Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas inesquecíveis : Bebê a Bordo (1988)

A Trama que marcou o estilo  do autor Carlos Lombardi


  
         Há pouco mais de  25 anos no horário das sete , o Brasil inteiro foi testemunha do nascimento de Heleninha em plena Avenida Paulista no trânsito engarrafado dentro de um carro. Era a novela Bebê a Bordo do autor Carlos Lombardi que entrava no ar. A cena acima citada finalizou o primeiro capítulo e é  uma das mais lembradas da trama.

Heleninha
Foto  : teledramturgia 
         A novela  contava a história da bebê Heleninha responsável por despertar as mais diversas sensações, dentro da sua completa inocência. Parecia  ser o destino da pequena Heleninha desde o seu nascimento, que acontece dentro do carro de Tonico Ladeira ( Tony Ramos ) , quando a quase mamãe Ana (Isabela Garcia)  pega uma estratégica carona para fugir da polícia. Estava selada a união de Ana e Tonico. De motorista a parteiro, Tonico fica irremediavelmente     ligado a Heleninha, ainda mais quando  Ana  desaparece.
         A novela marcou o estilo do autor Carlos Lombardi , que apesar de ser ter escrito sozinho Vereda Tropical em 1985 , ainda estava sob supervisão de texto do Sílvio de Abreu. Mas foi mesmo em Bebê a Bordo, que o Brasil inteiro pode conferir os ingredientes que autor usaria magistralmente  em seus outros trabalhos de sucesso ( Perigosas Peruas/1992, Quatro por Quatro/1994, Vira Lata/1996 , Uga-Uga/2000, O Quinto dos Infernos/2002 e Kubanacan/2003). Corpos desnudos  descamisados, textos com pinceladas de humor ácido e sarcásmo, cenas de ação além da agilidade instantânea dos acontecimentos.

Ana e Tonico
Foto : teledramaturgia.com 
         Foram grandes os destaques do elenco  encabeçados por Tony Ramos  que fazia seu primeiro personagem cômico na tv. Foi uma mudança total do estilo e chocou positivamente os telespectadores que viram ele na pele do Cristiano dois anos antes no remake de Selva de Pedra (1986) da Janete Clair. Tonico  passou por todas as situações possíveis e mais engraçadas em cenas, de fazer o parto da Ana dentro de um carro , até ficar pelado em plena praia.

Foto : teledramaturgia.com 

         Isabela Garcia foi catapultada ao posto de grande estrela granças a Ana , uma personagem que já fugia dos padrões das mocinhas normais , ela não era  nem tão indefesa muito menos inocente. Graças a personagem  Isabela  ganhou outras protagonistas nos anos seguintes  nas novelas :  O Sexo dos Anjos (1989), Lua Cheia de Amor ( 1990) e Sonho Meu (1993).


Foto : http://1.bp.blogspot.com/

         Guilherme Leme e Guilherme Fontes que vinham de pequenos papéis em novelas anteriores , fizeram dos irmãos  Rico e Rei  persoangens inesquecíveis em sua carreira. Os dois irmãos que foram abandonados quando crianças pelo pai e pelo irmão mais velho viviam em uma fábrica abandonada , e graças ao jeitão largado enlouqueciam as mulheres da trama. Eles usavam como acessórios duas bandanas na cabeça que viraram moda no pais na época.

Foto : www.google.com.br/
         Maria Zilda , que defendeu na trama a solteirona Angela, deu um show de interpretação no contra ponto da personagem, que tinha sonhos eróticos com um homem desconhecido,  onde dava vazão a todas as suas fantasias sexuais reprimidas. Para sua surpresa   o tal homem dos sonhos que ele julgara não existir aparece em seu bairro de carne e osso. Era  o Tonhão  ( José de Abreu ). A Música tema da personagema “Mordida na de Amor” versão da banda Yahoo para “Love Bites” da Def Lepard , virou um magahit naquele ano , e elevou a banda ao topo do sucesso.
         Débora Duarte deu vida a machona Joana Machadão, uma personagem que fazia questão de mostrar que  não tinha nada de mulherzinha não, e que podia brigar páreo à páreo com os homens. No meio da trama ela se apaixona por Tonhão , que morre em um acidente ocasionado por Ana. Depois do ocorrido, Machadão passa a ser a principal pedra no sapado de Ana com intuito de vingar a morte do seu grande amor. Lembro-me que na época do morte do Tonhão , eu não acreditava que um dos protagonistas teria morrido realmente,  e esperei o resto da trama  que ele reaparecesse, o que não aconteceu.

Foto : www.google.com.br/
         Tal qual fez com Heleninha, Ana também foi abandonada pela mãe quando criança. Hoje sua mãe é a rica socialite Laura , vivida pela saudosa Dina Sfat. Como num estratégia do destino a Heleninha acaba vindo parar nas mãos de Laura , que resolve lutar pela menina , numa espécie de compensação pelo que fizera com a filha no passado. A Laura foi o ultimo papel de Dina Sfat na TV , que morreu de cancêr em março de 1989 um mês depois do término da trama. 

         Cinco crianças se revezaram na papel de Heleninha , em diferentes fases do crescimento do bebê. Mas foi a menina Beatriz Bertú ( da última fase )  que conquistou a todos  -  elenco , produção e os telespectadores.
Foto : http://ego.globo.com/Gente/
         Ao contrário do que se esperava, Bebê a Bordo teve finais tristes : Laura consegue a guarda de Heleninha , e por isso Ana acaba não se entendendo com a mãe. Ana , Rico e Rei planejam uma fuga com a bebê e capotam o carro, que cai de uma ponte. Rico e Rei que haviam casado um dia antes , são dados como mortos , e suas mulhetes Sininho ( Carla Marins ) e Raio de Luar ( Silvia Buarque) acretitam ser viúvas. Ana leva um tiro na fuga , e renuncia o amor de Tonico. Rico e Rei conseguem pegar Heleninha e fogem para o Paraguai aguardando Ana. A última cena da novela e com a Heleninha olhando um quadro com a pintura do rosto da mãe ao som de “Mordida de Amor”.
         Confesso que quando assistir Bebê a Bordo , pela primeira vez custei para me acostumar com a agilidade da trama, que era uma  novidade para época , o que até me soou como uma certa desordem dos capítulos. Hoje lembrando esse grande sucesso vejo a importância que ele teve para consolidar essa tipo de trama tão bem vinda  no horário das sete.  A novela chegou a dar 60 pontos de audiência em seus melhores dias. Carlos Lombardi foi um mestre em escrever  a trama, conseguindo manter o interesse do público diário pela novela , e usando como arma uma  inocente bebê que era estrategicamente entregue a cada núcleo fazendo uma interligação natural  entre os personagens.
       Vendo as brigas de Donana (Jussara Freire)  com Otávio (Felipe Cardoso)  na atual trama do autor no ar ,  me veio a cabeça os embates entre a Ana e Laura , também  mãe e filha na trama. Se amavam,  porém não podiam se encontrar.  Esses dramas familiares, mesclando ódio, amor e ressentimentos também são outra característica das tramas do Lombardi.
      Falar de Bebê a Bordo  depois de tanto tempo de sua exibição,  me trouxe muitas  lembranças boas dos tempos em que ainda não  entendia o que era uma boa novela, mais inoconsientemente  já sabia apreciar um novelão.

Ficha Tecnica :
Bebê a bordo
Novela de Carlos Lombardi
Direção Geral : Roberto Talma
Exibição : 13 de junho de 1988 à 11 de fevereiro de 1989
Capítulos : 209

Foto : http://2.bp.blogspot.com

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Fotos : Google

Pesquisa : Teledramaturgia.com e wikipédia.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa