus Mendes . Na semana passada foi Champagne (1983)  e hoje vou  falar de Meu Bem Meu Mal , a segunda e última novela do autor no horário nobre , que está completando 25 anos de estreia.         Com Meu Bem Meu Mal o autor resolveu não arriscar e logo declarou que não mostraria nada de novo. Assim Meu Bem Meu Mal foi realmente uma novela das oito, diferente de Champagne que tinha uma espinha dorsal de novela das sete apresentada no horário das oito.         Cassiano apresentou um leque de clichês e ganchos que fizeram o público logo se interessar pela trama, que conseguiu aos poucos se firmar no horário. Personagens passionais e dúbios que mostravam novas facetas a cada virada da trama aguçaram o interesse do público.       ...

e10blog – Retrospectiva 2023 – Novelas Inesquecíveis

  Janeiro Corpo Dourado Fevereiro Deus Salve o Rei   Março A Volta de Beto Rockfeller  Abril Onde Nascem os Fortes Maio Amor a Vida  Junho Pecado Mortal  Julho De Quina Pra Lua  Agosto O Mapa da Mina Setembro Três Irmãs Outubro Canavial  de Paixões  Novembro Rebelde  Dezembro   Perola Negra    Veja Também: Novelas Inesquecíveis 2022  Meus Persoangens Favoritos  Meus Personagens 2021  No Tema e Na Trilha  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...