Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Saramandaia” termina se consagrando pelas mensagens em forma de metáforas que foram um tapa na cara do Brasil

Foto : http://2.bp.blogspot.com/
         Sempre gostei dessas tramas regionalistas que transformam as cidades fictícias onde se  passam  em um  um microcosmo do Brasil , usando essa transformação para dar um show de crítica social. Foi assim em Roque Santeiro do Dias Gomes em 1985,  várias outras do autor e depois do seus súdito Aguinaldo Silva.
Foto : http://upload.wikimedia.org/w
      Porém,  Saramandaia abusou do direito de criticar e usando de metáforas deu uma tapa na cara do Brasil mexendo em assuntos polêmicos e tabus de uma maneira pertinente. Aliás, as críticas sociais em forma de metáforas  foram o grande destaque da novela, que chamou mais atenção do que o folhetim propriamente dito.
      Ricardo Linhares , autor da trama, inseriu logo nas primeiras cenas de Saramandaia  uma  manifestação dos que lutavam  a favor da troca de nome da cidade liderada por Zélia  Villar (Leandra Leal) , o que acabou coincidindo com a explosão de  manifesto em todo o Brasil no mês de  junho no início das Copas das Confederações. Pronto,  a novela esta predestinada a marcar uma época.
Foto : http://s2.glbimg.com/EmS
      Na trama foram tratados de vários assuntos, mas a preocupação  principal da trama era  passar a mensagem sobre a igualdade entre os seres. Na cidade de Bole-Bole, vários habitantes tinham características esquisitas e isso era interpretado de maneira errônea pelos outros que se julgavam “normais”. Eu vou destacar  uma das cenas  do último capítulo que mais me chamou atenção. Depois de casar Risoleta (Déborah Bloch) e Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes), Padre Romeu (Maurício Tizumba) é excomungado da igreja  que não engoliu o fato do Padre ter casado um lobisomem. Uma assunto mais que atual no momento em que o mundo discute a visão da igreja sobre as novas famílias.
Foto : http://imguol.com/c/entretenimento/
       Talvez pela grande ênfase dada às metáforas críticas de Saramandaia, o folhetim acabou virando um  pano de fundo no remake. Casais como João Gibão (Sérgio Guizé) e Marcina (Chandelly Braz), Zelia Villar (Leandra Leal) e Lua Viana (Fernando Belo)  Zico Rosado (José Mayer) e Vitória Villar (Lília Cabral)  mostraram uma total falta de química e  não geraram o menor interesse do grande público. Aliás, José Mayer  e Lília Cabral que sempre brilharam em tramas regionalistas do Aguinaldo Silva viveram seus  piores personagens em Saramandaia. Zico e Vitória eram muito chatos, não foi à toa que o autor resolveu enterra-los no final nas ruínas da casa dos Rosados.
Foto : http://rd1.ig.com.br/w
      Em compensação personagens que tiveram pouco peso na versão de 1976 foram transformados em protagonista neste remake. A Dona Redonda da impecável Vera Holtz e a Risoleta da  Déborah Bloch foram a vilã e mocinha real da trama. As atrizes  roubavam todas as cenas em que apareciam. Mais destaque ainda para Vera Holtz pela  Bitela , a irmã gêmea da Redonda, uma graciosa contrastando   com a intragável que explodiu.
Foto : http://extra.globo.com/incoming/8

       Três cenas de Saramandaia vão povoar para sempre nosso memória afetiva :
·        A Explosão da Dona Redonda;
·        Candinha (Fernanda Montenegro) e Tibério (Tarcio Meira) se entrelaçando e se transformando em árvore; e
·        João Gibão mostrando suas asas para Marcina ao som de “Pavão Mysterioso”. 
Foto : http://s2.glbimg.com/rQ8bt

     Diga-se de passagem, todos os voos do João Gibão foram emocionantes,  e a produção percebendo o acerto nas cenas finalizou a trama com o personagem sobrevoando Saramandaia, tal qual a primeira versão.
       Por falar em “Pavão Mysterioso”  música que consagrou o cantor Ednardo em 1976, não entendi por que a música não foi novamente o tema de abertura. A Música instrumental escolhida para abrir o remake foi deprimente.
         A audiência de Saramandaia ficou muito abaixo do  esperado. Também pudera,  a trama praticamente passou metade da  exibição sem um atrativo para que ficássemos acordados até tarde acompanhando as peripécias dos moradores de Bole-Bole.     
       Diferentemente dos finalmentes  normalisticos das novelas , Saramandaia não teve um “fim” simplesmente. A trama terminou com a mensagem:  “Início de um novo tempo . . .”  Um Desejo de todos os brasileiros e a  esperança de que a humanidade um dia possa  se aceitar e aceitar as diferenças entre si.   
       Saramandaia foi uma novela metáfora  e que se tiver conseguido pelo menos  plantar na cabeça de cada um de nós 10%  do que foi passado o mundo será muito  melhor.

Foto : http://1.bp.blogspot.com/
Fonte : 
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Saramandaia foi uma novela agradável de assistir com personagens cheios de magia e surpresas. Adorei a trama do casal mais charmoso da novela: professor Aristóbulo e Risoleta. Gabriel Braga Nunes e Debora Bloch arrasaram!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube