Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha da . . . Simone


        A Partir desta quarta , a seção “Trilha Sonora Eterna” tira férias e entra em seu lugar  O “No tema e Na Trilha . . .” que também fala de grandes trilhas das  novelas , minisséries e seriados brasileiros, só que  ao invés de relembrarmos uma trilha específica , vamos passear pelas trilhas de um cantor. E  para a reestreia nada mais , nada menos que a gloriosa : Simone Bitencourt de Oliveira , a Simone !
        Aos 63 anos Simone está mais jovial do que nunca.  A Cantora sempre quebrou tabus e regras. Foi a primeira cantora a gravar um disco com tema de Natal , a música “Então é Natal” virou  hino  das festas de final de ano . Foi a primeira artista a interpretar “Caminhando” depois da liberação da censura  e a lotar sozinha o estádio do Maracanãzinho  em 1981 com o espetáculo “Amar”.
        O Talento de Simone é nato , não se tem nenhum registro de que a cantora tenha frequentado escola de formação musical, e talvez seja exatamente esse extinto por cantar que a tornou um dos grandes nomes da MPB.
        A cantora foi uma das poucas , depois do Rei Roberto Carlos a ter um especial na Globo  na década de 80 , isso sem falar no especial Mulher 80 ,  um marco na história da luta da mulheres pela igualdade, que a cantora junto com outras nomes do cenário musical e as atrizes Regina Duarte e Narjara Turetta que protagonizavam o seriado Malu Mulher, estrelaram na emissora.
        Seus temas em novelas  são  a certeza do personagem embalado pela canção cair no gosto popular , e foram inúmeras canções , filtrar apenas 10 , que ao meu ver são as melhores,  foi desafiador.  Mas vamos  curtir o “No Tema e Na Trilha com Simone  :

10º. Começar de Novo ( Malu Mulher – 1980 )

        O seriado marcou a década de 80 e até hoje é citado como um dos mais representativos da luta feminina pela igualdade de direitos. A música “Começar de Novo” especialmente escrita para o seriado por Ivan Lins e Vitor Martins virou um hino dessa luta na voz da Simone. A letra  marcou uma geração com versos que falavam sobre reconstruir, sozinho, a vida após uma separação: “Começar de novo/ E contar comigo/ Vai valer a pena/ Ter amanhecido/ Ter me rebelado/ Ter me debatido/ Ter me machucado/ Ter sobrevivido. 

9º. O Tempo não Para ( O Salvador da Pátria – 1989)
O Salvador da Pátria - Nacional

        O Clássico do Cazuza em parceria com Arnaldo Brandão   “O Tempo não Para” caiu como uma luva na voz de Simone , que gravou a música para a novela O Salvador da Pátria , como tema do Severo Blanco (Francisco Cuoco) .

8º. Tô que Tô ( Sol de Verão – 1982 )
Sol de Verão - Nacional

        Os temas de aberturas  de novelas também sempre ficam mais interessantes quando Simone está em um deles. Uma pena que atualmente temos tantas Maria Rita´s , Paula Fernades ´s , etc. Mas em Sol de Verão a cantora gravou  “To que Tô” da dupla Kleiton e Kleidir especialmente para abrir a trama  do Manoel Carlos. E a letra da música casava direitinho com a abertura que mostrava corpos  em trajes mínimos tomando sol , com direito a muito suor e sensualidade.

7º. Raios de Luz ( De Corpo e Alma – 1992 )
De Corpo e Alma - Nacional

        Outro tema de abertura de novela cantado pela Simone foi o da trama da autora  Glória Perez “De Corpo e Alma”. A música “Raios de Luz” de autoria dos compositores Abel Silva e Cristóvão Bastos , além de abrir a novela , também servia como tema da protagonista Paloma  vivida pela atriz Cristiana Oliveira , que estreava na Globo depois do sucesso na Rede Manchete com a  novela Pantanal (1990) do autor Benedito Ruy Barbosa. Na trama a personagem sofria um transplante de coração , e o amante da pessoa que lhe doou o órgão passa a amá-la com se nela , sua paixão estivesse renascida.

6º. É Festa ( Senhora do Destino - 2004 )
Senhora do Destino - Nacional

        Dois dos mais argilosos personagens de Senhora do Destino , novela do autor Aguinaldo Silva , ganharam a  música “É Festa” como tema. A composição do Ivan Lins e  Paulo César Pereio embalou o casal Viviane (Letícia Spiller) e Reginaldo (Eduardo Moscovis). Ela a assessora que todo parlamentar gostaria de ter, principalmente na cama, e ele o político que muitos não gostariam de conhecer, a corrupção em forma de gente.

5º. Então me Diz ( Belíssima – 2005)
Belíssima - Nacional

        Essa música parceria da Zélia Duncan com Damien Rice na voz da Simone , embalou  o romance de Júlia e André na trama de Belíssima do autor Silvio de Abreu , personagens da Glória Pires e Marcelo Antony. O Casal acabou não engrenando na trama , afinal o André era um tremendo mau caráter que traiu Júlia inclusive com a sua filha Érika (Letícia Birkheuer), mas a música foi uma das mais tocadas da trilha nacional.

4º. Migalhas ( Viver a Vida – 2009)
Viver a Vida - Nacional

        Uma música perfeita para uma personagem que falava com os olhos, com são as interpretadas por Bárbara Paz.Migalhas” de autoria do Rei Roberto Carlos e Erasmo Carlos  condizia muito bem com a situação da garota, que mendigava o amor de um homem que devido seus problemas com bebida já tinha perdido todo o amor e respeito por ela.

3º. Muito Estranho ( Desejos de Mulher – 2002 )
Desejos de Mulher - Nacional

        Clássico na voz do Dalto , a música “Muito Estranho” em co-autoria com Cláudio Rabello , foi regravado pela cantora numa versão inesquecível para tema da personagem Andréia Vargas  vivida pela Regina Duarte na trama de Desejos de Mulher do autor Euclydes Marinho.

2º. Uma Nova Mulher ( Tieta – 1989 )
Tieta - Volume 2



        A trilha sonora da novela Tieta  do autor Aguinaldo Silva, inspirada na obra do Jorge Amado, é especialmente inesquecível, recheada de grandes sucessos que até hoje tocam nas rádios, e “Uma Nova Mulher”  dos compositores Paulo Debétio e Paulinho Rezende que veio no volume 2 da trama é uma  dessas músicas. Os Versos “Que venha de dentro de mim , onde de onde vier”  não poderiam ser empregados tão bem quando na personagem de Tonha (Yona Magalhães) , que depois de anos reprimida  se libertava e voltava a Santana do Agreste totalmente repaginada.

1º. Quem é Você ( A Próxima Vítima – 1995 )
A Próxima Vítima - Nacional

        Em 1995 a Simone cantou novamente uma tema  para uma personagem de Yoná Magalhães. A novela era A Próxima  Vítima do Silvio de Abreu , e a personagem Carmela, que embalada  pela música “Quem é Você”  do Eduardo Dusek e Isolda , tentava provar para suas irmãs que seu relacionamento com um homem mais jovem era erguido apenas por amor, e não por interesse como todos pensavam.

Outras músicas da cantora em  trilhas :

·         A Outra" (Roque Santeiro)
·         "Amor Explícito" (Corpo Santo)
·         "Anjo de Mim" (Anjo de Mim)
·         "Apaixonada" (Pantanal)
·         "Beija, Me Beija, Me Beija" (O Amor Está no Ar)
·         "Carta Marcada" (Araponga)
·         "Cigarra'" (Cara a Cara)
·         "Desafio" (Mulheres de Areia)
·         "Desesperar jamais" (Água Viva)
·         "Ela Disse-me Assim" (Os Imigrantes - Terceira Geração)
·         "Em Flor" (Roda de Fogo)
·         "Enrosco" (Paixões Proibidas)
·         "Então Vale a Pena" (Salário mínimo)
·         "Existe um céu" (Paraíso Tropical)
·         "Face a Face" (O Pulo do Gato)
·         "Íntimo (Uma Esperança no Ar)
·         "Jura Secreta" (O Profeta e Memórias de Amor)
·         "Loca-Crazy" (Torre de Babel)
·         "Love" (Insensato Coração)
·         "Medo de Amar nº 2" (Sinal de Alerta)
·         "Medo de Amar nº 2" (Três Irmãs)
·         "Mulher da Vida" (Champagne)
·         "Mundo Delirante" (Elas por Elas)
·         "Naquela Noite com Yoko (Brilhante)
·         "O Que Será" (Dona Flor e Seus Dois Maridos)
·         "Pensamentos (Explode Coração)
·         "Povo da Raça Brasil (Terras do Sem Fim)
·         "Sentimental Demais" (Laços de Família)
·         "Será" (Perigosas Peruas)
·         "Seu Corpo" (Sassaricando)
·         "Sob Medida" (Os Gigantes)
·         "Um Desejo Só Não Basta (Corpo a Corpo)
·         "Valsa do Desejo" (Força de um Desejo)
·         "Veneziana" (A Lua me Disse)
·         "Vento Nordeste" (Pé de Vento)
  
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com , teledramaturgia.com  
Vídeos : You Tube 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

e10blog - Balanço 2005 - Novelas

          Entre acertos marcantes, escolhas controversas e momentos que dividiram o público, 2025 foi um ano intenso para as novelas , reafirmando a força do gênero na TV brasileira. Ao longo dos meses, as tramas exploraram diferentes caminhos narrativos, apostaram em elencos de peso e buscaram dialogar com o seu tempo — nem sempre com o mesmo êxito, mas quase sempre gerando debates e torcidas. Neste balanço, o olhar se volta para produções que deram o tom do ano, como Beleza Fatal , Vale Tudo , Dona de Mim , Êta Mundo Melhor e Três Graças , novelas que, cada uma à sua maneira, ajudaram a desenhar o panorama da teledramaturgia em 2025, seja pelo impacto cultural, pela resposta do público ou pelas discussões que provocaram.   A Caverna Encantada (SBT – 29 de Julho   de 2024 a 5 de Setembro de 2025)           A Caverna Encantada , escrita por  Íris Abravanel ,  com colaboração d...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Trilha Sonora Eterna - Champagne Internacional (1983)

        Vamos brindar ao som dos clássicos internacionais que   integraram a trilha da novela Champagne .            Champagne    marcou a estreia do autor  CassianoGabus Mendes  no horário nobre.  A Ideia da emissora era ressuscitar o horário das dez, assim escalou  Janete Clair ,  que subiu do horário das oito para o das dez com  Eu Prometo ; e  Cassiano Gabus Mendes   consagrado com suas comédias românticas no horário das sete,  foi promovido para o horário das oito.         Quando foi divulgado o lançamento dos Fragmentos  da  novela  Champagne   na   Globoplay  em dezembro,  a internet entrou em  parafusos.  Há relatos e pesquisas que apontam que existe uma versão dublada em espanhol da novela, mais completa, preservada em arquivo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

e10blog - Balanço 2025 - Séries / Minisséries / Seriados

        Chega o   fim   o   ano de 2025 deixando um retrato bastante revelador do atual momento das nossas   séries, seriado e minisséries. Entre estreias aguardadas, apostas ousadas, retornos consagrados e algumas decepções inevitáveis, o ano se mostrou intenso, diverso e cheio de discussões sobre narrativa, representatividade e inovação. As produções exibidas ao longo desses meses não apenas disputaram a atenção do público, mas também refletiram transformações no modo de contar histórias, no comportamento da audiência e nas estratégias das emissoras . Neste balanço anual, revisamos os principais destaques de 2025, analisando tendências, acertos, tropeços e os títulos que realmente marcaram o ano.   Grande Sertão Veredas ( Globo - 07 a 10 de   Janeiro 2025)           Uma releitura arrojada que desloca o sertão para o ambiente urbano no clássico de Guimarães Rosa , ainda ...